segunda-feira, 18 de outubro de 2010

NOVOS CURSOS DE CINEMA NA CAIANA

Para outubro a Caiana prepara uma super programação para os amantes da sétima arte. Com cursos para iniciantes e interessados em conhecer um pouco mais sobre cinema. Marco Antonio Moreira em seu curso de crítica de cinema inicia o Módulo de Cinema Surrealista, que abordará os conceitos, contextos história, cineastas e principalmente filmes (como "Uma Cão Andaluz") e legado de um dos estilos cinematográficos mais significativos da história do cinema que mudou os caminhos da sétima e que contribuiu para novas formas de realização e de interpretação da realidade cinematográfica.
O Cinema Surrealista surge em um contexto de um mundo que passa por fortes modificações históricas, sociais, econômicas e artístiscas. A realidade é cada vez mais confusa e difícil de se entender. A imaginação é cada vez mais livre. É então que o cinema como uma arte nova incorpora a essência de um movimento que estava surgindo em Paris da década de 20: Com o Surrealismo a imaginação nunca foi tão livre. O cinema nunca mais seria o mesmo e influenciando até hoje com filmes e cineastas importantes de complexa decodificação como é o caso de David Lynch (Cidade dos Sonhos/2001) e Jacon Van Dormael (Mr. Nobody/2009).O curso é uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento neste importante estilo cinematográfico.
Marco Antonio Moreira é crítico de cinema e escreve artigos sobre a sétima arte em vários jornais de Belém desde 1978. É o atual presidente da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) que desde 1962 tem forte atuação na área de cinema no Estado.
Já para os interessados em conhecer o papel do Diretor e da construção fílmica a caiana promove o curso de Ortografia Cinematográfica. Como na linguagem gramatical os substantivos, adjetivos e advérbios exercem funções específicas e são usados da maneira mais inteligível possível. Os aspectos da linguagem cinematográfica são planejados para se obter a melhor forma de expressão. A cada plano, movimento de câmera, etc, tem um efeito psicológico, um valor dramático específico e exerce seu papel dentro da totalidade que é um filme. O Curso propõe a análise de filmes e suas abrangências para compreender melhor o que também chamamos de Linguagem Cinematográfica.
Na programação do curso o aluno irá exercitar o ato de olhar, os aspectos psicológicos que envolvem a recepção, e a descoberta do movimento: Primeiros inventos; brinquedos óticos. A turma irá conhecer os precursores do cinema como: Lumière, Méliès, Zecca. E o início da construção da linguagem e os elementos da linguagem cinematográfica como também seus elementos estruturais - plano, angulação, movimentos de câmera, montagem. E através da história do cinema, será enfatizado os elementos que possibilitam a criação de significados nas linguagens audiovisuais, especialmente a cinematográfica. Os documentários terão um espaço importante no curso que irá abrir discussão sobre abordagens fidedignas das "reflexões" do mundo. A Obras cinematográficas como adaptações literárias terá seu conflito questionado sobre a obra original, adaptação e inspiração e o papel do diretor nesta abordagem.

Curso: Ortografia Cinematográfica com João Inácio
Aulas: 19, 21, 26, 27, 28,29. Horário 15h às 18h. Investimento: R$ 40,00

Curso Cinema Surrealista com Marco Antonio Moreira
Aulas 19, 22, 26, 29/10 e 03, 05, 09, 12/11 Horário: 19 às 22h. Investimento R$ 100,00

Inscrições:
Caiana Filmes
Rua Diogo Moia, 986
Umarizal - Belém - Pará
Fone: (91) 33434254 / 33434252

Um comentário:

André Palmeira disse...

Marco Antonjo Moreira, ontem esive no lançamento do cineclube na Saraiva. Estava filmandolá e como cheguei de relâmpago lá, não estava planejando ficar até tão tarde, nem pude me despedir e agradecer pela gentileza de nos ceder para filmar lá no espaço.
Gostaria que me enviasse um contato, para eu poder lhe fazer algumas perguntas. Para meu tcc, sobre cineclubes. Se ler isso o quanto antes melhor, porque é bstante urgente.
meu endereço de email é andre_palmeira_@hotmail.com. Ou o andrepallmeira@gmail.com

Atenciosamente,

André Palmeira

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23