domingo, 17 de janeiro de 2010

CINE TROPPO DOMINGO DIA 10/01/10


CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Sherlock Holmes”, “Alvin e is Esquilos 2” e “Atrizes”.
“Sherlock Holmes” é uma nova versão da história clássica criada pelo médico e escritor britâmico Sir Arthur Conan Doy que já rendeu vários filmes na últimas décadas.. O detetive Sherlock Holmes e seu fiel parceiro John Watson agora envolvem-se em uma batalha contra o crime na Inglaterra, utilizando suas habilidades físicas e mentais. No elenco, Robert Downey Jr.(Homem de Ferro), Jude Law , Rachel McAdams e James Fox. A direção é de Guy Ritchie (Rock´and´Rolla/Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes) com roteiro de Anthony Peckham (Refém do Silêncio).
“Alvin e os Esquilos 2” é a sequência do filme que foi um dos grandes sucessos de 2007. Alvin, Simon e Theodore, com a ajuda do músico Dave e seu sobrinho Toby, terão um novo desafio pela frente: o de ganhar o prêmio de US$ 25 mil em um concurso de bandas, para salvar o programa de música da escola. Mas agora eles terão concorrentes à altura, The Chipettes, trio de garotas formado por Brittany, Eleanor e Jeanette. A direção é de Betty Thomas. O filme será exibido em cópias dubladas.
Em “Atrizes”, uma atriz quarentona e solteira, inicia os ensaios de uma nova montagem teatral. Atormentada pela sombra de sua personagem, ela começa a reavaliar sua vida, especialmente com a chegada de Nathalie, assistente do diretor. Ao se conhecerem, as duas descobrem o quanto são parecidas. No elenco, Valeria Bruni Tedeschi, Louis Garrel, Mathieu Amalric e Valeria Golino,

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1. Avatar 2. Lula, o Filho do Brasil 3. Encontro de Casais 4. Sempre ao Seu Lado 5. Xuxa em o Mistério de Feiurinha 6. Lua Nova7. 2012 8. Contatos de 4º Grau9. A Princesa e o Sapo 10. Atividade Paranormal

BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1. Avatar 2. Sherlock Holmes 3. Alvin e os Esquilos 24. Simplesmente Complicado 5. Amor Sem Escalas 6. O Lado Cego7. A Princesa e o Sapo 8. Nine9. Cadê os Morgans?10. Invictus -

SUPERNOVAS
*A distribuidora Versátil lança agora em janeiro o DVD “A Ilha de Bergman”, documentário inédito exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo ano passado. Pela primeira vez, o mestre sueco Ingmar Bergman (1918 - 2007) revela seu mundo na ilha de Fårö. Então com 88 anos, pouco tempo antes de sua morte, o diretor revê sua vida e os mais de 60 anos dedicados ao cinema, além da longa trajetória no teatro e na TV, em meio a trechos de seus filmes e raras cenas de bastidores. Desde já, é um melhores lançamentos deste ano em DVD. Imperdível.
*A Caina Filmes abriu inscrições para o curso de capacitação de professores e estudantes da área de educação na utilização de filmes como ferramenta de apoio pedagógico. Serão aulas que irão apresentar técnicas para trabalhar com a linguagem áudio-visual, contribuindo para leitura adequada de um filme, explorando-o numa perspectiva educativa e interligando o cinema as aulas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Estudos Sociais, entre outros. O curso pretende ainda auxiliar os profissionais e estudantes da área na abordagem de temas transversais como: Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Ética, Saúde e Trabalho, Relações Sociais, Racismo, etc.O curso será ministrado pelo cineasta João Inácio que já trabalha há dez anos na produção e exibição de cinema. Informações pelo fone 33434254.
* Foi um sucesso a exibição do filme "Possessão" no Cineclube Alexandrino Moreira na última segunda-feira com um público interessado no filme do diretor Zulawski, que acabou rendendo um excelente debate entre os críticos da ACCPA e os espectadores após sua exibição. O próximo filme a ser exibido no Cineclube Alexandrino Moreira será "Eraserhead" de David Lynch no dia 18/01, com entrada franca.
*O diretor britânico Sam Mendes(Beleza Americana) está em negociações para dirigir o 23º filme de James Bond. A produção pode começar em junho deste ano, com vistas a um lançamento em 2011.Daniel Craig vai reprisar o papel do agente secreto britânico 007.
*"Guerra ao Terror," uma produção independente sobre especialistas norte-americanos em desativação de bombas que trabalham no Iraque, já lançado em DVD no Brasil, recebeu prêmios da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA, incluindo melhor filme de 2009, reforçando seu status entre os candidatos mais bem cotados ao “Oscar”.O filme também rendeu prêmios a sua diretora, Kathryn Bigelow, e a Jeremy Renner, visto como melhor ator revelação.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

MELHORES FILMES DE 2009
ACCPA (ASSOCIAÇÃO DOS CRÍTICOS DE CINEMA DO PARÁ)
Lista Individual
Pela 46ª vez, a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) reuniu seus críticos associados para escolher os melhores do ano na área de cinema. Depois de publicar a lista geral da ACCPA, publico hoje a lista individual de cada crítico da associação para que o leitor veja os melhores filmes de cada um. Os críticos da ACCPA que participaram dessa votação foram Pedro Veriano, Luzia Miranda Álvares, Marco Antonio Moreira, Arnaldo Prado Júnior, Acyr Castro, Francisco Cardoso, Maiolino Miranda, José Otávio Pinto, Fernando Segtowick, Augusto Pacheco, Ismaelino Pinto, Dedé Mesquita e Adolfo Gomes.

Acyr Castro - 1. O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher;2. A Troca, de Clint Eastwood;3. Amantes, de James Gray.
Adolfo Gomes -1. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino;2. Inimigos Públicos, de Michael Mann;3. Um Garota dividida em dois, de Claude Chabrol;4. O Sol, de Aleksandr Sokurov;5. A Troca, de Clin Eastwood;6. Operação Valkyria de Brian Singer;7. Amantes, de James Gray;8. A Última Amante, de Catherine Breillat;9. Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes;10. Watchmen, de Zack Snyder.
Arnaldo Prado Junior - 1.Alexandra, de Aleksandr Sokurov;2. O Sol, de Aleksandr Sokurov;3. Caos Calmo;4. A Troca, de Clint Eastwood ;5. Amantes, de James Gray;6. Inimigos Públicos, de Michael Man;7. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino;8. Gesto Obsceno, de Tsahi Grad;9. Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet;10. A Onda, de Dennis Gansel.
Augusto Pachêco - 1. Sinédoque, Nova York, de Charlie Kaufman;2. Alexandra, de Aleksandr Sokurov;3. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino;4. Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes;5. Amantes, de James Gray;6. O Anticristo, de Lars Von Triers;7. Valsa com Bashir, de Ari Folman;8. Inimigos Públicos;9. Rio Congelado;10. Feliz Natal.
Dedé Mesquita - 1º) Amantes de James Gray;2º) Gran Torino de Clint Eastwood;3º) Alexandra, de Aleksandr Sokurov;4º) Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino;5º) Inimigos públicos, de Michael Mann;6º) Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet;7º) Quem quer ser um milionário, de Danny Boyle;8º) Distrito 9, de Neill Blomkamp;9º) Simplesmente Feliz, de Mike Leigh.
Fernando Segtowick - 1. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino;2. Inimigos Públicos, de Michael Mann;3.Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes;4. Distrito 9, de Neil Blookamp;5. Se Beber, Não Case, de Todd Philips;6. Avatar, de James Cameron;7. Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet;8. Amantes, de James Gray;9. Up - Altas Aventuras de Peter Docter;10. Valsa com Bashir, de Ari Folman
Francisco Cardoso - 1. Alexandra de Aleksandr Sokurov;2. Entre Os Muros Da Escola, de Laurent Cantet;3. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino;4.Gran Torino de Clint Eastwood;5. Caos Calmo, de Antonio Luigi Grimaldi;6. O Visitante, de Thomas McCarthy;7. Rio Congelado, de Courtney Hunt;8. Queime Depois de Ler, de Joel Ethan Cohen;9. Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher;10. Quem Quer Ser Um Milionário, de Danny Boyle
Ismaelino Pinto - 1. Watchmen, de Zack Snyder;2 - Quem quer ser um milionário, de Danny Boyle;3- Rio Congelado, de Courtney Hunt;4 - O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher;5. Queime depois de ler, de Ethan e Joel Cohen;6. Up - Altas aventuras, de Peter Docter;7. Dúvida, de John Patrick Shanley;8. Inimigo Publico, de Michael Mann9 – Desonra;10 - O Leitor, de Stephen Daldry.
José Otávio Pinto - 1.Alexandra de Aleksandr Sokurov;2. O Sol de Aleksandr Sokurov;3. Gran Torino de Clint Eastwood;4. O Segredo do Grão, de Abdel Kechiche;5. Inútil, de Jia Zhang-ke;6. A Troca de Clint Eastwood;7. Um Conto de Natal, de Arnauld Deplechin;8. Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet;9. Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes;10. Inimigos Públicos, de Michael Mann.
Luzia Miranda Álvares - 1. Gran Torino, de Clint Eastwood2. Sinédoque, Nova York, de Charlie Kaufman3. Up, Altas Aventuras, de Peter Docter4. Alexandra, de Aleksandr Sokurov5. Amantes, de James Gray6. Um Taxi para a Escuridão, de Alex Gibney7. Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes8. O Carregador de Almas, de Jonathan Holand9. Rio Congelado, de Courtney Hunt10. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
Maiolino Miranda - 1. Gran Torino, de Clint Eastwood;2. O Sol, de Aleksandr Sokurov;3. Dúvida, de John Patrick Shanley;4. O Leitor, de Stephen Daldry.;5. Up, altas aventuras, de Peter Docter;6. Sinédoque, Nova York, de Charlie Kaufman;7. Aquele querido mês de agosto, de Miguel Gomes;8. A Onda, de Dennis Gansel;9. Jacquot e Nantes, de Agnes Varda;10. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino.
Marco Antonio Moreira Carvalho - 1) Alexandra de Aleksandr Sokurov;2) Gran Torino de Clint Eastwood;3) O Sol de Aleksandr Sokurov;4) Aquele Querido Mês De Agosto; de Miguel Gomes5) O Silêncio de Lorna, de Jean-Pierre e Luc Dardenne;6) Amantes, de James Gray;7) Inimigos Públicos, de Michael Mann;8) Bastardos Inglórios de Quentin Tarantino;9)Sinédoque, Nova Iorque de Charlie Kauffman;10) Entre Os Muros Da Escola, de Laurent Cantet.
Pedro Veriano - 1. Gran Torino, de Clint Eastwood;2. Up-Altas Aventura, de Peter Docter;3; Sinédoque Nova York, de Charlie Kauffman;4. Amantes, de James Gray;5. Rio Congelado, de Courtney Hunt;6. Quem Quer Ser Um Milionário, de Danny Boyle;7. Alexandra, de Aleksandr Sokurov;8. O Visitante, de Thomas McCarthy;9. Carregador de Almas, de Jonathan Holand;10. Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino.

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe dia 18/01 em parceria com a ACCPA, o filme “Eraserhead”, primeiro longa-metragem do diretor David Lynch (O Homem Elefante/Cidade dos Sonhos/Império dos Sonhos). A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. .
- Cineclube Pedro Veriano: Dia 25/01 será exibido o clássico “Cantando na Chuva” de Stanley Donen. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. O CC Pedro Veriano fica na Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Nazaré).
- Espaço Municipal Cine Olympia: Continua em exibição até o dia 17/01, o clássico “O Tempo é uma Ilusão” de René Clair“. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão Cinemateca, promovida pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) será exibido hoje às 16h, o filme “Soberba” de Orson Weles.. A entrada é franca.
- Cine Líbero Luxardo: De 14 à 17/01, será exibido o filme “Atrizes” às 19:30 h h. Na Sessão Cult, promovida pela ACCPA, será exibido no dia 23/01, sábado, o filme “Monty Phyton – O Sentido da Vida”, considerado um dos melhores filmes do grupo inglês. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23