segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 20/09/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Apenas o Fim”, “Efeito Borboleta 3: Revelação” e “A Verdade Nua e Crua”.
“Apenas o Fim” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará).Uma garota abandona seus pais, seus amigos e o namorado, sem dar explicações, fazendo de tudo para fugir de sua vida comum. Mas, antes de partir, a moça resolve aparecer na faculdade pela última vez. Durante o caminho, os dois conversam sobre o relacionamento, lembrando o passado, imaginando o futuro e discutindo uma série de medos e questões envolvendo a geração da qual fazem parte. A direção é de Matheus Souza.
Em “Efeito Borboleta 3 : Revelação”, um Jovem descobre que pode viajar no tempo, atuando nos fatos do passado para modificar o futuro. Ele usa esse dom para impedir que sua namorada seja assassinada e, como conseqüência, acaba desencadeando uma cadeia que o coloca em contato com um perigoso serial killer.
“A Verdade Nua e Crua” é uma comédia romântica que tem Gerard Butler (300) como protagonista. Abby Richter (Katherine Heigl) é produtora de um programa de TV matinal que sempre teve problemas quando o assunto é sobre sua vida romântica. Para mudar a situação, ela envolve-se numa série de jogos com Mike Alexander (Gerard Butler), que tenta provar suas teorias sobre relacionamentos e ajudá-la a encontrar um amor.

TOP 10 BRASIL
1. Up – Altas Aventuras 2. Os Normais 2 3. O Sequestro do Metrô 123 4. Se Beber, Não Case 5. Uma Prova de Amor6. Falando Grego 7. Força G 8. A Órfã 9. High School Band 10. Amantes


TOP 10 EUA
1. I Can Do Bad All by Myself 2. 9 - A Salvação 3. Bastardos Inglórios 4. Maluca Paixão 5. Premonição 4 6. Pacto Secreto 7. Terror na Antártida 8. Distrito 9 9. Julie & Julia 10. Gamer


SUPERNOVAS
*Inédito em vídeo e DVD no Brasil, “Freud, Além da Alma”(foto) é um dos clássicos mais aguardados pelo público brasileiro e será finamente lançado pela Versátil Home Vídeo em versão integral. O filme é uma cinebiografia de Sigmund Freud (1856-1939), o fundador da psicanálise e é dirigido por John Huston e estrelado por Montgomery Clift (Um Lugar ao Sol) e Susannah York (As Aventuras de Tom Jones). A edição em dvd terá 2 DVDs, contendo ainda o documentário inédito “Freud em Viena” e depoimento de um especialista freudiano.
*Outro grande lançamento da Versátil Home Vídeo é o inédito em VHS e DVD “Infâmia”, um clássico do diretor William Wyler (Ben-Hur). No elenco, Shirley MacLaine, Audrey Hepburn e James Garner. Baseado na peça teatral de Lillian Hellman, “Infâmia” conta a história de duas professoras de uma escola particular que são acusadas, por uma das alunas, de manter uma relação amorosa.
*A terceira parte de “O Chamado” está sendo produzida e irá aproveitar a nova moda hollywoodiana: o 3D. Segundo a imprensa americana os produtores começaram a planejar 'O Chamado 3D', usando a técnica para reerguer a franquia sem a presença da atriz Naomi Watts que esteve nos filmes anteriores. O filme irá mostrar o início da vida de Samara e sua maldição, assim como ela foi assassinada pela mãe aos 8 anos.
*Após Tom Hanks recusar o papel principal do próximo projeto de Steven Spielberg, a adaptação da peça “Harvey”, o ator Robert Downey Jr. ('Homem de Ferro') foi o escolhido para substituí-lo. A história já foi filmada por Hollywood nos anos 50. O filme “Meu Amigo Harvey” foi dirigido por Henry Koster e protagonizado por James Stewart.No filme, um homem que tem por mania apresentar a todos um coelho imaginário de 2 metros de altura que sempre o acompanha leva sua irmã à loucura.
*Faleceu esta semana o ator Patrick Wayne Swayze, aos 57 anos. Swayze teve sua carreira marcada por dois filmes que fizeram grande sucesso : “Dirty Dancing: Ritmo Quente”(1987) e “Ghost: Do Outro Lado Da Vida” (1990). Duas partcilaridades locais sobre estes filmes : “Dirt Danncing” foi lançado no Cine Palácio no final de 1987 e teve pouco público. Depois, começou a fazer sucesso no sul do país e foi relançado nos cineamas locais, desta vez com sucesso. Já “Ghost” é o filme que mais ficou em tempo em cartaz nos cinemas de Belém : 6 meses.
*O título do quarto longa da franquia “Piratas do Caribe” foi divulgado esta semana na exposição D23 da Disney. O anpuncio foi feito pelo próprio Johnny Depp, caracterizado como Jack Sparrow. O título será “Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides”, traduzido como “Piratas do Caribe - Em Marés mais Estranhas”. Rob Marshall, diretor dos filmes “Chicago” e “Memórias de uma Gueixa” deve dirigir o filme.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

Crítica/Tv por Assinatura
“Os Estados Unidos Contra John Lennon”
de David Leaf e John Scheinfeld (Telecine Cult - Dias 24 e 27/09). Durante a década de 70, o ex-beatle John Lennon resolveu se estabelecer nos EUA entre outras razões, para viver um pouco longe da beatlemania que ainda contagiava o grande público (e que até hoje perdura). Sentindo-se mais à vontade e livre, Lennon se apaixonou pela América mais ao mesmo tempo, como artista, ele estava cada vez mais politizado e consciente do que estava acontecendo ao seu redor. Usando sua fama para mobilizar a opinião pública, Lennon se aproximou da esquerda americana e de movimentos anti-raciais, procurando chamar a atenção da mídia para a paz mundial. Só que essa sua posição começou a incomodar o governo de Richard Nixon que começou a investigá-lo na tentativa de silenciá-lo e expulsá-lo do país. Este célebre episódio da intensa vida de John Lennon sempre necessitou de maiores informações, maiores detalhes. Há alguns anos, algumas revelações sobre este período foram feitos a partir de informações do FBI. Em 2006, os diretores David Leaf e John Scheinfeld resolveram produzir um documentário sobre este período da vida de Lennon, abordando os fatos ocorridos com depoimentos de várias pessoas envolvidas direta ou indiretamente em alguns episódios. O documentário tem uma linha de construção bem clara sobre o assunto, mesclando revelações sobre a América dos anos 70, mostrando os personagens que compuseram esta história como o presidente Richard Nixon, os ativistas Angela Davis e Bobby Seale, os jornalistas Carl Bernstein e Walter Cronkie e o veterano da guera do Vietnã, Ron Kovic. Em determinado momento, o documentário acaba revelando mais sobre a América deste período do que propriamente o envolvimento político de Lennon, tendência que se equilibra mais tarde quando se mostra com mais freqüência nos últimos momentos do filme, um John Lennon mais humano e sensível ao que estava acontecendo ao seu redor, especialmente quando ele percebe real possibilidade de ser expulso do país. Para reforçar esta imagem de Lennon, muitas cenas raras e inéditas são mostradas inclusive com Lennon interagindo com o público americano.Muitos documentários sobre Lennon e a América dos anos 70 ficaram aquém do tema. Neste caso, pela seriedade, profundidade e comprometimento com os fatos reais “Os Estados Unidos contra John Lennon” se coloca entre os melhores filme do gênero dos últimos anos. Pena que o filme não foi lançado nos cinemas e DVD no Brasil. Fica a oportunidade de ver o filme na TV por assinatura e conferir um belo trabalho.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Anjos e Demônios
2. Uma Noite no Museu 2
3. X-Men Origens: Wolverine
4. Velozes e Furiosos 4
5. Watchmen - O Filme
6. Presságio
7. 13º Distrito - Ultimato
8. Hannah Montana - O Filme
9. O Curioso Caso de Benjamin Button
10. Recém-Chegada
Fonte : 100% Vídeo

TV POR ASSINATURA
“A Marca da Maldade”(foto) de Orson Welles (Telecine Cult – Dias 20 e 21/09), “Marnie:Confissões de uma Ladra” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dias 18 e 20/09), “Desafio à Corrupção” de Robert Rossen (Tekecine Cult – Dia 20/09), “Trópico de Cancêr” de Joseph Strick (Telecine Cult – Dia 21/09), “Requiém para um Sonho” de Darren Aronofsky (Telecine Cult – Dia 23/09), “Paranoid Park” de Gus Van Sant (Telecine Cult – Dias 24 e 25/09) e “Revanche”(Tewlecine Cult – Dias 26 e 20/09)

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe Dia 05/10, em parceria com a ACCPA, o filme “Rashomon” de Akira Kurosawa, um grande clássico do cinema japonêsa. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, acontecerá um debate entre o público e os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Continua a Mostra de filmes de Jovens Cineastas Franceses. Hoje é o último dia para se ver “Assassinas”(FOTO) às 18:30 h. A partir de terça feira, será exibido o filme “Povoado Número Um” de Rabah Ameur-Zaimeché. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido no dia 26/09 às 16 h o clássico “A Canção de Bernadete”. Entrada franca.
- Cine Estação : Hoje às às 10h, 18h e 20h30 será exibido o filme “Sinédoque, Nova York” de Charlie Kaufman com Philip Seymour Hoffman , Catherine Keener e Jeniifer Jason Leigh. É o primeiro filme de Kaufman como diretor após o trabalho de roteirista em filmes excelentes como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Marco!
Fui ver "A Verdade Nua e Crua". Muitas risadas, até gargalhadas.
É muito legal o filme!

Abraço.

Unknown disse...

Obrigado pelo Two Lovers e Moscou... se você não estivesse onde está provavelmente Belém não receberia esses prazeres... parabéns pelo trabalho.

Mateus Moura

Marco Antonio Moreira disse...

Ok, Mateus. Espero que tenhamos mais filmes bons sendo exibidos por aqui...

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23