quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"O GANGSTER" NÃO TRAZ NOVIDADES


"O Gangster" de Ridley Scott tinha tudo para ser um filme interessante. E em alguns momentos, o filme consegue mais do que isso. Consegue ser inteligente. Mas ao contar a história do primeiro gangster negro americano, Scott pegou um roteiro confuso, que não soube se posicionar entre os dois personagens principais: o bandido e o mocinho. Tudo se mistura nos personagens. Causa. Consequência. Sobrevivência. Honestidade. Parcialidade. Mas tudo se mistura e se confunde na má construção da personalidade dos protagonistas da história e isso não causou estranheza nem divergência do diretor com o roteirista. Despreocupado com o roteiro, Scott repetiu o que costuma fazer com seus filmes: concentrou sua inteligência de diretor no estilo de filme, na forma de contar a história. E é ai que o filme às vezes é inteligente. Mas fica só nisso. Na forma. Nas cenas bem elaboradas. Nas atuações bem dirigidas. Na montagem bem trabalhada. Ridley Scott é assim, desde "Blade Runner", seu melhor filme. Tradicional na forma e no conteúdo, "O Gangster" apenas comprova que o atrevimento e a audácia de Scott precisam voltar com urgência. Afinal quem fez "Alien:O 8º Passageiro" e "Blade Runner" ainda merece crédito. Ou não ? :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Marco, o problema do filme não se concentra no roteiro, mas sim, na falta de coragem do diretor.É um medroso, tal qual uma criancinha. Eu não esperava nada do filme, nunca enxerguei talento no Ridley. Ainda espero algo realmente bom do diretor do divertido "Alien". Abração, Moreira. Ass: Mark.

Ronaldo Passarinho disse...

Engraçado, Marco. Achei disparado o melhor filme dele. Não é filme de autor, nem pode ser, já que ele não é um autor. Mas é um senhor filme de estúdio.

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23