domingo, 16 de janeiro de 2011

CINTE TROPPO - SEMANA DE 14 20/01/11

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são ”As Viagens de Gulliver’, “A Morte e a Vida de Charlie” e “Desenrola”.
Em “As Viagens de Gulliver”, o ator Jack Black (King Kong) interpreta Lemuel Gulliver, empregado do setor de correspondência de um jornal de Nova York. Gulliver resolve viajar para escrever uma matéria sobre o Triângulo das Bermudas e acaba sendo transportado para uma terra desconhecida, Lilliput. Nesse mundo fantástico, ele finalmente se torna uma grande figura - em tamanho e no ego; principalmente quando começa a contar histórias mirabolantes em que leva o crédito pelas maiores invenções do seu mundo, colocando-se numa posição de destaque como participante de acontecimentos históricos. E isso só piora quando ele lidera seus novos amigos. No elenco, Jack Black, Jason Segel, Emily Blunt, Amanda Peet, Chris O'Dowd. O filme sera exibido em cópia dublada e em 3D.
Em “A Morte e Vida de Charlie”, Charlie St. Cloud (Zac Efron) é um jovem que sofre em aceitar a morte de seu irmão mais novo, com o qual matinha uma ligação especial. Para ficar próximo a ele, Charlie aceita um emprego de zelador no cemitério em que ele está enterrado. Todas as noites ele vê o irmão e os dois podem matar as saudades, tudo parecida simples até que ele se apaixonar por uma jovem e ter de fazer uma escolha: ficar perto do seu querido irmão ou ir atrás da garota que ele ama.
“Desenrola” é dirigido por Rosane Svartman(Mais uma vez amor/Como ser solteiro) Aos 16 anos de idade, a jovem Priscila se vê pela primeira vez sozinha em casa: a mãe viajou a trabalho e vai passar 20 dias fora. É neste curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças e diversas “primeiras vezes” acontecem. É também o tempo que ela terá para conquistar Rafa e com ele ter a sua primeira vez. O que não será nada fácil, já que, como ela verá, nada é exatamente como esperava.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Além da Vida” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
----------------------------------------------------------------
“Incontrolável” Razoável/Bom/Bom
----------------------------------------------------------------
“Enrolados” Razoável/Bom/Bom
----------------------------------------------------------------
“72 Horas” Bom/Razoável/Bom
----------------------------------------------------------------
“O Bandido
Guiliano”(DVD) Muito Bom/ExcelenteExcelente
----------------------------------------------------------------
“A Montanha
Cega”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Excelente
----------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O selo Sundance Selects, segmento do Festival Sundance voltado para distribuição de filmes em cinemas e através do sistema VOD (vídeo sob demanda), lançará comercialmente cinco filmes simultaneamente ao evento, que acontece de 20 a 30 de janeiro. A seleção inclui as estreias mundiais de “Mad Bastards” de Brendam Fletcher, “Septien” de Michael Tully, “Uncle Kent” de Joe Swanberg e o documentário “These Amazing Shadows” de Paul Mariano e Kurt Norton, além da estreia americana do suspense “Kaboom” de Gregg Araki. Pelo segundo ano, os filmes estarão disponíveis nas principais redes de TV por assinatura ao mesmo tempo em que terão suas premières no festival. Segundo John Cooper, diretor do festival, a ação tem como objetivo proporcionar alternativas para que os cineastas atinjam novos públicos.
*A Warner firmou acordo com a MGM para distribuir mundialmente os dois longas da série “O Hobbit”, história que deu origem à franquia “Senhor dos Anéis”. O diretor Peter Jackson e elenco começam a rodar os dois filmes (em 3D) na Nova Zelândia, em fevereiro, com datas de lançamento previstas para dezembro de 2012 e dezembro de 2013.
*A organização do Festival de Cannes anunciou que Robert De Niro será o presidente do júri da próxima edição do evento, que se realizará de 11 a 22 de maio. O ator participou de oito filmes selecionados para a competição de Cannes, dois dos quais ganharam a Palma de Ouro (“Taxi Driver”, em 1976 e “A Missão” em 1986). De Niro é o quinto americano a presidir o júri do festival nos últimos dez anos – os outros foram Tim Burton (2010), Sean Penn (2008), Quentin Tarantino (2004), e David Lynch (2002) – e o terceiro ator a exercer a função desde 2002, seguindo Sean Penn, no ano passado, e Isabelle Huppert, em 2009.
*A RealD se associou à Royal Opera House de Londres para registrar em 3D duas performances da ópera “Carmen” de Bizet. “Carmen” é a primeira grande ópera produzida no formato e será lançada nos cinemas no dia 5 de março. A ópera será exibida em mais de 1,5 mil salas internacionalmente, e terá sua primeira projeção na noite de encerramento do Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, nos EUA. Ainda não há notícias de sua exibição no Brasil.
*Vencedora do último Festival de Brasília, a produção mineira “O Céu sobre os Ombros” de Sérgio Borges, foi selecionada para a competição do Festival de Roterdã, que se realizará de 26 de janeiro a 6 de fevereiro, na Holanda. A mostra Bright Future, por sua vez, exibirá “Desassossego”, projeto coletivo coordenado por Felipe Bragança e Marina Meliande, que inaugurou a Semana dos Realizadores, no Rio, em setembro passado. .
*A empresa Legend3D anunciou que vai converter para 3D os três primeiros filmes da animação “Shrek”. Ainda sem previsão de lançamento, os filmes sairão diretamente em Blu-Ray. A DreamWorks fechou uma parceria com a Samsung, que vai distribuir o pacote “Shrek” em 3D, com os quatro filmes da série no formato, para quem comprar a televisão 3D e o aparelho Blu-ray 3D da marca.
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) agora tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos,críticas, calendários de estreias,enquetes, notícias de cinema e muito mais..Confira !
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/Crítica
“STING LIVE IN BERLIN” de Jim Gable
. Sting é um cantor/compositor de músicas pop/rock de qualidade desde seus primeiros tempos de líder da banda The Police, onde conseguiu o sucesso mundial mais sem dúvida, é analisando sua carreira solo que podemos encontrar o melhor de sua obra, desde seu primeiro trabalho, o excelente “The Dream of the Blue Turtles”. Após o fim da banda, Sting resolveu seguir um caminho de variações musicais onde suas composições gradualmente evoluíram evidenciando cada vez mais a melodia e a qualidade das letras. Sempre com bons CDs sendo lançados periodicamente, Sting resolveu ano passado experimentar a sua música com arranjos e acompanhamento de uma orquestra lançando o cd “Symphonicities” para logo depois realizar a “Symphonicity Tour”. A ideia era dar um novo caminho sonoro para canções importantes de sua carreira como “Roxane”, “Every Breath You Take”.”Desert Rose”, ‘Kinf of Pain”, entre outras e com certeza o resultado foi fenomenal. Em “Sting Live in Berlin”, filmado no O2 World Arena em Berlin,Alemanha, somos testemunhas de um momento único na carreira de um grande compositor. Novos arranjos, excelente banda e a fantástica execução da Royal Philharmonic Concert Orchestra nos fazem redescobrir a força de ótimas canções. Com a participação do músico Branford Marsalis e da excelente cantora Jo Lawry, o show tem momentos emocionantes como nas músicas “Whenever I Call Your Name”, “You Will Be my Aint True Love” e “Moon Over Bourbon Street”. Com personalidade, Sting aparece cantando muito bem as canções, eventualmente contando algumas histórias sobre suas composições. Com uma excelente direção de fotografia, deixando aparecer a forte iluminação do palco, evidenciando os músicos e a orquestra com uma montagem dinâmica sem ser apressada nos planos filmados, o DVD do show é exemplar. Sem exageros formais, o diretor Jim Gable fez um excelente trabalho, registrando um grande momento de um compositor que ainda deve surpreender ainda aqueles que gostam de canções atemporais e marcantes.

DICAS
Livro :
“À Espera do Tempo – Filmando Akira Kurosawa” é um belíssimo relato sobre o trabalho no cinema do grande diretor Akira Kurosawa, feito através da reunião de textos escritos e ilustrados por Teruyo Nogami , continuísta e diretora associada de Kuroswa por quase meio século. Nogami durante muitos anos fez um diário onde registrou fatos e curiosidades sobre as filmagens do grande diretor, compartilhando agora com o grande público estes registros que vão agradar especialmente aos fãs deste grande diretor. Com um excelente texto acompanhados por desenhos de cenas de vários filmes importantes do diretor, “À Espera do Tempo” é um grande lançamento. Imperdível.
DVDs + Vendidos : 1) Os Companheiros, 2)Uma Noite em 67, 3)Coleção “Fantasia”, 4)Uma Noite Alucinante 3, 5)Muito Mais que um Crime 6) Um Condenado à Morte Escapou, 7)Reds, 8) O Espantalho, 9) Brecht no Cinema e 10)Taras Bulba.Fonte : 2001 Vídeo.
DVDs + Locados : 1)Eclipse, 2) A Origem, 3)Karatê Kid, 4) O Aprendiz de Feiticeiro, 5)Meu Malvado Favorito, 6) Os Mercenários, 7) Gente Grande, 8) Resident Evil 4, 9) O Último Mestre do Ar e 10)Shrek para Sempre. Fonte : 100% Vídeo.

AGENDA
- Cine Olympia : Comemorando o aniversário de Belém, está em exibição duas produções paraenses recentes em curta-metragem e que já foram premiadas em festivais , chamando a atenção do público local e nacional: “Matinta” de Fernando Segtowick e “Mãos de Outubro” de Vitor Souza. São dois trabalhos de alta qualidade que mostra o talento de nossos artistas locais. Os filmes serão exibidos até o dia 23/01, com sessões às 18 e 19 h com entrada franca. Hoje, na sessão Cinemateca, às 16 h, uma homenagem ao diretor Blake Edwards, falecido em dezembro, com a exibição de “Vício Maldito” com Jack Lemmon. É um dos melhores filmes de Edwards. Vale à pena conferir. Entrada franca.
- Cine Líbero Luxardo : Em homenagem ao cineasta Líbero Luxardo, numa parceria com o MIS, estão sendo exibidos dois filmes de sua autoria. Hoje é o último dia de “Um Dia Qualquer”, produção de 1962. De 19 à 23/01, será exibido “Brutos Inocentes”, de 1973. Sessão única às 19 h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23