domingo, 5 de janeiro de 2014

CINE TROPPO - SEMANA DE 03 À 09/01/14

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



*Dois filmes brasileiros foram selecionados para a seção Panorama do Festival de Berlim. “Hoje eu quero voltar sozinho”, longa de estreia de Daniel Ribeiro (dos premiados curtas “Café com leite” e “Eu não quero voltar sozinho”) e “O Homem das Multidões” de Cao Guimarães e Marcelo Gomes (vencedor do prêmio de melhor direção da Première Brasil no último Festival do Rio), farão parte da principal seção não-competitiva do festival, que começa no dia 6 de fevereiro de 2014. Também foram anunciados os primeiros títulos da competição pelo Urso de Ouro, com destaque para “Aimer, Boir, Chanter” (Life of Riley), mais recente longa do diretor francês Alain Resnais, que está com 91 anos. Os outros filmes anunciados foram “71”, do inglês Yann Demange, “Alof” da cineasta peruana Claudia Llosa (A Teta Assustada), “Die geliebten Schwester” do alemão Dominik Graf, e “Stratos” do grego Yannis Economides. Como já havia sido divulgado, o filme de abertura será “The Great Budapest Hotel” de Wes Anderson, e o drama sobre a Segunda Guerra, “Caçadores de Obras-primas” (The Monuments Men), dirigido e estrelado por George Clooney, que será exibido fora de competição.
*A organização da Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou os 07 filmes selecionados para a Mostra Aurora, principal seção competitiva do evento, da qual podem participar diretores com até três longas no currículo. A produção de Minas Gerais se destaca, com quatro títulos: “A Vizinhança do Tigre” de Afonso Uchôa, “Aliança” de Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral, “O Bagre africano de Ataléia” de Aline X e Gustavo Jardim, e “A mulher que amou o Vento” de Ana Moravi. Completam a lista “Bat-Guano” de Tavinho Teixeira (Paraíba), “Branco sai, preto fica” de Adirley Queiróz (Distrito Federal) e “Aquilo que fazemos com as nossas desgraças” de Arthur Tuoto (Paraná). O festival se realiza de 24 de janeiro a 1º de fevereiro.


*O cineasta Woody Allen já está trabalhando na finalização de seu próximo filme que vai se chamar “Magic in the Moonlight”(foto) e que já tem data de estreia nos cinemas brasileiros: 15 de agosto de 2014. Rodado inteiramente na França, o longa-metragem ainda não teve sua sinopse divulgada. Sabe-se apenas que o elenco é encabeçado por Colin Firth, Emma Stone, Marcia Gay Harden e Jacki Weaver. A estreia no Brasil foi anunciada antes mesmo da definição sobre quando o filme será lançado nos Estados Unidos e na própria França.
*A Programação do Cinema Olympia em Janeiro de 2014, terá a exibição de dois filmes do cineasta Líbero Luxardo:”Um Dia Qualquer” e “Marajó: Barreira do Mar”. Depois da exibição dos filmes de Luxardo, será exibido o documentário “Mazzaropi” de Celso Sabadin que registra a vida e obra de um dos mais populares artistas do cinema brasileiro. Vale a pena conferir.
*Para abrir a temporada cinematográfica de 2014, o Cine Estação das Docas programou a Mostra de Filmes Franceses, com a exibição de seis títulos da cinematografia francesa no período de 15 a 26 de janeiro. A programação integra a Exposição Jardins Franceses na Estação das Docas e celebra o 11º aniversário do Cine Estação, com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.
*A campanha de divulgação do filme “Ninfomaníaca” de Lars Von Trier tem aumentado o interesse do público pelo filme mas é importante lembrar que a obra deste diretor é diferenciada e polêmica. Sua filmografia é repleta de filmes interessantes que passaram sem causar o interesse do grande público. Caso “Ninfomaníaca” seja um sucesso de público, espero que a obra de Von Trier seja mais procurada e debatida como merece. “Ninfomaníaca” estreia no Brasil dia 14/01 mas ainda não existe confirmação se nosso circuito local estará incluído na estreia do filme.

ESTREIAS DA SEMANA
“O Exercício do Caos” de Frederico Machado - Um pai soturno e autoritário vive com as três filhas adolescentes em uma fazenda de mandioca no interior do Maranhão. A família compartilha a ausência da mãe e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto persegue a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé. Exibido no Festival do Rio/2013.

“Frozen : Uma Aventura Congelante”

http://www.youtube.com/watch?v=JuB1w_Mx1Yk


AGENDA


*Cine Olympia:
De 02 à 05/01 – Mostra “Melhores Filmes de 2013/ACCPA”. Dia 05/01 – “Hanami: Cerejeiras em Flor”. Sessão às 18:30h. Entrada Franca.
Dias 07 e 08/01 – “Um Dia Qualquer” de Líbero Luxardo”
Dia 09/01 – “Marajó : Barreira do Mar”” de Líbero Luxardo
Dia 10/01 – “Mazzaropi”, documentário de Celson Sabatin

 


*Cine Líbero Luxardo:
De 08 à 16/01 – “O Exercício do Caos” de Frederico Machado
De 22 à 26/01 - “Melhores das Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo/2013”

*Cine Estação:
De 15 à 26/01 – “Mostra de Filmes Franceses”: “Nas Garras do Vício” e “Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo” de Claude Chabrol, “O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras”, “O Planeta Fantástico”, “A Ilha de Black Mor” e “Kirikou e a Feiticeira”.

2 comentários:

alexanmilet@hotmail.com disse...

Li sua reportagem no jornal falando sobre o filme a ninfomaníaca e como médico posso dizer que é um transtorno mental grave caracterizado por alucinações graves. Não que a sociedade seja falida mas acho que um transtorno mental tem que ser tratado ou tu queres todo mundo andando nu como esse pessoal sem abrigo aqui em Belém.

Rodrigo Herenio disse...

Marco, sempre que posso, acompanho as sessões cult no libero, e outras em outros cine clubes. Primeiramente, queria agradecer parabenizar pelo seu trabalho. Sou um grande admirador da filmografia do diretor woody allen, acredito que poucos tem a criatividade que ele possui, além de dirigir um filme todo ano. Gostaria de pedir que exibissem em algum momento um filme dele, de preferência manhatan.

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23