domingo, 30 de outubro de 2016

Cine Troppo - Semana de 13 a 19/10/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho



“Para Ter Onde Ir” no Festival do Rio

* ”Para Ter Onde Ir” de Jorane Castro foi exibido esta semana no Festival do Rio. É o primeiro longa-metragem paraense de ficção a ser produzido em muitos anos e espero que tenha boa receptividade do público e da crítica. Jorane Castro tem longa carreira cinematográfica com produção de diversos curtas-metragens. Vamos torcer que este seu primeiro longa-metragem de ficção seja o primeiro de muitos trabalhos nesta nova fase. O filme mostra histórias de três mulheres, com diferentes visões sobre a vida e o amor que seguem juntas em uma viagem, partindo de um cenário urbano para outro onde a natureza bruta prevalece. “Para Ter Onde Ir” foi selecionado para a mostra competitiva de longas “Novos Rumos” da 18º edição do Festival do Rio e tem no elenco Lorena Lobato (O Cheiro do Ralo), Keila Gentil e Ane Oliveira. Filmado entre abril e maio de 2015, em Belém e no roteiro turístico do Pará, “Para Ter Onde Ir” é, segundo diretora, “um filme de estrada sobre deslocamento, mas também uma história de busca pessoal, de questionamentos sobre para onde você vai, o que você vai deixar de legado e a que você se propõe neste universo”. A direção de fotografia do filme é de Beto Martins (A História da Eternidade).
*Realizarei um curso de extensão sobre Crítica de Cinema na Faculdade FIBRA a partir do dia 22/10. O curso tem como objetivo o desenvolvimento do senso crítico em relação ao Cinema como arte por meio de conceitos relacionados à crítica cinematográfica. O curso terá diversos módulos: A História do Cinema, Movimentos Cinematográficos, Elementos da Obra Cinematográfica, Indústria/Arte/Mercado, O Olhar Crítico sobre o Cinema, O Papel do Crítico de Cinema e A História da Crítica de Cinema.
*A próxima ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) acontecerá no dia 25/10/16 (terça-feira) na Casa das Artes e terá como tema "Cinema e Música na Obra de Andrei Tarkovski". Os professores Leonardo Coelho de Souza e Kátia Mendonça falarão sobre o trabalho deste excepcional cineasta com destaque para a forma como ele utilizou a música nos seus filmes especialmente em "Stalker" (1979). Inscrições gratuitas.
*Andrzej Wajda, grande diretor polonês, faleceu esta semana. Wajda influenciou minha formação cineclubista com filmes como "Kanal", "O Homem de Mármore", "Cinzas e Diamantes", "O Maestro" e “Danton”. Obrigado Wajda!
 *Um dos destaques do Festival do Rio este ano é o documentário sobre a carreira do diretor Brian de Palma. Acompanho a filmografia deste diretor há muitos anos e entendo que seus filmes sempre merecem atenção como, por exemplo, “Os Intocáveis” (1987), “Trágica Obsessão” (1975), “O Fantasma do Paraíso”(1973), “Um Tiro na Noite”(1980) e “Carrie a Estranha”(1976). Espero que este documentário seja exibido no circuito exibidor nacional.

INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Café Society”
Filme de Woody Allen
Cine Líbero Luxardo

"Inferno"
Filme de Ron Howard
Com Tom Cruise

CONTINUAÇÃO
“A Comunidade
Filme de Thomar Vitenberg
Cine Líbero Luxardo

BLUE-RAY
"Alfred Hitchcock Masterpiece Colletcion"
14 filmes incluindo "Vertigo" e "Psicose"

MEMÓRIA
“Os Olhos de Laura Mars”(1978)
Com Faye Dunaway
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 17/10 – O Cinema de Yasujiro Ozu: “Ervas Flutuantes” (1959).  Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 20 a 30/10 – Mostra de Cinema Espanhol Atual 2016.  Sessão às 18h30min (domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 16/10 – “A Comunidade” e “Café Society”.
Dia 29/10 – “Tudo que Você queria saber Sobre Sexo” (1974) de Woody Allen. Sessão Cult às 15h. Entrada franca.
*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):
Dia 25/10: “Cinema e Música na Obra de Andrei Tarkovski” com Leonardo Coelho de Souza e Kátia Mendonça. Inscrições abertas.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23