segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 10 À 16/12/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estréia da semana é “Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada” e “A Sétima Alma”.
Em “ Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada”, os irmãos Pevensie, Edmundo e Lúcia, retornam à Nárnia acompanhados pelo primo Eustáquio Mísero e lá encontram o príncipe Caspian, agora Rei, que os convoca para a importante missão de encontrar os Sete Lordes Desaparecidos de Telmar. A bordo do imponente navio O Peregrino da Alvorada, os heróis de Nárnia se confrontarão com dragões, anões, tritões e um grupo de guerreiros perdidos. Com a ajuda de novos parceiros e de outros já conhecidos do público, como o rato falante Ripchip, o grupo enfrentará mares bravios, navegando até uma série de ilhas misteriosas, que ocultam segredos e tentações. Ao embarcarem no Peregrino da Alvorada, sua coragem e suas convicções serão postas à prova numa jornada de transformação com destino ao País de Aslan, nos recantos mais longínquos do mundo. O lançamento será em 3D. A Fox, responsável pela distribuição do fenômeno 'Avatar', decidiu seguir os passos na Warner Bros. e converter 'As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada' e 'As Viagens de Gulliver' para o formato.
“A Sétima Alma” um acontecimento assombra a cidade de Riveton, na mesma noite que o Estripador desapareceu e foi dado como morto : sete crianças nasceram no hospital da cidade. Agora, 16 anos depois, moradores estão desaparecendo misteriosamente. Será que o psicopata sobreviveu e voltou para aterrorizar os moradores? Bug (Max Thieriot) é uma das sete crianças que nasceram na naquela noite sangrenta, cabe a ele enfrentar um mal que não descansará enquanto não terminar o que começou no dia em que ele nasceu. A direção é de Wes Craven (Pânico/A Hora do Pesadêlo).

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES

“O Solteirão” -/Bom/Bom
----------------------------------------------------------------
“A Rede Social” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
----------------------------------------------------------------
“A Jovem
Rainha Vitória” Bom/Bom/Bom
----------------------------------------------------------------
“Nas Garras
do Vício” (DVD) Muito Bom/Bom/Muito Bom
----------------------------------------------------------------
“Um Noite
em 67” (DVD) Muito Bom/-/ -
----------------------------------------------------------------
“Reds”(DVD) Excelente/Excelente/Muito Bom
----------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O longa “A rede social” foi o grande vencedor dos prêmios da National Board of Review de 2010, vencendo em quatro categorias. Além de melhor filme e roteiro adaptado, David Fincher foi escolhido o melhor diretor e Jesse Eisenberg, o melhor ator. O drama francês “De homens e deuses” dirigido por Xavier Beauvois foi o melhor filme estrangeiro. O prêmio de melhor animação ficou para a produção da Pixar “Toy Story 3”. Além dos prêmios, o NBR divulgou sua lista dos dez melhores filmes do ano, entre os quais há vários cotados para o Oscar 2011, como “A Origem” e “Bravura indômita”.
*”O escritor fantasma”, de Roman Polanski, dominou a premiação da European Film Academy – o equivalente europeu do “Oscar”. O novo trabalho do diretor polonês foi escolhido pela maioria dos mais de 2,3 mil membros da academia européia como o melhor filme do ano, levando também os troféus de direção, roteiro, trilha sonora, direção de arte e ator (Ewan McGregor). Polanski participou da premiação, realizada na Estônia, de sua casa em Paris, por meio de videoconferência.
*Sundance Film Festival divulgou na última semana os títulos que integram as mostras competitivas e não-competitivas de sua nova edição, que ocorre no começo de 2011.O nacional “Tropa de elite 2” terá sua estreia internacional na mostra Spotlight, não competitiva. O documentário “Senna”, também já lançado comercialmente no Brasil, entrou na competição oficial de documentários. A lista completa e mais informações sobre o festival podem ser vistos no link www.sundance.org.
*A IDA (Associação Internacional de Documentários) escolheu “Lixo extraordinário”(foto), sobre a vida do artista plástico Vik Muniz e suas obras com lixo reaproveitado, como o melhor documentário de 2010. O filme também está presente na lista de 15 documentários que concorrem a uma indicação ao “Oscar”.
*A Figa Films, agente de vendas especializada em filmes latino-americanos, com sede em Los Angeles, adquiriu os direitos de distribuição internacional de “O céu sobre os ombros” de Sérgio Borges, vencedor de cinco prêmios no último Festival de Brasília (incluindo melhor filme, direção, roteiro, montagem e um prêmio especial do júri para o elenco). Produzido pela Teia Filmes, o filme é uma mistura de documentário e ficção que conta a história de três pessoas de classe média da cidade de Belo Horizonte.
*A Agência Nacional do Cinema e o Governo do Estado da Bahia assinaram convênio para a realização do Programa Especial de Fomento – Imagens da Bahia. O programa assegura a produção de 50 obras e a distribuição de três longas baianos inéditos. 152 empresas, sendo 14 produtoras audiovisuais e 138 prestadoras de serviço terão envolvimento direto no projeto, que deve gerar 3,8 mil postos de trabalho e tem custo total de R$ 11 milhões.
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) agora tem um site à disposição do internauta : www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos,críticas, calendários de estreias,enquetes, notícias de cinema e muito mais..Confira !
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

FILMES/BLU-RAY
“Akira” de Katsuhiro Otomo(1988).
Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos como: ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida. Cotação : Muito Bom
“A Morte do Demônio” de Sam Raimi (1981),Um grupo de cinco jovens amigos vai para uma cabana na floresta, onde descobrem uma indescritível e mortal criatura. Ao descobrirem o Necronomicon - O Livro dos Mortos e ao ouvirem uma gravação que exalta os poderes do demônio, sem querer libertam o horror em sua mais pura expressão. Um a um, eles enfrentam o poder do mal e se transformam em mortais e horríveis zumbis. E, quando resta apenas um deles, não há alternativa senão lutar pela sobrevivência durante a noite mais alucinante de toda sua existência. Cotação : Muito Bom
“A Noviça Rebelde” de Robert Wise. Com Julie Andrews e Christopher Plummer.No final da década de 30, na Áustria, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, é viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.. Cotação: Bom
“Trilogia De Volta para o Fututo” de Robert Zemeckis - De Volta para o Futuro (Back to the Future, EUA, 1985, Cor, 115') , De Volta para o Futuro II (Back to the Future - Part II, EUA, 1989, Cor, 108') e De Volta para o Futuro III (Back to the Future - Part III, EUA, 1990, Cor, 118') Com Michael J. Fox.No primeiro episódio, de 1985, Marty McFly (Michael J. Fox) embarca na genial loucura de Doc Brown (Christopher Lloyd), e acaba retornando até 1955 a bordo do mais estranho automóvel De Lorean já fabricado. Nos incríveis anos 50, Marty encontra seus próprios pais, e muda a história da sua vida. No segundo filme, de 1989, Marty faz mirabolantes passeios entre o futuro e o passado, vai até 2015, e aprende da maneira mais complicada possível como é perigoso tentar mudar o presente. E o terceiro, de 1990, é uma deliciosa homenagem a todos os filmes de faroeste, com Marty e Doc Brown viajando até 1885 e se metendo nas mais incríveis aventuras. Cotação : Bom
(Informativo)

DICAS
*Livro: “5 x Favela - Agora Por Nós Mesmos – Livro”.“Este livro foi organizado a partir dos materiais produzidos por sete jovens diretores ao longo do período em que estiveram envolvidos com a elaboração do filme 5 x favela, agora por nós mesmos. O caminho escolhido poderia defini-lo como algo entre o memorial e o documentário. Uma espécie de inventário que convida o leitor a conhecer o universo de criação de rapazes e moças se aventurando, pela primeira vez, na realização de um filme de longa-metragem.Enquanto isso, o filme continua inédito em nossos cinemas.
*DVDS + VENDIDOS: 1) Sex and the City 2; 2) Galinha Pintadinha 2;3)Lua Nova (Edição Especial de Colecionador);4)Lua Nova(Edição Especial de Colecionador – Lata); 5)Lost – 6) Temporada; 6)A Bela e a Fera; 7)House – 6ª Temporada; 8)Alice no País das Maravilhas; 9)Supernatural – 5ª Temporada; 10) Chico Xavier.Fonte : Livraria Saraiva
*DVDS + LOCADOS:1)Toy Story 3, 2)Robin Hood, 3) Encontro Explosivo, 4)Homem de Ferro 2, 5) Princípe da Pérsia, 6)Plano B, 7) Esquadrão Classe A, 8)Cartas para Julieta, 9) Par Perfeito e 10) Como Treinar seu Dragão. Fonte : 100% Vídeo.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá nos dias 13 e 20/12, às 19 h, em parceria com a ACCPA, episódios da obra-prima “Decálogo” de K. Kielowski. O filme é dividido em 10 episódios baseados nos 10 mandamentos e foi feito para a TV polonesa no final dos anos 80. A entrada é franca com debate após a exibição entre o público e críticos da ACCPA.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje seu último dia de exibição do festival da Sessão Cult, parceria da ACCPA e Cine Lìbero Luxardo, com a exibição do clássico “O Incrível Homem que Encolheu” de Jack Arnold, um dos marcos da ficção científica e que gerou um dos melhores debates da sessão Cult este ano. O filme será exibido às 19:30 h com entrada franca.
- Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição de “Fordlândia” e “Camisa de Onze Varas”, premiados no “Amazônia Doc 2”,com sessão às 18:30 h e entrada franca.
- Cine Estação: “A Jovem Rainha Vitória” é o destaque da semana com exibições nos dias 15 e 1612. .

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23