segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 31/12/11 À 05/01/12

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as única estréia da semana é “Imortais”
“Imortais” é uma superprodução dos mesmos produtores de “300” que está sendo lançado em vários cinemas brasileiros. O Rei Hiperión (Mickey Rourke) declarou guerra contra todo o mundo grego e, para reforçar seu exército, ele tentará libetar os Titãs presos por Zeus (Luke Evans) no Monte Tártato. Tentando detê-lo, Zeus escolhe Thesus (Henry Cavill), um mortal que, com a ajuda da bela sacerdotisa Phaera(Freida Pinto), comandará o exército grego nesta batalha épica. O filme será lançado em 3D. No elenco, Henry Cavil, Mickey Rourke, Freida Pinto e Stephen Dorff. Inicialmente, o filme tinha o título original de "War of Gods";
“Imortais” teve orçamento estimado em US$ 115 milhões.
Continuações
Os sucessos de público continuam ocupando os cinemas. “Missão Impossível 4 : Protocolo Fantasma”com Tom Cruise liderou as bilheterias esta semana. O filme está sendo exibido em cópias dubladas e legendadas.”Comprando um Zoológico” de Cameron Crowe com Matt Damon e Scarlet Johnasson está com boa freqüência do publico, especialmente infantil já que o filme está sendo exibido em cópia dublada.”Gato de Botas”, “Um Roubo nas Alturas” e “Operação Presente”, que já tiveram um bom público, continuam no circuito em poucas sessões. “A Pele que Habito” de Pedro Almodovár está em exibição somente às 22h.

SUPERNOVAS
*Tido como um dos indicadores do “Oscar”, o Globo de Ouro divulgou esta semana suas indicações. No setor cinema, o filme francês “The Artist” foi campeão de indicações (6), batendo os norte-americanos “Os Descendentes” e “Histórias Cruzadas”, com 5 cada um. ”Meia-noite em Paris”, de Woody Allen teve 4 indicações (melhor filme/comédia, diretor, ator e roteiro). George Clooney teve três indicações, uma por ator em “Os Descendentes”, duas como diretor e co-roteirista em “Tudo pelo Poder”.O Brasil não teve nenhuma indicação de filme estrangeiro, com os favoritos sendo “A Pele que Habito” de Pedro Almodovár e “O Garoto da Bicicleta” dos irmãos Dardenne.
*Em janeiro, o Cine Estação abre a temporada 2012 com o filme “A Pele que Habito” de Pedro Almodóvar, com Antonio Banderas e Marisa Paredes no elenco.O filme foi eleito como um dos melhores do ano pela ACCPA. O filme será exibido dias 04,05, 06, 11, 12 e 15/01.
*'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1' é o filme mais visto do ano no Brasil.Em sua sexta semana em cartaz, o longa se mantém na segunda posição dos filmes mais vistos no fim de semana, arrecadando mais R$ 2,3 milhões. O público total de 6,38 milhões fez 'Amanhecer' ultrapassar a animação 'Rio' em ingressos vendidos, e se tornar o número 1 deste ano.
*Embora tenha sido anunciado como um dos pré-selecionados para a categoria Melhor Animação no Oscar 2012, 'Smurfs - O Filme' acaba de ser desclassificado. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desclassificou o longa alegando que o requisito básico é ter, no mínimo, 75% da produção em animação.
*'Elysium', novo filme do diretor Neill Blomkamp (Distrito 9), teve suas filmagens principais encerradas.O longa já entrou em fase de pós-produção. Os brasileiros Alice Braga ('Eu sou a Lenda') e Wagner Moura ('Tropa de Elite') estrelam, ao lado de Jodie Foster ('Quarto do Pânico'), Matt Damon ('Além da Vida'),Sharlto Copley ('Distrito 9'), Diego Luna ('Milk – A Voz da Igualdade') e William Fichtner ('Fúria Sobre Rodas').
*O ator Daniel Craig recebeu uma proposta milionária para atuar como James Bond em mais cinco filmes da franquia '007'.Se assinar contrato, o ator baterá o recorde de maior participação na franquia, atualmente de Roger Moore, que viveu o personagem sete vezes.
*A partir deste mês, 125 filmes e vídeos organizados em mais 41 DVDs passam a fazer parte do catálogo da Programadora Brasil. Desde 2007, a cada ano, o programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pela Cinemateca Brasileira através da Sociedade Amigos da Cinemateca, lança em discos um conjunto de filmes brasileiros licenciados para sessões sem fins lucrativos em pontos de exibição audiovisual associados à iniciativa. Os novos títulos e o catálogo completo podem ser vistos em www.programadorabrasil.org.br.
* No próximo domingo estarei publicando a minha relação dos melhores filmes do ano da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) Confira esta semana a relação geral da ACCPA.
* A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Feliz 2012 para todos !

OS MELHORES DO CINEMA EM 2011
RELAÇÃO DA ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)
A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) reuniu seus críticos associados dia 22/12 para escolher os melhores do cinema em 2011. Votaram : Pedro Veriano, Luzia Álvares, Marco Antonio Moreira, Dedé Mesquita, Augusto Pacheco, Maiolino Miranda, Arnaldo Prado Jr., José Otávio Pinto, Francisco Cardoso,Ismaelino Pinto, Fernando Segtowick, Raoni Arraes, Lorenna Montenegro e Elias Neves.Veja a relação completa dos melhores do cinema em 2011 :

Melhores Filmes
1) "A Árvore da Vida" de Terrence Mallick
2) "Melancholia" de Lars Von Trier
3) Meia-Noite em Paris" de Woody Allen
4) "A Fita Branca" de Michael Haneke
5)"Cópia Fiel" de Abbas Kiarostami
6) "Cisne Negro" de Darren Aronofsky
7) "Em Um Mundo Melhor" de Sussane Bier
8) "Filme Socialismo" de Jeal-Luc Godard
9) Tio Boonmee que pode Recordar suas Vidas Passadas" de Apichatpong Weerasethakul
10) "A Pele que Habito" de Pedro Almodovar

Melhor Diretor : Terrence Malick (A Árvore da Vida)
Melhor Ator : Collin Firth (O Discurso do Rei)
Melhor Atriz: Natalie Portman (Cisne Negro)
Melhor Ator Coadjuvante : Christan Bale (O Vencedor)
Melhor Atriz Coadjuvante : Charlotte Gainsburg (Melancholia)
Melhor Montagem : A Árvore da Vida
Melhor Direção de Arte : Meia-Noite em Paris
Melhor Fotografia : A Árvore da Vida
Melhor Trilha Sonora : Melancholia
Melhor Canção Original : 127 Horas
Melhor Figurino : Meia-Noite em Paris
Melhor Roteiro Original : Melancholia
Melhor Roteiro Adaptado : Tio Boonmee/Inverno da Alma
Melhor Efeitos Especiais : Melancholia
Melhor Animação : O Mágico/Rango
Melhor Documentário : A Terra da Lua Partida
Prêmio ACCPA - Destaque do Ano - Cinema Brasileiro : "Matinta" e "Ribeirinhos do Asfalto"

Menções Especiais :
-às sessões programadas da associação no Cine Olympia (Sessão Cinemateca e Sessão Fantasia)
-ao grupo de cinema Cinepólis
-aos parceiros da ACCPA que possibilitam o desenvolvimento de nosso trabalho de formação de público: Instituto de Arte do Pará (Cineclube Alexandrino Moreira), Cine Líbero Luxardo, Cine Sesc, Cine Saraiva e Casa da Linguagem (Cineclube Pedro Veriano)

Um comentário:

Alex Barata disse...

Gostei de saber que o moviecom vai reativar o moviecom arte, com filmes da mostra de cinema de SP, parabens mesmo

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23