domingo, 30 de outubro de 2016

Cine Troppo - Semana de 06 a 12/10/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“FRANCOFONIA” REFLETE SOBRE A ARTE
*“Francofonia” de Alexander Sokurov está em exibição no cine Líbero Luxardo. O diretor realiza uma reflexão na relação entre arte e poder através de um documentário/ficção filmado no Museu do Louvre que indica que a arte pode nos ensinar sobre nós mesmo especialmente em tempos de guerra e intolerância. Sokurov é um dos grandes diretores do cinema atual. Sua obra nos traz a visão de um cineasta preocupado com questões históricas, artísticas, humanas e sociais. Filmes como “Arca Russa”(2002), “Pai e Filho”(2003) e “Taurus”(2001) demonstram seu talento e sensibilidade em usar o cinema como uma arte especial. Não deixe de asssistir “Francofonia”.
*A Programação do cineclube da ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) para o mês de Outubro/2016 está muito especial. Serão exibidos filmes do cineasta japonês Yasujiro Ozu, Alfred Hitchcock, Woody Allen e Stanley Kubrick. Toda a programação tem entrada franca e debate após a exibição. Viva o movimento cineclubista.
*“For the Love of spock” é um documentário sobre a vida e obra do ator Leonard Nimoy que ficou conhecido pelo personagem Spock na série/filmes “Jornada nas Estrelas”. O filme é dirigido pelo filho de Leonard, Adam, que conseguiu recursos de produção através de fundos de investimento. O documentário mostra a vida familiar e profissional de Nimoy com cenas raras e inéditas. Leonard Nimoy era um grande ator e deixou grandes lembranças especialmente nos fãs de “Jornada nas Estrelas”. “For the Love of Spock” merece ser assistido como uma homenagem ao ator.
*Sábado, dia 01 de outubro, a ACCPA realizou uma sessão cineclubista em  homenagem a Acyr Castro (escritor, crítico de cinema e um dos fundadores da Associação Paraense de Críticos de Cinema) com a exibição do clássico "Rebecca: A Mulher Inesquecível" de Alfred Hitchcock. Eu, Pedro Veriano e Luzia Alvares (e posteriormente o crítico José Otavio Pinto) fizemos uma homenagem a história e memória de Acyr. Que seu legado cultural seja sempre reconhecido. Ave Acyr!
*O Cinema Olympia exibirá em Outubro a Mostra de Cinema Espanhol Atual 2016 com vários filmes inéditos. É uma importante oportunidade de se conhecer a qualidade das produções espanholas que tem revelado talentos de novos cineastas.
 *O cineasta Michelangelo Antonioni comemoraria seu aniversário de 104 anos na semana que passou. Um dos grandes cineastas do cinema, Antonioni é um mestre que deixou obras significativas para os cinéfilos como “Deserto Vermelho”, “A Noite”, “A Aventura”, “O Eclipse”, “O Grito” e “O Passageiro: Profissão Reporter”. Em sua homenagem, vale à pena assisitir estes e outros filmes de sua extensa filmografia.
*Em mais uma ação do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) foi realizada no dia 27/09 a palestra "Cinema(s): A Diversidade na Pedagogia do Olhar Cinematográfico" com minha participação ao lado de Augusto Pacheco e mediação de Arnaldo Prado Junior. Ótimas reflexões surgiram sobre um tema tão amplo que teve total interação com o público presente. Agradeço o apoio da Casa das Artes, ao público presente e a imprensa que divulgou o evento. Aguarde próxima ação em Outubro.
*Feliz Círio para todos!!

INDICAÇÕES
ESTREIA
“A Comunidade”
Filme de Thomas Vinterberg
Cine Líbero Luxardo

CONTINUAÇÃO
“Francofonia”
Filme de Alexander Sokurov
Cine Líbero Luxardo

“Aquarius”
Filme de Kleber Mendonça Filho
Cine Estação

LIVRO
“Glauber Rocha: Cinema, Estética e Revolução”
De Humberto Pereira da Silva

 MEMÓRIA
“Aguirre: A Cólera dos Deuses”(1972)
Filme de Werner Herzog
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 17/10 - O Cinema de Yasujio Ozu: “Ervas Flutuantes” (1959). Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Dia 11/10 - Projeto CINEMA E MÚSICA:”Fantasma"(1922). Clássico do cinema dirigido por F.W. Murnau. Sessão às 18h30min. Entrada franca. Acompanhamento musical ao vivo com Paulo José Campos de Melo. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 16/10: “'A Comunidade” de Thomas Vinterberg.
 *Cine Estação:
Até 20/10 - "Aquarius" de Kleber Mendonça Filho

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23