domingo, 15 de março de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 15/03/09


CINE-TROPPO

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Gomorra”, “Dia dos Namorados Macabro” e “Jogo entre Ladrões”.
“Gomorra” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Poder, dinheiro e sangue são uma rotina que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles praticamente são obrigados a obedecer às regras do sistema chamado Camorra. Apenas alguns poucos podem pensar em ter uma vida normal. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem neste mundo. A direção é de Matteo Garrone.
“Dia dos Namorados Macabro” está sendo lançado em tecnologia em 3 D em poucos cinemas no Brasil, excluindo a nossa capital que ainda não tem cinemas com este recurso visual. Tom (Jensen Ackles) volta à sua cidade natal dez anos após o massacre do Dia dos Namorados, quando 22 pessoas foram assassinadas. Em sua volta, o protagonista acaba sendo o principal suspeito do massacre. Poucos acreditam em sua inocência, entre eles uma antiga paixão, Sarah Palmer (Jaime King), que está disposta a ajudá-lo.O filme é uma refilmagem de “Dia dos Namorados Macabro” de 1981.
Em “Jogo entre Ladrões”, um ladrão experiente (Morgan Freeman) está com altas dívidas junto da máfia russa. Por isso, ele se junta a um criminoso novato (Antonio Banderas) para conseguir se dar bem num último trabalho e acertar suas contas com o grupo russo. A direção é de Mimi Leder (O Pacificador).

TOP EUA
1. "Watchmen"
2. "Tyler Perry's Madea goes to jail"
3. "Busca implacável"
4. "Quem quer ser um milionário?"
5. "Segurança de Shopping"
6. "Ele não está tão a fim de você"
7. "Coraline e o Mundo Secreto"
8. "Delírios de consumo de Becky Bloom"
9. "Jonas Brothers: The 3D Concert Experience"
10. "Fired up"

TOP 10 BRASIL
1. Quem Quer ser um Milionário?
2. Watchmen
3. O Menino da Porteira
4. Se Eu Fosse Você 2
5. Operação Valquíria
6. Sim Senhor
7. A Pantera Cor de Rosa
8. O Curioso Caso de Benjamim Button
9. Um Hotel Bom pra Cachorro
10. O Leitor

Supernovas
* “Satyricon” de Federico Fellini está sendo finalmente lançado em DVD. Considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes do diretor, o filme foi exibido há alguns anos no Cine Estação onde pude confirmar a qualidade do filme. Ainda Fellini : em comemoração aos 10 anos da Versátil Home Video, a distribuidora lança em DVD uma nova cópia restaurada de “A Doce Vida” realizado em 1960 com Marcelo Mastroianni no elenco. O DVD será lançado em formato widescreen anamórfico com áudio Dolby Digital 5.1. Esta Edição Comemorativa traz ainda mais de uma hora de extras inéditos.
* “Ghost - Do Outro Lado da Vida”, produção de 1990 com Demi Moore no elenco e que foi um dos grandes sucessos de cinema na época, poderá ter sua versão musical produzida ainda este ano. O projeto está sendo desenvolvido e nenhum nome ainda foi confirmado no elenco.
* O grande vencedor do “Urso de Ouro” no Festival de Berlim deste ano, o peruano "La Teta Asustada", será distribuído no Brasil pela Paris Filmes. O longa-metragem de Claudia Llosa ainda não tem previsão de estréia nos cinemas brasileiros.
* Mickey Rourke(O Lutador) deverá estar no elenco da adaptação do best seller "Onze Minutos", de Paulo Coelho. O filme contará também com as presenças de Alice Braga (Cidade Baixa) e Vincent Cassel (Senhores do Crime), sendo dirigido por Hany Abu-Assad (Paradise Now).As filmagens começarão em 1º de junho, com locações no Brasil e em Gênova.
* A Classicline programa para junho o lançamento do clássico “Imitação da Vida”, drama dirigido por Douglas Sirk (Palavras ao Vento) com Lana Turner no elenco. Os extras ainda não foram divulgados.
* Depois de dirigir três documentários em longa-metragem – “Rocha Que Voa” (2002), “Intervalo Clandestino” (2006) e “Pachamama” (2008), o cineasta Eryk Rocha prepara-se para dirigir o seu primeiro filme de ficção que se chamará “Transeunte” e que vai contar a história de um aposentado de 65 anos que transita pelas ruas do Rio de Janeiro. Para este projeto, Rocha (filho de Glauber Rocha) busca atores entre 60 e 70 anos.
* A organização do Festival de Tribeca, cuja oitava edição ocorre entre os dias 22 de abril e 3 de maio, anunciou mais alguns filmes que compõem a programação desta edição. O evento terá première das novas obras de cineastas como Steven Soderbergh, que apresentará seu novo filme, “The Girlfriend Experience”.O longa é protagonizado pela estrela pornô Sasha Grey. Outros filmes que estarão no festival são “Departures” (foto) (filme japonês que venceu o “Oscar” de Melhor Filme Estrangeiro este ano), “Easy Virtue” de Stephan Elliott, “Rudo y Cursi” de Carlos Cuarón e ”Still Walking”do diretor japonês Hirokazu Kore-eda.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o publico de cinema. Confira artigos e opiniões no endereço http://www.accpara.blogspot.com/

STANLEY KUBRICK - 10 ANOS
Em março deste ano, completam-se 10 anos que o cineasta Stanley Kubrick (1928-1999) faleceu logo depois de completar os trabalhos de seu último filme “De Olhos Bem Fechados” com Tom Cruise e Nicole Kidman. Cineasta que influenciou e ainda influencia novos diretores e que cada vez mais conquista um novo público através de seus filmes lançados em DVD ou que são exibidos nas TVs por assinatura, Kubrick faz falta dentro do mundo mágico do cinema de hoje. Imagino como seriam os novos filmes de Kubrick com tanta tecnologia à disposição das produções de hoje mais acima de tudo, imagino quais seriam os temas que o mestre escolheria para seus novos trabalhos. Com o mundo em crise, tanto economicamente, como éticamente, como socialmente, Kubrick teria um vasto repertório de assuntos para mostrar sua visão muitas vezes pessimista, muitas vezes realista sobre o mundo moderno, certamente indicando novas interpretações sobre estes temas. Por isso, vale a pena rever seus grandes filmes como uma forma de homenagear o grande mestre.
Na minha opinião, “2001: Uma Odisséia no Espaço” de 1968, é o melhor filme da história do cinema. Sempre que revejo o filme, encontro novas interpretações, novos detalhes e é sempre uma nova emoção. Polêmico e profundo no seu tema, Kubrick fez aqui, com a colaboração no roteiro do escritor Arthur C. Clarke, um dos filmes mais importantes do cinema e que hoje, podendo ser (re)visto na tecnologia Blue-Ray, merece ser mais do que nunca revisto pela beleza de suas imagens. Mas além de “2001”, você pode encontrar nas locadoras filmes fantásticos de Kubrick como “Laranja Mecânica” (1971), “Glória Feita de Sangue”(1957), “Dr. Fantástico”(1964), “Barry Lyndon”(1975), “O Grande Golpe”(1956), “Lolita”(1960), “Spartacus”(1960), “Nascido para Matar”(1987) e “O Iluminado”(1960).
Cada um destes filmes traz a marca do diretor que como poucos, soube usar os elementos da linguagem cinematográfica de forma inteligente e criativa, com temas relevantes e diferentes. Kubrick basicamente nunca se repetiu. Fez filmes de vários gêneros sendo bem sucedido em todas as suas experiências. Claro que sua obra não tem unanimidade com muitos considerando seu cinema muito mais voltado a forma do que o conteúdo. Longe disso, Kubrick era perfeito na abordagem dos seus temas, buscando na sua sensibilidade como artista a melhor forma de contar a sua história. A utilização da música, fotografia e cenografia, era acompanhada diretamente pelo diretor que tinha o controle total da sua produção ao ponto de interromper as filmagens para refazer o roteiro (como em “Barry Lyndon”), filmar a mesma cena mais de 100 vezes (como aconteceu com Shelley Duval em “O Iluminado”) ou então desistir de uma trilha sonora composta exclusivamente para seu filme em detrimento da utilização da música clássica de sua preferência (como em “2001” em que ele recusou a trilha sonora composta por Alex North). Por esse controle total de sua obra, Kubrick era ao mesmo tempo admirado e invejado por muitos diretores que não tinham essa liberdade com suas obras. Mas hoje, passados 10 anos de sua morte, o que importa é que sua obra continua intacta, forte, atemporal e admirável e é sempre um prazer rever seus filmes. O tempo não passa para sua obra, Mr. Kubrick !


+ VENDIDOS (DVD)
1)A Guerra do Fogo
2)As Troianas
3)Antes do Anoitecer
4)Terrível Suspeita5)Sublime Devoção

+ VENDIDOS (Blue-Ray)
1)”O Planeta dos Macacos”(1968)
2)”O Dia em que a Terra Parou”(1951)
3)”De Volta ao Planeta dos Macacos”
4)”Corrida contra o Destino”
5)”A Profecia”

AGENDA DA SEMANA
- Dia 23/03, no Cine Clube Alexandrino Moreira, às 19 h, o IAP (Instituto de Artes do Pará) em parceria com a Programadora Brasil exibe o programa “Fotofilmes” que mostra trabalhos realizados a partir de imagens “still” em set, sem o sistema tradicional de registro fílmico contínuo. Partindo dessas fotografias fixas, cria-se toda uma dramaturgia, tanto no uso de truca para filmar essas fotos com os recursos de panorâmica e zoom, quanto principalmente com uma edição sonora que complementa a imagem e dá uma razão àquele fluxo. Esta seleção traz recentes trabalhos brasileiros nesse formato. Os filmes do programa são: “Aqueles Dias” (2004) ,“Arpoador”(2005), “ Banco de Sangue”(1998 ), “Gaivotas” (1997), Jugular”(1997), “Juvenília”(1994 ), “Para Sempre Assim”(2001) e “Vinil Verde”(2004). A entrada é franca. Confira a programação do Cineclube Alexandrino Moreira no blog http://www.cineclubealexandrino/moreira.blogspot.com
- Na programação do Cine Líbero Luxardo, que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), está sendo exibido desde quarta-feira, dia 11, às 19:30 h, o filme “Caos Calmo” que tem na direção Antonelo Grimaldi. O filme é baseado no romance do escritor Sandro Veronesi, e mostra o comportamento estranho do executivo italiano Pietro Paladini que tenta superar o luto causado pela morte inesperada da esposa. No elenco, Nanni Moretti.Confira a programação do Cine Líbero Luxardo no blog www.cineliberoluxardo.blogspot.com
- No Espaço Muncipal Cine Olympia, continua a Mostra de 100 anos da Filmografia Polonesa com filmes sendo exibidos em DVD às 18:30 h. Esta semana a programação está com os seguintes filmes: Dia 17 e 18/03 :“Terra Prometida” de Andrzej Wajda, Dias 19 e 20/03 :“Hotel Pacífico” de Janusz Majewski e Dias 21 e 22/03: “Mimetismo” de Krzysztof Zanussi. A entrada é franca. Confira toda a programação do Cine Olympia no site www.cinemaolympia.com.br
- “Gomorra” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme será exibido em projeção digital, na sala 04 do Moviecom Castanheira, até quinta-feira às 16:25 e causou polêmica na Europa quando foi lançado.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23