segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 06/09/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Moscou”, “Up – Altas Aventuras”, “O Segredo do Metro 1 2 3” e “À Deriva”.
“Moscou” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme é dirigido por Eduardo Coutinho (Jogo de Cena). A história do filme se passa em Belo Horizonte, onde o Grupo Galpão e o diretor de teatro Enrique Diaz se dispuseram a enfrentar o desafio de “montar”, em três semanas, a peça “As três irmãs”, de Anton Tchekcov.O filme é composto de fragmentos dos workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve e nem terá estréia. Não perca.
“UP – Altas Aventuras” é o novo filme da Pixar Animation (Wall-E/Toy Story) Na animação, Carl Fredricksen, um vendedor de balões de 78 anos, finalmente realiza seu sonho de uma vida inteira partindo em uma grande aventura depois de prender milhares de balões à sua casa e voar para as florestas da América do Sul. Mas acidentalmente ele acaba levando nesta aventura um menino de 8 anos que se considera um explorador da natureza. O filme é dirigido por Pete Docter (Monstros S/A).O filme será exibido em cópias dubladas.
“O Segredo do Mêtro” é a refilmagem do filme “O Sequestro do Metrô” de 1974.Walterr Garber, um controlador de tráfego do metrô da cidade de Nova York, tem seu dia transformado em caos por um crime audacioso: o sequestro de um dos carros do metrô. O criminoso Ryder, líder de uma gangue de bandidos fortemente armados, ameaça executar os passageiros do carro, a menos que um enorme resgate seja pago no prazo de uma hora. No elenco, Denzel Washington e John Travolta.
“À Deriva”é dirigido por Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo). Búzios, início dos anos 80. Filipa é uma adolescente de 14 anos que passa as férias com seus pais e irmãos. A mãe está sempre embriagada e brigando com o marido. Já o pai está mais preocupado em concluir seu novo livro, o que o torna desleixado em relação aos problemas da famíia. No elenco, Vicent Cassel, Camille Belle e Déborah Bloch.

TOP 10 BRASIL
1. Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas 2. Se Beber, Não Case 3. Força-G 4. Arraste-me Para o Inferno5. Amantes 6. G. I. Joe - A Origem de Cobra 7. A Era do Gelo 3 8. Brüno 9. A Proposta 10. A Pedra Mágica

TOP 10 EUA
1. Premonição 4 2. Bastardos Inglórios 3. Halloween 2 4. Distrito 9 5. G.I. Joe – A Origem de Cobra 6. Julie & Julia 7. Te Amarei Para Sempre 8. A Pedra Mágica 9. Aconteceu em Woodstock 10. Força-G

SUPERNOVAS
*A distribuidora/produtora RioFilme anunciou seus investimentos no cinema brasileiro durante os próximos anos: R$ 79 milhões até 2012. Esta quantia envolve não apenas a produção de filmes, mas também o apoio à realização de filmes internacionais no Rio de Janeiro e o patrocínio de eventos (como o Festival do Rio). Entre os próximos projetos financiados pela Riofilme, estão o documentário “Tom Jobim – O Homem Iluminado”, o infantil “31 Minutos” e o drama “Anjos da Lapa”.
*A Partir desta semana, os estúdios Paramount, Warner, Sony e Lionsgate passarão a oferecer os primeiros downloads de filmes que poderão ser gravados em disco de DVD ou Blu-ray. Os downloads serão oferecidos através do serviço online Film Fresh, o que permitirá que o consumidor faça cópias no formato Divx, para reprodução em equipamentos Divx. O Divx traz embutido o seu próprio sistema de proteção de cópias, de forma que os filmes só possam ser reproduzidos em aparelhos específicos, que o consumidor precisa registrar para fazer os downloads. O material baixado da internet no formato poderá ser queimado em discos de DVD ou Blu-ray, ou mesmo transferido para drives USB de qualquer Mac ou PC com o software de reprodução Divx.
*A Warner promete para novembro o lançamento para venda de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Dirigido por David Yates, e novamente estrelado por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, o filme será lançado em DVD e Blu-ray. Os extras ainda não foram divulgados.
*Começou dia 01 de setembro apenas para convidados, a 66ª edição do Festival de Veneza, que ocorre até 12 de setembro na cidade italiana. “A Grande Guerra”, de Mario Monicelli foi exibido na Arena di Campo. O filme foi indicado ao “Oscar” de Filme Estrangeiro em 1960.
*John Lasseter, dos estúdios Walt Disney Animation e Pixar Animation, receberá o prêmio “Leão de Ouro” especial pelo conjunto da obra no 66º Festival de Cinema de Veneza. O tradicional evento italiano convidou o diretor George Lucas para entregar a estatueta a Lasseter, no dia 6 de setembro, em uma cerimônia no lendário Palazzo Del Cinema.
*A Paramount Pictures Brasil confirmou hoje que o diretor Quentin Tarantino virá ao Brasil para divulgar “Bastardos Inglórios”. Tarantino vai encerrar o Festival do Rio com a exibição de seu novo filme protagonizado por Brad Pitt.
*“Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei”, filme nacional sobre a vida do cantor Simonal, está programado para setembro dentro do projeto Moviecom Arte que completou um ano de exibições na rede Moviecom agora em agosto. Neste segundo ano do projeto, a idéia é ampliar a programação dos filmes selecionando também filmes brasileiros inéditos nos cinemas de Belém.
*A Sony começou a pré-venda, esta semana, de seu Blu-ray player fabricado no país (modelo BDP-S360), com preço de R$ 999. A entrega dos primeiros equipamentos está prevista para este mês.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

Crítica/Cinema
“UP – ALTAS AVENTURAS” de Peter Docter. A Pixar Animation é responsável por uma verdadeira revolução no cinema. Desde seus primeiros trabalhos até seus maioress sucessos, a Pixar mostrou que é possível somar qualidade com entretenimento, diversão com reflexão, forma com conteúdo. Fora a questão da evolução tecnológica que seus filmes ajudaram a desenvolver, a Pixar sempre valorizou uma boa história que pudesse conquistar o público infantil e o público adulto ao mesmo tempo. Fugindo um pouco da fórmula um pouco desgastada dos desenhos animados, várias produções de alto nível foram chegando aos cinemas desde meados dos anos 90 até agora, num crescendo de qualidade técnica e sensibilidade artística. Nesse período, só para citar alguns títulos, sucessos de público e crítica como “Toy Story”, “Vida de Inseto”, “Procurando Nemo”, “Monstros S/A” e “Wall-E” ajudaram a reforçar o símbolo de qualidade que a Pixar faz questão de ter. “Up – Altas Aventuras” é o novo trabalho da Pixar que chegou aos cinemas esta semana. No filme, um homem de idade avançada finalmente consegue concretizar um antigo sonho seu e de sua falecida esposa: prender milhares de balões à sua casa e voar para as florestas da América do Sul procurando chegar numa espécie de paraíso. Mas acidentalmente, um menino de 8 anos acaba embarcando na viagem, revelando conflitos, aprendizados, e lições que ambos nunca se esquecerão. A partir destes dois personagens, o novo e o velho se confrontam de forma sensível, com um mostrando um novo mundo para o outro em meio a decepções e encontros com novos amigos que vão ajudar a mostrar que a aventura que eles vivem é muito mais que uma simples realização de um sonho, mas sim, uma nova forma de viver a vida. Os primeiros 30 minutos do filme são perfeitos na construção dos personagens com o diretor conseguindo resumir toda a vida deste homem de idade e seus sonhos de forma poética e encantadora. Talvez no meio do filme, com o surgimento de alguns personagens, o filme perca um pouco do seu tema mais no final, a questão da realização do velho sonho e de novos sonhos que surgem para estes personagens é retomada e o filme termina com uma mensagem de esperança e renovação, típicas dos filmes da Pixar. Numa produtora que procura sempre buscar a evolução nos seus trabalhos, é difícil manter o nível de qualidade tão alta a partir de filmes fantásticos como “Wall-E” e este exigência do público e da crítica sempre será constante. Mas se deixarmos de lado algumas falhas de “Up”, veremos na história momentos que claramente se tornarão clássicos da animação e que com certeza renovam nossas espectativas de que muitos filmes bons ainda serão produzidos pela Pixar. Por isso, vale a pena sempre esperar os novos projetos que ainda estão por vir. Enquanto isso, aproveite o melhor de “Up” e reveja com esperança os seus sonhos, que afinal, nunca envelhecem.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Velozes e Furiosos 4
2. X-Men Origens: Wolverine
3. Recém-Chegada
4. Uma Noite no Museu 2
5. Gran Torino
6. Heróis
7. Milagre em Santa Anna
8. Eu te Amo, Cara
9. Um Ato de Liberdade
10. Che
Fonte : 100% Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Carmem” de Jean Luc Godard (Telecine Cult – Dias 04 e 06/09), “A Banda” (Telecine Cult – Dias 06 e 08/09), “O Bebê de Rosemery” de Roman Polansky (Telecine Cult – Dias 06 e 08/09), “Billy Elliot” de Stephen Daldry (Telecine Cult – Dias 07 e 10/09), “Desejo e Reparação” de Joe Wright (Telecine Cult – Dias 08 e 09/09), “Metrópolis” de Fritz Lang (Telecine Cult – Dias 07 e 08/09), “Maria Cheia de Graça” (Telecine Cult – Dias 08 e 09/09), “O Baile” de Ettore Scola (Telecine Cult – Dia 11/09) e “Despedida em Las Vegas” de Mike Figgis (Telecine Cult – Dias 11 e 12/09)

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe dia 13/09, em parceria com a ACCPA, o filme “Idade de Ouro” de Luis Buñuel, um clássico do cinema surrealista. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, acontecerá um debate entre o público e os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará).Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Continua em exibição o filme françês “Wesh Wesh O Que Foi ?”. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido no domingo dia 13/09 às 16 h o clássico do cinema “A Paixão de Joana DÁrc”, clássico do cinema mudo de Carl Dreyer. Entrada franca.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição de “W”, filme de Oliver Stone baseado na vida do ex-presidente americano George W. Bush.. No elenco, Josh Brolin, Thandie Newtonn e Richard Dreyfuss. O filme será exibido às 19:30 h.
- Cine Estação : Nos Dias 18/09 (às 18h e 20h30 h) e 20/09 (às 10h, 18h e 20h30) será exibido o filme “Sinédoque, Nova York” de Charlie Kaufman com Philip Seymour Hoffman , Catherine Keener e Jeniifer Jason Leigh. É o primeiro filme de Kaufman como diretor após o trabalho de roteirista em filmes excelentes como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” e “Quero ser John Malkovich.Ganhou o Prêmio Robert Altman e o de Melhor Filme de Estréia, no Independent Spirit Awards. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro. .
- Cine CCBEU: Confira a programação deste mês - Dia 10/09 - "Soy Cuba" de Mikhail Kalatozov, Dia 17/09 - "Chinatown" de Roman Polanski e Dia 24/09 - "Underground" de Emir Kusturica. Os filmes serão exibidos às 18:30 h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23