terça-feira, 15 de setembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 13/09/09



CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “De Repente Califórnia”, “Tempos de Paz”, “Falando Grego” e “High School Band”.
“De Repente, Califórnia” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme retrata a trajetória de Zach, um desenhista que tem de pesar a construção de sua própria identidade com problemas da sua família, ao mesmo tempo que tem que tomar uma decisão: assumir a homossexualidade.
“Tempos de Paz” é dirigido por Daniel Filho. Durante anos centenas de pessoas foram torturadas pelo regime de Getúlio Vargas. Segismundo é um ex-oficial da polícia política de Vargas que agora teme que suas vítimas resolvam se vingar. Ele trabalha como chefe da seção de imigração na Alfândega tendo por função evitar a entrada de nazistas. Um dia, ele interroga Clausewitz, um ex-ator polonês que precisará convencer Segismundo de que não é um nazista. No elenco, Tony Ramos.
"Falando Grego” tem no elenco Nia Vardalos (Casamento Grego). Uma americana de origem grega trabalha como guia turística na Grécia. Sua vida é extremamente entediante até o dia em que um turista especial, aparece. Com seu senso de humor, ele tenta mostrar todas as possibilidades de viver bem, ser feliz e não perder a chance de ter um grande amor.
“High Scholl Band” é mais um filme da série “High School Music”que faz muito sucesso entre os adolescentes.No filme, Will Burton é um adolescente que se muda para New Jersey e com isso vê pela frente a oportunidade de começar uma nova vida em uma nova cidade. Logo em seus primeiros dias na escola, Will conhece duas novas garotas que vão lhe ajudar gerenciar uma banda. No elenco, Vanessa Hudgens.

TOP 10 BRASIL
1)Up Altas Aventuras
2)Os Normais 2
3) O Sequestro do Metrô
4)Se Beber não Case
5) Força G
6) A Orfã
7) Arrasta-me parqa o Inferno
8)Amantes
9)G.I.Joe : A Origem do Cobra
10)A Pedra Mágica

TOP 10 EUA
1. Premonição 4
2. Maluca Paixão
3. Bastardos Inglórios
4. Gamer
5. Distrito 9
6. Halloween 2
7. Julie & Julia
8. G.I. Joe - A Origem de Cobra
9. Te Amarei Para Sempre
10. Extract

SUPERNOVAS
*A distribuidora Imagem Filmes anunciou que vai lançar no Brasil quatro longas que estiveram no Festival de Veneza. Três deles fizeram parte da competição pelo Leão de Ouro: “Bad Lietenant – Port of Call New Orleans”, de Werner Herzog, “Survival of the Dead”, novo filme da série de horror de George Romero e “Life During Wartime” de Todd Solondz, em que o cineasta retoma os mesmos personagens de “Felicidade” (1998). Dos filmes fora de competição, a distribuidora garantiu os direitos de “The Hole – 3D”, filme de horror em três dimensões que marca a volta do diretor americano Joe Dante (Gremlins, Um lobisomem americano em Londres).
*”This is It”(foto), documentário que mostrará os últimos ensaios do show que Michael Jackson faria em Londres, tem um cartas divulgado este semana na internet. A estreia do filme acontecerá dia 30 de outubro, inclusive em salas 3D. O documentário mostrará cenas das 80 horas gravadas dos ensaios e backstages da última turnê que o cantor estava trabalhando.
* “Resident Evil: Afterlife 3D” está sendo preparado para ser lançado em 27 de agosto de 2010 e seus produtores já pensam no quinto filme da série. Milla Jovovich não irá retornar após o quarto filme. A idéia é recomeçar a franquia com outros atores O quinto filme provavelmente se chamará “Resident Evil Begins”.
*O cineasta alemão Werner Herzog teve dois filmes este ano no Festival de Veneza: "Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans" com Nicolas Cage e "My Son, My Son, What Have Ye Done" com Willem Dafoe. Detalhe: nenhum filme de Herzog tinha antes partcipado deste festival que é bastante respeitado no meio cinematográfico.
*O site YouTube, que é controlado pela Google, se reuniu com a Lions Gate Entertainment, a Sony Pictures e com a Warner Brothers para discutir a locação de filmes online.Os filmes ficariam disponíveis para locação no site, com cobrança de uma taxa, em um sistema de locação semelhante ao do iTunes, da Apple. Seria a primeira vez que o site cobraria usuários para assistir seus vídeos. O YouTube atualmente fornece vídeos gratuitamente.
*Paul W. S. Anderson (Resident Evil ) vai produzir uma versão em 3D do clássico de Alexandre Dumas, “Os Três Mosqueteiros”. O roteiro está a cargo de Anderson e Andrew Davis ( Bridget Jones – No Limite da Razão ). Segundo o diretor, a intenção é trazer a história para os dias de hoje.
*No próximo dia 28/09, no Cinecube Alexandrino Moreira, será exibido o filme “O Criado” do diretor Joseph Losey com Dirk Bogarde no elenco. Este clássico será exibido como uma homenagem ao diretor que este ano faria 100 anos. O filme será exibido às 19 h com entrada franca e debate sobre a obra do diretor após a exibição.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

Crítica/Cinema
“MOSCOU” de Eduardo Coutinho. Com o grupo de teatro Galpão. Eduardo Coutinho é hoje, o maior cineasta brasileiro em atividade. Construindo sua carreira no gênero documentário, Coutinho há anos vem fazendo um trabalho de pesquisa fantástico revelando temas importantes ao cinema brasileiro e se aprofundando cada vez mais na elaboração de um estilo próprio de fazer cinema. “Jogo de Cena”, seu filme anterior, é excelente com o diretor misturando realidade e ficção de uma forma criativa e diferente. Em “Moscou”, Coutinho radicaliza um pouco mais o estilo de filmar de “Jogo de Cena” ao mostrar os ensaios da peça “As Três Irmãs” de Thekhov. O filme acaba misturando dois tempos: o tempo fictício do ensaio e o tempo real dos atores. Um momento estamos vendo os atores interpretando, outro tempo vemos os atores falando com a câmera e revelando seus momentos pessoais. Dessa forma, Coutinho novamente mistura o real e ficção, recriando de uma certa forma a obra de Thekhov. De repente, a história real dos atores “invade” a história da peça e uma nova história aparece. Esta experiência pode não facilmente entendida pelo espectador mais o cinema de Eduardo Coutinho não pretende ser fácil, mas sim reflexivo. Por isso, a cada novo filme, Coutinho melhora seu estilo e se revela mais criativo. Por isso, ele merece mais atenção do público e da crítica.
“À DERIVA” de Heitor Dhalia. Com Deborah Bloch e Vicent Cassel. Depois de impressionar boa parte da crítica brasileira com o ótimo “O Cheiro deo Ralo”, o diretor Heitor Dhalia realiza um filme que mostra o drama de uma família que tem que conviver com seus medos, dúvidas e frustações, a partir dos olhos da filha adolescente. Sem muita originalidade no roteiro e na abordagem do tema, Dhalia consegue bons momentos ao mostrar a visão da adolescente sobre tudo o que acontece na sua família, mostrando seu crescimento e sua transformação como pessoa, a partir da separação dos pais. Mas fica nisso. Cenas bem filmadas, bem fotografadas não ajudam muito e quase perto do fim, fica a impressão de um toque novelesco desnecessário na conclusão do filme. Destaque para a atuação do ator francês Vincent Cassel (Irreverssível/Rios Vermelhos) que dá força ao personagem principal, além da atriz revelação Laura Neiva no papel da adolescente. No mais, é esperar o próximo filme de Dhalia que já provou que é um bom diretor.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Anjos e Demônios
2. Uma Noite no Museu 2
3. X-Men Origens: Wolverine
4. Velozes e Furiosos 4
5. Watchmen - O Filme
6. Presságio
7. 13º Distrito - Ultimato
8. Hannah Montana - O Filme
9. O Curioso Caso de Benjamin Button
10. Recém-Chegada
Fonte : 100% Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Estranhos no Paraíso” de Jim Jarmush (Telecine Cult – Dia 13/09), “Um Corpo que Cai” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dias 13 e 15/09), “O Tempo que Resta” de François Ozon (Telecine Cult – Dia 13/09), “O Dia do Gafanhoto” de John Schlesinger (Telecine Cult – Dia 13/09), “Os Desajustadods” de John Huston (Telecine Cult – Dia 13/09), “As Virgens Suicidas” de Sofia Coppola (Telecine Cult – Dia 18/09), “O Incrível Homem quem Encolheu” de Jack Arnald (TCM – Dia 16/09) e “Dr. Fantástico” de Stanley Kubrick (TCM – Dia 17/09).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã, em parceria com a ACCPA, o filme “A Idade de Ouro” de Luis Buñuel, um clássico do cinema surrealista. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, acontecerá um debate entre o público e os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará).Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido hoje às 16 h o clássico do cinema “A Paixão de Joana DÁrc”, clássico do cinema mudo de Carl Dreyer. Entrada franca.
- Cine Líbero Luxardo: O Cine Líbero Luxardo conclui hoje a mostra de filmes do escritor/diretor Vicente Cecim iniciada sexta-feira, dia 11. “KinemAndara – Mostra Vicente Franz Cecim” tem dois filmes novos de Cecim: “A Lua é o sol” e “Fonte dos que Dormem”. A entrada é franca. Na programação normal, está sendo exibido até o dia 20/09 o filme “A Festa da Menina Santa” de Matheus Nachtergaele com Daniel de Oliveira e Dira Paes no elenco.
- Cine Estação : Nos Dias 18/09 (às 18h e 20h30 h) e 20/09 (às 10h, 18h e 20h30) será exibido o filme “Sinédoque, Nova York” de Charlie Kaufman com Philip Seymour Hoffman , Catherine Keener e Jeniifer Jason Leigh. É o primeiro filme de Kaufman como diretor após o trabalho de roteirista em filmes excelentes como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” e “Quero ser John Malkovich.Ganhou o Prêmio Robert Altman e o de Melhor Filme de Estréia, no Independent Spirit Awards. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro. .
- Cine CCBEU: Quinta-feira dia 17/09 será exibido o filme "Chinatown" de Roman Polanski às 18:30 h, com entrada franca.É um dos melhores filmes do diretor e tem no elenco Jack Nicholson e Faye Dunaway

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23