terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CINE TROPPO DOMINGO DIA 07/02/10


CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Premonição 4”, “High Scholl Music – O Desafio” e “Do Começo ao Fim”.
“Premonição 4” é mais uma sequência da série que faz sucesso nos cinemas e locadoras do mundo inteiro. Desta vez Nick (Bobby Campo) e seus amigos vão assistir a uma corrida de carros, quando um deles, a quase 300 km/h, bate e explode na platéia, causando a morte de dezenas de pessoas. Nick percebe que isso foi uma de suas premonições e terá de fazer de tudo para salvar sua vida. O filme está sendo lançado em alguns cinemas em 3D, exceto Belém que ainda não tem uma sala com esta tecnologia de exibição
“High Scholl Music – O Desafio” é a versão brasileira para o cinema do sucesso do Disney Channel. A história original foi escrita especialmente para o cinema, e a direção ficou por conta de César Rodrigues (Uma professora muito Maluquinha). Os participantes do filmes são os ganhadores do concurso da Disney “High School Musical: A Seleção”. No elenco, Wanessa Camargo, Tereza Seiblitz, Débora Olivieri, Herbert Richers Jr., Gisele Batista e Paula Barbosa.
“Do Começo ao Fim” tem no elenco Julia Lemmertz, Fábio Assunção e Louise Cardoso. O filme conta a história da médica Julieta (Lemmertz). Ela tem dois filhos: Francisco, com o primeiro marido o empresário Pedro; e Thomás, com o atual marido, o arquiteto Alexandre (Fabio Assunção). Rosa (Louise Cardoso) é a melhor amiga de Julieta. Os dois meninos têm uma diferença de idade de seis anos mais com o tempo e novos fatos em suas vidas, eles acabam desenvolvendo uma relação mais intima do que o normal. A direção é de Aluizio Abranches, diretor de “Um Copo de Coléra”.

QUADRO DE COTAÇÕES/ACCPA
FILMES
“Abraços Partidos”
Marco Moreira: Excelente
Pedro Veriano: Muito Bom
Luzia Álvares : Muito Bom
--------------------
“Avatar”
MM : Bom
PV :Bom
LA :Bom
-------------------
“O Fim da Escuridão”
MM :Razoável
PV : Razoável
LA :Razoável
-------------------
“Amor Sem Escalas”
MM : Bom
PV : Muito Bom
LA : Muito Bom
------------------
“Simonal – Ninguém
sabe o Duro que
Eu deu” (DVD)
MM : Muito Bom
PV : Muito Bom
LA : Muito Bom
-------------------
“Teorema”(DVD)
MM : Muito Bom
PV : Razoável
LA : Muito Bom
-------------------
“Se Beber, Não Case”
(DVD
MM : Razoável
PV : Bom
LA : Bom
-------------------
“O Sequestro do
Metro 123”(DVD)
MM : Razoável
PV : Razoável
LA : Razoável
------------------


SUPERNOVAS
*O mais novo longa-metragem de Roman Polanski, o suspense “The Ghost Writer”, será lançado no Brasil pela Europa Filmes. Estrelado por Ewan McGregor, Kim Kratall e Pierce Brosnan, o filme terá sua pré-estreia mundial na competição do Festival de Berlim, onde será exibido no dia 12 de fevereiro. Outros filmes da mostra principal que já tem distribuição no Brasil são : “A Ilha do Medo” de Martin Scorsese, que será lançado pela Paramount dia 05/03 no Brasil; “The Kids Are All Right”, de Lisa Cholodenko, comprado pela Imagem Filmes; e a animação “L’illusioniste”, de Sylvain Chomet (de “As Bicicletas de Belleville”), inspirada em um roteiro de Jacques Tati, que tem distribuição da PlayArte.
*A atriz Kate Beckinsale (“Terror na Antártida) retorna à franquia “Anjos da Noite”.O novo filme será rodado em 3D, e terá Beckinsale novamente como a vampira Selene. John Hlavin, roteirista da série policial de TV “The Shield”, é responsável pelo roteiro. Len Wiseman (Anjos da Noite 1 e 2) retorna à direção. O filme deve estrear mundialmente no dia 21 de janeiro de 2011.
*A produtora Death Ray Films e a Lakeshore Entertainment confirmaram para Julho o ínicio das filmagens de “I, Frankenstein”, adaptação dos quadrinhos que deve chegar aos cinemas em 2011.O profissional dos efeitos visuais Patrick Tatopoulos, que dirigiu “Anjos da Noite 3 - A Rebelião”, vai comandar o projeto.”I, Frankenstein' reúne monstros clássicos da literatura em um só roteiro, colocando em cena o Lobisomem, Drácula, a Noiva do Frankenstein e, o próprio Frankenstein. Tudo isto em um cenário obscuro, como a Gotham City moderna.
*A exibição de “Corações e Mentes” de Peter Davis no Cineclube Alexandrino Moreira lotou o auditório do IAP na última segunda-feira. Foi excelente a presença do publico e sua participação no debate que se seguiu junto com os críticos da ACCPA. O próximo programa será com o filme “Paisagem na Neblina” de Theo Angelopoulos, dia 22/02. Para março, estão sendo agendadso filmes dos diretores Jean Luc-Godard e Werner Herzog. Para ficar por dentro da programação do Cineclube Alexandrino Moreira acesse o blog http://cineclubealexandrinomoreira.blogspot.com/
* Três grandes lançamentos em DVD devem animar os cinemaníacos mais exigentes nas próximas semanas: “Crise”, primeiro filme dirigido pelo mestre Ingmar Bergman realizado em 1946 (filme inédito no circuito brasileiro), “O Espírito da Colméia” de Victor Érice realizado em 1973 com Ana Torrent (Cria Cuervos) e “A Roda”, filme inédito de Abel Gance (diretor do clássico “Napoleão”) produzido em 1926. Estes filmes já são destaques neste ano que se inicia e merecem toda a atenção que quem gosta de cinema. Estes filmes devem estr chegando nas locadoras agora em fevereiro.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/. Meu endereço no Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.
CRÍTICA/Cinema
“ABRAÇOS PARTIDOS”
de Pedro Almodovár. O Cinema de Pedro Almodovár é um cinema diferenciado. Desde seus primeiros filmes, seus primeiros sucessos de crítica como “O Matador”, “A Lei do Desejo” e “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, se percebe sua preocupação com personagens que realmente existam e sejam próximos da realidade do espectador. Dessa forma, sua obra vem numa evolução tranqüila, normal, de quem realmente começa a entender o cinema como arte e como forma de expressão de seu pensamento. Fortemente inspirado pelos melodramas do cinema americano de diretores como Douglas Sirk, Almodovár em cada filme procura contar uma história de paixão e dúvida pelos caminhos que a vida oferece. Aqui, o cineasta Mateo Blanco sofre um acidente e perde a visão e ao mesmo tempo, seu grande amor. Ao viver de suas memórias, ele busca uma forma de sobrevivência masi é emergindo no seu passado e descobrindo novos fatos da sua vida é que ele consegue entender a diferença entre a vida e a arte que ele escolheu para expressar seus pensamentos: o cinema. Narrado dentro do seu estilo próprio de contar uma história, o novo filme de Almodovár é magnificamente bem filmado e construído e vai tomando caminhos inesperados e ao mesmo tempo com atitudes previsíveis de seus personagens quando estes se deparam coma pressão de decidir por uma vida idealizada ou uma vida real. No final, Mateo Blanco somos todos nós, com suas dúvidas e buscas e é isso que faz de Almodovár um cineasta de talento que vive seu tempo plenamente, dando ao cinema um ar de humanismo raro e cada vez mais fascinante. Um Almodovár menor, repetitivo ? Não. “Abraços Partidos” é a prova da maturidade de um diretor que sabe o que contar e mergulha fundo nessa intenção procurando levar junto todos nós espectadores para seus dramas e dúvidas constantes. Entre os destaques, além do próprio roteiro e a direção, destaco Penelope Cruz em mais uma grande atuação e a fotografia do filme, que trabalha com as cores de forma sensível, inteligente, e que interage com os sentimentos expostos pelos personagens. Não perca. É Almodovár. É cinema.

“OSCAR” 2010
Esta semana foram anunciados os filmes que vão concorrer ao “Oscar” 2010. “Avatar” e “Guerra ao Terror” foram os filmes com maior indicações. Confira aqui algumas indicações importantes que serão destaque na cerimônia de entrega do prêmio no dia 06 de março:
Melhor Filme:Avatar/Um Sonho Possível/Distrito 9/Educação/Guerra ao Terror/Bastardos Inglórios/Preciosa/Um Homem Sério/Up - Altas Aventuras/Amor sem Escalas
Melhor Diretor:Quentin Tarantino(Bastardos Inglórios)/Kathryn Bigelow(Guerra ao Terror)/Lee Daniels (Preciosa - Uma História de Esperança)/James Cameron(Avatar)/Jason Reitman(Amor sem Escalas)
Melhor Filme estrangeiro:Ajami (Israel)/O Segredo de seus Olhos (Argentino)/A Teta Assusta (Peru)/O Profeta (França)/A Fita Branca(Alemanha)
Melhor Atriz:Sandra Bullock(Um Sonho Possível)/Helen Mirren( Last Station)/Meryl Streep( Julie e Julia)/Carey Mulligan(Educação)/Gabourey Sidibe(Preciosa - Uma História de Esperança)
Melhor Ator:Jeff Bridges(Coração Louco), Collin Firth(Um Homem Sério)/George Clooney(Amor sem Escalas)/Morgan Freeman(Invictus)/Jeremy Renner(Guerra ao Terror)
Ator Coadjuvante:Matt Damon( Invictus)/Woody Harrelson(O Mensageiro)/Christopher Plummer(The Last Station)/Stanley Tucci(Um Olhar no Paraíso)/Christoph Waltz, por Bastardos Inglorios
Atriz Coadjuvante:Penélope Cruz(Nine)/M'onique(Preciosa - Uma História de Esperança)/Vera Farmiga(Amor sem Escalas)/Maggie Gyllenhaal(Coração Louco)/Anna Kendrick(Amor sem Escalas)

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe dia 22/02 em parceria com a ACCPA, o filme “Paisagem na Neblina” de Theo Angelopoulos, considerado um dos grandes filmes da história do cinema. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após o filme, o tradicional debate entre o público e os críticos da ACCPA.
- Cineclube Pedro Veriano: No dia 23/02/10, terça-feira, será exibido “Barton Fink” dos irmãos Cohen. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. O CC Pedro Veriano fica na Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Nazaré).
- Espaço Municipal Cine Olympia: Continua em exibição o clássico “Grandes Esperanças” de David Lean. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão Aventura, promovida pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) será exibido hoje às 16h, o filme “O Lobisomem”, clássico de 1941 e os episódios finais de “As Aventuras do Capitão Marvel”. A entrada é franca.
- Cine Líbero Luxardo: Continua em exibição “Abraços Partidos” de Pedro Almodovár com Penélope Cruz no elenco. O filme está sendo exibido desde quinta-feira sempre às 19:30 e deve ser exibido novamente na semana que vem. Não deixe de ver.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23