sábado, 16 de outubro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 15 À 21/10/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, não haverá estréia nesta semana no circuito comercial, mantendo-se “Tropa de Elite 2” e “A Lenda dos Guardiões” como lançamentos mais recentes.
“Tropa de Elite 2” é a sequência do grande sucesso de 2008 dirigido pelo cineasta brasileiro José Padilha e já atingiu o recorde de um milhão de ingressos vendidos em apenas 4 dias de exibição. Em “Tropa de Elite 2”, o personagem Nascimento (Wagner Moura) enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. No elenco, Wagner Moura, Fernanda Machado, Seu Jorge e Selton Mello.
“A Lenda dos Guardiões” está sendo exibido em 3D e vem impressionando o público infantil. O filme segue Soren, uma jovem coruja fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de GaHoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar todas as corujas dos maldosos Puros. Enquanto Soren sonha em algum dia unir-se aos seus heróis, seu irmão mais velho, Kludd, zomba da ideia, e prefere caçar, voar e tirar a predileção de seu pai pelo irmão mais novo. Mas a inveja de Kludd tem consequências terríveis - fazendo com que ambas as corujinhas caiam de sua casa no topo da árvore direto para as garras dos Puros. Agora depende de Soren realizar uma fuga audaciosa com a ajuda de outras jovens corujas. Juntas elas voam cruzando o oceano e a bruma para encontrar a Grande Árvore, lar dos lendários Guardiões de GaHoole - a única esperança de Soren para derrotar os Puros e salvar os reinos das corujas.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES

“Tudo Pode
Dar Certo” Excelente/ Bom/ Bom
-----------------------------------------------------------
“Madre Joana
dos Anjos” Excelente/Muito Bom/Excelente
-----------------------------------------------------------
“Tropa de
Elite 2” Muito Bom/MuitoBom/MuitoBom
------------------------------------------------------------
“Comer, Rezar,
Amar” -/Fraco/Fraco
------------------------------------------------------------
“O Último
Exorcismo” Razoável/Fraco/Fraco
------------------------------------------------------------
“Gente Grande” - /Fraco/Fraco
------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Confirmado: a rede de cinemas Cinepólis, inaugura suas 07 salas e exibição no Boulevard Shopping, no próximo dia 22/10. Antes, dia 20/10, haverá uma sessão inaugural para imprensa e convidados. Das 07 salas do grupo, 02 salas terão projeção em 3D, com equipamentos de última geração. Como cinemaníaco e crítico de cinema por tantos anos, fico feliz em saber que Belém terá mais salas de cinema. Parabéns ao grupo Cinépolis e ao Boulevard Shopping pela iniciativa
*A ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) e a LIVRARIA SARAIVA BOULEVARD SHOPPING iniciam na próxima semana uma parceria cultural de exibição de filmes e oficinas, apresentações e debates no Espaço Benedito Nunes, (localizado dentro da livraria). Quinzenalmente, a associação irá programar filmes especiais com a finalidade de colaborar com a discussão sobre o cinema em nossa capital, numa ação que se relaciona diretamente com o projeto de cultural que a Livraria Saraiva Boulevard Shopping pretende implementar. O filme de inauguração da SESSÃO ACCPA/SARAIVA será o clássico “EM BUSCA DO OURO” de Charles Chaplin, quinta, dia 21, às 19 h, com entrada franca.
*Os novos filmes de Woody Allen (Você vai conhecer o Homem dos seus Sonhos), Sofia Coppola (Somewhere) e Robert Rodriguez (Machete) foram os filmes mais procurados pelo público durante o Festival do Rio, segundo a organização do evento. Também tiveram grande procura o tailandês “Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas”, de Apichatpong Weerasethakul (vencedor da Palma de Ouro em Cannes), “Essential Killing” de Jerzy Skolimoski, e o documentário português sobre o escritor José Saramago, “José & Pilar”, dirigido por Miguel Gonçalves. O total de público estimado foi de 250 mil espectadores.
*A organização da 34ª Mostra de São Paulo promoveu uma coletiva para divulgar a programação do evento, que este ano ocorre de 22 de outubro a 4 de novembro. O filme de abertura será “O Estranho Caso de Angélica” de Manoel de Oliveira, coproduzido por Leon Cakoff e Renata de Almeida, diretores da mostra, e que traz no elenco a atriz brasileira Ana Maria Magalhães. Estão confirmadas as presenças dos cineastas Alan Parker (presidente do júri da competição de novos diretores) e Wim Wenders (que exibirá fotos inéditas na exposição “Lugares estranhos e quietos”. A mostra também prestará homenagem ao centenário de Akira Kurosawa, com uma exposição de storyboards dos filmes do diretor, em cartaz no Instituto Tomie Othake, o lançamento do livro “À Espera do Tempo - Filmando com Akira Kurosawa”, em parceria com a editora Cosac Naify, e a exibição da cópia restaurada do clássico “Rashomon”. Confira mais detalhes no site www.mostra.org.
*A Warner desistiu de lançar o próximo filme da série Harry Potter em versão 3D. A informação foi anunciada em um comunicado oficial do próprio estúdio. Segundo o texto, a Warner não conseguiu completar uma versão 3D dentro da programação da janela de lançamento do filme. “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1”, primeira parte do último filme da franquia, terá lançamento mundial no dia 19 de novembro, agora exclusivamente na versão tradicional 2D e em IMAX 2D.
* “Tropa de Elite 2” está batendo recordes. Exibido em mais de 700 salas, o filme atraiu 1,295 milhão de espectadores em seu primeiro fim de semana, gerando bilheteria de R$ 13,9 milhões.O filme se tornou a maior estreia de produção nacional desde a retomada, batendo os recordistas “Chico Xavier” (585 mil espectadores) e “Nosso Lar” (560 mil espectadores).Também se tornou a quinta maior bilheteria de estreia de um filme, atrás apenas da trilogia “Homem-Aranha” e “Lua Nova”.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN. Feliz Círio para todos !

Lançamentos/DVD
“O Jardim dos Finzi-Contini” de Vittorio De Sica
. Com Dominique Sanda. No final dos anos 1930, em Ferrara, Itália, os Finzi-Contini são uma das importantes famílias da cidade. São aristocratas, ricos e judeus. Mas eis que os italianos fascistas se aliam aos alemães nazistas, dando início à perseguição dos judeus. Os ricos Finzi-Contini irão abrir os portões de sua mansão para abrigar os amigos perseguidos. Um dos mais importantes filmes de Vittorio de Sica, finalmente lançado no Brasil, em cópia remasterizada. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1972. Cotação : Excelente.
“Trapézio” de Carol Reed. Com Burt Lancaster e Tony Curtis.Tino Orsini (Toni Curtis) vem de uma tradição familiar circense, e viaja à Europa para conhecer Mike Ribble (Burt Lancaster), um dos poucos trapezistas que consegue realizar um salto mortal triplo. Ribble está machucado devido a um acidente de trabalho, então Orsini o convence a trabalharem como uma dupla. Tudo vai bem até que a interesseira Lola (Gina Lollobrigida) chega para fazer parte do número e criar um triângulo amoroso que poderá ter consequências trágicas. Cotação : Muito Bom
“O Homem do Prego” de Sidney Lumet. Com Rod Steiger. Sol Nazerman é um sobrevivente do Holocausto nazista e hoje vive como operador de uma casa de penhores em Nova York. Ainda sob o trauma da guerra,tem lembranças constantes de seus terriveis momentos no campo de concentração.Este foi um dos primeiros filmes produzidos a tratar do tema dos sobreviventes do Holocausto na Alemanha de Hitler. Cotação : Excelente.
“O Castelo” de Michael Haneke. Com Susane Lotter. O agrimensor K. chega a uma aldeia coberta de neve e procura abrigo num albergue. No dia seguinte, vê no pico da colina gelada o castelo. K. nunca conseguirá chegar até o alto, nem os donos do poder permitirão que o faça. Em vez disso, o suposto agrimensor (mesmo a esse respeito não se tem mais certeza) busca reivindicar seus direitos a um verdadeiro cortejo de burocratas maliciosos, que o atiram de um lado para outro com argumentos que desenham o labirinto intransponível em que se entrincheira a dominação. Baseado no livro de Franz Kafka. Cotação : Muito Bom.
“Schubert – A Casa das Três Meninas” de Ernst Marishka. Com Gustav knuth. Viena, início do século XIX. Um grupo de artistas boêmios vive todo o glamour da capital da música mundial. Entre eles, um jovem tímido se destaca pela extraordinária musicalidade e talento: Franz Schubert. Suas geniais composições são admiradas por todos e a bela Hannerl insiste em ter aulas de piano com ele. Schubert se apaixona pela aluna, para quem compõe uma terna canção de amor. Mas ele precisará enfrentar um forte rival: o cantor Schober. Além do romance, veja ainda o histórico encontro de Schubert e Beethoven, Cotação : Muito Bom (Informativo)

DICAS
DVDs + Locados
: 1) Homem de Ferro 2, 2) Robin Hood, 3)Príncipe da Pérsia, 4) Fúria de Titãs, 5)A Ilha do Mêdo, 6) O Livro de Eli, 7)Simplesmente Complicado, 8) Chico Xavier, 9) Caso 30 e 19) Zona Verde. Fonte: 100 % Vídeo.
DVDs + Vendidos:1) House (5ª Temporada), 2)Trilogia “Senhor dos Anéis”, 3) House (5ª Temporada), 4) Friends (Coleção Completa), 5) Lua Nova (Edição Especial), 6) House (4ª Temporada), 7)Super Natural (4ª Temporada), 8)Lost (6ª Temporada), 9)House (1ª Temporada) e 10)Chico Xavier. Fonte: Livraria Saraiva.
DVDs + Vendidos: 1) O Jardim dos Finzi-Contini, 2)Trapézio, 3) Pat Garret and Billy the Kid, 4)Sublime Obsessão, 5) O Homem do Prego, 6) O Castelo, 7)O Imperador do Norte, 8)Invares de Marte, 9)Schubert – A Casa das Três Meninas, 10) Tudo o que o Céu Permite. Fonte: 2001 Vídeo.
Cursos: Um curso sobre o Cinema Surrealista será realizado sob minha coordenação a partir de 19 deOutubro na Caiana Filmes. Contexto, história, filmes, cineastas e legado deste importante movimento cinematográfico serão abordados durante o curso. O curso acontecerá às terças e sextas-feiras de 19/10 à 12/11.Maiores informações pelo site www.caianafilmes.com.br

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã, dia 18/10 às 19 h, em parceria com a ACCPA, o filme “Madre Joana dos Anjos” de Jerzy Kawalerowicz . Passado no século XVII, o filme conta a história de freiras possuídas pelo demônio. Um dos primeiros filmes a tocar no tema do exorcismo, o filme é um clássico do cinema europeu, ganhando o Prêmio de Júri no Festival de Cannes de 1961.A entrada é franca com debate após a exibição entre o público e críticos da ACCPA.
- Cine Líbero Luxardo: “O Sol do Meio Dia” de Eliane Caffé tem hoje seu último dia de exibição.Após o trágico desenlace de um crime passional, um homem parte das profundezas do Brasil para uma viagem em busca de sua redenção. No elenco, Chico Diaz, Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Assunção e Ary Fontoura.Sessão às 19:30 h.
- Cine Olympia: Dentro de uma programação dedicada ao Círio de Nazaré, está sendo exibido os filmes paraenses “Quero ser Anjo” de Marta Nassar e “As Filhas de Chiquita” de Priscila Brasil, às 18:30 h com entrada franca

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23