segunda-feira, 2 de março de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 01/03/09


CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Um Homem Perdido” e “Foi Apenas um Sonho”.
“Um Homem Perdido” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Um fotógrafo francês viaja ao redor do mundo à procura de experiências extremas. Quando um homem solitário cruza seu caminho, o fotógrafo, intrigado, tenta descobrir a história desse homem, numa nova experiência que mudará seu destino.”Um Homem Perdido” é segundo filme dirigido pela cineasta libanesa Danielle Arbid (In the Battlefields/2004). No elenco, Melvil Poupaud (O Tempo que nos Resta).Os filmes do projeto Moviecom Arte tem um preço especial : R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Aproveite e confira alguns dos melhores filmes em exibição do circuito.
“Foi Apenas um Sonho” tem na direção o premiado com o “Oscar” Sam Mendes, que dirigiu dois marcantes filmes em sua carreira: “Beleza Americana” com Kevin Spacey e “Estrada para Perdição” com Paul Newman e Tom Hanks. Seu novo filme se passa nos anos 50. Frank e April formam um casal feliz. Eles sempre se consideraram especiais e prontos para levar uma vida seguindo ideais mais logo eles percebem que estão se tornando justamente aquilo que não queriam ser. Frank está em um trabalho insignificante enquanto que April é uma dona de casa infeliz. Decidida a mudar a situação, April propõe que comecem tudo de novo, recomeçando suas vidas em Paris. Mas nem tudo vai sair como planejado. Kate Winslket e Leonardo DiCaprio estão no elenco. O filme recebeu 3 indicações ao “Oscar” nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Michael Shannon), Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Kate Winslet).

TOP EUA
1) TYLER PERRY´S MADEA GOES TO JAIL
2) CORALINE E O MUNDO SECRETO
3) TAKEN
4) HE´S JUST NOT THAT INTO YOU
5) QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
6) SETXA-FEIRA 13
7) PAUL BLART :MALL CORP
8) CONFESSIONS OF A SHOPAHOLIC
9) FIRED UP
10) THE INTERNATIONAL


TOP 10 BRASIL
1) OPERAÇÃO VALQUÍRIA
2) SE EU FOSSE VOCÊ 2
3) O CURIOSO CASO DE BENJAMIM BUTTON
4) SIM SENHOR
5) SEXTA-FEIRA 13
6) CORALINE E O MUNDO SECRETO
7) NOIVAS EM GUERRA
8) UM FAZ DE CONTA QUE ACONTECE
9) O LEITOR
10) PERDIDO PRA CACHORRO


Supernovas
* “Quem quer ser Milionário?” de Danny Boyle acabou sendo o grande vencedor da noite do “Oscar” deste ano. O filme ganhou 8 prêmios incluindo melhor filme e direção. O filme é ótimo e quem sabe, pode ser o início de uma aproximação do cinema de Hollywood com o cinema que se faz na Índia e que leva milhares de indianos aos cinemas ao ponto dos filmes deste país independerem do mercado externo para ter lucros nas bilheterias. É Hollywood se aproximando de Bollywood.A premiação de Sean Penn por “Milk” surpreendeu quem apostava no favoritismo de Mickey Rourke em “O Lutador” mas foi absolutamente merecida. Já Kate Winslet é uma atriz que há anos tem boas atuações e já merecia ser lembrada pelo “Oscar”. Sobre Meryl Streep, acredito que ela deveria estar há anos numa categoria especial. Suas atuações quase sempre são geniais e por isso merecia estar num outro patamar. O maior perdedor da noite acabou sendo “Frost/Nixon” de Ron Howard que não levou nenhum prêmio apesar a qualidade do filme. A premiação póstuma de Heath Ledger por “Batman – O Cavaleiro das Trevas” foi merecida e foi um dos momentos altos da noite. Já Penélope Cruz venceu com méritos por “Vicky Cristina Barcelona” mas agradeceu mais a Pedro Almodovár do que o diretor do filme, Woody Allen. Independente disso, é uma grande atriz que já deveria ter ganho o prêmio por “Volver”. A cerimônia em si foi ótima. Dinâmica e cheia de momentos interessantes, foi a melhor dos últimos anos. O formato da entrega dos prêmios foi interessante (com atores já premiados apresentando cada indicado), as edições dos filmes do ano passado por gênero foi criativa e nada foi exagerado, nem mesmo os números musicais. Espero que este formato continue e seja mais desenvolvido ano que vem.
*A produtora Warner Bros. planeja levar uma adaptação para o cinema do desenho “Jhonny Quest” que foi produzido de 1964 à 1965 pela dupla Hanna-Barbera. No desenho, Johnny tem apenas 12 anos mas na versão do cinema, o personagem deverá ter mais idade. O ator Zac Efron (High School Musical) poderá viver o papel principal.
* Anote: no mês de março, o Canal Brasil (Tv por Assinatura) irá começar a exibir o famoso seriado brasileiro “O Vigilante Rodoviário”, que marcou toda uma geração. Serão exibidos 36 episódios da série. Ainda em março, o Telecine Cult exibirá o inédito “The Killing of John Lennon”, inédito em nossos cinemas e DVD e que dividiu a crítica mundial.
* A ACCPA (Ãssociação dos Críticos de Cinema do Pará) fez uma parceria com a direção do Cine Líbero Luxardo e a partir de março estará programando a SESSÃO CULT que sempre que possível tera um debate após a exibição dos filmes, no mesmo modelo do que já se faz no Cine Clube Alexandrino Moreira no IAP.A SESSÃO CULT será realizada quinzenalmente aos sabádos às 17:00 h, com entrada franca, sempre procurando ter a presença de um dos críticos da associação para a efetivação dos debates. A programação dos filmes da ACCPA na SESSÃO CULT terá como foco filmes importantes na história do cinema, incluindo clássicos pouco vistos e filmes pouco conhecidos de grandes diretores do cinema.
* A Lume Produções Cinematográficas está lançando em DVD a obra-prima do cineasta Theo Angelopoulos(Paisagem na Neblina/A Eternidade e um Dia), “Um Olhar em Cada Dia”(foto). Realizado em 1995 com Harvey Keitel no elenco, o filme mostra busca de um cineasta pelas primeiras imagens registradas pelo cinema. Recriação do mito de Ulisses, o filme recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Desde já é um dos melhores lançamentos do ano.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o publico de cinema. Confira artigos e opiniões no endereço http://www.accpara.blogspot.com/


DVD/ Destaque da Semana
“OLIVIA BYNGTON : A VIDA É PERTO”.
Este DVD é resultado da turnê que a cantora Olivia Byington fez ano passado em várias capitais brasileiras, incluindo Belém. Olivia é uma das boas cantoras que surgiram no final dos anos 70 no Brasil. Tive a oportunidade de ver Olivia no final dos anos setenta aqui em Belém dentro do projeto Pixinguinha, quando ela veio acompanhando Egberto Gismonti e Marlui Miranda e desde então tenho seguido sua carreira que é de alta qualidade musical. Olivia tem uma voz ao mesmo tempo suave e poderosa que se encaixa perfeitamente em qualquer música. Um de seus maiores sucessos, “Lady Jane”, é até hoje tocada nas rádios. Neste DVD, Olivia procura fazer um show intimista, em todos os sentidos. Filmado num pequeno auditório, neste dvd Olivia conversa com o público desde o início do show e entre uma música e outra, ela aumenta a intimidade contando histórias referentes a cada canção. Raramente vi um show tão intimista assim. A concepção do show é da própria Olivia que colocou no seu repertório músicas de seu último cd e canções significativas de sua carreira como “Lady Jane”, “Mais Clara, Mais Crua”, “Clarão”, “Anjo Vadio”, acrescentando novas interpretações para músicas como “Alguém Cantando” de Caetano Veloso. Com muita movimentação de câmera e bastante “close” no rosto da cantora, o show é bem fotografado e deixa para o espectador um registro importante da voz de uma cantora que infelizmente tem ficado fora da grande mídia mais que ao mesmo tempo, por isso, tem tido liberdade para cantar e gravar o que quer. Por isso tudo, não deixe de ver este DVD.

+ Vendidos (DVD)
1) Supernatural (2ª Temporada)
2)Roma (2ª Temporada)
3)Coleção “Senhor dos Anéis”
4) O Bicho Vai Pegar 25)Nip/Tuk (4ª Temporada)

+ Vendidos (Blue-Ray)
1) Harry Potter e o Cálice de Fogo
2)Harry Potter e a Ordem de Fênix
3)Harry Potter e a Camâra Secreta
4)Planet Earth – The Complet BBC Series
5)Destiny´s Child : Live in Atlanta

Fonte : Submarino

VEM AÍ
“Dragonball Evolution” é a versão cinematográfica do grande sucesso da TV que fez milhares de fãs no mundo inteiro. Personagens como Goku e Piccolo estarão mexendo com o imaginário de muita gente que conhece a história e certamente farão novos admiradores pelo mundo inteiro. No elenco do filme, nomes como Chow Yun-Fat, Justin Chatwin, James Marsters, Jamie Chung e Emmy Rossum..James Wong (Premonição) dirige a aventura. A estréia do filme no Brasil está prevista para 9 de Abril.

TRILHAS SONORAS
Depois de ganhar 8 “Oscar”, o filme “Quem Quer ser um Milionário?” de Danny Boyle está no centro das atenções com o grande público querendo saber tudo sobre o filme. Por isso, sua trilha sonora é uma das mais vendidas nos EUA. Com músicas e canções compostas por A.R. Rahman, ganhador do “Oscar” de melhor trilha e melhor canção, o cd traz músicas indianas que são executadas durante todo o filme incluindo a canção premiada com o “Oscar”, “Jai Ho”. O maior mérito do sucesso desta trilha pode ser a criação de um novo interesse do grande público pela música indiana que é muito rica musicalmente. Por isso, vale a pena conhecer este trabalho.

AGENDA DA SEMANA
- No Cine Estação, hoje é o último de exibição do filme “O Segredo do Grão”(foto) de Abdelattif Kechiche. O filme conta a história de um homem de 60 anos que enfrenta um divórcio após anos de casamento. Sem emprego nem salário, ele é obrigado seguir dependente de sua família, transformando-o num homem inútil para a sociedade e fracassado. Até que decide mudar esta situação e vai atrás de seu maior sonho: abrir um restaurante. O filme será exibido hoje às 10h e 20h.
- No Espaço Municipal Cine Olympia, “Lugares do Afeto” tem hoje seu último dia de exibição. Baseado no trabalho do fotógrafo Luiz Braga, o filme é um dos melhores trabalhos da diretora paraense Jorane Castro. A partir de terça-feira, à pedidos, volta a ser exibido no cinema o filme “Chupa Chupa : A História que Veio do Céu” que ficará em exibição até o dia 08/03.
- No Cine Líbero Luxardo, hoje é o última dia de exibição de “Um Conto de Natal”. No filme, uma família reúne-se para o Natal. Na mesa, além dos ressentimentos passados, vai se discutir a necessidade de um dos membros doar a medula para a mãe. Catherine Deneauve lidera um grande elenco. O filme será exibido às 19:30 h.
- “Um Homem Perdido” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme será exibido em projeção digital, na sala 04 do Moviecom Castanheira, até quinta-feira.
- Amanhã, no Cine Clube Alexandrino Moreira, o IAP (Instituto de Artes do Pará) exibe o clássico “Deus e o Diabo na Terra do Sol” de Glauber Rocha. O filme será exibido às 19 h numa parceria do IAP com a Programadora Brasil. Confira.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23