domingo, 4 de março de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 02 À 08/03/12


CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “O Artista”, “O Garoto da Bicicleta”, “Anjos da Noite – O Despertar”, “Billi Pig”, “A Saga Molusco – Anoitecer” e “Poder sem Limites”.
“O Artista” é um dos filmes mais comentados da temporada e venceu 5 “Oscar” este ano incluindo melhor filme, diretor, ator, figurino e trilha sonora.O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin, que, enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado, se apaixona por Peppy Miller, uma jovem dançarina que busca o sucesso. Bela homenagem ao cinema num projeto simples e audacioso em plena era do cinema digital. No elenco, Jean Dujardin, Bérénice Bejo e John Goodman. A direção é de Michel Hazanavicius.
“O Garoto da Bicicleta” mostra a história de garoto de quase 12 anos que tenta desesperadamente encontrar seu pai, que o deixou misteriosamente. Abandonado, ele conhece Samantha, que administra um salão de cabeleireiro mas ele não reconhece nenhum sentimento até entender porque seu pai o abandonou.O filme é dirigido por Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne(A Criança) e ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes do ano passado.
“Anjos da Noite – O Despertar” é o quarto filme da série que faz sucesso nos cinemas. A vampira Selene (Kate Beckinsale) acorda após ser mantida em estado de coma durante doze anos, e descobre que tem uma filha, chamada Nissa. A garota é uma perigosa mistura das duas raças. Quando encontra sua filha, precisa defendê-la de um grupo assassino de lobisomens modificados criados pela BioCom.
“Billi Pig” é uma comédia nacional com Selton Mello. A aspirante a atriz Marivalda, seu marido Wanderley, um corretor de seguros falido e um falso padre fazem de tudo pra se dar bem na vida. Mas eles acabam nas mãos do chefe do tráfico e agora têm que correr atrás do milagre prometido.
“A Saga Molusco - Anoitecer' é uma sátira da saga “Crepúsculo” que mostra Bella, o vampiro branquelo Edward e o lobisomem gorducho de uma forma bem diferente dos personagens originais.
'Poder sem Limites' é um filme de super-herói, criado e contado sob a perspectiva de um garoto de 17 anos, por meio de sua câmera. Neste filme, três adolescentes repentinamente, são capazes de fazer coisas que nunca imaginaram ser possível e terão de lidar com a responsabilidade que virá com estes poderes extraordinários.

“Oscar 2012”
“O Artista” acabou sendo o grande vencedor do “Oscar” 2012. Vencedor de 05 “Oscar”, o filme é uma bela homenagem ao cinema mudo, a simplicidade do cinema desta época e a magia que estes filmes provocaram nos espectadores. “A Imvenção de Hugo” de Martin Scorsese ganhou os prêmios técnicos, como se esperava. Lamento apenas que Scorsese não tenha sido premiado com o “Oscar” de melhor diretor. Na categoria de melhor ator, felizmente o ator francês Jean Dujardin foi premiado pelo papel principal de “O Artista” numa atuação simples mais cativante. É muito difícil atuar num filme mudo pois o ator tem que usar todas as suas expressões corporais para se fazer entender e Dujardin achou o jeito certo de atuar no papel de um charmoso ator que conhece o sucesso e depois o fracasso.O que falar sobre Meryl Streep? A maior atriz em atividade do cinema finalmente ganhou seu terceiro “Oscar” numa atuação impecável em “A Dama de Ferro” depois de quase 30 anos de sua interpretação histórica em “A Escolha de Sofia”. Foi um dos melhores momentos da noite ao lado da premiação do melhor filme estrangeiro para “A Separação”, filme iraniano que empolgou a crítica mundial . Outro grande momento da noite foi a premiação de Woody Allen pelo roteiro original em “Meia-Noite em Paris”. Como sempre, Allen não foi à cerimônia. É o terceiro “Oscar” de Woody Allen(ganhou anteriormente com “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” e “Hannah e suas Irmãs”).Na categoria de melhor ator coadjuvante, Christopher Pummer foi vencedor pela boa atuação em “Todas as Formas de Amor” mas é uma pena que o grande ator Max Von Sydow não tenha ganho seu prêmio não somente pela sua boa atuação em “Tão Forte Tão Perto” mas pelo conjunto de sua obra, especialmente quando foi dirigido pelo diretor sueco Ingmar Bergman. A cerimônia de entrega do prêmio foi relativamente rápida, sem exageros. Lastimável foi a ausência do nome do diretor Theo Angelopoulos na homenagem tradicionalmente feita aos artistas falecidos. No mais, o aprentador Billy Crystal foi o mesmo de sempre, sem surpresas, alternando momentos sem inspiração com algumas gracinhas que funcionaram em alguns momentos, o “Oscar” continua sendo um prêmio da indústria cinematográfica americana para o cinema americano e continuaremos a ser testemunhas do poucas novidades. Jamais uma obra-prima como “A Árvore da Vida” teria chances num meio onde merecimento é uma palavra rara. Confira a relação completa dos premiados do “Oscae” 2012:

MELHOR FILME
O Artista

MELHOR DIREÇÃO
Michel Hazanavicius, O Artista

MELHOR ATOR
Jean Dujardin, O Artista

MELHOR ATRIZ
Meryl Streep, A Dama de Ferro

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christopher Plummer, Toda Forma de Amor

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Octavia Spencer, Histórias Cruzadas

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Meia-Noite em Paris (Woody Allen)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Os Descendentes (Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Separação - Asghar Farhadi (Irã)

MELHOR ANIMAÇÃO
Rango

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
O Artista - Ludovic Bource

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Man or Muppet, de Os Muppets, música e letra de Bret McKenzie

MELHOR MAQUIAGEM
A Dama de Ferro

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A Invenção de Hugo Cabret

MELHOR FOTOGRAFIA
A Invenção de Hugo Cabret

MELHOR FIGURINO
O Artista

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Undefeated

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Saving Face

MELHOR EDIÇÃO
Os Homens que Não Amavam as Mulheres

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

MELHOR CURTA-METRAGEM
The Shore

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
A Invenção de Hugo Cabret

MELHOR MIXAGEM DE SOM
A Invenção de Hugo Cabret

MELHORES EFEITOS VISUAIS
A Invenção de Hugo Cabret

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira: A ACCPA em parceria com IAP exibe amanhã o filme “Freud Além da Alma”, dirigido por John Huston (Relíquia Macabra/O Segredo das Jóias). A produção mostra a história do inicio da carreira de Sigmund Freud(1856-1939) , o criador da psicanálise. O roteiro se detém no primeiro caso clinico que ele tratou: o de uma jovem histérica. No elenco, Montgomery Clift e Susanah York. O filme será exibido às 19h com entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia: Continua a mostra de filmes do diretor Eryk Rocha com a exibição de “Pachamama”, título que significa para os indígenas andinos “mãe-terra” e designa a deusa agrária dos camponeses. O filme narra a viagem do diretor pela floresta brasileira em direção ao Peru e à Bolívia, onde encontra a realidade de povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que pela primeira vez na história buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino. A exibição começa às 18:30 h com entrada franca.A partir de terça-feira, será exibido o inédito “Transeunte”, seu primeiro filme de ficção que conta uma história sobre a velhice de um homem aposentado e solitário.
*Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição do filme ”Triângulo Amoroso”, de Tom Tykwer, diretor de “Corra, Lola, Corra” e “Perfume – A História de um Assassino” . O filme será exibido às 17h e 19h.
*Cine Estação: “O Garoto da Bicicleta”, belo filme dos irmãos Dardenne (realizadores de “A Criança”) está em exibição nas seguintes datas :1º (quinta), às 18h e 20h30,02 (sexta), às 18h e 20h30,04 (domingo), às 10h, 18h e 20h30,08 (quinta), às 18h e 20h30, 09 (sexta), às 18h e 20h30 e 11(domingo), às 10h, 18h e 20h30.
*Cine Saraiva : Em parceria com a ACCPA, será exibido no dia 08/02 o filme “Irmãs Diabólicas”, filme dirigido por Brian de Palma(Os Intocáveis) em 1973 sendo o primeiro trabalho deste diretor com claras influências do cinema de Alfred Hitchcock. A sessão começa às 19h com entrada franca.
* Cine Sesc Boulevard : Em parceria com a ACCPA, será exibido na quarta-feira dia 07/02 o filme “Amor Bruxo” do diretor espanhol Carlos Saura às 19h com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23