domingo, 17 de janeiro de 2010

CINE TROPPO DOMINGO DIA 17/01/10


CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho
CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Vício Frenético”, “O Homem que engarrafava as Nuvens” e “Astroboy”.
“Vício Frenético” é um remake de “Vício Frenético”, filme de 1992 dirigido por Abel Ferrara. Terence (Cage) era um bom policial mais se considerava acima da lei. Lutando contra ladrões e traficantes ele acabou por se render à corrupção e às drogas que o cercam. Mas agora ele e sua namorada (Mendes) têm apenas um ao outro para se livrar da armadilha do destino em que ele se meteu. A direção é do grande cineasta alemão Werner Herzog, realizador de grandes obras no cinema como “O Enigma de Kaspar Hauser” e “Nosferatu”. No elenco, Nicolas Cage, Eva Mendes e Val Kilmer.
“O Homem que Engarrafou as Nuvens” é documentário-musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião" por ser o autor
de clássicos populares como “Asa Branca”. O filme foi produzido pela filha de Humberto, a atriz Denise Dummont, com direção de Lírio Ferreira e fotografia de Walter Carvalho.
Em “Astroboy”, quando o jovem filho de um cientista morre, ele secretamente cria um poderoso robô-criança para substituí-lo. Porém, o robô utiliza seus incríveis poderes para se tornar um super-herói mundialmente famoso e enfrentar seu maior desafio: um grupo alienígenas que acaba de invadir a Terra. A empresa responsável por trazer “As Tartarugas Ninjas” para os cinemas em um filme de animação computadorizada, agora investe no sucesso deste novo filme que recria o clássico mangá e animê, o primeiro personagem criado por Osamu Tezuka.O filme será exibido em cópia dublada.

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1. Alvin e os Esquilos 2
2. Avatar
3. Sherlock Holmes
4. Lula, o Filho do Brasil
5. Encontro de Casais
6. Xuxa em o Mistério de Feiurinha
7. Sempre ao Seu Lado
8. Lua Nova
9. Contatos de 4º Grau
10. 2012

BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1) Avatar
2)Sherlock Holmes
3)Alvin e os Esquilos 2
4Daybreakers
5)Simplesmente Complicado
6)Leap Year
7)Juventude em Revolta
8)Coração Louco
9) Lua Nova
10) Lado Cego

SUPERNOVAS
*Quarta-feira, dia 13/10, aconteceu a cerimônia oficial da entrega das agendas e calendários de 2010 do BANPARÁ. Este ano, a direção do Banco decidiu fazer uma homenagem ao cinema paraense procurando resgatar a memória dos cinemas de Belém (Calendário) e de filmes e pessoas ligadas ao cinema (Agenda) num trabalho de pesquisa que durou quase um ano. Agradeço publicamente o convite recebido pela direção do banco para fazer este trabalho de pesquisa para a agenda e o calendário 2010, especialmente aos amigos Edilson Souza e Affonso Vianna, que acabaram me permitindo coletar informações importantes sobre a história do cinema paraense, numa pesquisa importante de reconhecimento do trabalho destes artistas, realizadores, críticos de cinema e exibidores que diretamente fizeram nascer o amor pelo cinema no público paraense. Na cerimônia, estiveram presentes diretores do banco e pessoas ligadas ao cinema paraense incluindo realizadores e críticos de cinema da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Espero que o público que tiver acesso as agendas e calendários, conheça um pouco mais da história do cinema no Pará, e que de alguma forma, ajude esta história a ter continuidade. Parabéns ao Banpará pela iniciativa inédita.
*”Knockout”, próximo filme do diretor Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo), ganhou um elenco de nomes famosos como Michael Douglas, Ewan Mcgregor, Dennis Quaid, Channing Tatum e Antonio Banderas que foram confirmados na produção, a ser estrelada pela atriz e lutadora Gina Carano. A história acompanha a batalhadora Mallory Kane (Carano), que abandona o exército e entra para um grupo de espionagem. Quando é traída pelos colegas, ela começa uma jornada por verdade e vingança. A estreia acontece em agosto de 2011.
*A Paramount Pictures divulgou oficialmente a data de estreia de “Star Trek 2”.O longa será lançado em 29 de junho de 2012, uma semana antes do feriado norte-americano de 4 de julho, Independência dos EUA.A importante data coloca o lançamento como um dos maiores do ano. As filmagens terão inicio em 2011.
*”Twister”, sucesso de bilheteria em 1996, pode ganhar uma sequência em 3D. O ator Bill Paxton, revelou o interesse na sequência. Paxton disse que se encontrou recentemente com a produtora Kathleen Kennedy, e conversaram sobre a possibilidade de rodar a sequência este ano.
*James Cameron confirmou que logo começa a trabalhar no segundo e terceiro filme do sucesso mundial “Avatar”. Segundo ele, o novo filme custará bem menos que o primeiro, já que as tecnologias criadas para serem usadas no filme poderão ser reutilizadas. A sequência mostrará os humanos explorando outro planeta, o Polyphemus, rodeado pela lua de Pandora. Além dos Na´Vi, novas criaturas devem aparecer no longa.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

MEMÓRIA
ERIC RHOMER
Faleceu esta semana o cineasta francês Eric Rhomer, autor de 24 longa-metragens em mais de 50 anos dedicados ao cinema. Seus principais filmes foram exibidos no Brasil como “O Joelho de Clair” e “A Marquesa de O” mas muitos de seus trabalhos permanecem inéditos no Brasil. Além de ter criado um estilo próprio de fazer cinema, Rhomer foi um cineasta que revelou numerosos atores da nova geração de artistas francesas. Rhomer também foi contemporâneo dos diretores Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, François Truffaut, e Claude Chabrol na revista “Cahiers du Cinéma”, da qual Rohmer foi editor de 1957 a 1963. Os temas principais de sua obra eram o amor nas suas mais variadas e confusas formas de expressão, , o desamor revelado em vários de seus personagens e o desejo, em filmes onde as conversas sobre temas banais e cotidianos tiveram um papel básico na sua trama.Confira a seguir a filmografia de Rohmer como diretor e procure os filmes disponívels em DVD para conhecer sua obra :
Les Amours d'Astrée et de Céladon (2007) (Longa-metragem)
A Inglesa e o Duque (2001)
Conto de Outono (1998)
Conto de Verão (1996)
Conto de Inverno (1992)
Conto de Primavera (1990)
O Amigo de Minha Amiga (1987) (Longa-metragem)
Quatro Aventuras de Reinette e Mirabelle (1987) (Longa-metragem)
O Raio Verde (1986)
Noites de Lua Cheia (1984)
Pauline na Praia (1983) (Longa-metragem)
O Casamento Perfeito (1982) (Longa-metragem)
A Mulher do Aviador (1981) (Longa-metragem)
A Marquesa D'O (1976) (Longa-metragem)
Amor à Tarde (1972) (Longa-metragem)
O Joelho de Claire (1970) (Longa-metragem)
Minha Noite com Ele (1969) (Longa-metragem)
A Colecionadora (1967)
A Carreira de Suzanne (1963) (Longa-metragem)
A Padeira do Bairro (1963) (Curta-metragem)
O Signo de Leão (1959) (Longa-metragem)

+ LOCADOS
1º - G.I. Joe: A Origem de Cobra
2º - Up - Altas Aventuras
3º - Gamer
4º - Força G
5º - O Seqüestro do Metrô 123
6º - O Exterminador do Futuro: A Salvação
7º - A Proposta
8º - A Verdade Nua e Crua
9º - Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas
10º - Inimigos Públicos

Fonte : 100 % Vídeo

TV POR ASSINATURA
“A Rosa Púrpura do Cairo” de Woody Allen (Telecine Cult – Dia 17/01/10, “O Segredo do Grão” de Abdel Kechiche (Telecine Cult – Dia 16 e 17/01), “O Caçador de Pipas” de Marc Foster (Telecine Cult – Dias 15 e 17/01), “Antes do Anoitecer” de Julian Schnabel (Telecine Cult – Dias 17 e 19/01), “Frenesi” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dia 17/01), “Muito mais que um Crime” de Costa Gavras (Telecine Cult – Dia 18/01), “Satyricon” de Federico Fellini (Telecine Cult – Dia 19/01) e “Como eu Festejei o Fim do Mundo” de Catalin Mitulesco (Telecine Cult – Dia 20/01).


AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 21/12 em parceria com a ACCPA, o filme “Eraserhead” de David Lynch, primeiro longa-metragem do polêmico diretor de “Cidade dos Sonhos” e “Império dos Sonhos”. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. .
- Cineclube Pedro Veriano: No dia 25/01/10, terça-feira, será exibido o clássico “Cantando na Chuva”. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. O CC Pedro Veriano fica na Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Nazaré).
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição de “O Tempo é uma Ilusão” de René Clair. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão Aventura, promovida pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) será exibido hoje às 16h, o filme “O Enigma de Outro Mundo”, produção de Howard Hawks que nos anos 80 foi refilmada pelo diretor John Carpenter. A entrada é franca.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição de “Atrizes”. O filme será exibido às 19:30 h. Na Sessão Cult, promovida pela ACCPA, será exibido no dia 23/01, sábado, às 16 h, a comédia “Monty Phyton : O Sentido da Vida”. Após o filme, haverá um debate entre o público e os críticos da ACCPA. Entrada franca

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23