domingo, 17 de novembro de 2013

CINE TROPPO - SEMANADE 15 À 21/11/13

 
Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho


*”Ninfomaníaca”, novo filme de de Lars Von Trier (foto) (mesmo diretor de “”Dogville”, “Anti-Cristo” e “Melancholia”) já tem data marcada para lançamento no Brasil : janeiro de 2014. O filme tem longa duração e será lançado em duas partes (a segunda parte ainda não tem data de lançamento definido). No filme, Von Trier mostra a história da vida sexual de uma mulher da adolescência até os 50 anos, com direito a cenas de sexo reais (que foram rodadas por dublês e tiveram os rostos dos atores incluídos posteriormente, graças à evolução dos efeitos especiais). O longa-metragem tem cerca de 5 horas de duração A protagonista do filme é Charlotte Gainsbourg, (que já trabalhou com von Trier em “Melancolia” e “Anticristo”). No elenco, Willem Dafoe, Shia LaBeouf, Stellan Skarsgård, Christian Slater, Jamie Bell e Uma Thurman.
*O francês Michel Hazanavicius, ganhador do Oscar de melhor diretor de 2011 por “O Artista” (que venceu também na categoria melhor filme), está rodando na Geórgia seu novo trabalho, “The Search” que também terá locações na França. Annette Bening e Bérénice Bejo, a estrela de “O Artista” (e mulher do diretor), acabam de se juntar ao elenco. “The Search” é inspirado no longa de mesmo nome de Fred Zinnemann, de 1948, que se passava em Berlim, após o fim da Segunda Guerra. Hazanavicius, no entanto, transferiu a trama para a Chechênia devastada pela guerra da virada do milênio, onde uma integrante de uma ONG cria um vínculo especial com um menino.
*”Leviathan” de Véréna Paravel e Lucien Castaing-Taylor, um dos documentários mais elogiados de 2012, vencedor do prêmio da crítica no Festival de Locarno, estará na programação do festival Hors Pistes, que acontece de 15 a 17 de novembro, em São Paulo. Realizado pelo MIS-SP em parceria com o centro Georges Pompidou, de Paris, o festival abre espaço para filmes que trabalham na fronteira entre o audiovisual e as artes plásticas
*A Disney marcou a data de estreia do “Episódio VII da saga Star Wars, a ser dirigido por J.J. Abrams, criador da série de TV Lost e diretor dos filmes que deram reinício à franquia Star Trek. Será em 18 de dezembro de 2015, no auge da temporada de Natal, portanto. Segundo o comunicado do diretor do estúdio, Alan Horn, a ideia é dar bastante tempo para Adams fazer o melhor filme possível. Há previsão de mais dois filmes neste novo ciclo, iniciado com a compra da Lucasfilm pela Disney, há cerca de um ano.
*A rede de cinemas Moviecom inaugurou em Marabá mais um complexo de cinemas no estado do Pará. Atualmente, o Moviecom tem cinemas em Belém, Castanhal, Tucuruí e agora Marabá. Ao todo, Marabá ganhou 5 salas totalmente digitais com a programação que segue o padrão da rede em todo o Brasil. Em Belém, até o final de 2015, serão inauguradas mais 18 salas de cinemas (números ainda a serem confirmados) das redes UCI e Cinesystem.
*Recentemente foi publicado num blog a relação dos melhores filmes do cinema de vários cineastas. Leia aqui os preferidos de Woody Allen: Ladrões de Bicicletas [Vittorio de Sica, 1948], O Sétimo Selo [Ingmar Bergman, 1957], Cidadão Kane [Orson Welles, 1941], marcord [Federico Fellini, 1973], , 8½ [Federico Fellini, 1963], Os Incompreendidos [François Truffaut, 1959], Rashomon [Akira Kurosawa, 1950], A Grande Ilusão [Jean Renoir, 1937], O Discreto Charme da Burguesia [Luis Bunuel, 1972] e Glória Feita de Sangue [Stanley Kubrick, 1957]

 

* Finalmente chega em DVD o ótimo “Sob o Domínio do Medo”, polêmico filme do grande diretor Sam Peckinpah (Meu Ódio Será sua Herança) chamado por muitos estudiosos e críticos de cinema como o poeta da violência. Como Dustin Hoffman como protagonista, o filme foi feito no início dos anos 70 e teve problemas de censura em vários países pela sua violência. Um tímido matemático americano e sua esposa inglesa se mudam para uma cidadezinha no interior da Inglaterra, buscando uma vida tranquila. No entanto, lá eles vão encontrar apenas a violência e o medo. Esta Edição Especial traz uma versão restaurada e mais de uma hora de extras.
*A programação do circuito alternativo de cinemas de Belém continua fazendo sua parte em alto estilo. Ótimos filmes sendo trazidos para exibição. Semana passada, podemos conferir “Pietá” de Kim Ki Duk e o ótimo filme alemão “O Apartamento”. Esta semana, temos “Amor Pleno”(cine Estação) de Terrence Malick e “Frances Ha” (cine Líbero Luxardo). O que está faltando é uma maior participação do público na exibição destes filmes. Não é possível que numa cidade como Belém não se tenha um público maior que sinta a necessidade de ver o cinema também como arte.

ESTREIAS DA SEMANA


“Amor Pleno” de Terrence Malick (Cine Estação) - Depois de uma viagem, Marina (Olga Kurylenko) e Neil (Ben Affleck) começam a enfrentar problemas no seu relacionamento. Marina se aproxima de um padre (Javier Bardem), que também é um estrangeiro nos EUA e que luta com sua vocação, enquanto Neil renova seus laços com uma amiga de infância, Jane (Rachel McAdams).

“Jogos Vorazes : Em Chamas” com Jennifer Lawrrence


“Frances Ha” de Noah Baumbac (Cine Líbero Luxardo). Frances é uma ambiciosa aprendiz de uma companhia de dança, que tem que se contentar com muito menos sucesso e reconhecimento do que ela gostaria. Mesmo assim, ela encara a vida de uma maneira leve e otimista.

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 25/11 – “Os Esquecidos” de Luiz Bunuel. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.
Em Dezembro : "Harry : O Amigo de Tonto" de Paul Mazursky


*Cine Olympia:
De 15 à 21/11 (exceto dia 18/11) – “Hanami: Cerejeiras em Flor” de Doris Dörrie. Quando Trudi descobre que seu marido Rudi tem uma doença grave, ela sugere que ambos visitem os filhos em Berlim, sem contar a eles sobre o estado de saúde do pai. Como Franzi e Karl não dão muita atenção aos pais, eles resolvem partir para o mar Báltico. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Apoio : Instituto Goethe. Dia 23/11 – “O Homem do Prego” de Sidney Lumet. Sessão Cult às 16h. Entrada Franca

*Cine Líbero Luxardo:
De 13/10 à 24/11 – “Frances Ha”de de Noah Baumbach
Dia 23/11 – “O Homem do Prego” de Sidney Lumet. Sessão Cult às 16h. Entrada Franca

*Cine Estação:De 13 à 27/11 – “Amor Pleno” de Terrence Malick

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23