domingo, 21 de fevereiro de 2010

CINE TROPPO DOMINGO DIA 21/02/10


CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Um Olha no Paraíso” e “Idas e Vindas do Amor”.
“Um Olhar no Paraíso” é baseado no livro de grande sucesso de Alice Sebold e tem na direção o cineasta Peter Jackson (O Senhor do Anéis/King Kong).Em dezembro de 1973, Susie Salmon voltava da escola para casa quando foi assassinada. Ela tinha apenas 14 anos. Depois de morta, Susie continua a velar por sua família – enquanto seu assassino permanece solto. Presa em um extraordinário e misterioso espaço entre a Terra e o Céu, a menina descobre que precisa escolher entre a busca por vingança e o desejo de ver seus amados seguirem em frente. O que tem início como um chocante homicídio leva a uma jornada visualmente criativa e repleta de suspense que, através dos laços de memória, amor e esperança, segue em direção a um desfecho surpreendente. No elenco, Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel), Mark Wahlberg (Os Infiltrados), Susan Sarandon (Os Últimos Passos de um Homem) e Stanley Tucci (Julia e Julie).
“Idas e Vindas do Amor” é um dos sucessos da atual temporada americana e já se cogita uma continuação. Aqui, um grande elenco foi reunido dentro de um enredo que segue histórias entrelaçadas de um grupo de moradores de Los Angeles enquanto encontram o caminho para o amor, durante as comemorações do Dia dos Namorados. No elenco, Jessica Alba, Jessica Biel, Bradley Cooper, Eric Dane, Patrick Dempsey, Hector Elizondo, Jamie Foxx, Jennifer Garner, Topher Grace e Anne Hathaway. A direção é de Garry Marshall (Uma Linda Mulher/'O Diário da Princesa).

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
FILMES MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁVARES

“Abraços
Partidos” Excelente Muito Bom Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------------
“Percy Jackson” Razoável - -
-------------------------------------------------------------------------------
“O Lobisomem” Razoável Fraco Fraco
-------------------------------------------------------------------------------
“Aviso aos
Navegantes” Bom Bom Bom
-------------------------------------------------------------------------------
“Crise”(DVD) Excelente Muito Bom Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------------
“O Condenado”
(DVD) - Muito Bom Muito Bom
-------------------------------------------------------------------------------
“A Viagem do
Capitão Tornado”
(DVD) Excelente Muito Bom -
-------------------------------------------------------------------------------
“O Espírito da
Colméia”(DVD) Excelente - -
------------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Players Blu-ray da Sony lançados recentemente terão capacidade de reproduzir filmes em Blu-ray 3D com uma atualização de software que estará disponível no próximo verão americano. Na mesma época, os estudios Sony, Disney e Dreamworks disponibilizarão seus primeiros títulos em discos Blu-ray 3D. Além da capacidade de reprodução do novo formato, os equipamentos da Sony recentemente lançados oferecem a possibilidade de se assistir filmes pela internet em sistema de streaming e o acesso a um banco de dados para consulta de informações sobre os elencos dos filmes. Também podem ser controlados por iPhone e iPod utilizando-se um aplicativo gratuito disponível no site iTunes.
*Penelópe Cruz, atriz de destaque nos mais recentes filmes de Pedro Almodovár, confirmou sua presença em "Melancholia", o novo filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier (Anticristo). Segundo o diretor, o filme será "um desastre psicológico, com toques de ficção científica". Lars von Trier tinha pensado em Penélope Cruz no filme desde o início do projeto. O diretor pretende lançá-lo durante o Festival de Cannes de 2011.
*”Duna”, Best-seller de ficção científica de Frank Herbert, terá uma nova versão cinematográfica e já ganhou um novo roteirista e trocou de diretor.O novato Chase Palmer, do ainda inédito “Number 13”, foi contratado para trabalhar no roteiro da produção.O diretor Peter Berg (Hancock) se desligou do projeto. Pierre Morel, de “Busca Implacável” (2008) com Liam Nielsen, entrou em seu lugar. A versão mais famosa de “Duna” foi dirigida por David Lynch, em 1984, num filme polêmico que não teve o resultado final aprovado pelo diretor.
* O diretor Quentin Tarantino, que concorre a 8 indicações ao Oscar 2010 por”'Bastardos Inglórios”, declarou esta semana na imprensa americana que pretende filmar um faroeste. Segundo ele, a idéia seria filmar um western no Texas, na época da escravidão.
* A cerimônia do “Oscar”, o maior prêmio do cinema americano, será no dia 07/03. Por isso, a ACCPA fará no Cineclube Alexandrino Moreira, no dia 01/03, a exibição do premiado “Noivo Neurótico Noiva Nervosa” de Woody Allen para logo em seguida promover um debate entre os críticos associados e o público presente sobre o “Oscar”. A intenção é levar ao público opiniões sobre o prêmio e discutir sua importância dentro do mercado produtor e exibidor mundial. O filme será exibido às 19 h e o debate será feito logo em seguida.
*O próximo “Homem-Aranha” será em 3D. Segundo os produtores, "Homem-Aranha será um grande filme em 3D e deverá ser um dos maiores sucessos da história do cinema usando esta tecnologia. Nest e novo filme, Sam Raimi, diretor dos filmes anteiores da franquia não estará presente e o novo diretor contratado é Marc Webb (500 Dias Com Ela).
*Depois da nova versão de “Sherlock Holmes”, o produtor Lionel Wigram, pretende trabalhar em outro clássico. Wingram fechou com a Warner Bros. para produzir a nova versão de “Os Três Mosqueteiros” de Alexandre Dumas. A Warner e Wingram pretendem modernizar a história, que já possui várias versões no cinema.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/. Meu endereço no Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“O LOBISOMEM
” de Joe Johnston. Com Benicio Del Toro, Emily Blunt e Anthony Hopkins. As refilmagens que eventualmente Hollywood promove de grandes clássicos do cinema devido a falta de criatividade do momento ou pela possibilidade de um faturamento garantindo nas bilheterias, nem sempre resultam em trabalhos interessantes. Não cabe aqui nenhum preconceito. Mas com alguns cineastas de hoje que priorizam a imagem e deixam o roteiro como elemento secundário, não se tem muito o que esperar. E em “O Lobisomem”, o inevitável aconteceu. Independente da confusão que foi a produção quando o diretor original acabou dando sua vaga para Joe Johnston poucos meses antes do lançamento do filme, percebe-se que a tentativa de se retratar os elementos originais do filme de 1941 somados a uma nova história, nitidamente comprometida com um apelo mais comercial, seria um fracasso. Um fracasso que nem a montagem, nem os efeitos especais e nem o talento de bons atores como Benício Del Toro e Anthony Hopkins poderiam salvar. Sem dar a importância devida a uma história rica de caminhos que poderiam render uma refilmagem moderna e atualizada, “O Lobisomem” é um filme sem brilho, previsível. O cinema moderno ainda está fica devendo uma versão à altura deste personagem enigmático.
“Guerra ao Terror” de Kathryn Bigelow. Com Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce e Ralph Fiennes. “A Guerra é uma droga”. Assim começa essa versão americana sobre a guerra. A intenção de mostrar o dia a dia dos soldados americanos de um esquadrão anti-bombas é interessante. Seus dramas, seus conflitos, suas individualidades, suas ignorâncias sobre o contexto político da guerra, está tudo aqui. Bem filmado, bem fotografado, com câmera manual, trêmula, dentro do conflito. Mas os outros personagens desta história, são basicamente rotulados como o “mal” e não “merecem” ser mais do que isto. A guerra é contra quem ? E porque? Temos isso no filme? Sem ligar muito para esse lado, a diretora Kathryn Bigelow quis fazer um filme politicamente correto mais que fica incompleto e tendencioso na medida que não relata os dramas dos outros personagens envolvidos no conflito. Por que será ? Neste sentido, a frase do início do filme deveria ser outra : “A verdade é a primeira vítima de uma guerra”. Frase que podemos encontrar em filmes que realmente tratam do tema com seriedade como o documentário “Corações e Mentes” de Peter Davis.

DICAS DA SEMANA
DVD/FILME: “Crise” é o primeiro filme dirigido pelo mestre do cinema Ingmar Bergman. O filme foi realizado em 1946 e estava inédito no mercado brasileiro. Vale a pena conhecer este primeiro longa-metragem do grande Bergman que depois várias inúmeras obras-primas que marcaram o cinema como “O Sétimo Sêlo”, “Persona” e “Gritos e Sussurros”.
LIVRO: “Como a Geração Sexo., Drogas e Rock ´n´Roll Salvou Hollywood “ é um livro obrigatório. Aqui, o autor Peter Biskind relata como uma nova geração de cineastas no final dos anos 60 iniciou uma forte transformação em Hollywood. Apresentando entrevistas com diretores, produtores e outros envolvidos, o livro conta histórias interessantes de artistas como Francis Coppola, Martin Scorsese, George Lucas e Robert Altman.
BLU-RAY: “Os Intocáveis” (Edição de Colecionador) de Brian de Palma é um dos melhores lançamentos em Blu-Ray. Além da qualidade excepcional das imagens em alta resolução, os extras trazem boas informações como a história da produção do filme e um documentário.
DVD/SHOW: Entre tantos lançamentos de shows ao vivo e em estúdio que tem aparecido em vários formatos, indico o DVD “Cat Stevens : Tea for the Tillerman”, gravado em 1971 num estúdio para uma pequena platéia onde o cantor e compositor Cat Stevens interpreta algumas das canções do álbum “Tea for the Tillerman”, um de seus melhores trabalhos. No set list, belas canções como “Wild World”, “Father and SDon” and “Hard Headed Woman”.

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe dia 01/03 em parceria com a ACCPA, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” de Woody Allen. Em seguida, haverá um debate sobre o prêmio “Oscar” entre os críticos da ACCPA e o publico presente. “Paisagem na Neblina” de Theo Angelopoulos que estava programado para esta semana, será exibido em março.
- Cineclube Pedro Veriano: No dia 23/02, terça-feira, será exibido a obra-prima “Barton Fink” dos irmãos Cohen. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. O CC Pedro Veriano fica na Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Nazaré).
- Espaço Municipal Cine Olympia: Até hoje será exibido o filme nacional “Aviso aos Navegantes” com Oscarito e Grande elenco. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão Cinemateca, promovida pela ACCPA será exibido hoje às 16 h o clássico “Este Mundo é um Hospício” de Frank Capra. Entrada Franca.
- Cine Estação: Nos dias 24 e 25/02 (às 18:00 e 20:30 h), será exibido novamente o filme “O Solista” com Jamie Foxx e Robert Downey Jr. no elenco. O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Ayers e acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo.A direção é de Joe Wright(Desejo e Reparação).
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição de “Abraços Partidos” de Pedro Almodovár. O filme será exibido às 19:30 h. No elenco, Penélope Cruz..

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23