quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 09 À 15/10/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho


*A 38ª Mostra de São Paulo, que se realiza de 16 a 29 de outubro, fará homenagem ao cinema espanhol, com uma retrospectiva de Pedro Almodóvar, exposição de Luís Buñuel e apresentação da filmografia de Víctor Erice. Outro destaque do evento, que este ano traz 331 títulos, é a presença de fortes candidatos ao Oscar em 2015.Entre os possíveis concorrentes na premiação da Academia de Hollywood estão os norte-americanos "Wild", de Jean-Marc Vallée, mesmo diretor de "Clube de Compras Dallas"; e "Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo", de Bennett Miller. Candidatos a uma vaga na categoria de Oscar estrangeiro também serão exibidos, com destaque para o argentino "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, com Ricardo Darín no elenco. O filme foi escolhido para abrir a mostra em um evento para convidados no dia 15 de outubro. Também foram selecionados "Winter Sleep", da Turquia; "Força Maior", da Suécia; "Viver é Fácil com os Olhos Fechados", da Espanha; "Filha", do Paquistão; "Tristeza e Alegria", da Dinamarca; "Dois Dias, Uma Noite", da Bélgica; "Mateo", da Colômbia. Os premiados "Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência", de Roy Andersson, vencedor do Leão de Ouro em Veneza; "As Noites Brancas Do Carteiro", de Andrei Konchalovskiy, Leão de Prata em Veneza, e "Do Que Vem Antes", de Lav Diaz, Leopardo de Ouro em Locarno, também estão entre os títulos confirmados.

* O festival “Janela do Cinema” chega este ano a sua 7ª edição, que será realizada de 24 de outubro a 2 de novembro, no Recife, com sessões no Cinema da Fundação e no Cinema São Luiz. Este último é um dos poucos cine-palácios em funcionamento no mundo e novamente voltará a exibir filmes que marcaram diferentes gerações cinéfilas.Na mostra Clássicos do Janela, que integra a programação oficial do festival organizado pelo crítico e cineasta Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor), serão exibidos 13 longas-metragens em cópias novas ou restauradas, nos formatos DCP e 35mm. Entre eles estão “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida” de Steven Spielberg, “Alien, o 8º Passageiro” de Ridley Scott, “O Massacre da Serra Elétrica” de Tobe Hooper, “O Comboio do Medo” de William Friedkin (que será exibido em cópia 4K), e “Mad Max 2” de George Miller.A mostra também levará de volta ao público um dos filmes mais famosos de Wim Wenders, Paris, Texas, que completa 30 anos.

*A produtora Warner Bros. decidiu fazer um “reboot” do longa “Eu sou a Lenda” dirigido por Francis Lawrence (Jogos Vorazes: Em Chamas) e estrelado por Will Smith (Eu, Robô). O estúdio pretende aproveitar o roteiro de outro projeto e transformá-lo em um recomeço da história de um homem que pensa ser o único sobrevivente da humanidade. O script em questão é intitulado “A Garden at the End of the World” e foi escrito pelo estreante Gary Graham. “Eu Sou a Lenda” não é a primeira adaptação do livro de Richard Matheson que já tinho filmado em 1964 e em 1971 com Charlton Heston no papel principal. Esta versão saiu no Brasil como “A Última Esperança da Terra”. 

* William Shatner, o eterno capitão Kirk, admitiu nesse fim de semana que recebeu um convite da da produção de “Star Trek 3” para participar da nova produção. Shatner disse que o assunto deveria ser mantido em segredo, mas acabou vazando na internet. Com o interesse de Shatner confirmado, resta aguardarmos para saber se outros atores originais da séria “Star Trek” serão convidados para futuras produções da franquia.

*A clássica série de tv “Twin Peaks” pode retornar. Quem indicou a possibilidade foram os próprios criadores da atração, David Lynch e Mark Frost. Ainda não há detalhes mais concretos sobre a possível volta de ‘Twin Peaks‘, 23 anos depois de seu cancelamento em 1991.Recentemente, o seriado ganhou uma versão remasterizada em Blu-ray.


* O ator e diretor Hugo Carvana morreu sábado (4), aos 77 anos, no Rio de Janeiro.Sábado (27), o Festival do Rio fez uma sessão especial do filme "Vai Trabalhar Vagabundo", dirigido por Hugo Carvana quando todos os filhos do cineasta estavam na sessão. Carvana não pode comparecer devido à saúde debilitada. Hugo Carvana começou sua carreira artística aos 18 anos fazendo figuração para um filme. Depois disso fez 22 chanchadas. Em 1954, foi fazer teatro encenando "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, em 1958, e mais tarde , "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes e "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, da companhia do Teatro Nacional de Comédia, TNC. Ainda nos anos 50, participou do Cinema Novo, estreando com Ruy Guerra, em "Os Cafajestes", e depois trabalhando com Cacá Diegues e Glauber Rocha. Carvana fez muito sucesso como diretor nos anos 70 com filmes como “Vai Trabalhar Vagabundo” (que ganhou o premio de melhor filme no festival de Gramado em 1974) e “Se Segura Malandro”. Como ator, teve destaque em filmes como "Os Herdeiros", "Quando o Carnaval Chegar" e "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues; "Tenda dos Milagres", de Nelson Pereira dos Santos; "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade e "Toda Nudez Será Castigada", de Arnaldo Jabor. Seu último filme como ator foi em "Giovanni Improtta", de 2013. Na direção, seu último trabalho foi “A Casa da Mãe Joana 2”.

* Feliz Círio para todos !

INDICAÇÕES 

DVD 

“Céu Azul”(1991)
Filme com Jessica Lange (“Oscar” de melhor atriz) e Tommy Lee Jones

BLU-RAY 


“Harakiri”(1962)
Versão restaurada em alta definição do clássico de Masaki Kobayashi que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes

SÉRIE DE TV 


“Fringe”
Muita Criatividade e inspiração de J. J. Abrahams e seus roteiristas para realizar uma das melhores séries da tv americana.

BREVE 


“O Batismo”
(Cine Líbero Luxardo)

QR CODE 
Veja cenas do filme “Céu Azul”:
https://www.youtube.com/watch?v=DEumw-eXW7w


AGENDA 


*Cineclube Alexandrino Moreira:
Dia 20/10 – “A História de Adele H”. Homenagem ao diretor François Truffaut. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Debate após a exibição. Apoio : ACCPA

*Cine Olympia:
De 10 à 23/10 – “O Chef do Pólo Sul”. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Cinemateca Francesa.
De 03 à 16/10 – “No Movimento da Fé” de Fernando Segtowick. Sessão às 18 h. Entrada Franca. 

*Cine Líbero Luxardo:
Em Outubro – “O Médico Alemão”.

*Cine Estação : Até 23/10 – “Lunchbox”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23