segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 26/11 À 02/12/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “O Solteirão“, “Megamente“, “Federal” e “Senna”.
Em “O Solteirão”, Ben Kalmen (Michael Douglas) era dono de uma grande concessionária de carros, mas devido a sua infidelidade no casamento e a falta de discrição em diversas situações, ele é abandonado pela família e tem de começar a vida do zero. Nesse recomeço ele conhece Jordan, filha de um magnata dos automóveis, e aos poucos ele se apega a ela e tem de fazer uma escolha: aproveitar esse novo relacionamento ou usá-la para voltar aos negócios.
“Megamente” é um super-vilão que possui uma cabeça grande devido ao seu grande cérebro, é magro e possui roupa azul com preto. Depois de várias tentativas de conquistar Metro City e não obter êxito, ele se vê em uma posição de um super herói para salvar a cidade. Na versão original, o filme tem as vozes de Brad Pitt, Ben Stiller, Will Ferrell, Jonah Hill e Tina Fey.O filme será lançado em cópias dubladas e legendadas. O filme é uma produção dos estúdios “DreamWorks Animation” e é dirigido por Tom McGrath, o mesmo diretor de “Madagascar 2” .
Em “Federal”, Dani (Selton Mello), agente especial da Polícia Federal, une-se ao delegado Vital (Carlos Alberto Riccelli) e outros homens do grupo de elite do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal para caçarem o playboy Carlos Beque Batista Federal (Eduardo Dusek), responsável por colocar a cidade de Brasília na rota do tráfico internacional de cocaína. A direção é de Erik de Castro.
“Senna”. Junho de 1984, GP de Mônaco de Fórmula 1. Seis atuais ou futuros campeões mundiais estavam na pista, mas as atenções ficaram voltadas para um jovem que largara em 13º lugar e estava apenas em sua sexta corrida. Ultrapassando um a um, ele alcançou seu primeiro pódio e apenas não venceu devido a uma questão técnica. Seu nome era Ayrton Senna. A trajetória do tricampeão mundial, aqui pé contada desde a ascensão no automobilismo até sua morte em pleno GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES


“Red – Aposentados e Perigosos” Razoável/Bom/Fraco
------------------------------------------------------------------
“Luzes na Escuridão” Muito Bom/-/-
------------------------------------------------------------------
"Toy Story 3” (DVD) Excelente/Excelente/Excelente
------------------------------------------------------------------
“Um Parto de Viagem” Razoável/Bom/Bom
------------------------------------------------------------------
“O Profeta”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------------
“As Melhores Coisas do
Mundo”(DVD) Bom/Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Desde o início das filmagens,foi informado que Tom Cruise passaria o cargo de protagonista da franquia 'Missão: Impossível' para outro ator, Jeremy Renner ('Guerra ao Terror').Em entrevista à MTV, Renner confirmou a informação. É uma franquia que posso potencialmente assumir ... Eu não posso prever o futuro e o que eles querem, mas certamente é a ideia deles."A Paramount afirma que a mudança se dá pela idade mais avançada de Cruise, que está prestes a completar 50 anos. Mas contratar um protagonista na casa dos 40 (Renner) prova que a empresa está fazendo isso para desvincular a franquia da imagem do antigo astro, há algum tempo em decadência nas bilheterias.Brad Bird será o diretor. Ele é conhecido por comandar as animações 'Os Incríveis' e 'Ratatouille'. Josh Applebaum e Andre Nemecto, que trabalharam com Abrams em 'Alias', ficam responsáveis pelo roteiro. Cruise ajudou no esboço da história. Segundo ele, o filme deve ter uma grandiosa cena de ação no centro de Tóquio.O elenco conta com Renner, Cruise, Jonathan Rhys Meyers, Simon Pegg, Ving Rhames, Josh Holloway e Paula Patton. O lançamento está marcado para 16 de Dezembro de 2011.
*Em entrevista ao E!, o ator Christian Bale voltou a afirmar que abandonará o uniforme do Batman após 'The Dark Knight Rises' ('Ascensão do Cavaleiro das Trevas'). "Eu acredito que esta será minha última vez como o herói, a não ser que Chris diga o contrário", disse. Vale lembrar que o diretor Christopher Nolan também planeja encerrar seu trabalho na franquia com este terceiro filme. A ser dirigido novamente por Christopher Nolan ('A Origem') e estrelado por Christian Bale, o novo longa estreia em 20 de Julho de 2012.David Goyer (que co-roteirizou 'Batman Begins' e 'O Cavaleiro das Trevas') repete a parceria com Jonathan Nolan, irmão do diretor Cristopher, e atualmente escreve o roteiro.
*O ator Daniel Day Lewis viverá o presidente americano Abraham Lincoln no filme que Steven Spielberg começa a rodar no segundo semestre do ano que vem. O anúncio foi feito pelo próprio diretor e por sua sócia, Stacey Snider. Produzido pelos estúdios DreamWorks, o filme será lançado no fim de 2012 pelo selo da Touchstone Pictures, da Disney. O projeto está sendo desenvolvido há nove anos, mas só agora Spielberg aprovou o roteiro, uma adaptação de Tony Kushner para o livro Team of Rivals, de Doris Kearns Goodwins, lançado em 2005. A história está centrada em um período em que Lincoln entrou em conflito com os integrantes de seu próprio gabinete. Antes deste longa, Spielberg lançará outros dois filmes: War Horse, aventura baseada em um espetáculo do National Theatre, de Londres, e The Adventures of Tintin, seu primeiro projeto em 3D – ambos com estreia marcada para dezembro de 2011.
*A Paramount Pictures divulgou a data de estreia de 'Capitão América: O Primeiro Vingador'(foto) mundialmente. Ao contrário de 'Thor', que chega aos cinemas nacionais uma semana antes de estrear nos EUA, o filme do Capitão chega aqui uma semana após a estreia norte-americana.Confira as datas de estreia: América do Norte:Estados Unidos » 22 de julho eCanadá » 22 de julho.América Latina:Argentina » 28 de julho,Brasil » 29 de julho,Chile » 28 de julho,Colombia » 29 de julho,México » 29 de julho,Panamá » 29 de julho,Peru » 28 de julho,Venezuela » 29 de julho
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

5ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS
Em 2010, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul completa cinco anos. Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana. O Brasil tem buscado fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos , visando à formação de uma nova mentalidade para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como expressão artística, o cinema possui uma linguagem própria, capaz de tocar pessoas, despertar sentimentos, sensibilizar olhares e construir identidades comuns. Desta forma, a arte permite conhecer e interagir. Inicialmente exibida em quatro cidades, a Mostra veio crescendo a cada ano. Esta quinta edição estará presente em 20 capitais brasileiras, percorrendo as cinco regiões do Brasil. No ano passado, registrou um público superior a 20 mil pessoas, em 16 cidades. A estimativa para este ano é que este número seja duplicado, pelo aumento no número de cidades participantes e pelo reconhecimento que o evento já conquistou. A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Com todas as sessões gratuitas, sempre em salas acessíveis para pessoas com deficiência, a Mostra é um convite ao olhar e à sensibilidade cinematográficos, que traduzem temas atuais de Direitos Humanos e despertam a reflexão e a construção de identidades na diversidade.Prevista no eixo Educação e Cultura em Direitos Humanos do Programa Nacional de Direitos Humanos/PNDH-3, que foi apresentado pelo presidente Lula em 2009, a realização da Mostra possibilita que o cinema seja reconhecido como importante instrumento para o debate, a promoção e o respeito aos direitos fundamentais. Em sua quinta edição, a Mostra já pode ser vista como um marco consolidado no calendário anual dos Direitos Humanos em nosso País. Ela está destinada a prosseguir e se ampliar sempre mais nos próximos anos.Participe você também desta edição comemorativa!(Informativo)
Site oficial: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2010/index.php

DIA 28/11- DOMINGO
10h
ALOHA - Paula Luana Maia / Nildo Ferreira (Brasil, 15 min, 2010, doc)
AVÓS - Michael Wahrmann (Brasil, 12 min, 2009, fic)
CINEMA DE GUERRILHA - Evaldo Mocarzel (Brasil, 72 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

12h
A CASA DOS MORTOS - Debora Diniz (Brasil, 24 min, 2009, doc)
CLAUDIA - Marcel Gonnet Wainmayer (Argentina, 76 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 14 anos

14h : Audiodescrição
PRA FRENTE BRASIL - Roberto Farias (Brasil, 105 min, 1982, fic)
* Sessão com audiodescrição para público com deficiência visual.
Classificação indicativa: 14 anos

19h
GROELÂNDIA - Rafael Figueiredo (Brasil, 17 min, 2009, fic)
MUNDO ALAS - León Gieco, Fernando Molnar, Sebastián Schindel (Argentina, 89 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

02/12 - QUINTA-FEIRA
17h
ENSAIO DE CINEMA - Allan Ribeiro (Brasil, 15 min, 2009, fic)
108 - Renate Costa (Paraguai/ Espanha, 91 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

19h
XXY - Lúcia Puenzo (Argentina/ França/ Espanha, 86 min, 2006, fic)
Classificação indicativa: 16 anos

03/12 - SEXTA-FEIRA
17h
VLADO, 30 ANOS DEPOIS - João Batista de Andrade (Brasil, 85 min, 2005, doc)
Classificação indicativa: 14 anos

19h
A HISTÓRIA OFICIAL - Luis Puenzo (Argentina, 114 min, 1985, fic)
Classificação indicativa: 12 anos

04/12 - SÁBADO
10h
MÃOS DE OUTUBRO - Vitor Souza Lima (Brasil, 20 min, 2009, doc)
JURUNA, O ESPÍRITO DA FLORESTA - Armando Lacerda (Brasil, 86 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

15h
HALO - Martín Klein (Uruguai, 4 min, 2009, fic)
ANDRÉS NÃO QUER DORMIR A SESTA - Daniel Bustamante (Argentina, 108 min, 2009, fic)
Classificação indicativa: 12 anos

17h
MARIBEL - Yerko Ravlic (Chile, 18 min, 2009, fic)
O QUARTO DE LEO - Enrique Buchichio (Uruguai/ Argentina, 95 min, 2009, fic)
Classificação indicativa: 14 anos

19h
O FILHO DA NOIVA - Juan José Campanella (Argentina/ Espanha, 124 min, 2001, fic)
Classificação indicativa: livre

05/12 - DOMINGO
10h
DOIS MUNDOS ? Thereza Jessouroun (Brasil, 15 min, 2009, doc)
AMÉRICA TEM ALMA - Carlos Azpurua (Bolívia/ Venezuela, 70 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

12h
CARRETO - Marília Hughes, Claudio Marques (Brasil, 12 min, 2009, fic)
BAILÃO - Marcelo Caetano (Brasil, 17 min, 2009, doc)
DEFENSA 1464 - David Rubio (Equador/ Argentina, 68 min, 2010, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

14h
O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS - Cao Hamburger (Brasil, 110 min, 2006, fic)
Classificação indicativa: 10 anos

19h
EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO - Daniel Ribeiro (Brasil, 17 min, 2010, fic)
IMAGEM FINAL - Andrés Habegger (Argentina, 94 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

* O formato de exibição dos filmes é DVCAM.
Local de exibição: Cine Líbero Luxardo

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá amanhã, dia 29 de novembro, em parceria com a ACCPA, episódios da obra-prima “Decálogo” de K. Kielowski. O filme é dividido em 10 episódios baseados nos 10 mandamentos e foi feito para a TV polonesa no final dos anos 80. Os episódios desta segunda-feira serão: Decálogo 3 – “Respeitar os dias santos”; Decálogo 4 – “Honrar o nome de teu pai e tua mãe”. Após o filme, debate entre os críticos da ACCPA e o público presente.A entrada é franca.
- Cine Olympia: Hoje é o último dia dos premiados do Amazônia Doc 2 com a exibição documentário “Terra Deu Terra Come” de Rodrigo Silveira e e do curta-metragem paraense “Mãos de Outubro” de Vítor Limas às 18:30 h com entrada franca.Os filmes serão exibidos até o dia 28/11.
- Cine Líbero Luxardo : Prossegue a 5ª Mostra de Cinema eDireitos Humanos. Veja a programação completa no Site oficial: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2010/index.php

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23