segunda-feira, 6 de junho de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 03 À 09/06/11




CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estréia da semana é “X-Men : Primeira Classe”.
“X-Men: Primeira Classe” conta a história do início da saga dos X-Men e revela a história secreta de famosos eventos globais. Antes dos mutantes se revelarem ao mundo, e antes de Charles Xavier e Erik Lensherr assumirem os nomes de Professor X e Magneto, havia dois jovens descobrindo seus poderes. Nada de arqui-inimigos: naquela época, eles eram amigos íntimos e trabalhavam junto com outros mutantes para deter o Armagedom. Nesse processo, uma grave desavença aconteceu, dando origem à eterna guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X. Curiosidades: Bryan Singer (diretor des 'X-Men') foi o primeiro diretor contratado para comandar o longa, mas teve de abandonar o projeto. Ele já havia assinado para filmar o longa “Jack The Giant Killer”, para a Warner Bros. Outro detalhe : o roteiro de 'X-Men: Primeira Classe' terá que ser reescrito após o lançamento de 'A Origem', de Christopher Nolan. Matthew Vaughan (Kick-Ass) revelou que doze páginas do roteiro foram jogadas fora, para evitar acusações de plágio. "Assisti “A Origem” e amei... Mas meu coração partiu ao meio quando vi que algumas idéias nossas já tinham sido usadas no filme. Podíamos fingir que não vimos, ou mudar tudo. Então optamos por arrancar 12 páginas de roteiro e storyboards", conta Vaughn. O diretor Matthew Vaughn era o preferido de uma relação que tinha Timur Bekmambetov ('O Procurado'), Louis Leterrier ('O Incrível Hulk'), David Slade ('Eclipse'), Daniel Espinosa ('Snabba Cash') e Carl Erick Rinsch

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Velozes e
Furiosos 5” Fraco Fraco Fraco
---------------------------------------------------------
“Thor” Bom Bom Bom
---------------------------------------------------------
“Piratas do
Caribe 4” Razoável Razoável Razoável
---------------------------------------------------------
“Os Agentes
do Destino” Bom Bom Bom
---------------------------------------------------------
“Um Lugar
Qualquer” Bom Bom Muito Bom
---------------------------------------------------------
“A Minha Versão
do Amor” Muito Bom Muito Bom Excelente
---------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A distribuidora PlayArte adquiriu os direitos para o Brasil do novo longa-metragem de Walter Salles durante a última edição do Festival de Cannes. “On the Road”(foto), adaptação do romance de Jack Kerouac com elenco internacional e produção de Francis Ford Coppola, encontra-se em fase de finalização e está cotado para o Festival de Veneza. O filme ainda não tem data prevista para o lançamento no Brasil. A distribuidora adquiriu ainda outros oito títulos, com destaque para “Tinker, Tailor, Soldier, Spy”, adaptação do romance de John Le Carré dirigido por Tomas Alfredson (Deixa ela entrar) e “The Biggest Movie of All Time”, uma sátira a “Avatar” pelos mesmos diretores de “Super-herói – O filme”. Os outros títulos adquiridos são o filme de ação “Snitch”, “O último exorcismo 2”, o suspense “Blackbird”, o romance “Hyde Park in Hudson”, o horror “Rosewood Lane” e “I, Alex Cross”, baseado no detetive criado por James Patterson.
*A CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à sua sexta edição este ano, com 77 filmes, sendo 15 longas, 6 médias e 56 curtas, que serão exibidos durante os seis dias de evento. A CineOP 2011, que será realizada entre os dias 15 e 20 de junho, terá como tema a chanchada da década de 50, com homenagem a Carlos Manga, um dos principais nomes do estilo. Outro destaque do festival é a preservação audiovisual, que acompanha o tema das chanchadas, com a exibição das obras recém-restauradas de “Redenção” de Roberto Pires e “Rico ri à Toa” de Roberto Farias, durante o 6º Seminário do Cinema Brasileiro.
*O aguardado prequel da saga “O Senhor dos Anéis”, que será lançado em 3D em duas partes pela Warner Bros, já tem título e data de estreia. O primeiro filme será lançado no dia 14 de dezembro de 2012, com o nome “The Hobbit: An Unexpected Journey”, enquanto o segundo estreia praticamente um ano depois, no dia 13 de dezembro, com o título “The Hobbit: There and Back Again”. Os filmes ainda não ganharam títulos oficiais em português, mas terão lançamento simultâneo com os EUA. A direção dos dois filmes é de Peter Jackson.
*A Variety publicou em sua edição online uma lista dos diretores cotados pela Fox para assumir o filme “The Wolverine”, recentemente abandonado por Darren Aronofsky(Cisne Negro). De acordo com a publicação, o brasileiro José Padilha (Tropa de Elite) lidera a lista de oito diretores, que conta ainda com nomes como Doug Liman (Sr. e Sra. Smith), Justin Lin (Velozes e furiosos 5), Mark Romanek (Não me abandone jamais) e Antoine Fuqua (Dia de treinamento). Padilha também foi notícia na última semana ao anunciar um de seus novos projetos, provisoriamente intitulado “Tri-Border”, um suspense ambientado na região da tríplice fronteira. O diretor está financiando o desenvolvimento por conta própria.
* O Festival Varilux de Cinema Francês será exibido em Belém no Moviecom Castanheira a partir do dia 10/06. Na próxima semana, estarei divulgando a programação completa do festival. * ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Lançamento
Acontece hoje às 10:30 h no Cine Olympia, o lançamento do DVD “MIRITIS”, novo trabalho de Andrei Miralha. Será exibido nesta sessão especial as animações “Admiritmiriti”, “Nossa Senhora dos Miritis” (que está mostra competitiva Infantil do Anima Mundi 2011) e o documentário “Miriti-Miri” que fala dos brinquedos de miriti. Vale a pena prestigiar mais este trabalho de Andrei que antes tinha realizado a excelente animação “Muragens” e que sem dúvida, tem um bom caminho a desenvolver no campo da animação. O filme tem seu lançamento hoje e posteriormente deverá entrar em cartaz no próprio Cine Olympia. A seguir, informações sobre os filmes :
“ADMIRIMIRITI”
Sinopse :Na Feira do Miriti, os brinquedos ganham vida, e um boneco dançarino de brega perde a cabeça e a parceira. Sozinho, tenta brincar com outros brinquedos, mas um ato de coragem pode salvar seu dia.
Direção e produção: Andrei Miralha
Direção técnica:Nonato Moreira
Desenhos conceituais: Andrei Miralha e Otoniel Oliveira
Roteiro: Adriano Barroso
Edição e composição: Aristóbulo Roberto
Trilha sonora: André Moura
Storyboard: Otoniel Oliveira, Andrei Miralha e Cássio Tavernard.
Animação: Zé Alexandre, Nelson Teixeira, Andrei Miralha, Nonato Moreira e Otoniel Oliveira.
“NOSSA SENHORA DOS MIRITIS”
Sinopse :Às vésperas do Círio de Nazaré, uma artesã de brinquedos de miriti, tenta terminar sua promessa de fazer sozinha uma procissão todinha em miriti, mas cansada, ela acaba dormindo e um milagre acontece.
Direção e produção: Andrei Miralha
Direção técnica: Nonato Moreira
Roteiro: Andrei Miralha com participação de Otoniel Oliveira
storyboard: Otoniel Oliveira
Vozes: Ester Sá, Andréia Rezende e Roberto do Vale
Desenhos conceituais: Andrei Miralha e Otoniel Oliveira
Edição e Composição: Nonato Moreira e Maycon Nunes
Trilha Sonora: André Moura
produção: Luciana Martins
Animação: Everton Leão, Geíza Santos, Thiago da Conceição, Nelson Teixeira, Diogo Lima, Pedro Batista, Vinícius Souza, Otoniel Oliveira e Andrei Miralha.
“MIRITI-MIRI”
Sinopse :De onde vêm os brinquedos de miriti? Quem faz? Como surgiram? Todo o encanto e beleza desta arte é mostrada neste documentário sobre este importante ícone da cultura paraense.
Direção: Andrei Miralha
Direção de fotografia: Renato Chalu
Produção: Luciana Martins
Montagem e finalização: Robson Fonseca
Roteiro final: Adriano Barroso, Andrei Miralha e Robson Fonseca
Texto de locução: Adriano Barroso
Locução: André Mardock
Trilha sonora: André Moura
Ilustrações: Otoniel Oliveira
Composição: Robson Fonseca e Maycon Nunes
O DVD “MIRITIS” tem o patrocínio do Banco da Amazônia através da lei de Incentivo à cultura do Governo Federal.

DICAS
*Festival :O Festival de Cine Iberoamericano de Huelva está com inscrições abertas até 15 de setembro. A 37ª edição do festival acontecerá entre os dias 19 e 26 de novembro, na cidade espanhola de Huelva. Só poderão participar obras produzidas depois de 1º de setembro de 2010. O filme ganhador da Sessão Oficial e do Colón de Oro irá receber 60 mil euros, do quais 30 mil serão para distribuição na Espanha, com o intuito de haver maior divulgação dos longas ibero-americanos no país. Além do prêmio em dinheiro, o filme ganhador do Colón de Oro deve estrear nos cinemas espanhóis nos 12 meses seguintes ao término do festival. Para inscrições, acesse o site do festival.
*Projetos :Eletrobras vai divulgar na quarta-feira, 8 de junho, o resultado do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2011. Esta edição do programa tem o objetivo de fomentar o teatro, o audiovisual e o patrimônio imaterial. Serão destinados R$ 13,8 milhões para apoiar projetos nesses três segmentos. No âmbito audiovisual as áreas contempladas serão produção de filmes de longa-metragem e festivais de cinema. Para mais informações acesse este link.
Bilherias da Semana/Brasil :1)Piratas do Caribe 4, 2) Se Beber não Case, 3)Velozes e Furiosos 5, 4) Thor, 5) Padre, 6) Rio, 7) O Poder e a Lei, 8) Um Novo Despertar, 9) O Noivo da Minha Melhor Amiga e 10) Os Agentes do Destino

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá dia 13/06 o filme “Mouchette : A Virgem Possuída” do cineasta Robert Bresson. O filme será exibido às 19h com entrada franca e o tradicional debate entre o público e críticos da ACCPA. . Antes do filme, exibição de curta-metragem nacional em parceria com ABDeC-Pará.
*Cine Líbero Luxardo: “Um Lugar Qualquer” de Sofia Coppola tem hoje seu último dia de exibição. O filme será exibido ido às 19h. Na sessão Cult do Cine Líbero Luxardo, será exibido dia 180/06, às 16 h, o filme “noir” “Laura” de Otto Preminger com entrada franca e debate após a exibição..
*Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do média-metragem “Primeiro” que está sendo exibido junto com o curta-metragem “Dossiê Rê Bordosa” em sessão única às 18:30h. Na Sessão Infantil, às 16h, exibição de “Batman : O Homem Morcego”. Entrada Franca.
*Cine Estação: Dia 11/06, estréia no Cine Estação o belo filme “Em um Mundo Melhor” de Susanne Bier. O filme ganhou o “Oscar” de melhor filme estrangeiro e será exibido de 11 à 19/06. Imperdível.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23