domingo, 9 de fevereiro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 17 À 23/01/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



*Os premiados do Globo de Ouro já estão com estreias definidas para o circuito brasileiro. “Trapaça” de David O. Russel e “12 anos de Escravidão” de Steve McQueen ganharam os principais prêmios e definitivamente são favoritos ao “Oscar”. Por isso, já se prepara uma grande campanha de divulgação destes filmes aqui no Brasil. “Trapaça” está com ótima bilheteria nos EUA e deve entrar em grande lançamento nacional. Como sempre, temos que torcer para que nosso circuito local esteja na relação das principais cidades brasileiras onde estes filmes chegarão primeiro.
*”Praia do Futuro”, novo longa-metragem de Karim Aïnouz (Madame Satã/O Céu de Suely), foi selecionado para a competição oficial do Festival de Berlim, que começa no dia 6 de fevereiro, na Alemanha. Com Wagner Moura, Jesuíta Barbosa e o ator alemão Clemens Schieck no elenco, o filme, produzido por Geórgia Costa Araújo, da Coração da Selva, será distribuído nos cinemas brasileiros pela Califórnia, com estreia prevista para 1º de maio. A seleção de “Praia do Futuro” marca a volta de uma produção brasileira à competição de um dos grandes festivais internacionais de cinema do mundo, o que não ocorria desde 2008, quando “Linha de Passe” de Walter Salles e Daniela Thomas, competiu no Festival de Cannes (recebendo o prêmio de melhor atriz, para Sandra Corveloni). Em Berlim, a última participação brasileira na competição foi em 2007, quando “Tropa de Elite” levou o Urso de Ouro.
*Quentin Tarantino anunciou que o título de seu próximo longa-metragem será “The Hateful Eight” (em tradução livre, “Os Oito Detestáveis”). O filme será um faroeste, mas não uma continuação de “Django Livre” como chegou a se especular. O diretor ainda não definiu o elenco, mas revelou também que está escrevendo um dos papéis para Christoph Waltz. Sob a direção de Tarantino, Waltz ganhou duas vezes o Oscar de ator coajuvante: por “Bastardos Inglórios” em 2010, e por “Django Livre”, no ano passado.
*O diretor Darren Arronofsky (Cines Negro) anunciou uma mudança em seu novo filme, Noé (Noah). A novidade está no ator contratado para dublar Samyaza: sai Mark Margolis (o Tio de Breaking Bad) e entra o veterano Nick Nolte. A notícia foi anunciada com empolgação pelo próprio diretor, através de sua conta pessoal no Twitter. "Vida longa ao Nefilim", tuítou, com a lenda Nick Nolte, clicada no estúdio de dublagem.
*“A Solteirona”, em exibição no cinema Olympia, é uma web série que fez muito sucesso ano passado entre os internautas e foi realizado com uma bolsa de incentivo do IAP – Instituto de Artes do Pará. Para exibição no cinema, foi feito uma montagem com todos os episódios. Sem dúvida, é uma experiência interessante ver um trabalho feito para o formato da internet, chegando ao cinema. No elenco, Luzia Braga, atriz que esteve na produção “Serra Pelada”.
*Os produtores Craig Zadan e Neil Meron anunciaram que a 86ª edição do Oscar vai homenagear os filmes de heróis, assim como seus diretores e atores. A cerimônia reconhecerá heróis da vida real (Gandhi), super-heróis (Homem de Ferro), heróis animados (Os Incríveis), heróis de ação (Gladiador) e heróis da literatura (Vinhas da Ira).“Nós queríamos unificar a apresentação com um tema divertido e emocionante. Pessoas de todo o mundo vão ao cinema para serem inspiradas por personagens heroicos. Ao celebrar essas figuras que enriquecem a nossa experiência fílmica, esperamos criar uma noite de alegria”, declararam Zadan e Meron.
*O cineasta Martin Scorsese ainda está em fase de divulgação de seu novo filme, “O Lobo de Wall Street” e já se prepara para seu novo projeto. Baseada no livro homônimo do escritor japonês Shusaku Endo, a história se passa no século XVII e é centrada em dois padres portugueses que são perseguidos e enfrentam atos de violência quando viajam ao Japão para exercer o sacerdócio junto a cristãos ilegais no país. O longa foi roteirizado por Jay Cocks (Gangues de Nova York) e já conta com Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha), Ken Watanabe (O Último Samurai) e Issei Ogata (O Sol) no elenco. As filmagens estão previstas para iniciar em julho.
*A Lume Filmes s lançou em dvd um filme sueco que merece atenção e que não foi exibido nos cinemas brasileiros : “Exposed”(1971). O filme mostra a história de uma adolescente Lena (Christina Lindberg), que totalmente entediada, aceita fazer um sessão fotográfica de nudez. Logo a jovem é aprisionada em um complexa situação de sexo e mentiras. O filme é um clássico erótico e subversivo e merece ser redescoberto.
*“As Diabólicas”, clássico do cinema francês realizado em 1955, será exibido na sessão Cult do cine Líbero Luxardo, em parceria com a ACCPA. A associação vai programar em breve a exibição de filmes com os atores Peter O´toole e Joan Fontaine que faleceram recentemente.

ESTREIAS DA SEMANA
“Tarzan : A Evolução da Lenda" - Após seus pais serem mortos, um bebê é criado por uma gorila, que passa a tratá-lo como se fosse seu filho. Ao crescer ele se torna Tarzan (Kellan Lutz), o rei da selva. É quando precisa enfrentar um exército de mercenários enviado à floresta por um malvado executivo da Greystoke Energies, a empresa que um dia pertenceu aos pais de Tarzan. Para enfrentá-los ele conta com a ajuda de Jane Porter (Spencer Locke), uma jovem que chega à floresta após um acidente no avião em que estava. Animação produzida na Alemanha.
“Muita Calma nessa Hora 2”
“Caminhando com Dinossauros – 3D”

AGENDA
*Cine Olympia: De 17 à 24/01 (exceto dia 20) – “A Solteirona”. Web série paraense.. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Dia 24/01 – “As Danas do Bosque de Bologne” de Robert Bresson
*Cine Líbero Luxardo: De 22 à 26/01 – “Mostra Melhores das Sessões Regulares 2013”.Dia 26/01 (domingo):17h: "Moonrise Kingdom" de Wes Anderson.19h: "O Abismo Prateado" de Karim Aïnouz Dia 29/01 – “Tatuagem” de Hilton Lacerda
*Cine Estação: De 15 à 26/01 – “Mostra de Filmes Franceses”: “Nas Garras do Vício” e “Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo” de Claude Chabrol, “O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras”, “O Planeta Fantástico”, “A Ilha de Black Mor” e “Kirikou e a Feiticeira”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23