terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 03 À 09/12/10

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estréia da semana é “A Rede Social”. “Skyline – A Invasão” e “A Jovem Rainha Vitória”.
“A Rede Social” é baseado no livro de Ben Mezrich, intitulado 'The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money, Genius and Betrayal'. Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história.. Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais. A direção é de David Fincher, de “Os Sete Pecados Capitais” e “Zodíaco”.
“Skyline – A Invasão” começa quando o governo dos EUA envia uma mensagem para o espaço, visando encontrar vida alienígena. Um grupo de amigos curtem a madrugada quando observam misteriosas luzes que começam a descer do céu e atrair as pessoas, fazendo-as sumir. Ao descobrir que algo de muito ruim está acontecendo com a humanidade, eles precisam juntar forças para se manter vivos diante dos terríveis acontecimentos.
“A Jovem Rainha Vitória” tem sua história no ano de 1837. Vitória com seus 17 anos, está no centro de uma luta pelo poder real. O seu tio, o Rei Guilherme IV, está para morrer e Vitória é a herdeira do trono.Todos querem ganhar os seus favores. Entretanto, Vitória é posta à parte pela possessiva mãe, a Duquesa de Kent e pelo seu conselheiro Conroy. Vitória odeia ambos. Um dia, o elegante primo de Vitória, Alberto, é convidado para a visitá-la pela sua mãe e sua história começa a mudar. O filme será exibido no Cine Estação nos dias 08, 09, 15 e 16 de dezembro às 18h e 20h30.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES

“Harry Potter 7” -/Razoável/Razoável
----------------------------------------------------------
“Federal" Razoável/Fraco/Fraco
----------------------------------------------------------
“Senna” Bom/Muito Bom/MuitoBom
----------------------------------------------------------
“Um Condenado à
Morte Escapou”
(DVD) Excelente/Excelente/Excelente
----------------------------------------------------------
“A Nave da
Revolta”
(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
----------------------------------------------------------
“Pachamama”
(DVD) Excelente/-/-
----------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O tradicional Cinecittà Studios de Roma pretende investir US$ 200 milhões para renovar o complexo de produção cinematográfica italiana. O plano é construir um novo estúdio com 13 mil metros quadrados até 2013. O projeto inclui também a construção de um hotel com 200 quartos e um espaço para escritórios da indústria. A segunda etapa envolve a construção do chamado Multimedia Distrito, que seria um lugar para abrigar as companhias de TV, laboratórios cinematográficos e produtoras locais. Segundo o presidente do estúdio, Luigi Abete, a nova infraestrutura será construída no lote Cinecittà, que atualmente está abandonado. A Cinecittà é composta por 22 estúdios, alguns de 1937.
*No dia 02 de dezembro, aconteceu o lançamento da campanha de combate à pirataria desenvolvida pela Ancine em parceria com o Ministério da Justiça. Foram apresentados quatro filmes de 30 segundos criados pela DM9, com acompanhamento da Feneec, que serão exibidos em mais de 600 salas de cinema, no Dia Nacional do Combate à Pirataria. No evento que aconteceu na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, estiveram presentes Luiz Paulo Barreto, Ministro da Justiça, Rafael Favetti, presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, e Manoel Rangel, da Ancine, além de representantes da Feneec e da UBV, União Brasileira do Vídeo.
*”La Tercer Orilla”, da jovem diretora Celina Murga, terá Martin Scorsese na função de produtor executivo. O cineasta norte-americano também colaborou na elaboração do roteiro. Scorsese e Murga se conheceram durante o Rolex Mentor and Protegé Arts Initiative (que também incentivou o projeto com US$ 25 mil), em 2009. Além disso, Martin Scorsese demonstrou interesse em participar do processo de montagem do filme e seu incentivo será muito útil, segundo Celina, para angariar fundos e apoio na Europa e nos EUA.
*A Paramount promete para o mês de janeiro o lançamento em Blu-ray de “O Último Mestre do Ar”. Dirigido, escrito e produzido por M. Night Shyalaman, o longa é baseado no anime Avatar, no elenco Dev Patel, de “Quem Quer Ser um Milionário?”. Os extras do Blu-ray não foram divulgados.
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) agora tem um site à disposição do internauta : www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos,críticas, calendários de estreias,enquetes, notícias de cinema e muito mais..Confira !
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

MEMÓRIA
Mário Monicelli foi um dos diretores mais populares do cinema italiano em várias décadas graças aos seus filmes irônicos e inteligentes que normalmente traziam críticas à sociedade burguêsa. Em sua longa carreira, iniciada em 1949, Monicelli realizou 65 filmes e trabalhou com grandes nomes do cinema italiano como Vittorio Gassman, Philippe Noiret, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Nino Manfredi, Paolo Villaggio, Stefania Sandrelli, Gian Maria Volonté e Leonardo Pieraccioni. Monicelli, ficou muito conhecido pelas suas comédias hilariantes mas ele não fez somente comédias, com sua filmografia apresentando títulos de vários gêneros. Monicelli tinha 95 anos e esta semana, teve um fim triste após cometer suicídio durante um tratamento de um câncer terminal. Foi uma dura notícia para quem conheceu sua forma feliz de lidar com a vida nos seus filmes. Como homenagem a este diretor que marcou várias gerações de cinemaniacos e diretores, a seguir, relaciono alguns filmes de sua longa carreira, que merecem ser vistos:
- “Os Eternos Desconhecidos”(1958)
- “O Incrível Exército Brancaleone”(1966)
-“Os Companheiros”(1963)
- “A Grande Guerra”(1959)
- “Meus Caros Amigos”(1975)
- “Parente é Serpente”(1992)
- “Quinteto Irreverente” (1982)
Outros nomes do cinema que faleceram esta semana foram Irvin Keshner e Leslie Nielsen. Irvin Kershner foi um cineasta que ficou famoso pelo sucesso de filmes como “Star Wars : O Império Contra Ataca”, “007 : Nunca Diga Não” e “Robocop 2” mas que teve filmes interessantes em sua carreira como “O Retorno do Homem chamado Cavalo”(1976), “Sublime Loucura”(1966) e “Os Olhos de Laura Mars”(1978). Já o ator Leslie Nielsen marcou várias gerações pelos seus papéis marcantes em comédias de sucesso como “Apertem o Cinto o Piloto Sumiu”, “Corra que a Polícia Vem Aí”, “Todo Mundo em Pânico 4”, “2001: Um Maluco Louco no Espaço” e “Drácula – Morto mais Feliz”. Mas sua carreira nem sempre foi direcionada à comédia.Nielsen foi um dos protagonistas do clássico “O Planeta Proibido” de 1956 e também participou do filme catástrofe “O Destino de Poseidon”, de 1972. Procure nas locadoras os filmes destes artistas que faleceram esta semana. Vale a pena.

DICAS
*DVD: “Roleta Chinesa” é um filme inédito nos cinemas nacionias dirigido pelo grande cineasta Rainer Werner Fassbinder. O filme acaba de ser lançado em DVD. No filme, um rico casal tem, cada um, um amante, com quem vão, alternadamente, em um castelo da família nos finais de semana. Quando ambos encontram-se, por coincidência, resolvem brincar com a situação, e passam os quatro o dia todos juntos. Até que chega de surpresa Angela, filha adolescente do casal, para dormir lá também. Ela então propõe, para matar o tédio, que todos brinquem de seu jogo favorito, Roleta Chinesa, onde um grupo tenta adivinhar uma pessoa escolhida do outro grupo, apenas por perguntas. As perguntas ficam cada vez mais ásperas e defensivas, e a fina máscara de todos cai.Imperdível.
*DVDS + VENDIDOS: 1) Sex and the City 2; 2) Galinha Pintadinha 2;3)Lua Nova (Edição Especial de Colecionador);4)Lua Nova(Edição Especial de Colecionador – Lata); 5)Lost – 6) Temporada; 6)A Bela e a Fera; 7)House – 6ª Temporada; 8)Alice no País das Maravilhas; 9)Supernatural – 5ª Temporada; 10) Chico Xavier.Fonte : Livraria Saraiva
*DVDS + LOCADOS:1)Toy Story 3, 2)Robin Hood, 3) Encontro Explosivo, 4)Homem de Ferro 2, 5) Princípe da Pérsia, 6)Plano B, 7) Esquadrão Classe A, 8)Cartas para Julieta, 9) Par Perfeito e 10) Como Treinar seu Dragão. Fonte : 100% Vídeo.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá nos dias 06, 13 e 20/12, em parceria com a ACCPA, episódios da obra-prima “Decálogo” de K. Kielowski. O filme é dividido em 10 episódios baseados nos 10 mandamentos e foi feito para a TV polonesa no final dos anos 80. A entrada é franca com debate após a exibição entre o público e críticos da ACCPA.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje seu último dia de exibição da mostra de Cinema e Direitos Humanos. Confira a programação completa no blog http://cineliberoluxardo.blogspot.com .Nos dias 09, 10, 11 e 12/12, acontecerá um Festival de filmes exibidos na Sessão Cult durante este ano, programados pela ACCPA. Os filmes selecionados são: “O Oitavo Dia”(Dia 09), “O Vento será Tua Herança”(Dia 10), “Cabaret”(Dia 11) e “O Incrível Homem que Encolheu”(Dia 12). Todos estes filmes serão exibidos às 19:30 h com entrada franca.Sabádo, dia 11/12, às 16 h, será exibido o filme “Mr. Nobody” de Jaco Van Dormael com entrada franca, apresentação e debate após a exibição.
- Cine Olympia: “Fordlândia” e “Camisa de Onze Varas”, premiados no “Amazônia Doc 2”, serão exibidos até o dia 12/12 com sessão às 18:30 h e entrada franca.
- Cine Estação: Esta semana, inicia as exibições de “A Jovem Rainha Vitória”. Maiores informações na seção ESTREIAS DA SEMANA.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23