sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 24 À 31/12/10

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a estréias da semana são “72 Horas” e “Amor por Contrato”
“72 Horas”é dirigido por Paul Haggis, diretor do filme vencedor do “Oscar”, “Crash – O Limite”. O professor universitário John Brennan (Russell Crowe) levava uma vida perfeita até sua esposa, Lara (Elizabeth Banks), ser presa acusada de um crime brutal, que ela alega não ter cometido. Após três anos de vários recursos negados pela justiça, John percebe que só há uma saída: elaborar um plano de fuga preciso para tirá-la da prisão. Agora, ele e Lara terão apenas 72 horas para fugir. Em uma corrida contra o tempo, John irá provar que não há nada mais perigoso do que um homem com tudo a perder. No elenco, Olivia Wilde, Liam Neeson, Elizabeth Banks e Brian Dennehy
“Amor por Contrato” mostra uma família aparentemente perfeita, que se muda para um novo bairro e imediatamente passa a ser o centro das atenções, sempre pelos melhores motivos. Mas por trás desta perfeição esconde-se um segredo. A família perfeita na verdade é uma farsa, parte de uma campanha de marketing que pretende vender diversos produtos luxuosos a famílias de todo o mundo. No elenco, David Duchovny, Demi Moore, Gary Cole, Glenne Headly, Ben Hollingsworth, Amber Heard e Lauren Hutton.
Continuações
Continuam em cartaz nos cinemas: “Tron O Legado”, “Aparecida – O Milagre”, “Demônio” (com roteiro de M. Night Shymalan), “Enterrado Vivo”, “Megamente” e “As Crônicas de Nárnia 3”. Em pré-estréia, esta semana teremos a exibição do nacional “De Pernas para o Ar” com Ingrid Guimarães.

SUPERNOVAS
- O sindicato de atores de cinema e televisão (SAG) dos Estados Unidos anunciou os indicados aos seus prêmios anuais. Liderando a disputa com quatro indicações, incluindo a de melhor elenco, estão O discurso do rei e O vencedor. Cisne negro, Minha mães e meu pai e A rede social completam a disputa do prêmio principal. Na categoria de melhor ator estão Colin Firth (O discurso do rei), Jeff Bridges (Bravura indômita), Robert Duvall (Get low), James Franco (127 horas) e Jesse Eisenberg, (A rede social). Disputam o prêmio de melhor atriz Annette Bening (Minhas mães e meu pai), Nicole Kidman (Rabbit Hole), Natalie Portman (Cisne negro), Hilary Swank (Conviction) e a novata Jennifer Lawrence (Inverno da alma). O prêmio SAG costuma ser um bom termômetro para as indicações para o Oscar, uma vez que a maioria dos votantes da Academia de Hollywood é formada por atores. Os vencedores serão revelados no dia 30 de janeiro.
- O ministro da Cultura Juca Ferreira formalizou nesta segunda-feira a compra do acervo do cineasta baiano Glauber Rocha pelo MinC, que vai organizar, restaurar e abrir o material ao público. O evento será realizado às 20h, no Espaço Unibanco de Cinema de Salvador. A restauração faz parte da segunda parte do projeto Coleção Glauber Rocha, que já restaurou Barravento, Terra em transe, O dragão da maldade contra o santo guerreiro e A idade da Terra. O investimento do ministério foi de R$ 3 milhões.
-A Academia Brasileira de Cinema vai homenagear o mais tradicional casal de produtores brasileiros, responsável por mais de 80 produções e coproduções nacionais e internacionais: Lucy e Luiz Carlos Barreto no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2010. Os nomes foram escolhidos pelo Conselho da Academia, a partir de uma votação. A homenagem será feita durante a cerimônia de entrega do Troféu Grande Otelo aos melhores do ano, que será realizada em abril de 2011.
-A organização do Festival de Berlim divulgou uma lista com os primeiros filmes selecionados para a mostra competitiva da sua 61ª edição, que acontece de 10 a 20 de fevereiro do ano que vem. Entre os títulos estão “Coriolanus”, primeiro filme do ator Ralph Fiennes como diretor, uma adaptação da peça de Shakespeare; “Pina”, documentário em 3D de Wim Wenders sobre a coreógrafa Pina Bausch; e “The Future”, filme de Miranda July que estreia no próximo Sundance Film Festival. A abertura do festival ficará por conta de Bravura indômita, nova versão dos irmãos Coen para o clássico de 1968, com Jeff Bridges no papel que foi de John Wayne. Coriolanus já tem distribuição no Brasil pela Califórnia, ainda sem previsão de estreia, enquanto Bravura indômita chega ao país no dia 21 de janeiro, pela Paramount
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) agora tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos,críticas, calendários de estreias,enquetes, notícias de cinema e muito mais..Confira !
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.
* Feliz 2011 para todos !

OS MELHORES DO CINEMA - 2010 - ACCPA
Cumprindo uma tradição de mais de 40 anos, a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) elegeu esta semana os melhores do cinema em 2010. Participaram da votação : Pedro Veriano, Luzia Álvares, Marco Antonio Moreria, Arnaldo Prado Jr., José Otávio Pinto, Dedé Mesquita, Ismaelino Pinto, Francisco Cardoso, Augusto Pacheco, Fernando Segtowick e Maiolino Miranda.Comparado com outros anos, 2010 deixou muito a desejar com a falta de exibição de filmes importantes que foram lançados no Brasil mas que acabaram não chegando em nossos cinemas locais. Os cinemas alternativos fizeram o melhor possível dentro das suas limitações e mesmo assim, bons títulos foram vistos pelo espectador paraense. Novas salas de cinema foram inauguradas na cidade, o que é uma excelente notícia, mas isso não significou mais filmes em cartaz, o que é uma tendência do mercado exibidor nacional. Mesmo assim, 2010 marcou positivamente. Luzia Álvares completou 38 anos da coluna de cinema “Panorama” em “O Liberal”, aconteceu o primero vestibular para o Curso de cinema da UFPA, Fernando Segtowick ganhou prêmios no Festival de Brasília por “Matinta”, tivemos mais uma edição do Amazônia Doc e os cineclubes ganharam força no cenário local, como antigamente.Por isso, nada melhor que esperar por mais em 2011, esperando que o novo governo incentive ainda mais os cinemas alternativos. Veja a relação completa dos melhores de 2010, segundo a ACCPA. Na semana que vem, estarei publicando minha relação individual:

MELHORES FILMES - 2010 - ACCPA
1) “O Segredo dos seus Olhos” de Juan José Campanella (67 pontos)
2) “Tudo Pode Dar Certo” de Woody Allen (49 pontos)
3) “A Religiosa Portuguesa” de Eugéne Corr (40 pontos)
4) “A Origem” de Christopher Nolan
“Abraços Partidos” de Pedro Almodovár (38 pontos)
6) “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” de Terry Gilliam (34 pontos)
7) “Toy Story 3”de Lee Unkrich (31 pontos)
8) “O Solista” de Joe Wright
“A Rede Social” de David Fincher (28 pontos)
10)”Luzes na Escuridão” de Aki Kaurismaki (24 pontos)

Melhor Diretor : Juan José Campanella(O Segredo dos seus Olhos)
Melhor Ator: Ricardo Darín (O Segredo dos seus Olhos)
Melhor atriz: Gabourey sidibi (Preciosa)
Melhor Ator Coadjuvante: Christopher Plummer (O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus)
Melhor Atriz Coadjuvante.:Monique (Preciosa)
Melhor Roteiro Original : Christopher Nolan (A Origem)
Melhor Roteiro Adaptado: Aaron Sorkin (A Rede Social)
Melhor Fotografia : Nicola Pecorini (O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus)
Melhor Montagem :Lee Smith (A Origem)
Melhor Direção de Arte : Francisco Russo (O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
Melhor Efeito Especial : “A Origem”
Melhor Trilha Sonora: Trent Reznor (A Rede Social)
Melhor Canção Original : do filme “O Solista”
Melhor Figurino:”A Jovem Rainha Vitória”
Melhor Animação : “Toy Story 3”
Melhor documentário: “Senna”
Prêmio ACCPA – Destaque Especial – Cinema Brasileiro :”Tropa de Elite 2”
Menções Especiais:
- Homenagem aos 38 anos de críitca cinematográfica de Luzia Miranda Álvares na coluna “Panorama” de “O Liberal”
- Inauguração de novas salas de cinema (Grupo Cinepólis)
- Fortalecimento dos cineclubes
- Prêmios nacionais para os curta-metragnes paraenses “Matina” e “Mãos de Outubro”
- Início do Curso de Cinema na UFPa

AGENDA
- Cine Olympia: Continua em exibição o Festival Oscarito, que faz uma homenagem ao grande ator/comediante Oscarito que marcou várias gerações. Confira a programação completa do festival no site WWW.cinemaolympia.com.br. O filme que será exibido esta semana, de 28 à 30/12 será “Aviso aos Navegantes”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23