domingo, 31 de outubro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 29/10 À 04/11/10

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora,as estréias da semana são “A Suprema Felicidade”, “Coincidências do Amor” e “Luzes na Escuridão”.
“A Suprema Felicidade” é a volta do diretor Arnaldo Jabor(Tudo Bem/ Eu Te Amo) ao cinema depois de “Eu Sei que Vou te Amar”, realizado em 1985. Rio de Janeiro, 1945. O garoto Paulo, de 8 anos, assiste ao lado dos pais, Marco e Sofia, os festejos pelo fim da 2ª Guerra Mundial. Seu melhor amigo é Cabeção, com quem compartilha a rua e o colégio jesuíta em que estuda. Já na juventude, Paulo precisa lidar com a frustração do pai por não ter conseguido realizar o sonho de pilotar um jato. Ele se aproxima de Noel, seu avô, um funcionário público boêmio que o inicia na vida noturna carioca. Logo se apaixona por Deise, uma jovem misteriosa que possui um ar existencialista. O caso entre eles não dá certo e Paulo passa a frequentar, com cada vez mais assiduidade, a área de prostituição local. Um dia, no cabaré Eldorado, Paulo reencontra o pai, triste e solitário. Eles passam a dividir a admiração pela jovem Marilyn, de apenas 16 anos, obrigada pela mãe a tirar a roupa para os clientes. É quando a reaproximação de Paulo com o pai e uma repentina história de amor provocam uma grande reviravolta na vida de ambos.No elenco, Marco Nanini.
Em “Coincidências do Amor”, Kassie Larson (Jennifer Aniston) é uma mulher madura, bem sucedida, e sempre sonhou em ser mãe. O problema é que ela não tinha encontrado ainda o homem certo e aí decidiu fazer uma produção independente. Wally , seu melhor amigo, é extremamente neurótico e não concorda com a ideia, que tem tudo para mudar para sempre as suas vidas.
“Luzes na Escuridão” é dirigido por Aki Kaurismäki. Koistinen é um homem solitário, que trabalha como guarda-noturno em um shopping center de Helsinki. Tem pouquíssimos amigos e, mesmo com eles, trava uma relação desconfiada. Certo dia conhece a loura misteriosa Aila, por quem se apaixona. Mas uma quadrilha de gângsteres se aproveita de sua paixão por ela e de sua posição como vigilante para tramar um assalto a uma joalheria do shopping. O filme será exibido no Cine Estação nos dias 03, 04, 09 e 10 de novembro às 18h e 20h30.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES

“Tudo Pode Dar Certo” Excelente/Bom/Bom
------------------------------------------------------------
“Sementes de
Tamarino”(DVD) Muito Bom/-/-
------------------------------------------------------------
“Tropa de
Elite 2” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------
“Domingo
Maldito”(DVD) Muito Bom/Bom/ -
------------------------------------------------------------
“Ensina-me
a Viver” (DVD) Excelente/Bom/Bom
------------------------------------------------------------
“Procurando
Elly”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Excelente
------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Dando continuidade à experiência pioneira inaugurada na última edição, a Mostra Internacional de Cinema vai disponibilizar um conjunto de filmes para exibição via streaming na internet. Uma parceria entre a Mostra e o site Mubi permite que o internauta de qualquer lugar do Brasil assista a 35 longas e 13 curtas, com legendas em português, no site oficial do evento (www.mostra.org). O streaming gratuito roda em todas as plataformas e estará disponível para os 500 primeiros acessos. O primeiro título da programação online é “Os amores de um zumbi”, produção haitiana de 2009. Outros destaques são “Cultures of Resistance”, da brasileira Iara Lee, e “Factótum” de Bent Hammer – que terá outros três filmes disponibilizados.
*O AFI Fest, evento do American Film Institute que se realiza entre 4 e 11 de novembro, em Los Angeles, terá David Lynch como convidado especial. O cineasta de “Cidade dos Sonhos” apresentará uma seleção com cinco de seus filmes favoritos: “A Hora do Lobo” de Ingmar Bergman, “Lolita” de Stanley Kubrick, “Meu Tio” de Jacques Tati,”Janela Indiscreta” de Alfred Hitchcock, e “Crepúsculo dos Deuses” de Billy Wilder. O festival também exibirá “Eraserhead”, filme de estreia de Lynch. O filme de abertura será “Love and Other drugs” de Edward Zwick, com Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway.
*O cineasta Martin Scorsese esteve no Festival de Roma, onde apresentou uma versão restaurada de “A Doce Vida” de Federico Fellini. A restauração é mais um projeto da Film Foundation, fundação de Scorsese sem fins lucrativos destinada à preservação de filmes. A exibição do filme foi no dia 30 de outubro, no auditório Parco della Musica, em Roma. O festival também celebrou Fellini com a exibição de “Labirinto Fellini”, um apanhado de materiais raros, fotografias, desenhos e sets de filmagem do diretor..
*O cineasta brasileiro Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo, À Deriva) vai dirigir Dakota Fanning no thriller sobrenatural “If I Stay”, produzido pela Summit Entertainment. A notícia foi divulgada pela revista Variety. Baseado no livro Gayle Forman, o roteiro conta a história de uma jovem líder de banda de rock que precisa fazer uma escolha entre a vida e a morte, depois de sofrer um acidente de carro. Dhalia substitui a cineasta Catherine Hardwicke, que deixou o projeto para realizar “Red Hiding Hood” (uma nova versão da história de Chapeuzinho Vermelho) para a Warner Bros. A data das filmagens ainda não foi divulgada.
*Produtores franceses estão desenvolvendo dois novos projetos de filmes com Asterix, o personagem mais popular dos quadrinhos franceses. O primeiro deles, da Fidelité Films, é “Asterix chez les Bretons”, novo longa-metragem em live action, com direção de Laurent Tirard (de O Pequeno Nicolau) e, mais uma vez, com Gerard Depardieu no papel de Obelix. O outro projeto, é uma animação em 3D. O filme é uma adaptação do livro Asterix: A mansão dos Deuses. *A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN. Feliz Círio para todos !

FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA – AMAZÔNIA DOC.
A partir da próxima quarta-feira, dia 3 de novembro, Belém recebe a segunda edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia Doc, importante evento que reúne o melhor da produção audiovisual do Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa e Suriname. Inicialmente voltado ao documentário, este ano o Festival incluiu também filmes de ficção. A programação irá até o dia 14/11 com exibições no Cine Olympia, Cine Líbero Luxardo e IAP – Instituto de Artes do Pará. Além das exibições, o Amazônia Doc também terá oficinas e seminários, com a participação de importantes nomes do cinema pan-amazônico.Confira a programação :

SESSÃO DE ABERTURA
DIA 03 – Quarta-feira
CINE OLYMPIA
19h30m
Pronunciamentos/Filme de Abertura :”Viajo porque preciso, volto porque te amo” (Brasil, 2009. Doc. Longa 1h11’. Dir. Karim Ainouz e Marcelo Gomes)

MOSTRA COMPETITIVA
DIA 04 - quinta-feira
SESSÃO 1
16h
Tamboro (Brasil.2009. Doc. Longa. 1h40m. Dir. Sérgio Bernardes. Rio de Janeiro. RJ)
Naiá e a lua (Brasil. 2010. Ficção. Curta 13m. Dir. Leandro Tadashi. São Paulo. SP )
Essa não é a história de Gregor Samsa (Brasil. 2010. Ficção. Curta 9m57s. Dir. Thiago Luciano. São Paulo. SP)
Ernesto no país do futebol (Brasil. 2009. Ficção. Curta 14m. Dir. André Queiroz e Thaís Bologna. São Paulo. SP.)

SESSÃO 2
18h30
Rosto no espelho (Brasil, 2009. Doc. Média 57m34s. Dir. Renato Tapajós. Campinas. SP).
Confessionário (Brasil. 2009. Doc. Curta 15m. Dir. Leonardo Sette. Recife. PE)
O Lugar das histórias (Brasil. 2008. Ficção. Curta 25m40s. Dir. Luiz Felipe Botelho. Recife. PE.)

SESSÃO 3
21h
Um Lugar ao sol (Brasil, 2009. Doc. Longa. 71m. Dir. Gabriel Mascaro. Recife. PE.)

DIA 05 - sexta-feira
SESSÃO 1
16h
Camisa de onze varas (Brasil, 2010. Doc. Média 52m. Dir. Walério Duarte. Belém-PA.)
O Areal (Chile / Brasil. 2008. Doc. Média 54m. Dir. Sebastian Sepúlveda. Santiago. Chile)
KinOpoÉticas – Torpellino (Colômbia/Brasil. 2010. Doc. Curta 9m20s. Dir. Pedro Dantas. São Paulo. SP)
Aperreio (Brasil. 2010. Doc. Curta 20m. Dir. Doty Luz e Humberto Capucci. São Luís. MA)

SESSÃO 2
18h30
Belair (Brasil.2009. Doc. Longa. 80m. Dir. Noa Bressane e Bruno Safadi. Rio de Janeiro. RJ)
Quando a chuva chegar (Brasil. 2009. 15m. Curta. Ficção. Dir. Jorane Castro. Belém-PA )
Periferias interiores (Peru/Espanha. 2009. Doc. Curta 18m30s. Dir. Sérgio Gracia Locatelli. Madrid. Espanha)
Munganga (Brasil. 2010. Doc. Curta 20m. Dir. Lineu Gabriel e Laboratório Cisco. Campinas. SP.)

SESSÃO 3
21h
Terra deu terra come (Brasil. 2010. Doc. Longa 1h28m. Dir. Rodrigo Siqueira. São Paulo. SP.)

DIA 06 – SÁBADO

SESSÃO 1
16h
Nos caminhos do Rei Salomão (Brasil. 2010. Doc. Longa 1h03m56s. Dir. Chico Carneiro. Belém. PA)
Vela ao Crucificado (Brasil.2009. Ficção. Curta 13m. Dir. Frederico da Cruz Machado. São Luís. MA.)
Arte do açúcar. (Brasil. 2008. Doc. Curta 27m22s. Dir. Adelina Pontual. Recife. PE)

SESSÃO 2
18h
Fordlândia (Brasil, 2008. Doc. Média 52m. Dir. Marinho Andrade e Daniel Augusto. São Paulo).
Avós (Brasil. 2009. Ficção. Curta 11m48s. Dir. Michael Wahmann. São Paulo. SP.)
Mãos de Outubro (Brasil. Doc. 2009. Curta. 20m40. Dir. Vitor Lima. Belém)
Carregadoras de sonhos (Brasil. 2010. Doc. Longa 1h8m. Dir. Deivison Fiúza. Aracaju. SE.)

SESSÃO 3
21h
Terras (Doc. Brasil.2009. Longa. 75m. Dir. Maya Da-Rin. Rio de Janeiro. RJ)

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
DIA 07 – Domingo
19h
Premiação
Filme de Encerramento
Lixo Extraordinário (Brasil/EUA, 2010. Doc. Longa 1h39’. Dir. Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley)

MOSTRA ESPECIAL
CINE OLYMPIA - 08 a 12/11
DIA 08 - Segunda-feira

SESSÃO 1
19:30h
O último romance de Balzac (Brasil. 2010. 64m. Longa. Doc. Dir. Geraldo Sarno. Rio de Janeiro. RJ)
Lixo Ritmado, Batuque Reciclado (Doc. Brasil. Curta. 2008. 20m. Dir. Thiago Lemos e Nilo Borges. Goiânia. GO)

SESSÃO 2
21h
Cuidado ao atravessar a rua (Brasil. 2010. Ficção. Curta 12m. Dir. Joaquim de Castro. São Paulo. SP.)
Os bons da boca ( Brasil,2009.doc.média. 50m. dir. Luis Carlos Pavan e Careime Assmann, São Paulo)

DIA 09 - Terça-feira

SESSÃO 1
19:30h
Chantal Akerman, de cá (Brasil. 2010. Doc. Longa 1h02m10s. Dir. Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira. São Paulo. SP)
Areia do tempo (Brasil. 2009. Ficção. Curta 15m31s. Dir. Luiz Gustavo Dias (Luigi). São Paulo. SP)

SESSÃO 2
21h
Os Representantes (Brasil. 2009. Doc. Longa 71m. Dir. Felipe Lacerda. Rio de Janeiro. RJ)

DIA 10 - Quarta-feira

SESSÃO 1
19:30h
Kene Yuxi, as voltas do Kene (Brasil. 2010. Doc. Média 48m. Dir. Zezinho Yube. Olinda. PE. )
De Assalto (Brasil. 2010. Ficção Curta 14m. Dir. Ronaldo Rosa. Belém PA.)

SESSÃO 2
21h
As cartas psicografadas de Chico Xavier (Brasil. 2010.Longa. 1h25.Doc. De: Christiana Grumbach. Rio de Janeiro. RJ )

DIA 11 - Quinta- feira

SESSÃO 1
19:30h
Airamppo Semilla que Tiñe (Peru. 2008. Ficção/Doc. Longa 1h20m19s. Dir. Alexander Muñoz Ramirez Y Miguel Valverde Botello. La Paz. Bolivia.)

SESSÃO 2
21h
Peixe Pequeno (Brasil. 2010. Doc. Curta 3m33s. Dir. Vincent Carelli e Altair Paixão. Olinda. PE)
Bragança – Inventário Sócio Cultural ( Brasil, 2009, doc.curta. 16m. Dir: Gilvan Capstrano e Wesley Braun, Belém , PA)

DIA 12 - sexta- feira

SESSÃO 1
19:30h
Limite (Brasil. 2010. Ficção. Curta 15m33s. Dir. Felipe Santos Filgueiras. São Bernardo do Campo. SP)
Uma Aldeia Chamada Apitwtxa (Brasil, 2010. Doc. Média 51m. Dir. Txirotsi Ashaninka. Olinda PE.)

SESSÃO 2
21h
Só não tem quem não quer.(Brasil. 2010. Ficção. Curta 12m. Dir. Hildalgo Romero. Campinas. SP.)
Inocente (Brasil. 2009. Ficção. Curta 18m. Dir. Thiago Luciano e Beto Schultz. São Paulo. SP.)

Dia 13 sábado

SESSÃO 1
19:00h
Do Morro? (Brasil, 2010. Doc. Curta 20m. Dir. Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro. Recife. PE.)
Mulheres, mães e viúvas da terra (Brasil. 2009. Doc. Curta 24m59s. Dir. Evandro Costa de Medeiros. Marabá. PA)

SESSÃO 2
20h
Programa Casé (Brasil. 2010. Doc. Longa 1h17m30s. Dir. Estevão Ciavatta. Rio de Janeiro. RJ)

Dia 14 domingo
SESSÃO 1
17:30h
Deus-Arma (Brasil. 2009. Ficção. Curta 12m. Dir. Johil Carvalho e Sérgio Lacerda. Brasília. DF)
O Divino, de repente (Brasil. 2009. Doc. Curta 6m20s. Dir. Fábio Yamaji. São Paulo. SP)
Bem intencionados (Brasil. 2010. Doc. Curta 15m. Dir. Júlio Matos. Campinas. SP)

SESSÃO 2
18h
Vida na várzea (Brasil, 2010. Doc. Média 40m.dir.coletiva.Belém.Pa)

Confira a programação completa no site : www.amazoniadoc.com.br

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dias 08 e 29 de novembro, em parceria com a ACCPA, episódios da obra-prima “Decálogo” de K. Kielowski. O filme é dividido em 10 episódios baseados nos 10 mandamentos e foi feito para a TV polonesa no final dos anos 80. A entrada é franca com debate após a exibição entre o público e críticos da ACCPA.
- Cine Líbero Luxardo: “Tudo pode dar Certo” de Woody Allen terá hoje seu último dia de exibição.. O filme mostra Allen na sua melhor forma ironizando e criticando a vida em sociedade. No elenco, Evan Rachel Wood. O filme será exibido às 19:30 h.
- SESSÃO ACCPA/SARAIVA; Prosseguindo a parceria da Livraria Saraiva com a ACCPA, será exibido quinta-feira,dia 04/11, às 19 h, o clássico “A Carruagem Fantasma” de Victor Sjostrom, de 1921. O filme será exibido no Espaço Benedito Nunca (dentro da Livraria) com apresentação e debate com críticos da ACCPA após a exibição.
- Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do clássico francês “A Guerra dos Botões” às 18:30 h com entrada franca.
- Cine Estação : “Luzes da Escuridão” de Aki Kaurismäki será exibido esta semana nos dias 03 e 04/11. Maiores informações na seção ESTREIAS DA SEMANA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Descanse em paz Marco Antonio Moreira Lagos!
Paulo Ascenção - Ator e Diretor.

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23