sábado, 9 de abril de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 08 À 14/04/11


CINE TROPPO Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Rio” e “O Garoto de Liverpool”. “'Rio” é uma animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha e que está sendo lançada em 3D numa grande campanha de divulgação mundial. A história do filme acontece no Rio de Janeiro. Blu é uma ararinha domesticada que nunca aprendeu a voar, e vive pacatamente com sua dona e melhor amiga, Linda, na pequena cidade de Moose Lake, Minnesota. Blu e Linda acreditam que ele seja o último de sua espécie, mas quando descobrem a existência de outra arara que mora no Rio de Janeiro, partem em busca da longínqua e exótica terra para encontrar Jade, a única fêmea da espécie. Pouco depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de aves. Com ajuda da astuta Jade e de um grupo de pássaros espertinhos e bons de bico, Blu consegue escapar. Agora, com novos amigos ao seu lado, Blu terá que buscar coragem para aprender a voar, estragar os planos dos sequestradores que estão em sua cola, e regressar com Linda – a melhor amiga que uma ave pode ter. O filme será exibido em 3D na versão dublada (sessões vesperais) e versão legendada(sessões noturnas). “O Garoto de Liverpool” conta a história de John Lennon antes da fama internacional que ele adquiriu com os Beatles. O filme mostra o jovem Lennon e seus conflitos familiares, a difícil relação com sua tia, a perda da mãe e como ele encontra no rock and roll uma forma de sobrevivência. Para quem conhece um pouco desta história de John Lennon, o filme é bem interessante e não exagera em algumas situações reais vividas pelo músico. O filma acompanha a história de Lennon até o momento da formação da banda que o tornou conhecido mundialmente. Vale a pena conferir. No elenco, Aaron Johnson, Kristin Scott Thomas e David Threlfall. O filme é baseado no livro “Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon”.
QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“O Sol
por Testemunha” (DVD) Excelente/Excelente/Excelente
-----------------------------------------------------------
“O Garoto
de Liverpool” Muito Bom/Muito Bom/Excelente
-----------------------------------------------------------
“Fúria
sobre Rodas” -/Fraco/Fraco
-----------------------------------------------------------
“As Mães
de Chico Xavier” Razoável/Razoável/Razoável
-----------------------------------------------------------
“Jonas que
terá 25 anos
no ano 2000”(DVD) Excelente/Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------
“Sem
Limites” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Na abertura do Encontro CinemaCon, foi exibido um pequeno filme com depoimentos de vários cineastas – entre eles John Lasseter, Chris Nolan, Ron Howard, Cameron Crowe, Michael Bay e Todd Phillips. Cada um deles relatou algumas de suas memórias favoritas relacionadas à descoberta do cinema e listou as salas em que tiveram suas primeiras experiências cinematográficas. Cameron Crowe, por exemplo, lembrou-se de ter conseguido assistir “Ânsia de Amar” de Mike Nichols, mesmo sendo proibido para a sua idade. Ron Howard jamais se esqueceu da experiência de ter visto o filme b “Frontier Woman” em um drive-in. John Lasseter contou como a animação” Dumbo” o impressionou profundamente, e disse que este até hoje é seu filme favorito de todos os tempos. *No painel sobre cinema digital do CinemaCon, James Cameron e George Lucas confirmaram que “Titanic” e os seis longas da saga “Star Wars” estão sendo convertidos para o 3D. “Não sou contra a conversão”, disse Lucas, “desde que feita com respeito. Adoraria ver “Jurassic Park” em 3D, por exemplo”. Cameron, que criticou severamente a decisão de alguns estúdios de converter filmes originalmente realizados em 2D (como “Fúria de Titãs”), defendeu sua decisão: “Não existe um aplicativo mágico que possa converter qualquer imagem em 3D. Precisamos conseguir, com a conversão, dar ao espectador o sentido real do espaço que aquele objeto ocupa na cena, o que não é fácil de se obter. Eu caminhava pelo set de “Titanic” e sabia onde estava cada coluna, o que vai me ajudar agora na conversão para o 3D. É uma questão de conhecer o espaço com o qual você está trabalhando”.
*A produtora Conspiração Filmes está procurando um ator ou cantor, com idade entre 25 e 35 anos, moreno ou mulato, parecido com o cantor, compositor e músico Luiz Gonzaga para o próximo filme do diretor Breno Silveira (Dois filhos de Francisco), de título provisório “Gonzagas”. Os candidatos têm até o dia 10 de maio para mandar o nome completo, data de nascimento, endereço completo com telefone e e-mail (caso possua), idade, peso, altura e duas fotos 10x15 (uma de rosto e outra de corpo inteiro). Vídeos também podem ser enviados. Os materiais podem ser enviados por e-mail para o endereço cibele@conspira.com.br, ou pelos Correios com as seguintes informações: Projeto “Gonzagas”, Caixa Postal: 38024, CEP: 22440-970, Rio de Janeiro – RJ. As filmagens estão previstas para o segundo semestre de 2011.
*A vida de Marina Silva, candidata às últimas eleições presidenciais, será o tema do novo filme da diretora Sandra Werneck. O longa, baseado no livro “Marina: A vida por uma causa”, vai abordar a trajetória da menina de infância pobre que se tornou uma das maiores expoentes do ambientalismo no mundo. As filmagens devem começar em 2012. Em junho, a diretora começa a fazer testes para o elenco. O roteiro é de Melanie Dimantas e a distribuição, da Downtown.
*Durante o Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 11 e 22 de maio na França, a Ancine e o Centre Nationale de Cinematographie (CNC) irão realizar um encontro entre produtores brasileiros e franceses. Podem participar do evento, que será realizado no dia 13 de maio, das 15h às 18h, projetos com potencial para coprodução entre os dois países. Mais informações em www.ancine.gov.br
*A 6ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e a 5ª Mostra CineBH estão com inscrições abertas para seleção e exibição de filmes nacionais. Podem se inscrever longas, médias e curtas em película ou digital, finalizados a partir de 2010. Os filmes selecionados poderão participar da programação da 6ª CineOP e da grade de exibição da 5ª Mostra CineBH. Os eventos, junto com a Mostra de Tiradentes, fazem parte do Cinema Sem Fronteiras, programa internacional de audiovisual realizado pela Universo Produção em Minas Gerais. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de abril pelo site do evento: www.cineop.com.br.
*Leonard Nimoy, eternizado como o comandante Spock de “Stark Trek”, vai emprestar sua voz a um dos robos de “Transformers 3” (Transformers: The Dark of the Moon).Segundo a Entertainment Weekly, o ator vai dublar Sentinel Prime, o prime antecessor e mentor de Optimus. Ele já participou da franquia: em 1986, dublou o Galvatron na animação “Transformers - O Filme”. 'Transformers 3' será lançado em 1º de Julho de 2011, em 2D e 3D
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc.. *Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

DVD/Filmes
“A Noite” (1961) de Michelangelo Antonioni. Com Marcelo Mastroianni e Jeanne Moreau.Giovanni Pontano (Marcello Mastroianni) e Lídia (Jeanne Moreau) estão casados há 10 anos. O relacionamento entre eles está desgastado, especialmente em relação à comunicação. Durante uma festa em uma mansão eles tentam disfarçar suas angústias, ocupando o tempo com os demais convidados. Segundo filme da trilogia baseada na solidão, iniciada com “O Eclipse” e terminada com “A Aventura”, do mesmo diretor. Cotação: Excelente.
“Sedução da Carne” (1954) de Lucchino Visconti. Com Alida Valli.Em 1866, o movimento pela unificação da Itália esta prestes a lançar uma guerra pela libertação da região, então ocupada pela Áustria. Neste cenário turbulento, a Condessa Serpieri, uma nobre italiana que participa da resistência, apaixona-se perdidamente pelo tenente austriaco Franz Mahler. Tendo como pano de fundo a ocupação austriaca da região norte da Itália, mais precisamente de Veneza, e os movimentos nacionalistas que lutavam pela unificação do pais, na segunda metade do século XIX, Visconti nos apresenta uma bem construida história de paixão, traição e vingança, ilustrada pelos temas musicais de Anton Bruckner e Giuseppe Verdi. Cotação : Excelente
“Fernando Lemos – Atrás das Imagem” (2006) de Guilherme Coelho Um reencontro com a vida e a obra de Fernando Lemos, fotógrafo, pintor, desenhista, artista gráfico e poeta português radicado ha 50 anos no Brasil, para onde veio fugido da ditadura Salazar. Uma exploração de sua história pessoal e política, influências, visão artística e incrível acervo de obras. Cotação : Muito Bom
“Neste Mundo e no Outro”(1946) de Michael Powell e Emeric Pressburger. Com David Niven e Kim Hunter.Segunda Guerra. Enquanto seu avião está caindo, o piloto Peter conhece pelo rádio a enfermeira June, por quem se apaixona. Ele sobrevive à queda, mas logo descobre que deveria ter morrido e ido para o Céu. Agora, precisará convencer uma corte celestial que deve continuar vivo para poder encontrar a amada. Cotação : Muito Bom.

DICAS DVD Show<: Uma das maiores bandas de rock progressivo, o YES tem uma longa carreira que iniciou em 1969 e que até hoje merece respeito. Uma das características da banda é o número de músicos que já participaram da formação do grupo desde seu início. Em 1991, numa espécie de celebração, oito membros do YES se reuniram numa grande turnê pelos EUA e Europa, num momento histórico. A grande questão é que dessas turnês, nada tinha sido lançado oficialmente até hoje, apesar dos grandes shows feitos pela banda. Agora, finalmente é lançada uma edição especial em DVD com shows dessa excelente turnê que traz também 2 cds com registros ao vivo da banda. O tempo passou (20 anos) desde que essa turnê se realizou e é incrível como o som do YES, com oito membros, permanece intacto e forte. No repertório, clássicos do grupo como “Heart of the Sunrise”, “Roundabout”, “Your is no Disgrace”, “I´ve Seen All Good People”, “Starship Trooper” entre novas canções do cd “Union”, lançado em 1991, como “Saving my Heart” e “Shock to the System”. No segundo dvd, dois registros em “bootleg” com imagens de baixa qualidade mas que valem pelo registro da atuação do grupo, formado por Jon Anderson (vocal), Steve Howe(guitarrra), Chris Squire (baixo), Rick Wakeman (teclados), Alan White(bateria), Bill Bruford (bateria), Trevor Rabin (Guitarra) e Tony Kaye (teclados).Esta edição com 2 dvds e 2 cds é limitada e é obrigatória para os fãs do grupo e do rock progressivo.
CURSOS: Dia 11/04, o crítico de cinema Arnaldo Prado Jr. inicia o curso de CINEMA E FICÇÃO CIENTÍFICA na Caiana Filmes, às segundas e quintas das 19 às 21 h. Maiores informações sobre inscrições e o programa do curso no site www.caianafilmes.com.br. A partir de maio, estarei ministrando um curso sobre o movimento Neo-realista, importante movimento cinematográfico ocorrido na Itália nos anos 40. Informações na Caiana Filmes.

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube retoma suas atividades amanhã em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) co a exibição do filme suíço “Jonas que terá 25 anos no ano 2000” de Alain Tanner. Na mesma sessão, será exibido o curta-metragem paraense “O Mundo de Célia”, iniciando a parceria da ACCPA com a ABDeC-PA(Associação Brasileira de Documentaristase Ciurta-metragistas), que permitirá que o público paraense veja curta-metragens nacionais de várias épocas. A sessão começas às 19 h com entrada franca e com o já tradicional debate após a exibição do filme.
*Cine Líbero Luxardo: Está em exibição “Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos” de Woody Allen. Com um grande elenco, Allen conta histórias de relacionamentos que surgem, acabam, renascem e mudam de acordo com as necessidades dos personagens. O filme será exibido hoje às 19h.
*Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do documentário “Moscou” de Eduardo Coutinho. Sessão às 18:30 h com entrada franca. Na Sessão Nostalgia, uma homenagem à Elizabeth Taylor com a exibição do clássico “”Um Lugar ao Sol” de George Stevens às 16 h com entrada franca. A partir de terça-feira, encerrando a mostra de filmes da Matizar Produções, será exibido o filme “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho.
* Cine Estação : “O Garoto de Liverpool” é o grande estréia (leia infornações nas ESTRÉIAS DA SEMANA). O filme tem as seguintes datas de exibição: 13/04 (quarta) - 18h00 / 20h30 - quarta-feira, 14/04 (quinta) - 18h00 / 20h30 - quinta-feira, 15/04 (sexta) - Excepcionalmente 20h (logo em seguida, show com a banda Beatles Forever interpretando canções de John Lennon e Beatles), 17/04 (domingo) – 10h, 18 e 20h30, 20/04 (quarta) - 18h00/ 20h30, 21/04 (quinta) - 18h00/ 20h30, 23/04 (sábado) - 18h00 /20h30 e 24/04 (domingo) - 10h00 / 18h00 / 20h30

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23