domingo, 30 de outubro de 2016

Cine Troppo - Semana de 22 a 28/09/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


 “PAULINA” É UM DOS MELHORES FILMES DO ANO
*"Paulina” de Santiago Mitre é um dos principais lançamentos da semana. O filme mostra a história de Paulina (interpretada magnificamente pela atriz Dolores Fonzi) que deixa uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região com  graves problemas sociais e econômicos no interior da  Argentina. Ele sacrifica seu relacionamento com seu pai (juiz famoso que discorda da sua decisão) e namorado para investir na possibilidade de ser um elemento de transformação dessa região através do ensino. Entretanto, sua iniciativa é interrompida quando é  estuprada por um grupo de alunos. A forma como ela vai se relacionar com este problema é a principal questão do filme. “Paulina” é um dos grandes filmes que assisti este ano. O filme é surpreendente e tem inspirada direção, roteiro extraordinário e atores que revelam sentimentos e valores que nos fazem pensar. Produzido também pelo cineasta brasileiro Walter Salles Júnior, o filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e felizmente agora chega em Belém através do cine Líbero Luxardo. Coloque na sua agenda a exibição deste grande filme.
*Faleceu na semana passada o mestre Acyr Castro. Crítico de cinema, escritor, um dos fundadores da Associação de Críticos de Cinema, cinemaníaco, cinéfilo, Acyr é uma das maiores referências locais quando o assunto é a sétima arte. Lembro com carinho grandes momentos que presenciei quando Acyr falava sobre filmes especialmente “Cidadão Kane” de Orson Welles e “Rebecca: A Mulher Inesquecível” de Alfred Hitchcock. A Associação de Críticos fará uma merecida homenagem para Acyr no próximo dia 01 de outubro com a exibição de “Rebecca: A Mulher Inesquecível”.
*"Cinema (s): A Diversidade na Pedagogia do Olhar Cinematográfico" é mais uma ação do Centro de Estudos Cinematográficos" sob a minha coordenação. Estarei ao lado do amigo e crítico de cinema Augusto Pacheco no próximo dia 27/09 a partir das 18h30min na Casa das Artes. Vamos refletir juntos sobre um tema importante e necessário para o exercício da cinefilia.
*Esta semana participei de duas ações muito interessantes na área do cinema. Coordenei um debate sobre o filme “Aquarius” numa parceria do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) com o Cine Líbero Luxardo e estive num bate-papo sobre crítica de cinema dentro das atividades do Festival de Audivisual de Belém (FAB). É sempre bom falar/debater sobre o Cinema.
*Os cineastas Walter Salles (Central do Brasil) e Sergio Machado (Cidade Baixa) estão à frente de uma série sobre o lutador de boxe Acelino Freitas, o Popó. O projeto será produzido pela Gullane e vai ao ar no canal TNT.
*A escolha do filme “Pequenos Segredos” para indicação a seleção do “Oscar” deste ano deixou de lado o excelente “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho. Muitas críticas foram realizadas em relação à comissão de avaliação dos filmes inscritos este ano. Na comissão, nomes conhecidos como dos cineastas Bruno Barreto e Carla Camurati.

INDICAÇÕES
“Paulina”
Filme de Santiafo Mitre
Com Dolores Fonzi

CONTINUAÇÃO
“Aquarius”
Filme de Kleber Mendonça Filho
Com Sonia Braga

DVD
“Victoria”
Filme de Sebastian Schipper
Com Anna Lena Klenke

BLU-RAY
“A General”(1927)
Filme de Buster Keaton
Clássico do cinema

MEMÓRIA
“O Discreto Charme da Burguesia"”(1972)
Filme de Luís Buñuel
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 05/09 – O Cinema de Abbas Kiarostami: “O Vento nos Levará” (1999).  Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 05/10 – “Quem morre antes, está morto há muito tempo”. Filme alemão. Sessão às 18h30min (domingos e feriados às 17h30min). Entrada franca.
Dia 10/10 – “Fantasma” de F. W. Murnau. Projeto Cinema e Música. Sessão às 18h30min. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 25/09: “Paulina” e “Aquarius”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23