terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 16 À 22/12/11



CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estreias da semana são “A Pele que Habito” e “Roubo nas Alturas”.
“A Pele que Habito” é o novo filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar (Fale com Ela/Tudo sobre Minha Mãe) que volta a trabalhar com o ator Antonio Banderas, um dos atores mais atuantes do início de sua filmografia. O filme é baseado no romance “Mygale” de Thierry Jonquet. No filme, Richard Ledgard é um cirurgião plástico que após a morte da sua mulher num acidente de carro se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-la salvo. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da ciência e atravessando campos proibidos como os da transgénese com seres humanos. No entanto, o limite entre e ética e seu desejo será ultrapassado, levando o cirurgião a um caminho trágico. No elenco, Elena Anaya, Marisa Paredes (que foi protagonista de “A Flor do meu Segredo” de Almodóvar) e Blanca Suárez,
“Roubo nas Alturas” é dirigido Poe Brett Ratner (X-Men: O Confronto Final/Dragão Vermelho). Um administrador de um edifício de luxo e seus amigos tiveram todas as suas economias roubadas por um trapaceiro de Wall Street, e resolvem se vingar, armando um grande assalto, pensando em recuperar o dinheiro perdido. Mas como ajuda, eles precisarão de um ladrão de verdade. No elenco, Eddie Murphy, Ben Stiller, Casey Affleck, Matthew Broderick, Téa Leoni, Michael Peña, Gabourey Sidibe, Alan Alda, Judd Hirsch, Nina Arianda.

SUPERNOVAS
*Recentemente durante uma entrevista, o ator Ethan Hawke falou sobre a possibilidade de um novo filme da série romântica “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr do Sol”(foto), dirigida por Richard Linklater. .“Não sei o que vamos fazer, mas sei que nós falamos bastante sobre isso nos últimos seis meses. Nós três (Hawke, a atriz Julie Delpy e o diretor) tivemos sentimentos similares sobre revisitar esses personagens” disse Hawke.“Passaram-se nove anos entre o primeiro e o segundo filme e, se filmarmos na metade do próximo ano, teremos nove anos entre o segundo e o terceiro. Então nós realmente começamos a pensar que seria uma coisa boa a se fazer. Vamos tentar escrever o roteiro ainda este ano” concluiu o ator. Os dois filmes foram por Richard Linklater e co-escritos pelos dois protagonistas, Ethan Hawke e Julie Delpy, ao lado do próprio Linklater.”Antes do Amanhecer” conta a história sobre dois jovens, Jesse, um americano e Celine, uma francesa que se encontram em um trem e tem até o amanhecer para ficar juntos e se amarem e depois nunca mais se encontrarem. A sequência mostra um reencontro dos dois em Paris, anos depois, onde já mais velho Jessen está promovendo o seu livro e Celine aparece para pedir um autografo, e eles têm até o pôr do sol para ficarem juntos, pois é quando o avião de Jesse retornaria para os EUA. Os dois filmes foram muito bem recebidos pela crítica e pelo público e certamente a segunda sequência pode ser muito interessante.
*A cidade de São Paulo vai ganhar o primeiro cinema 4D do país.A sala será inaugurada junto com o shopping JK Iguatemi, em abril de 2012, na avenida Juscelino Kubitschek. Essa “quarta dimensão” será responsável por oferecer movimento nas cadeiras da sala, sistema de vento, névoa, cheiro e borrifos de água. Tudo para dar sensação mais realista para o espectador. Não se sabe ainda o valor do ingresso para essa sala.
*A produtora Kathleen Kennedy revelou que está em negociações com a Universal para converter e relançar o primeiro “Jurassic Park."A Universal pediu para pensarmos nisso. Acredito que depende da agenda de Steven [Spielberg] e Janusz [Kaminski, diretor de fotografia]. Então vamos avaliar e ver se é possível", disse. O momento é ideal, já que a produção do quarto filme da franquia deve começar ano que vem.
*Anthony Peckham ('Sherlock Holmes') foi contratado pela Warner Bros. para escrever o roteiro da adaptação de “Além da Imaginação” (Twilight Zone) para os cinemas. Matt Reeves ('Deixe-Me Entrar', 'Cloverfield - Monstro') dirige. ”Além da Imaginação” já foi levado aos cinemas em 1983, com quatro curta-metragens dirigidos por diferentes diretores: Steven Spielberg, Joe Dante, John Landis e George Miller.No Brasil, o filme se chamou “No Limite da Realidade”.O novo filme terá apenas um seguimento, e um diretor. As filmagens devem começar no final de 2012.
*Ken Russel, diretor de “Tommy” e “Mulheres Apaixonadas” entre outros bons filmes, faleceu recentemente. Russel teve o auge da sua carreira nos anos 70 quando criou um visual diferenciado nos seus filmes, conquistando parte de crítica e do público.
*”Melancholia” vem agradando o público em geral. Leia hoje a critica do professor Elias Neves sobre o filme de Lars Von Trier.
* A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Cinema/Crítica
“MELANCHOLIA” de Lars Von Trier

O APOCALIPSE SEGUNDO LARS VON TRIER

Um planeta em rota de colisão com a Terra anunciando uma catástrofe global. Estranhos fenômenos celestes alterando a natureza dos astros e dos animais. Uma festa de casamento e uma noiva flutuando num riacho evocando a pintura pré-rafaelita “O Suicídio de Ofélia”. Chuva de pássaros mortos, de cinzas e de pedras. Citação de números que parecem enigmáticos e místicos. Toda essa sucessão de imagens ao som do prelúdio de Tristão e Isolda, consagrada ópera de Wagner. É com este prólogo repleto de cenas surreais e simbólicas, mas inegavelmente poéticas, que começa “Melancholia”, o novo filme de Lars von Trier, já considerado pela crítica européia o melhor filme do ano.
A atmosfera trágica do roteiro parece dialogar com o apocalipse bíblico cristão e o espectador se sentirá tentado, por vezes, a fazer analogias diretamente com o texto do livro sagrado, porém, Lars von Trier não tem a pretensão em parecer óbvio demais. Faz um outro caminho e toma uma proporção pessoal, principalmente na vida das personagens Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg), as duas irmãs que vivem uma relação quase simbiótica, não fosse a diferente e particular maneira de cada uma no enfrentamento da vida e da realidade dos fatos.
E exatamente neste processo de conjunção entre planetas que a postura das irmãs tem uma reviravolta e vem à tona a discussão sobre o medo, o desconhecido, a solidão, a vida e a morte. Há quem veja metaforicamente os dois planetas como a representação das irmãs, porém, esta leitura não é mais relevante que o tom áspero e amargo dos diálogos, atingindo em cheio nossos melindres diante destes temas. E fatalmente somos convidados a deitar neste divã cinematográfico e fazermos uma ligeira análise sobre a existência na sessão de cinema.
Lars von Trier declarou que estava acometido de uma profunda depressão no período em que filmou “Anticristo”, e tal estado de ânimo estendeu-se até “Melancolia”. Se a obra reflete este estado de alma do autor encontramos na narrativa um pessimismo existencial tão semelhante quanto aos de filósofos como Schopenhauer e Nietzsche, que discutem à exaustão a condição e miséria do ser humano em seus valores e seus rituais de vida.
“Melancholia” pode ser a visão particular de um apocalipse perante a vida,mas também um ponto de reflexão para cada um de nós que, no recôndito da ‘caverna mágica’, pode apenas julgar a si próprio e chegar a uma absolvição ou condenação.(Elias Neves Gonçalves)

DICAS
*EUROPEAN FILM AWARDS :”Melancholia” de Lars Von Trier foi o grande vencedor do European Film Awards, o "Oscar do cinema europeu".A cerimônia de premiação aconteceu dia 03 de dezembro, em Berlim. Leia a relação dos filmes premiadoss:
MELHOR FILME: Melancolia
MELHOR FILME - VOTO POPULAR:O Discurso do Rei
MELHOR DIRETOR:Susanne Bier (Em um Mundo Melhor)
MELHOR ATOR:Colin Firth (O Discurso do Rei)
MELHOR ATRIZ:Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre o Kevin)
MELHOR ROTEIRO:O Garoto da Bicicleta
MELHOR FOTOGRAFIA:Melancolia
MELHOR EDIÇÃO:O Discurso do Rei
MELHOR CENOGRAFIA:Melancolia
MELHOR TRILHA SONORA:O Artista
MELHOR REVELAÇÃO:Oxygen
MELHOR DOCUMENTÁRIO:Pina (Win Wenders)
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:Chico & Rita
MELHOR CURTA-METRAGEM:The Wholly Family
PRÊMIO HONORÁRIO:Michel Piccoli
PRÊMIO EURIMAGES DE COPRODUÇÃO:Mariela Besuievsky
PRÊMIO PELA CARREIRA - WORLD CINEMA:Mads Mikkelsen

* DVDs Mais locados na semana:
1)Capitão América
2)Os Smurfs
3)Contra o Tempo
4)O Planeta dos Macacos – A Origem
5)Larry Crowe – O Amor está de Volta
6)Transformers : O Lado Oculto da Lua
7)Meia-Noite em Paris
8)Os Pinguins do Papai
9) A Árvore da Vida
10) Cilada.com
Fonte : 100% Vídeo

AGENDA
* Cine Líbero Luxardo : “Além da Estrada” de Charly Braun será exibido até hoje(dia 18/12). Santiago, um argentino próximo de seus trinta anos, decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado por seus pais, mortos tragicamente. Na chegada,ele encontra Juliette, uma jovem belga em busca de um amor do passado e de uma nova vida. O que parecia ser uma simples carona acaba se transformando em uma breve, porém intensa, jornada. O filme é uma co-produção Brasil/Uruguai e será exibido às 19h.
* Cine Olympia: “Feliz Natal” de Christina Carion tem hoje(dia 18/12) seu último dia de exibição. A história do filme se passa no Natal de 1914 em plena 1ª Guerra Mundial.Durante a Noite de Natal, soldados alemães, escoceses e franceses deixam o conflito de lado e passam a se confratenizar. Belo filme com Diane Kruger no elenco.O filme será exibido até hoje às 18:30 h com entrada franca.. Na semana do Natal, de 20 à 23/12 e de 27 à 30/12, será exibido o clássico “A Felicidade não se Compra” de Frank Capra, numa exibição tradicional que acontece em Belém há décadas. Entrada franca com sessão única às 18:30 h.
*Cine Estação : Hoje (dia 18/12) é o último dia do belo “Melancholia” de Lars Von Trier com sessão às 10 (matinal), 18 e 20:30 h. No filme, Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a celebração de casamento. Neste contexto, um planeta chamado Melancholia está prestes a colidir com a Terra.Sem dúvida, um dos melhores filmes do ano. Confira.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23