quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

"OS DONOS DA NOITE" SURPREENDE


"Os Donos da Noite" é um dos melhores filmes da temporada que você pode encontrar nas locadoras. Bem dirigido com estilo e competência por James Gray, o filme mostra o conflito familiar entre pai e um irmão que são da polícia e um outro filho, mais afastado, que começa a se envolver no mundo do crime. A questão do bem e do mal aqui, é jogada no lixo. Não existe bem ou mal ou bandido e mocinho. Existe sim uma dura realidade, escolhas, frustrações e conflitos familiares e pessoais que levam as pessoas para os mais diversos caminhos que necessariamente não chegam a lugar nenhum. Ou chegam, se você entender a longa caminhada. E é isto que o filme revela com uma narrativa onde a linguagem cinematográfica é muito bem utilizada.
A história do filme é muito bem desenvolvida e a narrativa do diretor muitas vezes chega a impressionar, não por ser original, mas por se criativa e funcional dentro do enredo. No filme, podemos encontrar pelo menos três sequência geniais que Francis Coppola assinaria tranquilamente nos anos 70, quando seu talento começava a emergir.
Muitos dizem que o cinema americano está devendo e muito na qualidade dos seus filmes, diretores e atores. Pois aqui, encontramos um bom motivo para acreditar que é possível se fazer bons filmes por lá. E o que dizer de Robert Duvall? Com uma atuação dessa, só mesmo um "Oscar" especial....

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23