sábado, 23 de outubro de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 22 À 28/10/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora,as estréias da semana são “Piranhas 3D”, “Juntos pelo Acaso”, “Atividade Paranormal 2” e “Instinto de Vingança”.
“Pirannhas 3D” é uma refilmagem de um filme do final dos anos 70 que veio no rastro do sucesso de “Tubarão” de Spielberg. Um terremoto abaixo da superfície liberta um cardume de piranhas famintas. E quando o perigo vem por debaixo d'água, ningém está à salvo. Agora, a policial Julie Forester terá que fazer de tudo para interditar o lago e impedir que toda a galera se transforme em comida de peixe. O filme será exibido em versão 2D e 3D.
Em “Juntos pelo Acaso”, Holly Berenson é uma banqueteira de sucesso e Eric Messer é um promissor coordenador de esportes. Após um primeiro encontro desastroso, a única coisa que compartilham é a antipatia que têm um pelo outro e o amor pela afilhada, Sophie. Quando ambos se tornam a única família de Sophie, vêem-se obrigados a colocar suas diferenças de lado.
“Atividade Paranormal 2” é a sequência do grande sucesso do ano passado .O filme traz a história de uma família que instala câmeras por toda a casa após uma invasão. Porém, o que eles não imaginam é que os eventos que ocorrem ali não são obras de um ladrão. Então o terror passa a ser do espectador, que acompanha tudo.
Em “Instinto de Vingança”, um homem está se recuperando de um transplante de coração. Ao fazer um check-up, seu coração começa a bater mais forte quando um paramédico passa ao seu lado. Tudo volta ao normal quando o médico se afasta, mas Terry começa a desconfiar que há algo estranho. Logo, ele se dá conta de que seu coração veio de um assassino e percebe que o órgão tem vontade própria e poderia matá-lo ou levá-lo à loucura. .

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES

“Tudo Pode
Dar Certo” Excelente/Bom/Bom
---------------------------------------------------------------
“Sementes de
Tamarino”(DVD) Muito Bom/-/-
---------------------------------------------------------------
“Tropa de
Elite 2” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
---------------------------------------------------------------
“Domingo
Maldito”(DVD) Muito Bom/Bom/-
---------------------------------------------------------------
“Ensina-me
a Viver”
(DVD) Excelente/Bom/Bom
---------------------------------------------------------------
“Procurando
Elly”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Excelente
---------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Os estúdios DreamWorks anunciaram oficialmente sua programação de estreias para 2011 no mercado americano. O novo longa-metragem de Steven Spielberg, “War Horse”, inicialmente marcado para 10 de agosto, foi adiado para 28 de dezembro. Dessa forma, Spielberg estará por trás de duas estreias de peso no fim do ano, já que “Adventures of Tintin – Secret of Unicorn”, distribuído pela Paramount, está previsto para estrear em 23 de dezembro. Segundo Stacey Snider, da Dream Works, o lançamento próximo não será um problema, pois os filmes se destinam a públicos diferentes. Entre as novidades do calendário da DreamWorks estão “Real Steel”, filme de ação com Hugh Jackman, com previsão para 7 de outubro, e o drama feminino “The Help”, marcado para 12 de agosto. Além disso, “Fright Night 3D” foi marcado para 19 de agosto.
*Começaram na semana passada as filmagens da comédia “Cilada.com”, versão para o cinema do bem-sucedido programa humorístico que se tornou série do canal Multishow e quadro do Fantástico, na TV Globo. Com direção de José Alvarenga (Divã, Os normais 1 e 2) e produção de Augusto Casé, o filme traz no elenco o criador da série, Bruno Mazzeo, e ainda Fernanda Paes Leme, Sergio Loroza, Thelmo Fernandes, Carol Castro, Luciana Fregolente, Renata Castro Barbosa e Fabiula Nascimento. Estão previstas participações especiais de 63 atores, incluindo Dani Calabresa, Luis Miranda e Bernardo Jablonski. A distribuição é da Downtown Filmes, que marcou o lançamento para 21 de abril de 2011.
*Dezenove dos 65 filmes inscritos na competição do “Oscar” de melhor filme estrangeiro serão exibidos na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começou dia 22o. Dentre eles está “The Athlete” (O Atleta), representante da Etiópia, país que participa da disputa pela primeira vez. Antes da abertura da mostra, o cineasta Wim Wenders inaugura a exposição de fotografias “Lugares, Estranhos e Quietos”, que ficará em cartaz no MASP. Confira mais detalhes no site da Mostra, www.mostra.org.
*A Paramount confirmou o lançamento nos cinemas brasileiros de “Deixe-me Entrar”, remake americano do premiado filme sueco de vampiros “Deixe Ela Entrar”, que por sua vez foi lançado por aqui pela Filmes da Mostra. Com estreia marcada para 24 de dezembro, a refilmagem tem roteiro e direção de Matt Reeves, o mesmo de “Cloverfield”.
*Depois de cancelar a versão em três dimensões para o cinema de “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, a Warner anunciou que vai converter dois títulos da franquia ao formato 3D para lançamento em Blu-ray. Os filmes serão “Harry Potter e a Ordem da Fênix e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN. Feliz Círio para todos !

Opinião
Esta semana, Belém ganhou mais 07 salas de cinema, do grupo Cinepólis, empresa mexicana que este ano começou suas operações no Brasil e que pretende ter complexos de cinema em várias capitais do país. É uma grande notícia, especialmente dentro da realidade do nosso circuito de cinemas local que nos últimos anos teve perdas significativas com o fechamento de vários cinemas de rua, confirmando uma tendência mundial de que hoje, o público prefere os cinemas de shopping que oferecem mais segurança e tranqüilidade ao espectador. Antes da Cinepólis, felizmente o grupo Moviecom investiu em nossa cidade, fazendo dois complexos (Pátio e Castanheira), criando alternativas de exibição numa cidade como Belém que em certo momento correu sério risco de não ter nenhuma sala de cinema comercial em funcionamento após o encerramento das atividades do grupo Severiano Riberto e do Circuito Cinearte. Neste sentido, é gratificante ver que mais salas de exibição estão sendo inauguradas pelos grandes complexos nacionais e internacionais no Brasil. Quanto mais, melhor, na esperança de que mais salas tragam mais filmes. A minha geração, viu um pouco de tudo no que se refere aos cinemas. Cinemas fechando, novos investimentos chegando, depois uma nova e série crise e agora novamente, uma retomada da valorização da sala de exibição mesmo em tempos de pirataria, que virou uma coisa normal, rotineira e que quase ninguém acredita ser uma atividade criminosa. Lembro com orgulho, que durante os anos 70, 80 e 90, somente 07 salas foram inauguradas em Belém numa época que vários cinemas fecharam no país. Eram os cinemas do Circuito Cinearte (Cinemas 1/2/3, Castanheira 1 e 2, Doca 1 e 2) que reforçavam a idéia de que o exibidor local poderia existir e fazer uma programação comercial e ao mesmo tempo cultural, agradando e conquistando um público especial. Fico feliz de ter participado deste ideal ao lado de meu pai por quase 30 anos. Os tempos mudaram, os cinemas mudaram, o mercado de cinema mudou, o público mudou. e por isso, apesar de tantas mudanças, é prazeiroso saber que Belém tem mais cinemas e que no futuro deverá ter mais ainda com novos shoppings sendo anunciados até 2010. Parabéns ao Moviecom, Cinepólis e quem mais vier. Parabéns também aos nossos “heróis da resistência” chamados Cine Olympia, Cine Estação e Cine Líbero Luxardo. que de uma maneira ou outra, mantém viva a chama do cinema alternativo. Mais cinemas em Belém? É bom demais!!!

DICAS
*Inscrições (1): Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França, que se realiza entre 18 e 27 de março de 2011. O vencedor receberá ajuda financeira para a distribuição na França, no valor de 6.100 euros. As inscrições vão até 10 de janeiro de 2011. Este ano, o país homenageado será o México. Para consultar a ficha de inscrição, acesse o site do evento
*Inscrições (2): Estão abertas as inscrições para o Hutuz Filme Festival, que acontece entre 15 e 18 de novembro, no Odeon Petrobras. A mostra é organizada pela Central Única das Favelas e, este ano, não será competitiva. O objetivo é trazer os mais expressivos e atuais filmes sobre hip hop realizados no mundo todo. Serão aceitos curtas e longas-metragens com a temática do hip hop. As inscrições vão até 6 de novembro e podem ser feitas no site www.hutuz.com.br.
DVDs + Locados : 1) Homem de Ferro 2, 2) Robin Hood, 3)Príncipe da Pérsia, 4) Fúria de Titãs, 5)A Ilha do Mêdo, 6) O Livro de Eli, 7)Simplesmente Complicado, 8) Chico Xavier, 9) Caso 30 e 19) Zona Verde. Fonte: 100 % Vídeo.
*DVDs + Vendidos: 1) O Jardim dos Finzi-Contini, 2)Trapézio, 3) Pat Garret and Billy the Kid, 4)Sublime Obsessão, 5) O Homem do Prego, 6) O Castelo, 7)O Imperador do Norte, 8)Invares de Marte, 9)Schubert – A Casa das Três Meninas, 10) Tudo o que o Céu Permite. Fonte: 2001 Vídeo.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dias 08 e 29 de novembro, em parceria com a ACCPA, episódios da obra-prima “Decálogo” de K. Kielowski. O filme é dividido em 10 episódios baseados nos 10 mandamentos e foi feito para a TV polonesa no final dos anos 80. A entrada é franca com debate após a exibição entre o público e críticos da ACCPA.
- Cine Líbero Luxardo: “Tudo pode dar Certo” de Woody Allen é a atração ficando em exibição até o dia 31/10. O filme mostra Allen na sua melhor forma ironizando e criticando a vida em sociedade. No elenco, Evan Rachel Wood. O filme será exibido às 19:30 h.
- Cine Olympia: Dentro de uma programação dedicada ao Círio de Nazaré, hoje é o último dia de exibição dos filmes paraenses “Quero ser Anjo” de Marta Nassar e “As Filhas de Chiquita” de Priscila Brasil, às 18:30 h com entrada franca.Não perca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23