domingo, 4 de outubro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO 04/10/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Simonal:Ninguém Sabe o Duro que eu Dei”, “Salve Geral”, “Gamer” e “Tá Chovendo Hamburger”.
“Simonal: Ninguém Sabe o Duro que eu Dei” é o filme da semana no projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará).O filme acompanha a carreira e a vida do cantor Wilson Simonal. De origem pobre, ele conquistou o público na sua época pela sua voz, carisma e talento. Com o golpe militar de 1964, Simonal tornou-se vítima de várias histórias, aliada a erros em sua vida pessoal. Por isso, experimentou um período de ostracismo na carreira artística, retomada de uma forma decadente por volta de 2000, pouco tempo antes de sua morte.
“Salve Geral” é o filme nacional que foi indicado para concorrer as indicações finais ao “Oscar” de melhor filme estrangeiro ano que vem. A professora de piano Lúcia, uma mulher simples de classe média, passa por dificuldades financeiras e tem uma missão: tirar o filho adolescente Rafael da cadeia. Enquanto isso, a crise entre prisioneiros e o sistema carcerário se agrava, e o Comando Vermelho envia seu código: Salve Geral. E São Paulo vira um inferno. A direção é de Sérgio Rezende.
Em “Gamer”, num mundo futurista, prisioneiros têm suas vidas controladas por jogadores de um jogo virtual. Se o prisioneiro tiver um certo número de vitórias, ganha a liberdade. No elenco, Gerard Butler (300), Milo Ventimiglia e John Leguizamo.
Na animação “Tá Chovendo Hamburger”, um cientista tenta acabar com a fome no mundo. Ao menos para a população da pequena cidade de Chewandswallow, tudo parece perfeito quando começa a chover sopa, nevar purê de batatas e vem uma tempestade de hambúrgueres. O cientista só não imaginava que isso iria causar um problema de proporções globais.

TOP 10 BRASIL
1. Up - Altas Aventuras 2. A Verdade Nua e Crua 3. Os Normais 2 4. Se Beber, Não Case 5. O Sequestro do Metrô 6. Pequenos Invasores 7. Jogando com Prazer 8. Uma Prova de Amor 9. Pacto Secreto 10. Falando Grego

TOP 10 EUA
1) Tá Chovendo Hambúrguer 2. Substitutos 3. Fama 4. O Desinformante 5. I Can Do Bad All by Myself 6. Pandorum 7. Love Happens 8. Garota Infernal 9. 9 - A Salvação 10. Bastardos Inglórios

SUPERNOVAS
*De 9 a 15 de outubro, a distribuidora MovieMobz apresentará o “Festival Metropolitan de Óperas” com a exibição de seis espetáculos inéditos. São eles “O barbeiro de Sevilha” de Rossini, “A filha do Regimento” de Donizetti, “La Bohème” de Puccini, “Eugene Onegin” de Tchaikovsky, “I Puritani” de Bellini, e a contemporânea “Dr. Atomic” de John Adams. Além das seis inéditas, haverá ainda a reapresentação de “Madame Butterfly” de Puccini, sucesso de público em sua primeira exibição no Brasil, com 7 mil espectadores em apenas três noites. Com projeção em alta definição e som 5.1, as exibições estão garantidas em pelo menos nove cidades do país, e vão servir como aperitivo para a temporada 2009/10 do Met, que acontecerá de novembro a maio.
*O diretor Daniel Filho já escolheu o ator que protagonizará o filme “Roque Santeiro“ baseado na novela exibida em 1985 pela Rede Globo. Lázaro Ramos viverá Roque Santeiro, personagem eternizado por José Wilker. O filme será lançado ano que vem.
*O ator Danny Trejo (Machete) está no elenco da refilmagem “Predador”. Trejo revelou que ele e o produtor Robert Rodriguez irão trabalhar juntos. Eles já haviam colaborado em “Era Uma Vez no México” (2003). Nimrod Antal(Temos Vagas) será o diretor. Lançamento previsto para 9 de julho de 2010, auge do verão americano.
*A Variety revelou que o personagem “Popeye” ganhará um longa-metragem em 3D nos cinemas. A Marvel adquiriu os direitos autorais do famoso desenho e quer utilizar a animação 3D.Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 por Max Fleischer.Popeye e já tem uma versão musical produzida para o cinema em 1980, dirigida por Robert Altman(Nashville).
*Marcado para estrear mundialmente no dia 28 de outubro, o documentário “Michael Jackson’s This is It” contará com mais de 15 pré-estreias simultâneas no dia 27 ao redor de todo o mundo, em cidades como Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Berlim e Seul.
*A refilmagem do terror “A Mosca” poderá ter na direção novamente David Cronenberg, que dirigiu a refilmagem “A Mosca”(1986) que era baseado no clássico “A Mosca da Cabeça Branca” com Vincent Price. Cronenberg retorna à franquia para roteirizar e dirigir. Nicolas Cage (O Vidente) poderá ser o protagonista.
*O ator Jamie Foxx(Ray)quer tentar novamente viver um personagem real nas telas interpretando o polêmico boxeador Mike Tyson em um filme sobre a história de sua vida que poderá ser rodado ano que vem.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
AMANTES” de James Gray. Com Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw.Um homem amargurado com o fim de seu noivado de dois anos, procura se encontrar novamente, perdido entre sentimentos de decepção e rejeição. Até que conhece duas mulheres de diferentes comportamentos que chamam a sua atenção e começam a representar uma nova direção na sua vida. Nesta pequena introdução a história de “Amantes” de James Gray, o leitor não tem noção do resultado simplesmente belo que o diretor conseguiu. Poucas vezes vi um filme tão bem dirigido, onde todos os detalhes se juntam para criar um drama de busca, de solidão, de dúvida sobre a vida e o amor. O personagem principal transmite uma melancolia, uma desesperança nos primeiros minutos do filme, de forma avassaladora (e muito se deve a atuação genial de Joaquin Phoenix). Para ele, tudo está perdido. Ou não. Até que encontra primeiro a mulher ideal. Atenciosa, perfeita, equilibrada, tudo o que ele precisa naquele momento. Mas num segundo momento, ele opta por um relacionamento quase que impossível, de difícil alcance, com uma mulher muito parecida com ele: perdida, em dúvida, à mercê das circunstâncias. Mas é nesta mulher que ele vai tentar achar seu amor perdido, seu amor rejeitado que tanto lhe fez sofrer. Neste momento, este homem me lembra inúmeros personagens de filmes fantásticos que de alguma forma abordaram a questão do amor perdido, da busca e da esperança em viver. Particularmente, lembro do papel de James Stewart na obra-prima de Alfred Hitchcock, “Vertigo – Um Corpo que Cai” que assim como o protagonista de “Amantes”, perde seu amor e tenta reconstruí-lo de forma idêntica numa outra mulher, perdendo-a novamente para finalmente se reencontrar. Este reencontro em “Amantes” não é necessariamente feliz. Ao optar por viver e superar uma nova perda, ele vai tentar um novo relacionamento, distante do que desejava, arriscando melancolicamente na possibilidade da felicidade, assim como todos os personagens do filme, desde a mãe do personagem principal até o amante de uma das mulheres que lhe provoca interesse. Bem construído, com cenas muito bem idealizadas e sensivelmente bem filmadas pelo diretor James Gray, “Amantes” é simplesmente belo. Simples ao buscar mostrar personagens em busca de suas verdades e amores, e belo por mostrar que é possível buscar o amor e ser feliz, idealizando sua forma ou não. Ainda impressionado com o filme, desde já, sem dúvida é um dos melhores filmes que vi este ano em nossos cinemas.

+ VENDIDOS/BLU-RAY
1) A Conquista do Oeste
2) Uma Noite no Museu 2
3) Quo Vadis (1951)
4) Watchmen – Edição Especial
5) Presságio
6) O Curioso Caso de Benjamim Button
7) Batman
8) Batman Begins
9) X- Men Origins – Wolverine
10) Batman – O Retorno

+ VENDIDOS/DVD
1) Quinteto da Morte
2) Zabriskie Point
3) Ardil 22
4) O Lobo da Estepe
5) O Passo Suspenso da Cegonha
6) As Aventuras de Tom Jones
7) Crepúsculo das Águias
8) You Must Remember This – A Hustória da Warner Bros.
9) Monthy Phyton´s Flying Circus – A Série Completa
10) Maurice

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã em parceria com a ACCPA, o filme “Rashomon” de Akira Kurosawa, clássico do cinema japonês considerado por muitos críticoss como um dos maiores flmes da história do cinema. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, acontecerá um debate entre o público e os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O próximo filme a ser exibido será “Punhos de Campeão” de Robert Wise, dia 19/10. Veja maiores informações no blog http://cineclubealexandrinomoreira.blogspot.com/
- Espaço Municipal Cine Olympia: Continua a Mostra de filmes de Jovens Cineastas Franceses. O filme desta semana é “Délice Paloma” de Nadir Mokneche. O filme conta a história de uma mulher que não hesita em recorrer a todas as artimanhas para sobreviver na Argélia de hoje. O filme será exibido às 18:30 h do dia 06 à 09/10 retornado as exibições de 13 à 18/10. Entrada Franca..Confira a programação completa do Cine Olympia no site WWW.cinemaolympia.com.br

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23