CINE TROPPO - SEMANA DE 21 À 27/01/11

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são ”O Turista”, “Zé Colméia – O Filme” e “Brasil Animado” em 3D.
Em “O Turista”, Johnny Depp atua como um turista americano cujos flertes brincalhões com uma estrangeira levam a uma rede de intriga, romance e perigo. Durante uma viagem improvisada à Europa para curar um coração partido, Frank (Depp) desenvolve uma inesperada relação amorosa com Elise (Angelina Jolie), uma mulher extraordinária que deliberadamente cruza o seu caminho. Tendo o excitante cenário de Paris e Veneza como pano de fundo, o intenso romance se desenvolve rapidamente na medida em que ambos se envolvem involuntariamente num jogo mortal como gato e rato.
Na animação “Zé Colméia – O Filme”, o parque Jellystone está perdendo visitantes, por isso o prefeito Brown (Andrew Daly) decide fechá-lo e vender suas terras. Isso quer dizer que as famílias não poderão mais apreciar a beleza da natureza – e pior, Zé Colmeia e seu amigo Catatau perderão a única casa que eles conhecem. Frente ao maior desafio de sua vida, Zé Colmeia terá que provar que ele realmente é “o mais esperto de todos os ursos” e com seu inseparável amigo Catatau, irá unir forças ao Guarda Smith (Tom Cavanagh) para encontrar uma saída e salvar o parque de ser fechado para sempre. O elenco “live action” do filme inclui Anna Faris (Todo Mundo em Pânico), Tom Cavanagh (do seriado de TV Ed) e Andrew Daly (O Informante).
Em “Brasil Animado” (3D), o personagem Relax convence o amigo Stress a procurar a árvore mais antiga do mundo. Stress fica animado com a possibilidade de ganhar dinheiro com essa “raridade”. O problema é que eles não sabem exatamente onde está a árvore. Stress e Relax saem em busca do “Grande Jequitibá Rosa” e acabam descobrindo algo muito maior: o Brasil. 'Brasil Animado' será filmado em tecnologia 3D, com cenas no Rio de Janeiro, Salvador, e até mesmo Amazonas e nas Cataratas do Iguaçu.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Além da Vida” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------
“Incontrolável” Razoável/Bom/Bom
-----------------------------------------------------------
“Enrolados” Razoável/Bom/Bom
-----------------------------------------------------------
“72 Horas” Bom/Razoável/Bom
-----------------------------------------------------------
“O Bandido
Guiliano”(DVD) Muito Bom/Excelente/Excelente
-----------------------------------------------------------
“A Montanha
Cega”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Excelente
-----------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Estão abertas as inscrições para o Festival Lume, evento que dá continuidade às três edições do Festival Internacional de Cinema do Maranhão. A grande novidade deste ano é que ele será competitivo, passando a se chamar I Festival Lume de Cinema. Serão selecionados 12 longas nacionais e estrangeiros para a disputa, além de 24 curtas-metragens. O festival ocorre de 14 a 23 de julho de 2011, na cidade de São Luís do Maranhão. Mais informações em www.lumefilmes.com.br.
*Primeiro concerto de rock filmado com a nova tecnologia digital de três dimensões, “U2 – 3D” volta ao circuito brasileiro em sessões especiais nos dias 18, 19 e 20 de março, como aquecimento para os shows do grupo no Brasil, que se realizam em abril. Lançado em agosto de 2008, quando o circuito 3D ainda era pequeno no país, U2 – 3D vendeu 53 mil ingressos com apenas 14 cinemas marcados. A Mobz, distribuidora do filme, vai disponibilizar trailers a partir de 18 de fevereiro.
*A Academia Espanhola de Cinema anunciou os indicados ao prêmio Goya 2011 (o Oscar do cinema espanhol). “Lope”, longa-metragem dirigido pelo brasileiro Andrucha Waddington, foi indicado a sete categorias: melhor figurino, direção de produção, efeitos especiais, direção de arte, canção original, maquiagem, e melhor atriz coadjuvante (para a espanhola Pilar López de Ayala). Por aqui, o filme será lançado no dia 4 de março, com distribuição da Warner. Os vencedores do Goya serão conhecidos no dia 13 de fevereiro.
*A Sony Pictures Classics adquiriu os direitos para o mercado americano do próximo filme de Woody Allen, “Midnight in Paris”, que deve ter sua pré-estreia mundial no próximo Festival de Cannes. Atualmente em fase de pós-produção, este é o primeiro longa do cineasta totalmente rodado em Paris. O elenco traz Kathy Bates, Adrien Brody, Carla Bruni, Marion Cotillard, Rachel McAdams e Owen Wilson. No Brasil, o filme será lançado pela Paris Filmes.
*Depois de um período de turbulência financeira, a MGM anunciou que o 23° filme da franquia 007 começa a ser rodado no fim deste ano, com direção de Sam Mendes (Beleza americana) e lançamento marcado para 9 de novembro de 2012 nos EUA. O ator Daniel Craig, que encarnou o espião nos dois últimos longas da série, voltará ao papel. Comenta-se nos bastidores que a MGM deve firmar um acordo de coprodução com a Sony, como foi feito em “Quantum of Solace” (2008) e “Casino Royale” (2006). O orçamento da superprodução está estimado em U$ 200 milhões.
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) agora tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos,críticas, calendários de estreias, enquete, notícias de cinema e muito mais..Confira! *Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

ACCPA ESCOLHE OS MELHORES FILMES DA DÉCADA
Numa reunião ocorrida na última terça-feira, os críticos da ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) escolheram os melhores filmes da década passada. Foram computados votos de filmes produzidos entre 2001 e 2010. É claro que toda relação de melhores filmes é sempre polêmica, especialmente neste caso quando o olhar do crítico se volta para dez anos de produção de filmes de vários tipos e nacionalidades. Mas como toda relação de melhores, fica a indicação para que o cinemaníaco conheça os filmes escolhidos, tenha sua opinião, concorde ou discorde do resultado final. Uma curiosidade: na relação final, dois filmes do cineasta Jean-Luc Godard. Na relação, o belíssimo “Arca Russa” ficou em primeiro, ao lado de grandes filmes como “O Império dos Sonhos” de David Lynch e “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”. É claro que muitos filmes de boa qualidade produzidos neste período sequer foram lançados em Belém, e esta reclamação sempre será presente mas de alguma forma, a relação de filmes da ACCPA expressa bem a qualidade de uma década onde o cinema mais uma vez, evoluiu como arte.
Confira a relação completa :
1) “Arca Russa” de Aleksandr Sokurov
2) “Império dos Sonhos” de David Lynch
3) “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” de Michel Gondry
4) “Elogio do Amor” de Jean-Luc Godard
5) “Fale com Ela” de Pedro Almodóvar
6) “Ponto Final” de Woody Allen
7) “Nossa Música” de Jean-Luc Godard
8) “Sobre Meninos e Lobos” de Clint Eastwood
9) “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles

10) "A Vila" de M. Night Shyamalan

Lista Individual
A seguir, minha relação dos melhores filmes da década passada apresentada durante a reunião da ACCPA:
1)”Arca Russa” de Aleksandr Sokurov
2) “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” de Michel Gondry
3)”Onde os Fracos não tem Vez” dos irmãos Cohen
4) “Ponto Final” de Woody Allen
5) “Elogio de Amor” de Jean-Luc Godard
6) “Império dos Sonhos” de David Lynch
7) “Saraband” de Ingmar Bergman
8) “A Conquista da Honra” de Clint Eastwood
9) “Lavoura Arcaica” de Luiz Fernando Carvalho
10) “Fale com Ela” de Pedro Almodovar

DICAS
DVD :
“A Rede Social” de David Fincher foi o grande vencedor do “Globo de Ouro” ganhando 4 prêmios incluindo melhor filme. “A Rede Social” deve retornar ao circuito comercial pelas prováveis indicações ao “Oscar” mais você já pode conferir nas locadoras outros filmes de David Fincher que merecem ser vistos como o polêmico “Clube da Luta”, “Zodíaco”, “Seven – Os Sete Crimes Capitais” e “O Curioso Caso de Benjamim Button”.
DVDs + Vendidos : 1) Os Companheiros, 2)O Espantalho, 3)Uma Noite Alucinante 3, 4)Coleção “Fantasia”, 5)Tarde Demais, 6) Os Primos, 7) A Origem, 8) Por Um Destino Insólit, 9)Os Homens que não Amavam as Mulheres e 10)Desejo Atroz.
Fonte : 2001 Vídeo.
DVDs + Locados : 1)A Origem, 2)O Aprendiz de Feiticeiro, 3)Eclipse, 4) Karatê Kido, 5)O Último Mestre do Ar, 6)Meu Malvado Favorito, 7) Gente Grande, 8) Resident Evil 4, 9) Os Mercenários e 10)Salt. Fonte : 100% Vídeo.

AGENDA
- Cine Olympia : Dentro da programação do I Cineamazon (Encontro Acadêmico de Cinema e Audiovisual), do curso de Cinema da UFPa, está em exibição o filme “Iracema – Uma Transa Ammazônica”, importante produção do cinema brasileiro dirigida por Jorge Bodanssky e Orlando Senna em 1974.O filme será exibido às 18:30 h. Entrada Franca.
- Cine Líbero Luxardo : Em homenagem ao cineasta Líbero Luxardo, numa parceria com o MIS, hoje é o último dia de “Brutos Inocentes”, de 1973. Sessão única às 19 h. O filme é dividido em dois episódios ambientados na floresta amazônica. No primeiro, o capataz João maltrata os seringueiros, que vivem em regime de servidão em uma vila, entre os quais Inácio, cuja mulher morrera ao defender de três agressores sua filha Joana, que ficou muda com o trauma. No segundo, um jovem casal branco vive singelamente, esperando a chegada do primeiro filho. A mulher não atende aos conselhos das amigas do povoado e olha para o eclipse da lua. Resultado: o filho nasce negro. No elenco, Rodolfo Arena, Leila Cravo, Zózimo Bulbul, Iracema Oliveira, Zélia Porpino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18