domingo, 28 de fevereiro de 2010

CINE TROPPO DOMINGO DIA 28/02/10

CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Preciosa”, “Simplesmente Complicado” e “Contatos de 4º Grau”.
“Preciosa” é um dos filmes mais elogiados do ano. Sua história acontece em 1987, em Nova York, no bairro do Harlem e conta o drama de Claireece "Preciosa" Jones , uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce com mágoa e raiva da vida e das pessoas. Com baixa auto-estima, ela ainda tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola mais acaba indo para uma escola alternativa, que vai tentar ajudá-la a cuidar da sua vida. A direção é de Lee Daniels. No elenco, Mo'Nique , Paula Patton, Mariah Carey, Gabourey Sidibe e Sherri Shepherd. O filme está concorrendo ao “Oscar” nas categorias de melhor filme, diretor, atriz e atriz coadjuvante.
“Simplesmente Complicado” é uma comédia romântica com Meryl Streep (Dúvida) interpretando uma mulher que depois de uma década de separação de seu marido, volta a se apaixonar pelo ex-marido (que agora está casado) e vivendo aventuras e confusões amorosas que não acreditava que pudessem acontecer. Steve Martin(Doze é Demais) e Alec Baldwin (30 Rock) completam o elenco principal.
“Contatos de 4º Grau” é baseado em fatos reais envolvendo desaparecimentos não resolvidos no Alasca. O filme mostra que apesar de diversas investigações feitas pelo FBI, a verdade nunca foi revelada. Mas quando a psicóloga Dr. Abigail Tyler começa a gravar suas sessões com pacientes traumatizados, acaba descobrindo as mais perturbadoras evidencias de abduções alienígenas, jamais reveladas ao público. No elenco, Milla Jovovich (Resident Evil).


QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
FILMES MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁVARES
“Um Olhar do
Paraíso” Muito Bom Bom Muito Bom
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“O Lobisomem” Razoável Fraco Fraco
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Guerra ao
Terror” Bom Muito Bom Bom
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Idas e Vindas
do Amor” Razoável - -
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“O Planeta
Proibido” Muito Bom Excelente Muito Bom
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Flash Gordon
No Planeta Mongo” Bom Bom Bom
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“500 Dias com
Ela”(DVD) Bom Muito Bom Muito Bom
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Salve Geral”(DVD) Razoável Bom Bom
------------------------------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A distribuidora Paris Filmes lançará no Brasil o documentário “Carrier”, produzido pelo ator e diretor Mel Gibson, que foi filmado no navio USS Nimitz durante os seis meses em que esteve no Golfo Pérsico. A produção acompanha um grupo de integrantes da embarcação às voltas com seus trabalhos, famílias e a guerra contra o terror. O título venceu o prêmio Emmy de Melhor Fotografia em Documentários por um de seus episódios, intitulado “Ritos de Passagem”. O DVD chegará ao mercado embalado em uma lata diferenciada e acompanhado de camiseta especialmente confeccionada para o lançamento.
* A cerimônia do “Oscar”, o maior prêmio do cinema americano, será no dia 07/03. Por isso, a ACCPA fará no Cineclube Alexandrino Moreira, no dia 01/03, em parceria como IAP, a exibição do premiado “Noivo Neurótico Noiva Nervosa” de Woody Allen para em seguida promover um debate entre os críticos associados e o público presente sobre o “Oscar”. A intenção é levar ao público diferentes opiniões sobre o prêmio. O filme de Woody Allen será exibido às 19 h e o debate será feito logo em seguida.
*De 15 26 de março, estarei ministrando um curso de Crítica Cinematográfica. Os assuntos abordados no curso: História do Cinema, Linguagem Cinematográfica, Elementos da Obra Cinematográfica, Indústria/Arte/Mercado (definições e diferenças), Olhar Crítico sobre o Cinema e o papel do Crítico de cinema nos tempos modernos: qual a função do crítico de cinema hoje. O curso terá também exibição de cenas de filmes como “O Encouraçado Potemkim” (foto) para posterior debate. O horário do curso será das 15 às 18 h com carga horária de 30 horas. Maiores informações na CAIANA FILMES,Tel: (91)33434254/33434252.
*Os roteiristas Chris McCoy e Jan Pinkava comandam a animação “Little White Lie” para a Laika Entertainment, empresa que produziu “Coraline e o Mundo Secreto”, filme indicado ao Oscar 2010. Pinkava foi autor e codiretor de “Ratatouille” da Pixar, além de colaborar em outros sucessos do estúdio como “Monstros S.A” eToy Story 2”.
*”O Escritor Fantasma”, filme que rendeu a Roman Polanski o Urso de Prata de melhor diretor no recém encerrado Festival de Berlim, já tem data de estreia nos cinemas brasileiros: 1º de maio. O longa-metragem ganhou também um título nacional, que nada mais é do que sua tradução literal. Outra novidade é a mudança na distribuidora do filme no Brasil: anteriormente era a Europa Filmes, agora é a Paris Filmes que vai distribuir o filme em todo país.
*Uma situação inusitada cerca o lançamento do filme “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton. A decisão da produtora Walt Disney em diminuir o período da janela entre os lançamentos do filme nos cinemas e em DVD/Blu-ray, de 16 para 12 semanas, tem gerado protestos dos exibidores especialmente na Europa e por isso alguns deles já anunciaram que pretendem boicotar o filme, sem exibi-lo em suas salas.A polêmica deve continuar até o lançamento do filme no início de abril.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/. Meu endereço no Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“UM OLHAR DO PARAÍSO”
de Peter Jackson. Com Rachel Weizs e Mark Whalberg. Peter Jackson consolidou sua carreira como o diretor com a grande produção “o Senhor dos Anéis”, baseado no livro de grande sucesso mais que nunca tinha tido uma versão cinematográfica tão completa. Logo em seguida a este sucesso, Jackson se voltou a uma velha idéia: refilmar o clássico “King Kong”. O resultado foi mais um show de efeitos especiais do que realmente uma nova versão de um grande filme. Agora, numa tentativa de mudar o rumo de sua carreira, ele dirige “Um Olhar do Paráiso”, baseado no livro de Alice Sebold. Um drama que conta a história de uma adolescente assassinada aos 14 anos que mostra todo o desenvolvimento da sua tragédia através de seus olhos, de sua percepção, de um mundo transitório onde seu espírito espera o momento certo para continuar seu caminho. Até metade do filme, Jackson consegue belos momentos mostrando todas as variações emocionais da menina, de seus pais, de seu assassino, usando com criatividade os efeitos especiais (elemento bem característico da obra de Jackson e que normalmente é muito criticado por quem não valoriza seu trabalho como diretor) para mostrar com sensibilidade o mundo em que ela se encontra após sua morte. Até aqui, tudo é controlado, sem exageros emocionais. A vida como ela é, do ponto de vista do espírito de uma adolescente morta que ainda não sentiu a perda da sua vida. Momentos interessantes surgem como cenas bem escritas envolvendo a personagem da menina, seus pais e o seu assassino. Mas chegando próximo ao final, o filme dá uma breve reviravolta focando na questão da descoberta do assassino, criando um suspense e uma trama quase que à parte, voltando a focar no sentido da vida e da morte da menina somente nos momentos finais. Esta “dúvida” em fazer um drama existencial ou um filme de suspense a partir de uma tragédia, quebra toda a narrativa do filme. Mesmo que em alguns momentos o filme se prenda em alguns “clichês” de filmes deste gênero, acredito que o maior problema de Jackson foi não ter se aprofundado nas questões da personagem principal quando poderia dar mais força as suas interpretações sobre a vida e sobre o que ela percebe após a sua morte. Dessa forma, fica a impressão que o filme poderia ser melhor, mas significativo, mais pertubador. Afinal, a história permitia isso. Mesmo assim, “Um Olhar do Paraíso” é um bom trabalho. É uma obra que nos faz refletir e rever pequenos e grandes conceitos que podemos ter da vida e da morte. E se o filme conseguiu isso, apesar de suas deficiências, já merece ser visto.

DICAS DA SEMANA
TV POR ASSINATURA
: “Cinzas no Paraíso” (Telecine Cult) é o primeiro filme do cineasta Terrence Malick (Além da Linha Vermelha/Terra de Ninguém) e logo na estréia seu talento surgiu de forma marcante. Aclamado pela crítica mundial na época, com uma bela fotografia (Nestor Almendros) e excelente direção, “Cinzas no Paráiso” é um filme obrigatório. No elenco, Richard Gere e Brook Adams.
TRILHAS SONORAS: A boa comédia romântica “500 Dias com Ela” chegou nas locadoras e tem uma trilha sonora com ótimas canções de Regina Spektor (“Us”), The Clash (“Train in Vain”), The Smiths (“Please, Please, Please, Let Me Get What Want) e Wolfmother (Vagabond). A trilha sonora completa vale a pena ser ouvida.
NA INTERNET: Quem curte lembrar ou quer saber de seriados e desenhos antigos exibidos na TV, pode acessar o site http://retrotv.uol.com.br/ onde poderá encontrar um pouco da história de seriados que marcaram várias gerações como “Columbo” e “Capitão Marvel” e também de desenhos como “Space Ghost”. Aproveite.
VALE A PENA VER DE NOVO: A grande atriz Meryl Streep está com filme novo no circuito comercial e por isso, vale a pena ver de novo alguns de seus melhores trabalhos como “A Escolha de Sofia”(1983)(foto), “Manhattan”(1979), “Kramer Vs. Kramer”(1979) e “Ironweed”(1987). Meryl Streep é a maior atriz em atividade no cinema de hoje.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã, dia 01/03 em parceria com a ACCPA, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” de Woody Allen. É um dos melhores filmes deste grande diretor e que ganhou o “Oscar” de melhor filme, diretor, roteiro original e atriz em 1977.Em seguida, haverá um debate sobre o prêmio “Oscar” entre os críticos da ACCPA e o publico presente.
- Cineclube Pedro Veriano: No dia 30/03, terça-feira, será exibido “A Noite Americana” de François Truffaut dentro da mostra “Cinema sobre Cinemas”. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. O CC Pedro Veriano fica na Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Nazaré).
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje encerra a Mostra “O MELHOR DO FESTCINE BELÉM” com a exibição do filme nacional “Wood e Stock”. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão Aventura, promovida pela ACCPA, será exibido hoje às 16 h o clássico de ficção-científica “O Planeta Proibido” e os primeiros episódios do seriado “Flash Gordon no Planeta Mongo”. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23