sábado, 19 de novembro de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 18 À 24/11/11

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estreias da semana são “Reféns” e “11.11.11”.
“Tio Boonmee que pode recordar suas vidas Passadas” ganhou a Palma de Ouro n festival de Cannes em 2010 e estava inédito em nossos cinemas. Dirigido por Apichatpong Weerasethakul, diretor tailandês que já era conhecido da crítica internacional, o filme é uma obra rara que vai mexer com o espectador. Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolve passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.
O filme será exibido no cine Olympia a partir de 22/11.
“Amanhecer – Parte 1” é um dos filmes mais aguardados do ano pelos fãs da saga “Crepúsculo”. Na primeira parte deste capítulo final (a segunda parte será lançada em seis meses), a felicidade dos recém-casados Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles.Após seu casamento, Bella e Edward viajam para o Rio de Janeiro para sua lua-de-mel, onde finalmente cedem à paixão. Bella descobre que está grávida e, durante um parto quase fatal, Edward finalmente realiza seu desejo de tornar-se imortal. Mas a chegada da filha, Renesmee, coloca em movimento uma perigosa cadeia de eventos que encurrala os Cullen e seus aliados contra os Volturi, o conselho de líderes vampiros, , preparando o palco para uma batalha sangrenta. Curiosidade :Kristen Stewart e Robert Pattinson vieram ao Brasil filmar cenas do longa. Apesar do barulho dos fãs e o tumulto das filmagens, o Rio será o cenário para apenas cinco minutos da trama de “Amanhecer” que será lançado no Brasil uma semana antes da estreia norte-americana. Na França, o filme está previsto para ser lançado no dia 16 de Novembro, dois dias antes dos EUA. No elenco, Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Bryce Dallas Howard

QUADRO DE COTAÇÕES/ACCPA
FILMES MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Reféns” Fraco/Fraco/Fraco
------------------------------------------------------------------------
“Terra
de
Ninguém” Excelente/Excelente/Excelente
------------------------------------------------------------------------
“A Árvore
da
Vida” Excelente/Excelente/Excelente
------------------------------------------------------------------------
“Tio
Boonmie” Excelente/Razoável/ -
------------------------------------------------------------------------
“11.11.11” Fraco/Fraco/Fraco
------------------------------------------------------------------------
“A
Terra da
Lua
Partida” Excelente/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O quarto longa da franquia “A Era do Gelo” chegará aos cinemas brasileiros duas semanas antes do lançamento nos Estados Unidos. A Fox Film do Brasil anunciou que a estreia do filme acontecerá no dia 26 de junho de 2012, enquanto que o circuito americano só receberá o filme a partir de 13 de julho.
*”W.E. - O Romance do Século”, mais novo longa dirigido por Madonna, acaba de ter seu lançamento adiado nos cinemas norte-americanos. A produção entraria em cartaz no próximo dia 9 de dezembro, mas será lançado dia 3 de fevereiro de 2012. Curiosamente, esta é a data agendada para a estreia no Brasil, mas é provável que esta também seja alterada.
*Após a desistência de do ator Eddie Murphy em apresentar o “Oscar”, iniciou-se uma campanha nas redes sociais para que os Muppets fossem escolhidos para a função em 2012 mais no final, o escolhido foi o ator Billy Crystal (Harry e Sally) que já apresentou o prêmio outras vezes.
*O próximo Prêmio Cecil B. DeMille, entregue anualmente a uma personalidade do cinema em reconhecimento ao seu trabalho na sétima arte, será do ator Morgan Freeman que receberá a premiação durante a cerimônia do Globo de Ouro 2012.Freemann foi agraciado com o Globo de Ouro apenas uma vez, como melhor ator em comédia/musical por “Conduzindo Miss Daisy”.
*Stephen King é um dos autores mais requisitados por Hollywood e vários de seus livros e contos já ganharam adaptações para o cinema. Em 2012, mais uma obra de sua autoria ganhará as telonas.Trata-se de “Rose Madder”, adaptação de livro homônimo publicado por King em 1995. A história é focada em uma mulher que pode viajar através de pinturas e utiliza seu dom para escapar do marido violento.
* O Amazônia Doc., que este ano registrou sua terceira edição, foi realizado com sucesso no Cine Olympia. Tive a oportunidade de ver os filmes da mostra competitiva e fiquei muito satisfeito com o trabalho de muitos diretores. O grande premiado deste ano do festival foi “Sem Ti Contigo”(foto), produção da Venezuela que ganhou o prêmio de melhor filme do júri oficial. “A Terra da Lua Partida” de Marco Negrão ganhou o prêmio da crítica (da ACCPA – Associação dos Críticos de Cinema do Pará) e do público. Já “Matinta” de Fernando Segtowick ganhou os prêmios de melhor curta do júri oficial, crítica (ACCPA) e público. Parabéns aos realizadores do festival e que ano que vem tenhamos a quarta edição.
* O filme de abertura do Amazônia Doc 3 foi “Eu receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios” de Beto Brant e Renato Ciasca, que agradou o público presente no primeiro dia do festival. O filme foi parcialmente filmado em Santarém e deverá ser lançado nacionalmente somente em de março de 2012.
* Ainda Amazônia Doc 3 : junto com o crítico de cinema do jornal “O Globo”, Rodrigo Fonseca, realizei durante o festival um debate sobre os caminhos do cinema nacional no cine Olympia.Agradeço ao amigo Rodrigo Fonseca e aos realizadores do festival, a oportunidade de fazer um debate de alto nível com um assunto tão atual e importante.
* A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br . No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira: O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) exibirá dia 28/11, “Verdades e Mentiras” de Orson Welles. É o último filme dirigido pelo grande mestre que realizou “Cidadão Kane” em 1941. O filme será exibido com entrada franca com o já tradicional debate após a exibição entre o público presente e os críticos da ACCPA.
* Cine Olympia: O cinema Olympia exibiu durante toda esta semana uma retrospectiva do melhores filmes do Amazônia Doc. 3 com sessão às 18:30 h e entrada franca.Hoje será exibido o curta “Matinta” de Fernando Segtowick e o longa “A Terra da Lua Partida” de Marcos Negrão que ganhou os prêmios de melhor filme pela crítica e público do festival. A partir do dia 22/11, será lançado no cine Olympia o excelente “Tio Boonmee que pode Recordar suas Vidas Passadas”, filme que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes ano passado.
*Cine Líbero Luxardo : “A Árvore da Vida” de Terrence Malick é o grande destaque da semana, certamente um dos melhores filmes exibido este ano na cidade.A relação entre pai e filho de uma família comum, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, nos é mostrada em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios.No elenco, Brad Pitt e Sean Penn.
*Cine Sesc/Boulevard : "Um Homem que Grita" de Mahamat-Saleh será exibido hoje (domingo) às 16h. O filme se passa na República do Chade. Adam, sessenta e poucos anos, é um ex-campeão de natação e trabalha na piscina de um hotel de luxo na cidade de N’Djamena. Quando investidores chineses compram o hotel, ele é forçado a se demitir para que seu filho Abde assuma a função e se sente humilhado. O país está à beira de uma guerra civil. Forças rebeldes atacam o governo, que pede para a população contribuir com o “esforço de guerra” enviando dinheiro ou um voluntário com idade para combater. Constantemente, o governo local cobra de Adam sua parte na contribuição. Mas ele não tem dinheiro, apenas um filho. Belo filme que merece ser visto. Entrada franca. O Cine Sesc Boulevard fica no Sesc Boulevard, em frente à Estação das Docas.
*Cine Estação : Em dezembro, será exibido "Melancholia", filme de Lars Von Trier com Kirstin Dust no elenco. Será o último filme a ser exibido este ano neste importante cinema alternativo da cidade.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23