sexta-feira, 28 de abril de 2017

Cine Troppo - De 27/04 a 03/05/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


IV Festival Internacional LUME de Cinema

O LIFF - Lume International Film Festival é um festival internacional de cinema, realizado no Brasil, para longas e curtas metragens, com foco no cinema autoral e independente. Nas edições anteriores participaram produções de países como França, Bélgica, Espanha, Coreia do Sul, Romênia, Canadá, Estônia e Turquia, entre outros. O festival evolui a cada edição sob a curadoria do diretor de cinema e proprietário da distribuidora Lume Filmes (uma das melhores distribuidoras do país), Frederico Machado.
A novidade desta edição é que o evento acontecerá simultaneamente em mais de dez cidades brasileiras, sendo esta a sua primeira realização em Belém, em parceria com a Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e o Cine Líbero Luxardo. O Festival Internacional Lume de Cinema, este ano, contará com 7 longas-metragens e 11 curtas-metragens de 15 países diferentes.
O evento proporcionará uma excelente oportunidade ao cinemaníacos e cinéfilos da cidade para conferir novas produções nacionais e internacionais que dificilmente chegariam a nosso circuito.
Fique atento para toda a programação que iniciou no dia 27/04:

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO (a partir de 30/04): 

DIA  30 DE ABRIL
15h  
THE SON (Curta-metragem) ​
LESTE OESTE (Longa-metragem)  
17h30
IMPORT (Curta-metragem)
OVER (Curta-metragem) ​
STILL LIFE (Longa-metragem)
20h
RETURN TO ERKIN (Curta-metragem) ​
CAMINHO PARA LA PAZ (Longa-metragem)
DIA 02 DE MAIO
15h
O HOMEM QUE VIROU ARMÁRIO (Curta-metragem) ​
AMOK (Longa-metragem)
17h30  
JOVENS INFELIZES
20h
AINDA HÁ SANGUE POR DENTRO (Curta-metragem)
EAT YOUR BONES (Longa-metragem)

DIA 03 DE MAIO
15h  
ANGUSTIA (Curta-metragem) ​
O SIGNO DAS TETAS (Longa-metragem)
17h30 IMPORT (Curta-metragem)
OVER (Curta-metragem) ​
STILL LIFE (Longa-metragem)
20h  
TO LIGHT (Curta-metragem)
ECLIPSE SOLAR (Curta-metragem)
THREAD (Longa-metragem)


INDICAÇÕES
ESTREIA
“O Medo devora a alma”
Filme de R. W. Fassbinder
Cine Olympia

TRILHA SONORA

“Giordano Bruno” (1973)
Filme de Giuliano Montaldo
Composição de Ennio Morricone

BREVE
“Os Apaches”
Filme de
Cine Olympia – Dia 04/05

DVD
“O Vale do Amor”
Com Isabelle Huppert e
Gerard Depardieu

MEMÓRIA
“Duas ou Três Coisas que eu sei dela”(1966)
Filme de Jean-Luc Godard
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 80

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 15/05 – O Cinema de John Ford: ”O Homem que Matou o Facínora” (1962). Sessão às 19h. Entrada franca. Dia 29/05 – “O Delator” (1935).
*Cine Olympia:
Até dia 03/05 – “O Medo devora a alma” (1074) de R. W. Fasbinder. Sessão às 18h30min (exceto domingo e feriado às 17h30min). Entrada franca. Apoio: Instituto Goethe.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 03/05– “IV Festival Lume de Cinema”. Filmes inéditos.
Dia 06/05 – “Nascido para Matar” (1987) de Stanley Kubrick. Sessão Cult. Entrada franca e debate após a sessão. 

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Cine Troppo - De 20 a 26/04/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Cinema Olympia - 105 anos
O Cinema Olympia comemora mais um ano de funcionamento no próximo dia 24 de abril de 2017. Como cinema mais antigo do Brasil em funcionamento, o Cine Olympia foi fundado em 1912 dentro de um contexto da inauguração de diversas salas de cinema em todo mundo. Neste período, o cinema já encantava milhares de espectadores com sua magia e criatividade. Em Belém, o cine Olympia rapidamente foi considerado um dos cinemas mais importantes da cidade pela sua localização, arquitetura e programação diversa que ajudou a criar novos cinemaníacos.
O Cine Olympia é uma das poucas salas de cinema de Rua no Brasil ainda em atividade e como patrimônio histórico e cultural do município de Belém, é administrado pela Prefeitura de Belém – FUMBEL, desde 2006. Com uma programação cultural e artística de qualidade com parcerias com várias embaixadas, consulados e cinematecas de diversos países, essa sala mantém sua importância na vida cultural da cidade e do estado. Com exibição de filmes de terça-feira a domingo (e feriados), sempre com entrada franca, o Cine Olympia promove mensalmente vários projetos como A Escola vai ao Cinema, A Universidade vai ao cinema, Curta Olympia, Sessão Nacional, Olympia Infantil e Projeto Cinema Música com o objetivo de formar novos espectadores.
Para comemorar esta data especial de 105 anos, no dia 24 de abril de 2017, às 18h30min, haverá uma programação especial com a exibição de dois filmes do período do cinema mudo com acompanhamento musical de Paulo José Campos de Melo. Os filmes escolhidos para essa exibição especial, “Ninho de Amor” (1923) e “Sherlock Jr.” (1924), têm a direção de Buster Keaton, considerado um dos gênios do cinema ao lado de Charlie Chaplin. Viva o cinema Olympia!!
*O cinema Olympia exibirá no próximo dia 26/04, em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), o documentário "Outro Sertão" sobre a estadia do escritor Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos - a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida - o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feita por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista. A exibição de "Outro Sertão" faz parte da programação dos 105 anos do cinema Olympia. A sessão terá entrada franca e haverá debates com professores convidados sobre a obra de Guimarães Rosa.


INDICAÇÕES
ESTREIA

“Vida”
Filme de Daniel Espinoza
Com Jake Gyllenhaal 

SESSÃO ESPECIAL
“Outro Sertão”
Dia 26/04 às  16 h
Cinema Olympia

DVD
“Capitão Fantástico”
Filme de Matt Ross
Com Viggo Mortensen

BLU-RAY
“Rogue One”
Filme de Gareth Edwards
Com Felicity Jones

MEMÓRIA
“Trovão Azul” (1984)
Filme de John Badham
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 80

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 15/05 – O Cinema de John Ford: ”O Homem que Matou o Facínora” (1962). Sessão às 19h. Entrada franca.
*Cine Olympia:
Até dia 23/04 – Programação especial dos 105 anos de fundação do cinema Olympia. Mostra de Filmes Musicais.
Dia 24/04 – Projeto Cinema e Música com os clássicos “Ninho de Amor” (1923) e “Sherlock. Jr.”(1924) de Buster Keaton. Acompanhamento musical ao vivo com Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18h30min. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 23/03– “Manchester à Beira Mar” e “A Tartaruga Vermelha”.
*Cineclube da Casa da Linguagem (Oficinas Curro Velho):
Dia 27/04 – “A Bela e a Fera” (1946) de Jean Cocteau





domingo, 16 de abril de 2017

Cine Troppo - De 13 a 19/04/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho



“Manchester à Beira- Mar” estreia no circuito local

“Manchester à Beira-Mar” finalmente estreou no nosso circuito de exibição. Indicado a vários “Oscar” este ano, o filme teve grande repercussão desde seu lançamento no ano passado nos EUA. Boa parte da crítica americana gostou do filme e gerou ótimas interpretações sobre o drama do personagem Lee Chandler (muito bem interpretado pelo ator Casey Afleck que foi premiado com o “Oscar”). “Manchester” é sobre a vida e renascimento deste personagem numa história emocionante que pode criar várias identificações com o espectador. No início do filme, Chandler é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de assumir a responsabilidade jurídica de seu sobrinho adolescente após o pai do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno à cidade obrigará Lee a enfrentar seus fantasmas e medos sobre as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.
A história de Lee Chandler, seus dramas, tragédias e lutas internas/externas com seu mundo, é mostrado aqui com muita sensibilidade num estilo fílmico que lembra muito o cinema europeu que, na maioria das vezes, é reconhecido pela sua forma mais reflexiva e menos exagerada do ponto de vista estético. Histórias profundas e dramáticas como de Lee Chandler, merecem ser observadas num aspecto humanista e não sensacionalista. Seu drama de vida/renascimento é comovente especialmente se o diretor deixar a imagem e a emoção deste personagem fluir sem interferências indevidas como, por exemplo, montagem acelerada, apelo musical (quando se cria um ambiente emocional através da imagem/som), entre outros clichês que normalmente tomam conta do processo criativo de muitos filmes.
Da direção simples de Kenneth Lonergan a atuação marcante de Afleck, “Manchester à Beira-Mar” me lembra que o cinema pode/deve muita vezes ser mais simples nas construções de sua narrativa e, ao mesmo tempo, ser mais complexo nos seus resultados. Por isso, entre outras razões, este filme merece atenção do espectador. Vamos prestigiar a exibição de “Manchester”. Afinal, é um dos melhores filmes do ano.



* Max Von Sydow é um dos maiores atores do cinema e completou 88 anos de idade esta semana. Os filmes que ele realizou com Ingmar Bergman são extraordinários. Lembro da primeira vez que assisti "O Rosto", "O Sétimo Selo" e depois "Vergonha" entre tantas obras importantes. Foi impressionante perceber seu talento. Parabéns ao mestre da atuação.

*Steve Howe, um dos mestres da guitarra, um dos mestres do Yes (banda de rock progressiva), fez aniversário esta semana no dia seguinte da inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame (dia 07/04). Qualquer homenagem é pouca para este grande músico. Sua música é simplesmente ETERNA. Obrigado, mestre!


INDICAÇÕES
ESTREIAS

“Manchester à Beira Mar”
Filme de Kenneth Lonergan
Com Casey Affleck


“A Tartaruga Vermelha”
Filme de Michael Dudok
Cine Líbero Luxardo

BREVE

“Festival Varilux de Cinema Francês”
Cine Líbero Luxardo – Junho/2017

DVD

“Animais Noturnos”
Filme de Tom Ford
Com Amy Adams

MEMÓRIA

“Alfredo, Alfredo” (1971)
Filme de Pietro Germi
Cartaz exibido nos cinemas italianos nos anos 70

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:

Dia 17/04 – O Cinema de Serguei Eisenstein: ”Ivan, O Terrível” (parte 2). Sessão às 19h. Entrada franca.
*Cine Olympia:
Até dia 19/04 – “Nem o Céu nem a Terra”. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca.
Dia 24/04 – Programação especial dos 105 anos de fundação do cinema Olympia.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 26/03– “Manchester à Beira Mar”
Dia 22/04 – “A Primeira Noite de Tranquilidade”(1971) com Alain Delon. Sessão às 15h. Entrada franca.
*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 27/04 – “A Bela e a Fera” (1946) de Jean Cocteau


sábado, 8 de abril de 2017

Cine Troppo - De 06 a 12/04/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
  


Filme francês em destaque no circuito
“Nem o Céu nem a Terra" (2016) é a estreia da semana no cinema Olympia. Dirigido por Clément Cogitore, a história do filme acontece no
Afeganistão em 2014. Com a retirada das tropas se aproximando, o capitão Antarès Bonassieu e sua equipe recebem a missão de vigilância em um vale remoto de Wakhan, na fronteira do Paquistão. Apesar da determinação de Antarès e de seus homens, o controle do vale isolado lentamente vai caindo de suas mãos. Numa noite escura, os soldados começam a desaparecer misteriosamente no vale. O filme é inédito em Belém e é exibido com o apoio da Cinemateca Francesa. A produção procura contribuir com outras visões sobre os conflitos no Afeganistão e teve elogios por parte da crítica européia. Certamente este filme francês é mais um exemplo de produção cinematográfica européia que jamais assistíriamos se não existisse embaixadas e cinematecas para sua distribuição. Felizmente temos um circuito alternativo local que procura exibir filmes distribuidos dessa maneira independente. Espero que o público prestigie estas exibições como forma de incentivar futuras projeções.
*O genial Buster Keaton está na programação de aniversário dos 105 anos do cinema Olympia. No dia 24 de abril, data de sua fundação, serão exibidos dois clássicos de Keaton no Olympia: “Ninho de Amor” e “Sherlock Jr.”. Os filmes serão exibidos com acompanhamento musical ao vivo do músico Paulo José Campos de Melo. Buster Keaton é um dos gênios da comédia. Merece atenção. Programa imperdível!
*O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realizará mais uma ação no dia 25/04 com palestra do professor John Flecther com o tema “Godard além dos últimos Limites”. Fletcher falará sobre a obra do cineasta francês Jean-Luc Godard, a partir de seu filme "Duas ou Três Coisas que sei sobre ela" (1966),  quando o diretor se engajou em uma discussão do pós-Segunda Guerra, aliado a uma série de debates políticos e estéticos incluindo  artes visuais, contracultura, o fim das vanguardas, pós-Marxismo e o pós-cinema. A palestra acontecerá na Casa das artes a partir das 18h30min. Inscrições gratuitas.
* Andrei Tarkovski, um dos grandes diretores do cinema, completaria 85 anos de idade esta semana. Falecido em 1985, sua obra está cada vez mais forte e importante para o cinema. Com uma carreira de poucos longas-metragens e muitas obras-primas, o diretor russo tem vários filmes lançados em dvd/blu-ray. Como homenagem, vale ver (rever) toda sua obra.
* Dois belos momentos de cinefilia na semana passada: a exibição com apresentação e debate dos filmes "Morangos Silvestres" de Ingmar Bergman (Cine Líbero Luxardo – Sessão Cult)  e "Ivan O Terrível"(parte 1) de Serguei Eisenstein (Cineclube Alexandrino Moreira). Obras eternas num tempo e espaço cinematográficos totalmente mágicos e poéticos.

INDICAÇÕES
ESTREIAS

“A Cabana”
Filme de Stuart Hazeldine
Com Sam Worthington, Octavia Spencer, 


“Nem o Céu Nem a Terra”
Filme de Clément Cogitore
Cine Olympia

CONTINUAÇÃO


“Elle”
Filme de Paul Verhoeven
Cine Líbero Luxardo

CINECLUBE

“A Primeira Noite de Tranquilidade”(1971)
Filme de Valério Zullini
Cine Líbero Luxardo -  Dia 22/04

MEMÓRIA

“Rastros de Ódio” (1957)
Filme de John Ford
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 50

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 17/04 – O Cinema de Serguei Eisenstein: ”Ivan, O Terrível” (parte 2). Sessão às 19h. Entrada franca.
*Cine Olympia:
Até dia 16/04 – “Nem o Céu nem a Terra”. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca.
Dia 24/04 – Programação especial dos 105 anos de fundação do cinema Olympia.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 26/03– “Neruda”, “Olhar Instigado” e “O Ornitólogo”
*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 27/04 – “A Bela e a Fera”(1946) de Jean Cocteau


Coluna Cineclube - Dia 13/10/24