domingo, 8 de março de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 08/03/09


CINE-TROPPO
CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Ninho Vazio”, “Watchmen – O Filme”, “O Menino da Porteira” e “Quem quer ser um Milionário?”.
“Ninho Vazio” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme mostra a vida de um casal de meia idade que precisa lidar com a saída de casa dos filhos. Para ocupar o tempo ela resolve retornar à faculdade e à vida social intensa, enquanto que ele, um escritor renomado, decide por ser cada vez mais introspectivo. Este contraste faz com que a crise no casamento deles se acentue ainda mais. No elenco, Cecília Roth(Tudo sobre a Minha Mãe).
“Watchmen – O Filme” é baseado na história em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons. “Watchmen” foi originalmente publicado pela DC Comics como uma série mensal limitada de 1986 a 1987. No filme, o assassinato de um vigilante faz com que seus antigos companheiros se reencontrem, levantando também a possibilidade da existência de um assassino de mascarados. A direção é de Zack Snyder (300) com Billy Crudup e Patrick Wilson no elenco.
“O Menino da Porteira” é uma refilmagem de “O Menino da Porteira” que fez muito sucesso nos cinema em 1976. Um peão conduz uma grande boiada até a fazenda de um major ganancioso. No caminho ele conhece um garoto, que sonha em um dia se tornar boiadeiro. No elenco, o cantor Daniel, José de Abreu e Vanessa Giácomo.
“Quem quer ser um Milionário?” foi o grande vencedor do “Oscar” deste ano. O filme conta a história de um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing até que um dia se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas. O filme ganhou 8 “Oscars” incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

TOP EUA
1) Madea Goes to Jail
2) Jonas Brothers : 3 D
3) Quem quer ser um Milionário?
4) Busca Implacável
5) Ele não está tão a fim de Você
6) Street Fighter
7) Segurança de Shopping
8) Coraline e o Mundo Secreto
9) Os Delírios de Consumo
10) Fired Up


TOP 10 BRASIL
1. Operação Valquíria
2. A Pantera Cor-de-Rosa 2
3. Se Eu Fosse Você 2
4. O Curioso Caso de Benjamin Button
5. Sim Senhor!
6. Um Hotel Bom Pra Cachorro
7. Força Policial
8. Milk - A Voz da Igualdade
9. Coraline e o Mundo Secreto
10. O Leitor


Supernovas
* A Unama em parceria com a Arquidiocese de Belém dá inicio as suas atividades anuais de cinema e cultura, abrindo inscrições para mais um curso voltado ao conhecimento da arte cinematográfica e suas correlações. O Curso: Cinema x História em Quadrinhos oportuniza atender públicos de cinema e/ou quadrinhos, estreitando a relação existente entre a Arte Cinematográfica e as HQ. O curso será comandado pelo crítico de cinema e professor Arnaldo Prado Jr., membro da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O curso abordará temas como surgimento das histórias em quadrinhos e a invenção do cinema; a linguagem dos quadrinhos e a linguagem do cinema suas semelhanças e diferenças; os personagens dos quadrinhos no cinema e nos os seriados e longas-metragens; as novas tecnologias nos quadrinhos e no cinema e a influência das convergências tecnológicas e de mídias e o futuro. O curso será realizado em março (dias 16, 18, 19, 23, 25, 26 e 30) das 19 às 22 h no auditório D200 do campus Alcindo Cacela da UNAMA. As inscrições podem ser feitas na SUPEX/UNAMA pelos fones 4009-3122 ou 4009-3118.
* A refilmagem de “Os Pássaros” de Alfred Hitchcock será produzida em 3D. Segundo a imprensa americana, os produtores querem adotar a técnica que será a nova tendência das grandes produções. George Clooney (Queime depois de Ler) está em negociações para viver o protagonista do filme ao lado de Naomi Watts (21 Gramas).Martin Campbell (Cassino Royale/A Máscara do Zorro) vai dirigir o projeto. De acordo com o diretor, o longa não será apenas uma refilmagem mais sim uma nova versão com base no conto de Daphne Du Maurier que inspirou o filme de Hitchcock.
* Ainda sobre refilmagem: “'O Vingador do Futuro”, ficção-científica estrelada por Arnold Schwarzenegger e dirigida por Paul Verhoeven(Instinto Selvagem) no início dos anos 90, terá uma refilmagem que está sendo negociada pela Columbia Picures. Por enquanto, nenhum nome confirmado. Já a Warner deu início à refilmagem de “A História Sem Fim”, filme em 1984, com a direção de Wolfgang Petersen, que fez muito sucesso na época de seu lançamento.
* A produtora Warner Bros. planeja levar uma adaptação para o cinema do desenho “Johnny Quest” que foi produzido de 1964 à 1965 pela dupla Hanna-Barbera. No desenho, Johnny tem apenas 12 anos mas na versão do cinema, o personagem deverá ter mais idade. O ator Zac Efron (High School Musical) poderá viver o papel principal.
* Voltou a circular entre os e-mails de muita gente aqui em Belém, um falso texto relatando um assalto acontecido em cinemas de Belém. Este mesmo e-mail “passeia” de cidade em cidade desde 2005 e acaba chegando para as pessoas como verdade. Qual a intenção do falso e-mail ninguém sabe. Por isso, não se deve acreditar em tudo o que se lê na Internet.
* O diretor Danny Boyle, vencedor do “Oscar”por “Quem Quer Ser um Milionário?”, foi convidado para comandar o próximo filme do agente secreto 007. A questão é que Boyle agora está com várias propostas e não se sabe se ele vai aceitar o convite.
* O último filme de Heath Ledger(Batman/O Segredp de Brokeback Montain),”The Imaginarium of Dr. Parnassus”, está sem data de lançamento nos EUA.O longa ainda não tem distribuidora porque o filme foi considerado pouco comercial. A direção é de Terry Gilliam(O Pescador de Ilusões);
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o publico de cinema. Confira artigos e opiniões no endereço http://www.accpara.blogspot.com/


DVD/ Destaque da Semana
“O INQUILINO” de Roman Polanski. Com Roman Polanski e Isabelle Adjani.
Um jovem polonês que vive na França procura um apartamento para alugar e acaba encontrando a oportunidade num velho prédio onde aparentemente a calma e a tranqüilidade irá lhe ajudar a se adaptar a cidade. Mas logo ele descobre que a antiga inquilina do apartamento tinha cometido suicídio e lentamente ele começa a vivenciar uma série de situações estranhas com os velhos moradores do prédio, entrando num processo de paranóia que o levara a se comportar igual a mulher que cometeu suicídio antes de sua chegada. Este filme foi lançado em 1976 nos cinemas e mostrou na época que o diretor Roman Polansky (O Bebê de Rosemary/Chinatown) sabia como poucos contar uma história de mistério e enigmas, criando sequências de forte envolvimento dramático, usando com perfeição a fotografia (do mestre Sven Nykvist que trabalhou durante décadas com cineasta sueco Ingmar Bergman) e a música para revelar os detalhes mais obscuros de um roteiro genial e envolvente. Já sendo considerado hoje um clássico do cinema, “O Inquilino” estava inédito no mercado brasileiro e foi com muita satisfação que pude rever o filme depois de tantos anos e constatar que ainda é uma obra de mestre.

+ LOCADOS
1)Os Estranhos
2)Espelhos do Mêdo
3)Jogos Mortais 5
4)Última Parada 1745)Rec

+ INDICADOS
1)”O Delator “ de John Ford
2)”O Inquilino” de Roman Polansky
3)”Onde Está a Liberdade” de Roberto Rosselini
4)”Sublime Devoção” de Henry Hathaway
5)”As Troianas” de Michael Cacoyannis

MOSTRA DE FILMES POLONESES
No Espaço Municipal Cine Olympia, inicia terça-feira a Mostra de filmes que comemora os 100 anos da Cinematografia polonesa. Entre filmes raros e inéditos, serão exibidos 14 títulos com produções de várias décadas iniciando com “Um Homem Obstinado”, realizado em 1929. Sem dúvida, é uma mostra imperdível e um dos melhores momentos do cinema alternativo do ano. Os filmes serão exibidos em DVD do dia 14/03 ao dia 14/04, às 18:30 (com exceção das segundas-feiras). A mostra tem o apoio da Embaixada da República da Polônia no Brasil, Polish Film Institute, Associação Mañana, Babel Studio e ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Todos os filmes têm legendas em português. Confira a relação dos filmes e datas:

- Dias 10 e 11/03 – “O Homem Obstinado” de Henryk Szaro (1929)
- Dias 12 e 13/03 – “Tchau, até Amanhã” de Janusz Morgenstern (1960)
- Dias 14 e 15/03 – “O Faraó” de Jerzy Kawalerowicz (1965)
- Dias 17 e 18/03 – “Terra Prometida” de Andrzej Wajda (1974)
- Dias 19 e 20/03 – “Hotel Pacífico” de Janusz Majewski (1975)
- Dias 21 e 22/03 – “Mimetismo” de Krzysztof Zanussi (1976)
- Dias 24 e 25/03 – “O Interrogatório” de Ryszard Bugajski (1982)
- Dias 26 e 27/03 – “Sexmissão” de Juliusz Machulski (1983)
- Dias 28 e 29/03- “A Dívida” de Krzysztof Krauze (1999)
- Dias 31/03 e 01/04 – “O Meirinho” de Feliks Falk (2005)
- Dias 02 e 03/04 – “Jasminum” de Jan Jakub Kolski (2006)
- Dias 04 e 05/04 – “Praça do Salvador” de J. Kos-Krauze e Krzysztof Krauze (2006)
- Dias 07 e 08/04 – “Truques” de Andrzej Jakimowski (2007)
- Dias 09 e 10/04 – “Leidis” de Tomasz Konecki (2008)

Confira sinopses e maiores informações dos filmes da mostra no site www.cinemaolympia.com.br
AGENDA DA SEMANA
- Amanhã, dia 09/03, no Cine Clube Alexandrino Moreira, às 19 h, a ACCPA (Associação do Críticos de Cinema do Pará) em parceria com o IAP (Instituto de Artes do Pará) exibe o clássico “No Tempo das Diligências” de John Ford, dentro da programação mensal que homenageia filmes importantes produzidos em 1939. O filme é considerado um dos melhores exemplares do gênero western. Após a exibição do filme, haverá o já tradicional debate com o público presente. Anote: a partir dessa semana, você poderá conferir a programação do Cineclube Alexandrino Moreira através do blog www.cineclubealexandrinomoreira.blogspot.com
- “Ninho Vazio” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme será exibido em projeção digital, na sala 04 do Moviecom Castanheira, até quinta-feira às 17:05. O filme desenvolve a dura experiência de um casal que tem que se reinventar após o crescimento dos filhos. Os filmes do projeto Moviecom Arte tem preço diferenciado : R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Aproveite e veja alguns dos melhores filmes em cartaz da nossa programação.
- “Um Conto de Natal” com Catherine Deneauve tem hoje sua última exibição no Cine Líbero Luxardo que teve problemas técnicos nos últimos dias e que por isso não teve suas exibições normais na semana passada. O filme será exibido hoje às 19:30 h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23