domingo, 14 de junho de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 14/06/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Intrigas de Estado” e “Hannah Montana: O Filme”.
Em “Intrigas de Estado” é baseado na minissérie da BBC “State of Play”. Stephen Collins (Ben Affleck) é um deputado que tem sua carreira política ameaçada por uma investigação que envolve a morte de sua amante. Cal McCaffrey (Russell Crowe), ex-chefe da campanha do político, agora trabalha como jornalista num jornal que começa a investigar o crime, o que coloca em jogo a relação entre os dois.. No elenco, Jason Bateman, Rachel McAdams, Ben Affleck, Russell Crowe, Robin Wright Penn, Helen Mirren, Jeff Daniels. A direção é de Kevin McDonald.
“Hannah Montana – O Filme” é baseado na série de TV "Hannah Montana", lançada em 2006. É o 2º filme baseado na personagem Hannah Montana. O anterior foi Hannah Montana e Miley Cyrus Show: Melhor dos Dois Mundos (2008). Nesta nova produção, Miley Stewart (Miley Cyrus) precisa lidar com a escola, os amigos e ainda as dificuldades com sua personalidade secreta de pop star. Hannah Montana, seu alter-ego, está cada vez mais popular, e Miley está gostando desta nova situação. Para recolocá-la na realidade seu pai (Billy Ray Cyrus) decide levá-la para uma casa em Crowley Corners, no Tennessee.
Continuam em cartaz “O Exterminador do Futuro : A Salvação”, “Anjos e Demônios”, “Uma Noite no Museu 2” e “A Mulher Invisível”.

TOP EUA
1. UP - Altas Aventuras2. Se Beber, Não Case 3. A Terra Perdida 4. Uma Noite no Museu 2 5. Star Trek 6. Exterminador do Futuro: A Salvação7. Arraste-me pro Inferno 8. Anjos e Demônios 9. My Life in Ruins 10. Ela Dança com Meu Ganso

TOP 10 BRASIL
1. O Exterminador do Futuro: A Salvação 2. A Mulher Invisível 3. Uma Noite No Museu 2 4. Anjos e Demônios 5. Duplicidade6. Divã 7. Jonas Brothers 3D: O Show 8. X-Men Origens: Wolverine 9. Os Falsários 10. A Partida


Supernovas
*"Woodstock - 3 Days of Peace & Music" é a nova edição em DVD do documentário "Woodstock - Onde Tudo Começou", com o qual Michael Wadleigh retratou o marco do movimento hippie em 1969 e cujo lançamento faz parte das comemorações pelo 40º aniversário do famoso evento. Atuações nunca vistas de Joan Baez, Santana, The Who e Joe Cocker no festival que revolucionou a história do rock entre 15 e 18 de agosto de 1969 poderão ser vistas novamente agora graças à edição de colecionador do filme "Woodstock - Onde Tudo Começou".
*O ator Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) negocia sua participação no drama “Comer, Rezar, Amar” ao lado de Julia Roberts. O filme será baseado no best seller da jornalista Elizabeth Gilbert com roteiro e direção de Ryan Murphy (Correndo Com Tesouras).
*A Universal Pictures comprou os direitos de “The Originals”, drama escrito pela atriz Bryce Dallas Howard (Dogville/A Vila) e que poderá ser dirigido pelo seu pai, Ron Howard (Anjos & Demônios). O roteiro de “The Originals” envolve um grupo de amigos tendo como pano de fundo o estado de coma de um professor que fez parte da vida deles.
*A Maya Entertainment adquiriu os direitos para lançar nos EUA o filme nacional “Era Uma Vez..”., filme de Breno Silveira (2 Filhos de Francisco), estrelado por Thiago Martins e Vitoria Frate. A ideia é lançar o filme neste verão americano.
*Meryl Streep e Amy Adams estão juntas no novo cartaz de “Julie & Julia” (foto), novo filme de Nora Ephron (Sintonia de Amor/Mensagem para Você) que é uma adaptação do livro “Julie & Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen” de Julie Powell. Merly Streep e Amy Adams atuaram juntas em “Dúvida”.
*O produtor Robert Rodriguez(Sin City) convidou Arnold Schwarzenegger para uma participação na refilmagem de “Predador”, filme que ele protagonizou em 1987.O lançamento desta refilmagem acontecá em julho de 2010. A direção ficará com Alex Litvak, do ainda inédito “Medieval” e produção ficará com Roberto Rodriguez que estava cotado para dirigir o filme.
* “Avatar”, novo filme de James Cameron (Titanic) deverá ter mais de três horas de projeção no seu lançamento. A produção custou mais de US$ 200 milhões e chegará aos cinemas em 18 de Dezembro de 2009.
*A Warner Home Vídeo programou para agosto o lançamento da 1ª temporada de “Fringe”, a nova série de ficção científica criada por J.J. Abrams, criador de “Lost”. Os extras de Fringe ainda não foram divulgados.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

DVD DA SEMANA
“O FUNDO DO CORAÇÃO” de Francis Coppola. Com Federic Forrest, Teri Garr, Nastassja Kinski e Raul Julia. Em Las Vegas, durante as comemorações do Dia da Independência, um casal decide que seu relacionamento terminou e acabam se separando. Procurando novas paixões, encontros, pessoas, eles acabam se perdendo numa cidade onde quase tudo é falso e ao mesmo tempo apaixonante. Mas seus caminhos acabam se cruzando novamente depois de tentarem novos sonhos e novos amores. Este pequeno resumo da história do filme de Coppola poderia ser de qualquer filme romântico, desses que são produzidos em grande quantidade todo ano. Mas o resultado desta pequena grande história de amor é muito maior do que se possa parecer. Francis Coppola realiza aqui um dos mais belos poemas ao amor através de um casal que se perde entre o real e a fantasia e descobre que a única coisa sólida que possuem é o seu relacionamento, a sua paixão. E para mostrar isso, numa direção fantástica, criativa, sensível e mágica, Coppola não economizou na produção, nas filmagens, nos enquadramentos, na fotografia, na cenografia e canções belamente compostas por Tom Waits que seguem toda a trajetória de amor dos personagens. Criando uma Las Vegas artificial com pessoas artificiais, Coppola deu um outro sentido ao que chamamos de filme romântico. Muitas vezes melancólico, triste e sem esperança, “O Fundo do Coração” é um filme que provoca o espectador com suas imagens, sua poesia e suas conclusões. Afinal, o que é o amor, é o que pergunta Coppola. Cabe ao público interpretar esta pergunta através dos acontecimentos dos personagens principais e de toda a magia que cerca ambos em todo o filme. Pena que na época do lançamento do filme, “O Fundo do Coração” acabou causando um grande prejuízo financeiro ao diretor que investiu tudo o que podia para tornar verdadeira uma linda, simples e poética história de amor. Espero que agora, passado tanto tempo de seu lançamento nos cinemas, “O Fundo do Coração” seja citado como um dos melhores filmes de Francis Coppola, um dos grandes diretores americanos, sempre lembrado pela excelência de filmes como “O Poderoso Chefão” e “Apocalypse Now”.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Sim, Senhor
2. Marley & Eu
3. Sete Vidas
4. Jogo Entre Ladrões
5. Um Faz de Conta Que Acontece
6. Crepúsculo
7. Força Policial
8. Bolt - Supercão
9. O Leitor
10. Foi Apenas um Sonho
Fonte: 100% Vídeo (Belém)

DAVID CARRADINE
O ator David Carradine que faleceu semana passada marcou seu nome no cinema e televisão com trabalhos feitos especialmente nos anos 70. Carradine esteve excelente na série de TV “Kung Fu” (que foi lançada há alguns anos em DVD) e no cinema teve pelo menos 3 atuações inesquecíveis : “Sexy e Marginal” de Martin Scorcese, “O Ovo da Serpente” de Ingmar Bergman e “Esta Terra é Minha Terra” de Hal Ashby. Depois, sua carreira se limitou a filmes dos mais variados gêneros, sem destaque, até que o diretor Quentin Tarantino lhe deu o papel de Bill em “Kil Bill”, quando sua atuação voltou a ser notada. Como homenagem ao ator, indico ao leitor que veja aqui os filmes aqui citados disponíveis em DVD.

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: Na programação promovida pela ACCPA, será exibido amanhã, dia 15/06 às 19 h, no auditório do IAP (Instituto de Artes do Pará) , o clássico “Matar ou Morrer” de Fred Zinneman com Gary Cooper no elenco. Cooper ganhou o “Oscar” de Melhor Ator na história de um homem da lei, que se dispõe a defender sozinho uma cidade contra uma gangue de criminosos vingativos. O filme é considerado um dos maiores títulos do gênero western e recebeu um total de 4 “Oscar”, incluindo Melhor Montagem, Trilha Sonora e Canção Original. Após o filme, debate entre os presentes e críticos da ACCPA. Entrada Franca.
- Espaço Municipal Cine Olympia : Termina hoje no Cine Olympia o ciclo de filmes do diretor francês Alain Resnais. Hoje é o último dia para se conferir uma série de curtas-metragens dirigidos por Resnais e que acabaram chamando atenção da crítica francesa ao seu trabalho. Ainda na ativa, Alain Resnais é um dos grandes diretores do cinema e esta mostra de filmes foi uma homenagem justa a qualidade do seu trabalho.
- Cine Libero Luxardo : “Valsa com Bashir” está em exibição desde a quinta-feira passada. É 1º filme de animação a ser indicado ao “Oscar” de melhor filme estrangeiro. Em um bar, um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante e eles concluem que a imagem do sonho tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época. “Valsa para Bashir” ganhou “Globo de Ouro” de Melhor Filme Estrangeiro.O filme será exibido hoje e de 18 à 21 de junho, às 19:30 h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23