domingo, 9 de fevereiro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 10 À 16/01/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


*A Sociedade Nacional de Críticos de Cinema americana consagrou com quatro prêmios “Inside Llewin Davis – Balada de um homem comum”, mais recente filme dos irmãos Joel e Ethan Coen. O longa levou os prêmios de filme, diretor, ator (Oscar Isaac) e fotografia (Bruno Delbonnel), anunciados sábado, dia 4 de janeiro. O drama musical, que narra a trajetória de um cantor folk, tem no elenco Justin Timberlake e Carey Mulligan. A estreia no Brasil é dia 28 de fevereiro, pela Paris. *A Associação Brasileira de Cinematografia está com inscrições abertas para o Prêmio ABC. Dedicado aos melhores filmes escolhidos pela associação, o prêmio, que será entregue no dia 10 de maio, encerra a Semana ABC de Cinematografia. Os interessados devem se inscrever pelo site www.abcine.org.br/form-inscricao e enviar o arquivo digital do filme pela internet até 28 de fevereiro. Podem concorrer longas-metragens lançados comercialmente, curtas-metragens finalizados até 2013 e que tenham duração máxima de 30 minutos, séries de TV e filmes publicitários exibidos também até 2013, além de filmes estudantis realizados como parte da atividade acadêmica (entretanto, essas produções só concorrem na categoria melhor direção de fotografia).
*Depois da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a retrospectiva dedicada ao cineasta Stanley Kubrick se hospedará entre os dias 10 e 26 de janeiro no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.Todos os filmes do diretor serão exibidos, incluindo “Inteligência Artificial”, no qual participou diretamente no roteiro do longa.
*O Moviecom Pátio Belém anunciou que ainda neste primeiro semestre estará inaugurando mais uma sala no complexo localizado no Shopping Pátio Belém. Ao todo, serão 06 salas em funcionamento. A nova sala terá toda a tecnologia moderna em som e projeção em 3D. Em breve, deve retornar à Belém, o projeto Moviecom Arte com a exibição de filmes alternativos em digital.
*Jane Campion foi anunciada como presidente do júri da 67ª edição do Festival de Cannes. Champion será a primeira mulher a ocupar o posto já tendo sido agraciada com uma Palma de Ouro. O prêmio foi conquistado em 1993, com “O Piano”.
*Lucia Rocha, faleceu sexta-feira, dia 03/01. Mãe do diretor Glauber Rocha e da atriz Anecy Rocha, D. Lúcia era admirada por todo o meio cinematográfico brasileiro pela sua inteligência e pela dedicação que teve na preservação da obra de Glauber, falecido em 1981. Lucia Rocha faleceu aos 94 anos de idade.
*Steven Spielberg está perto de ser anunciado como o diretor de “Montezuma”, filme que retrata o choque entre o último regente do império asteca (personagem-título) e o conquistador Hernán Cortés, no século XVI. Escrito em 1965 pelo lendário Dalton Trumbo (Spartacus, Papillon), que teria feito o roteiro para Kirk Douglas (que não pôde tirar o projeto do papel), o material encontra-se nas mãos do produtor Steve Zaillian (O Homem Que Mudou o Jogo, A Lista de Schindler).
* Em fevereiro, o cinema Olympia ira exibir uma mostra de documentários inédidos do cineasta alemão Werner Herzog, em parceria com o Instituto Goeth de São Paulo. Inicialmente, será exibida uma parte dos 40 filmes que fazem parte da mostra que está sendo exibida em várias capitais do Brasil.
* “A Solteirona”, web série que fez sucesso entre os internautas de Belém em 2013, terá uma versão em formato de longa-metragem a ser exibida no cinema Olympia de 17 à 23/01.
*O filme “Album de Familia” mostra conflitos que são revelados a partir da morte de um dos membros de uma família problemática e cheia de segredos. Bem dirigido, o filme traz mais uma atuação histórica da grande atriz Meryl Streep. Desde o início do filme, ela mostra o seu talento em gestos, silêncios, olhares e respiração num papel com uma grande carga dramática. Merece todos os prêmios possíveis. Destaque também para todo o elenco, com ótimas atuações. Vale a pena conferir.

ESTREIAS DA SEMANA
“Ajuste de Contas” com Robert de Niro e Sylvester Stallone - Billy "The Kid" McDonnen (Robert De Niro) e Henry "Razor" Sharp (Sylvester Stallone) foram grandes boxeadores que, agora, estão aposentados. Entretanto, mesmo tendo subido no ringue pela última vez há décadas, eles aceitam se enfrentar em uma última luta.
“De Repente, Pai”
“Confissões de Adolescente”
“Atividade Paranormal – Marcados pelo Mal”

 
AGENDA
*Cine Olympia: De 10 à 16/01/14/01 (exceto dia 12/01)– “Mazzaropi” de Celso Sabadin. Documentário sobre a vida e obra de um dos maios populares artistas do cinema brasileiro.. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Dia 12/01/14 – Programação Especial do Aniversário de Belém : Exibição de Curtas-metragens paraenses : "MARÍLIA" (2002),"APÉU : EM CANTOS EU CONTO" (2011),"IARA NA TERRA DO TECNOBREGA" (2013),"ESPELHO E SILÊNCIO" (2013) e "NO MOVIMENTO DA FÉ" (2013). Sessão às 18:30h . Entrada Franca
*Cine Líbero Luxardo: De 08 à 16/01 – “O Exercício do Caos” de Frederico Machado De 22 à 26/01 - “Melhores das Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo/2013”
*Cine Estação: De 15 à 26/01 – “Mostra de Filmes Franceses”: “Nas Garras do Vício” e “Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo” de Claude Chabrol, “O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras”, “O Planeta Fantástico”, “A Ilha de Black Mor” e “Kirikou e a Feiticeira”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23