sábado, 14 de abril de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 13 À 19/04/12

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Medianeras”
“12 Horas”, “Titanic 3”(3D), “Como Agarrar meu Ex-Namorado”, “À Todo Prova” e
“Área Q”.
“Medianeras” é uma produção argentina. Martin e Mariana vivem na mesma rua, em edifícios opostos, mas eles nunca se conheceram. Eles andam pelos mesmos lugares mas nunca notaram um ao outro. Quais são as chances deles se conhecerem em uma cidade de três milhões de habitantes é um dos temas principais do filme que conquistou crítica e público.
“12 Horas” acompanha a história de uma jovem que volta para casa e descobre que sua irmã desapareceu. Ela começa a procurar a irmã, que já havia sido perseguida por um Serial Killer, e tenta fazer justiça com as próprias mãos.
“Titanic 3”(3D) é o segundo maior sucesso de bilheteria da história e agora volta aos cinemas com a tecnologia 3D numa conversão feita sob a supervisão do seu diretor James Cameron.
Em “Como Agarrar meu Ex-Namorado”, uma mulher desempregada aceita o emprego de caçadora de recompensas na firma de um primo. Munida de um forte charme, ela parte em busca de seu primeiro alvo – um ex-policial foragido, o mesmo por quem ela tinha uma queda desde os tempos de escola.
Em “A Toda Prova”, Mallory Kane é uma jovem agente secreta treinada por seu parceiro Kenneth e juntos, viajam ao redor do mundo, assumindo missões que governantes não podem autorizar. Após uma missão mal sucedida, ela encontrará um novo parceiro. Entretanto, a missão toma rumos inesperados.
Em “Área Q”, a busca de um pai por seu filho acaba levando a uma descoberta extraordinária no interior de uma cidade no Ceara conhecida como Área Q. O longa foi filmado no Brasil, no Ceará,

100 ANOS DO CINEMA OLYMPIA
Dentro das comemorações do aniversário de 100 anos do cinema Olympia, que acontecerá no dia 24/04, será realizado de 20 à 22 de abril o o seminário “O Primeiro Século do Cinema Olympia: Histórias, Desafios e Perspectivas”. O seminário é uma parceria da Associação dos Criticos de Cinema do Pará (ACCPA), Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências das Arte e Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual com realização no cinema Olympia através da Prefeitura de Belém/FUMBEL. Confira a programação completa a seguir. As inscrições para o seminário estão abertas no endereço www.cinemaufpa.blogspot.com.br

Programação:
- 20 de Abril 2012 (Sexta-feira)
Local: Espaço Cultura Cinema Olympia
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura – Pronunciamentos Oficiais: UFPA, PMB, ACCPA

9h – Conferência de Abertura “A História do Cinema Olympia – entre o passado e o futuro”
Conferencista: Pedro Veriano - Médico, jornalista, critico de cinema (ACCPA) e pesquisador de cinema com três livros publicados sobre o assunto ("A Critica de Cinema em Belém", "Cinema no Tucupi" e "Fazendo Fitas"). Colunista de cinema em "A Província do Pará" de 1963 a 2001. Responsável pela coluna de cinema de "A Voz de Nazaré".

10h30 – Intervalo

11h – Conferência “As Musas do Cinema Olympia”
Conferencista: Luzia Miranda Álvares – Professora da UFPA, doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004). É crítica de cinema (ACCPA) desde 1972 e articulista de temas sobre política das Organizações Rômulo Maiorana. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política-ABCP.

12:30h – Intervalo para Almoço

14:30h – Mesa Redonda “O Futuro que Queremos para o Cinema Olympia”
Debatedores:
Ana Cláudia Melo – Mestre e Especialista em Cinema (Unisinos-RS), professora e coordenadora do Curso de Bacharelado em Cinema Audiovisual,
Filomena Mata – Arquiteta e Coordenadora do Programa Monumenta em Belém
Afonso Galindo – Documentarista e Coordenador do Núcleo de Produção Digital do Instituto de Artes do Pará
Abel Loureiro – Vereador de Belém e autor do Projeto de Lei que torna o Cinema Olympia Patrimônio de Belém.
Mediadora: Ana L. Lobato – Professora Doutorado do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.

16h - Intervalo

16h30 – Mesa Redonda “A Exibição e Distribuição na Indústria Cinematográfica Brasileira: eis a questão”
Debatedores:
Alessandra Meleiro – Professora da UFF. Pós-doutora pela University of London (Media and Film Studies).
Frederico Machado – Cineasta, diretor e distribuidor da LUME Filmes.
Augusto Pacheco – Programação Cine Estação
Patricia Lio – Programação Cine Líbero Luxardo
Mediador: Marco Antônio Moreira – Crítico de Cinema (ACCPA)
Encerramento: 18h

- 21 de Abril ( Sábado)
10:30h – Mesa Redonda “A Crítica no Cinema Brasileiro”
Debatedores:
Luiz Zanin - Jornalista, críticos de Cinema do Jornal O Estado de São Paulo.
Maria do Rosário Caetano – Jornalista.
Marco Antonio Moreira - Crítico de Cinema (ACCPA). Escreve sobre cinema desde 1978. Formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing.

Mediador: Arnaldo Prado Jr. Crítico de Cinema (ACCPA).

12h30 Intervalo para Almoço
14:30h – Conferência “Os Cinemas de uma época”
Conferencista Pere Peti - Professor da Faculdade de História da UFPA, doutor em História Econômica pela USP, mestre pela Universidad Central de Venezuela, formado em História Contemporânea pela Universitat de Barcelona.
16h – Intervalo
16:30h – Mesa Redonda “Viver de Cinema e Viver por Cinema”
Debatedores: Adriano Barroso (Ator/Realizador)
Jorane Castro (Professora da UFPA e Cineasta)
Fernando Segtowick (Jornalista e Cineasta)
Nilza Maria (Atriz).
Mediadora: Adelaide Oliveira (Jornalista/ Presidente da Funtelpa)
18h – Encerramento
- 22 de Abril (Domingo)
10h30– Mesa Redonda “A Música e o Cinema”
Debatedores:
Salomão Habbib - professor do Curso de Música e compositor
Urubatan Castro - professor de Música da UEPA
Robenáre Marques – professor de Música e autor da composição que marca o Centenário do Cinema Olympia.
Mediador: Ricardo Harada – professor do Curso de Cinema da UFPA
12h30 – Almoço
14:30h – Palestra “Do Cinema do Século XXI ao Cinema Digital”
Palestrantes:
Marco Antonio Moreira - Crítico de Cinema (ACCPA). Escreve sobre cinema desde 1978. Formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing.
Arnaldo Prado Jr. – Crítico de Cinema (ACCPA). Professor co-orientador de TCC sobre cinema Engenheiro Civil formado pela UFPA. Professor da Faculdade de Computação da UFPA(Aposentado).

16h – Intervalo
16:30h – Palestra “Cinema Olympia : Registro de uma História Cultural”
- Palestrantes : Pedro Veriano /Luzia Álvares
18h – Encerramento
18h30 – Entrega dos certificados de participação do seminário

* Programação sujeita a alterações.


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira: Segunda, dia 16/04 será exibido a comédia “Irene, A Teimosa” de Gregory La Cava com Carole Lombard no elenco. A exibição acontecerá às 19h com entrada franca e debate após a exibição com críticos da ACCPA.
*Cine Olympia: Hoje é o último dia do festival CENTENÁRIO que faz parte das comemorações do aniversário de 100 anos do cine Olympia. Hoje será exibido o clássico “...E O Vento Levou” de Victor Flemming com Clark Gable e Vivian Leigh no elenco. O filme será exibido às 16h. Entrada Franca. A partir de terça-feira, inicia uma mostra de documentários produzidos pela TV Cultura.
*Cine Líbero Luxardo: "Medianeras” está em exibição desde quarta-feira. O filme terá sessão hoje às 19h. Maiores informações na sessão ESTREIAS DA SEMANA.
.*Cine Estação: Hoje é o último dia de exibição de “A Separação” de Asghar Farhadi que ganhou vários prêmios internacionais incluindo o “Oscar” de melhor filme estrangeiro. O filme será exibido às 10h, 18h e 20h30.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23