domingo, 16 de maio de 2010

CINE TROPPO DOMINGO 16/05/10


CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Robin Hood” e “7 Anos”.
“Robin Hood” é uma versão moderna e segundo seu diretor, Ridley Scott (Gladiador), uma produção mais comprometida com a verdadeira história do destemido arqueiro Robin Hood (Russell Crowe) e seu bando de saqueadores que eram ladrões que se preocupavam somente com suas próprias vidas até que decidem enfrentar o poder e a corrupção que tomou conta da cidade de Nottingham, sufocada pelos altos impostos e dominada pelo xerife local (Matthew Macfadyen). Em sua luta contra os poderosos e a favor dos oprimidos, Robin passa a ser considerado um fora da lei e, durante sua cruzada, acaba conhecendo e se apaixonando por Lady Marian (Cate Blanchett). Este é quinto filme que o diretor Ridley Scoot e Russel Crowe fazem junto como em “Gladiador”, “Um Bom Ano” e “O Gângster”.
“7 Anos” é uma produção francesa e é o primeiro longa-metragem dirigido por Jean-Pascal Hattu. No filme, Maïté é casada com Vincent que acaba de ser condenado a 7 anos de prisão. Duas vezes por semana, ela pega a roupa suja, lava, passa e traz de volta. Um ritual que executa com afinco e precisão. Um dia, um desconhecido a encontra ao sair da prisão. Ele se chama Jean, e a seduz. Ele se torna seu amante, mas ela não o deixará entrar em casa. Um dia, ela descobre que Jean é guarda na prisão e que Vincent é seu protegido. Entre a vontade e a culpa, entre o prazer e o dever, ela se sente aprisionada tanto quanto o marido. No elenco, Bruno Todeschini e Valérie Donzelli (Em suas Mãos). O filme chega a Belém numa parceria do Cine Olympia com o Consulado Geral da França (RJ)

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
FILMES MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Homem de
Ferro 2” - Razoável Razoável
-------------------------------------------------------------------------
“Ao Lado da Pianista” Muito Bom - -
-------------------------------------------------------------------------
“A Alegria de
Emma” Excelente Muito Bom Excelente
-------------------------------------------------------------------------
“Viridiana” Excelente Muito Bom Excelente
-------------------------------------------------------------------------
“Irene, A Teimosa”
(DVD) Bom Bom Bom
-------------------------------------------------------------------------
“Cantoras do
Rádio”(DVD) Bom Bom Bom
-------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Devido ao sucesso dos cursos que vem promovendo sobre cinema, a Caiana Filmes anuncia para esta semana a abertura de inscrições para a 3ª turma do curso de Crítica Cinematográfica com a minha participação como instrutor e a 2ª turma do curso de Quadrinhos e Cinema com Arnaldo Prado Jr.. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Caiana Filmes no telefone 33434254. *O diretor Quentin Tarantino vai presidir o júri do Festival de Veneza 2010. Para a 67ª edição as produções “Somewhere” de Sofia Coppola, “Road to Nowhere” de Monte Hellman, “Miral” de Julian Schnabel e “Potiche” de Francois Ozon, estão cotadas para concorrer ao cobiçado Leão de Ouro. O festival acontece entre os dias 1° e 11 de setembro.
*Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o 5° Festival do Paraná do Cinema Brasileiro, que ocorre em Curitiba de 4 a 10 de outubro. Seis longas brasileiros e 12 curtas serão selecionados para as mostras competitivas. As produções devem ser inéditas no Paraná. Mais informações em http://www.festivaldecinema.pr.gov.br/
*O tradicional Cine Belas Artes, em São Paulo, corre o risco de encerrar suas atividades caso não apareça um novo parceiro para patrociná-lo. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, André Sturm, sócio-proprietário do cinema diz que a administração das salas já está sondando algumas empresas desde que o banco HSBC decidiu retirar o patrocínio, em função de um reposicionamento da marca. Não há, porém, nada concreto por enquanto e, segundo Sturm, manter a sala apenas com a venda de ingressos “seria inviável”.
*O longa “On The Road”, novo projeto de Walter Salles, começará a ser filmado em agosto. A adaptação do clássico da literatura beatnik “Pé na Estrada”, de Jack Kerouac, conta com elenco formado por Sam Riley, Garret Hedlund e Kristen Stewart. O projeto é uma parceira entre a American Zoetrope, MK2, Film 4 e Vídeofilmes.
*A Summit Entertainment anunciou a data de estreia do último capítulo da saga Crepúsculo. O capítulo final da série será lançado no dia 18 de novembro de 2011. A empresa ainda não se pronunciou a respeito da divisão do capítulo em dois filmes e nem confirmou se a exibição será em 3D. A Paris Filmes, distribuidora do longa no Brasil, lança “Eclipse”, o terceiro da franquia, no próximo dia 30 de junho, em estreia mundial.
*A refilmagem de um dos maiores clássicos de terror dos anos 80, “A Hora do Espanto” (Fright Night), ganhou dois nomes conhecidos no elenco.A Dreamworks anunciou que Colin Farrell (Alexandre) e Toni Collette (O Sexto Sentido) assinaram para o remake.
* A Sony promete lançar em junho o drama inglês “Educação” da diretora Lone Scherfig (Italiano para Iniciantes). Escrito por Nick Hornby, autor de “Alta Fidelidade” e do recém-lançado romance “Julie, Nua e Crua”, Educação concorreu ao último “Oscar” nas categorias de melhor filme, roteiro adaptado e atriz - a revelação Carey Mulligan e continua inédito em nosso cinemas locais.
* Uma correção: o blog de Arnaldo Prado Jr. que contém o texto ampliado do filme “O Incrível Homem que Encolheu” publicado na semana passada tem o seguinte endereço: :http://www.arnaldopradojunior.blogspot.com/.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.


CRÍTICA /Cinema
“O Quarto Verde” de François Truffaut
. Belíssímo trabalho do diretor francês Truffaut (A História de Adele H/O Garoto Selvagem), realizado em 1978 e que não foi exibido nos cinemas brasileiros. Um jornalista perde a sua mulher e passa a guardar todos os pertences pessoais dela em um quarto verde onde decide criar um santuário em sua memória e de todos os outros mortos que passaram pela sua vida. Obcecado pela morte, o personagem procura descobrir uma razão para viver num drama realizado com sensibilidade e simplicidade. (Tv por Assinatura – Telecine Cult – Dia 17/05)
“Os Duelistas” de Ridley Scott. Primeiro filme do diretor Scott que depois ficaria famoso mundialmente com filmes como “Alien”, “Blade Runner” e “Gladiador”. Fazendo uma retrospectiva da sua obra, este filme talvez seja o seu melhor trabalho com uma fotografia claramente inspirada em “Barry Lyndon” de Stanley Kubrick (1975). No filme, durante o período napoleônico, o clima tenso de uma pré-guerra mexe com os ânimos de dois soldados do exército que se e desentendem e para provar o poder que cada um possui, decidem resolver a questão duelando, numa provocação que dura quinze anos. Discutindo e questionando a ética, a guerra e a desumanidade dos soldados, “Os Duelistas” é um filme atemporal, que merece ser visto.(Telecine Cult – Dias 18 e 20/05).
“Quarto 666” de Win Wenders.Durante a premiação cinematográfica de Cannes de 1982, o diretor Win Wenders(Asas do Desejo) reuniu grandes nomes do cinema mundial em um quarto de hotel deixando todos à vontade para falar (ou não) sobre o futuro do cinema que no início dos anos 80 era muito discutido com a chegada de novas tecnologias. Nomes importantes do cinema como Werner Herzog, R. W. Fassbinder, entre outros, ajudam a discutir o futuro da sétima arte. Seria uma boa idéia se Wenders pudesse fazer uma nova versão deste filme hoje, ouvindo a opinião de novos diretores e como eles percebem a chegada do digital do cinema. Imperdível (Telecine Cult - Dia 22/05)

D I C A S
DVD/FILME
: “Música e Lágrimas” de Anthony Mann é uma produção de 1954 que tem no elenco James Stewart e June Allyson e que mostra a história do genial músico Glenn Miller, desde as suas dificuldades do início de sua carreira até o seu estrelato mundial, mostrando também suas performances durante a Segunda Guerra Mundial. O filme marcou uma época e é um filme agradável de ver especialmente aos fãs de Miller que poderão ouvir suas músicas no decorrer do filme.
LIVRO: “O Cinema de Bergman, Fellini e Hitchcock – Ensaios de Crítca Cinematográfica”de Guido Bilharinho é um livro que vai interessar aos cinemaníacos que são fãs destes grandes diretores mas que também pode e e deve chamar o interesse dos novos críticos de cinema, ávidos por leituras de artigos interessantes de filmes e diretores importantes.Vale a pena conferir.
BLU-RAY: “2001: Uma Odisséia no Espaço” de Stanley Kubrick é um dos maiores filmes da história do cinema e ver/rever este trabalho em blu-ray, com alta definição nas imagens e no som, com certeza agrada aos fãs do filme e com certeza agradaria o perfecionista Kubrickr que finalmente aprovaria este lançamento. É incrível como rever “2001” em blu-ray consegue ter um sentido de novidade tanta é a perfeição. Este é um blu-ray para se comprar e guardar com carinho.
DVD/SHOW: “Sting-A Winter´s Night”: Live from Durham Cathedral” é um dos melhores dvds que vi nos últimos meses. Filmado na Catedral de Durhan com o repertório clássico de seu último lançamento em cd "If on a Winter´s Night", este dvd mostra a personalidade de um dos grandes nomes do música internacional e que após a turnê de sucesso que comemorou o retorno do grupo “The Police” , volta aos seus projetos solos com uma sensibiliade e perfeição pouco vistas no cenário da música de hoje. Bem filmado, com excelente canções e banda altamente competente, este dvd é sem dúvida um dos auges de Sting como artista. Confira.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã às 19 h , em parceria com a Programadora Brasil, uma coletânea de curtas metragens chamada “Bastidores do teatro” que mostra um percurso didático pelas diversas faces da arte teatral. Das primeiras etapas de preparação de uma montagem à estréia de um espetáculo, passando pelas peculiaridades arquitetônicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e pelos fundamentos do gênero. Os curtas são:”A Face e a Máscara” Vicente Marques , RJ, 1974, “A Linguagem do Teatro” João Betencourt , RJ, 1966 , “Teatro Brasileiro: Novas Tendências” Olney São Paulo , RJ, 1975 ,”Teatro Brasileiro: Origem e Mudança” Olney São Paulo , RJ, 1964 e “Teatro Municipal” Ruy Santos , RJ, 1974.Entrada Franca.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do clássico “Viridiana” do grande diretor Luis Buñuel, às 18:30 h, com entrada franca. Na Sessão Fantasia, mais uma iniciativa em parceria com a ACCPA, hoje às 16 h, será exibido o clássico “O Pequeno Polegar”. Entrada Franca. De 18 à 23/05, será exibida a produção francesa “7 Anos”, inédito nos cinemas locais.
- Cine Líbero Luxardo: “Ao Lado da Pianista” de Jean-Pascal Hattu será exibido pela última vez hoje às 19:30h . É um belo trabalho que foi pouco visto no Cine Estação e que agora merecidamente volta ao circuito. Não deixe de ver e valorizar o circuito de cinemas alternativos da cidade. No filme, uma menina de dez anos não passa num teste de piano realizado numa prestigiada escola da França devido a uma distração da presidente do júri, uma famosa pianista. Por isso, resolve abandonar a futura carreira. Alimentando um amor e ódio pela situação, já jovem, ela arma uma situação para premeditadamente entrar em contato com mundo dessa pianista de alguma forma se vingar pelo que aconteceu. Simples, com uma narrativa bem trabalhada dando ênfase ao roteiro e a música, “Ao Lado da Pianista” é uma grata supresa.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23