domingo, 9 de fevereiro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 24 À 30/01/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


*A refilmagem de “Robocop”, dirigida pelo brasileiro José Padilha (Tropa de Elite), só chega aos cinemas brasileiros daqui a um mês, mas os produtores já confirmaram que tanto o diretor quanto os atores Joel Kinnaman (intérprete de Robocop) e Michael Keaton estarão no país para conversar com a imprensa. O cineasta disse estar ansioso para ver a reação do público brasileiro à trama. A primeira versão, dirigida por Paul Verhoeven fez muito sucesso no Brasil no início dos anos 90.
*A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, anunciou no dia16/01 os ganhadores de seu terceiro prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2013. Concorreram todos os 398 longas metragens, brasileiros e estrangeiros, lançados em circuito comercial no Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013.”O Som ao Redor” de Kleber Mendonça, ganhou na categoria melhor Longa Brasileiro.Como melhor Longa Estrangeiro foi escolhido “Tabu” de Miguel Gomes. “Pouco Mais de um Mês” de André Novais, foi escolhido o Melhor Curta Metragem.
*"Trapaça" de David O. Russel é um filme que vale a pena ver apenas pelas grandes atuações do elenco. Sem inspiração nenhuma, o diretor copia a narrativa e situações de "Os Bons Companheiros" de Scorsese e "Golpe de Mestre". Nada demais para tanto barulho em torno de um filme com várias indicações ao "Oscar".
*Dos filmes indicados ao "Oscar" este ano, um dos melhores é "12 Anos de Escravidão" de Steve McQueen. Excelente direção, roteiro de alto nível e ótimos atores. Gosto do trabalho de McQueen em "Hunger" e "Shame" e vejo nele um talento que merece ser reconhecido. Em breve o filme será lançado em circuito nacional.
*O diretor David Lynch completou 67 anos esta semana. Em sua homenagem vale a pena ver (ou rever) alguns títulos de sua filmogrfia como “O Homem Elefante”(1980), “Veludo Azul”(1986) ou “Império dos Sonhos”(2006).
* Thomas Kretschmann, ator alemão frequentemente visto em filmes americanos de grande orçamento, como” King Kong, foi anunciado como mais ator a ingressar no time de vilões de “Os Vigadores 2”. As filmagens começam em fevereiro, visando à estreia em 1º de maio de 2015.
*A Rede Globo não transmitirá a cerimônia da entrega do “Oscar” ao vivo este ano devido ao desfile das escolas de samba do Grupo Especial do RJ. Como o “Oscar” deste ano acontecerá no domingo de Carnaval, a emissora via transmitir flashes da premiação durante o desfile. No dia seguinte, à tarde, será exibido um compacto com os melhores momentos da festa, apresentado por Fernanda Lima. *Um dos grandes filmes do ano chega em breve ao circuito. Poesia, solidão, amor, utopia, sexo, busca, frustração, felicidade, realidade, fantasia. Como na vida. Spike Jonze acertou de novo com “Ela”. O filme tem grande atuação de Joaquin Phoenix e a maravilhosa voz de Scarlet Johansson envolvendo o personagem principal e os espectadores.
*A Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) anunciou esta semana o início das comemorações dos 90 anos do estúdio. Fundada em 1924, a MGM, com o seu logotipo lendário do leão rugindo, marcou a era de ouro de Hollywood. Desde a sua criação, a empresa tem levado a indústria a criar algumas das maiores estrelas de Hollywood, com mais de 175 filmes premiados no Oscar®, incluindo 14 prêmios na categoria de Melhor Filme. *Caso não haja alterações de última hora, "Azul é a Cor mais Quente", filme premiado com a Palma de Ouro em Cannes e que vem provocando ótimas polêmicas na crítica internacional, será lançado em Fevereiro no cine Líbero Luxardo e na Cinepólis.

DESTAQUES
ESTREIAS
“Ninfomaníaca – Parte 1”, polêmico filme de Lars Von Trier
“O Lobo de Wall Stret”, novo filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio
BLU-RAY
"Wonderwall”, clássico dos anos 60 com Jane Birkin e trilha sonora do beatle George Harrison.

 
AGENDA
*Cine Olympia: Dia 24 à 30/01 – “As Danas do Bosque de Bologne” de Robert Bresson Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Em Fevereiro : Mostra Werner Herzog
*Cine Líbero Luxardo: De 22 à 26/01 – “Mostra Melhores das Sessões Regulares 2013”. Dia 26/01 (domingo): 17h: MOONRISE KINGDOM, de Wes Anderson. 19h: O ABISMO PRATEADO, de Karim Aïnouz Dia 29/01 – “Tatuagem” de Hilton Lacerda
*Cine Estação: De 15 à 26/01 – “Mostra de Filmes Franceses”: “Nas Garras do Vício” e “Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo” de Claude Chabrol, “O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras”, “O Planeta Fantástico”, “A Ilha de Black Mor” e “Kirikou e a Feiticeira”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23