CINE TROPPO DOMINGO DIA 27/09/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Apenas o Fim”, “Amantes” e “Pacto Secreto”.
“Apenas o Fim” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará).Uma garota abandona seus pais, seus amigos e o namorado, sem dar explicações, fazendo de tudo para fugir de sua vida comum. Mas, antes de partir, a moça resolve aparecer na faculdade pela última vez. Durante o caminho, os dois conversam sobre o relacionamento, lembrando o passado, imaginando o futuro e discutindo uma série de medos e questões envolvendo a geração da qual fazem parte. O filme seria exibido semana passada mais somente na última sexta-feira o filme entrou em cartaz.
“Amantes” tem na direção James Gray (do ótimo “Os Donos da Noite”). No filme, um homem que já tentou suicídios diversas vezes depois de um noivado interrompido há dois anos por problemas de saúde acaba conhecendo duas mulheres que começa a se relacionar, mudando sua perspectiva de vida. No elenco, Joaquin Phoenix (A Vila), Vinessa Shaw (De Olhos Bem Fechados) e Gwyneth Paltroiw (Homem de Ferro),. O filme está sendo apontado por vários críticos do sul do país como um dos melhores lançamentos do ano. Confira.
“Pacto Secreto” é uma refilmagem do filme com o mesmo título produzido em 1983.Depois que uma brincadeira não sai como o esperado, um grupo de amigas de uma fraternidade tenta encobrir a morte de uma das moradoras, mas acabam sendo perseguidas por um serial killer, que ameaça enviar vídeos da noite do acidente para a polícia.

TOP 10 BRASIL
1. Up - Altas Aventuras 2. A Verdade Nua e Crua 3. Os Normais 2 4. Se Beber, Não Case5. O Sequestro do Metrô 6. Uma Prova de Amor 7. Falando Grego 8. A Órfã 9. Força G 10. Amantes

TOP 10 EUA
1. Tá Chovendo Hamburguer 2. O Desinformante! 3. I Can Do Bad All By Myself 4. Love Happens 5. Garota Infernal 6. 9 - A Salvação 7. Bastardos Inglórios 8. Maluca Paixão 9. Pacto Secreto 10. Premonição 4

SUPERNOVAS
*”Lua Nova”, sequência do sucesso “Crepúsculo”, promete ser um dos grandes sucessos de bilheteria do ano. Nos EUA, cinemas já registram sessões esgotadas do filme que será lançado no Brasil dia 20/11. Alguns cinemas americanos disponibilizaram a venda de ingressos antecipados para sessões do longa e já têm dezenas sessões completamente lotadas. No Brasil, incluindo Belém, deverá haver sessões de pré-estréia do filme à meia-noite do dia 20/11 com sessões matinais no primeiro final de semana do filme.
*A Europa Filmes informou que adquiriu os direitos para lançar no Brasil o longa “Lebanon”, ganhador do Leão de Ouro (Melhor Filme) no recente Festival de Veneza. A coprodução entre Israel, França e Alemanha, dirigida por Samuel Maoz é baseada em suas memórias quando serviu ao exército israelense em 1982, época da invasão no Líbano. O filme fez parte das seleções oficiais dos festivais de Toronto, Nova York, Londres e Pusan.
*O Cine Líbero Luxardo está temporariamente sem atividades por problemas técnicos. Espero que o cinema volte a funcionar o mais rápido possível, já que é um de nossos melhores espaços para exibição de filmes de fora do eixo comercial..
George Luca e Steven Spielberg pensam no quinto filme de Indiana Jones com a volta do ator Sean Connery. Segundo informações veiculadas pela imprensa americana, o roteiro do novo filme inclui o personagem de Connery que apareceu no terceiro filme da série.
*Matt Damon(Identidade Bourne) vai ser dirigido por Clint Eastwood ( Gran Torino ) no thriller “Hereafter”. A Warner Bros. mantém segredo sobre a história do longa e, no máximo, revela que o filme terá um clima similar de “O Sexto Sentido” . O roteiro foi escrito pelo indicado ao “Oscar” Peter Morgan (Frost/ Nixon ).
*A Europa Vídeo lança seis produtos especialmente destinados aos consumidores finais, para entrega no início do mês de novembro: “Calígula”(Edição Especial com 3 discos), “A Rainha” – Edição Dupla, Cinema Francês (com “Piaf – Um Hino ao Amor”, “O Escafandro e a Borboleta”, “Bonecas Russas” e “Persépolis”); Pack “Oscar” de Melhor Diretor (com “O Paciente Inglês”, “Menina de Ouro”, “Quem Quer Ser Um Milionário?” e “O Pianista”); Pack Carlos Saura (“Cria Cuervos”, “Mamãe Faz Cem Anos”, “Bodas de Sangue” e “Tango”) e Pack Woody Allen (com “O Escorpião de Jade”,” Igual a Tudo na Vida” e “Dirigindo no Escuro”).
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

MOVIECOM ARTE - 1 ANO
Ano passado, a rede de cinemas Moviecom iniciou em Belém o projeto Moviecom Arte, uma de suas melhores iniciativas do ponto de vista cultural para cidade de Belém. Dentro do projeto, a idéia é selecionar filmes em cópia digital para exibição de filmes que dificilmente seriam exibidos dentro do circuito comercial. Com o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), o critério de seleção dos filmes se baseia em títulos que foram premiados e/ou participaram de festivais importantes de cinema e filmes que foram elogiados pela crítica nacional ou internacional. Este ano, para exibição no projeto, também serão considerados filmes nacionais que foram elogiados e participaram de festivais nacionais e internacionais. Com esse projeto, a rede Moviecom procurou criar dentro da sua grade de programação um espaço para o cinemaníaco mais exigente que está constantemente procurando o melhor do cinema, que nem sempre se encontra no esquema do cinema comercial. Com isso, aos poucos, o Moviecom Arte tem conseguido formar uma platéia cativa, sempre interessada na sua programação e claro, sempre querendo mais. Como uma forma de valorizar o projeto, relembro ao leitor os filmes exibidos entre agosto de 2008 até agora:
- “O Escafandro e a Borboleta”de Julian Schnabel
- “Persepólis” de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
- “Sicko : SOS Saúde” de Michael Moore
- “Santiago” de João Moreira Salles
- “Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto” de Sidney Lumet
- “A Banda” de Eran Kolirin
-“La Leon” de Santiago Otheguy
- “Longe Dela” de Sarah Polley
- “A Morte de George W. Bush” de Gabriel Range
- “Paranóia Americana” de Jeff Renfroe
- “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias” de Cristian Mungiu
- “Allegro” de Christoffer Boe
- “Império dos Sonhos” de David Lynch
- “Caótica Ana” de Julio Mendem
- “Gomorra” de Matteo Garrone
- “Lemon Tree” de Eran Riklis
- “Ninho Vazio” de Daniel Burman
- “Brown Brunny” de Vincet Gallo
- “Ainda Orangotangos”de Gustavo Spolidoro
- “A Dança da Vida” de Juan Zapata
- “Cashback” de Sean Ellis
- “Glória ao Cineasta” de Takeshi Kitano
- “30 Quadros por Segundo” de Ed Radtke
- “Lanchonete Olympia” de Steve Barron
- “Gesto Obsceno”de Tzahi Grad
- “Hannah sobe as Escadas” de Joe Swanberg
- “White Palms” de Szabolcs Hajdu
- “O Carregador de Almas” de Conrad Clark
- “O Silêncio de Lorna” de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
- “Um Homem Perdido” de Danielle Arbid
- “Estamos Bem Mesmo sem Você” de Kim Rossi Stuart
- “Um Táxi para a Escuridão” de Alex Gibney
- “Entre os Muros da Escola” de Laurent Cantet
- “Novo Século Americano” de Massimo Mazzucco
- “O Sol” de Aleksandr Sokúrov
- “Alexandra” de Aleksandr Sokúrov
- “Canções de Amor” de Christophe Honoré
- “Inútil” de Zhang Ke Jia
- “Desonra” de Masahiro Kobayashi
- “Vocês Os Vivos” de Roy Andersson
- “A Partida” de Yojiro Takita
- “Vitus” de Fredi M. Murer
- “Moscou” de Eduardo Coutinho
- “De Repente Califórnia” de Jonah Markowitz
- “Apenas o Fim” de Matheus Souza
Numa avaliação geral, foram exibidos filmes de várias nacionalidades que revelaram o talento de novos cineastas e confirmaram a força do cinema como arte. Esperando contar com uma maior participação do público neste segundo ano do projeto, para os próximos meses estão agendados para exibição dentro do Moviecom Arte os seguintes filmes:
- “Palavra Encantada” de Helena Solberg
- “Anticristo” de Lars Von Trier
- “A Onda” de Dennis Gansel
- “A Janela” de Carlos Sorín
- “Simonal : Ninguém sabe o Duro que eu Dei”de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal
- “Coração Vagabundo” de Fernando Grostein Andrade
- “A Era da Estupidez” de Franny Armstrong
- “O Nome dela é Sabine” de Sandrine Bonnaire
- “Reze para o Diabo Voltar ao Inferno” de Gini Reticker

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Anjos e Demônios
2. Uma Noite no Museu 2
3. X-Men Origens: Wolverine
4. Velozes e Furiosos 4
5. Watchmen - O Filme
6. Presságio
7. 13º Distrito - Ultimato
8. Hannah Montana - O Filme
9. O Curioso Caso de Benjamin Button
10. Recém-Chegada
Fonte : 100% Vídeo

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã em parceria com a ACCPA, o filme “O Criado”de Joseph Losey, clássico do cinema inglês com roteiro de Harold Pinter. O filme será exibido como uma homenagem ao diretor Joseph Losey que este ano faria 100 anos.A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, acontecerá um debate entre o público e os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O próximo filme a ser exibido será “Rashomon” de Akira Kurosawa, dia 05/10. Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Continua a Mostra de filmes de Jovens Cineastas Franceses. O filmes desta semana é “Povoado Número Um” de Rabah Ameur-Zaimeché. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido hoje às 16 h, o clássico “A Canção de Bernadete” com Jennifer Jones no elenco. A Entrada é Franca.Confira a programação completa do Cine Olympia no site http://www.cinemaolympia.com.br/
- Cine Estação : Hoje à pedidos, às às 10h, 18h e 20h30 será exibido o filme “Sinédoque, Nova York” de Charlie Kaufman com Philip Seymour Hoffman , Catherine Keener e Jeniifer Jason Leigh. É o primeiro filme de Kaufman como diretor após o trabalho de roteirista em filmes excelentes como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18