domingo, 18 de outubro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 18/10/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Palavra Encantada”. “Te Amarei para Sempre” e “Distrito 9”.
“Palavra Encantada” é o filme da semana no projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). A partir da reflexão da relação entre a música popular e a poesia e literatura, o documentário usa depoimentos, performances musicais e trilha sonora a fim de esclarecer e refletir sobre o assunto. O filme apresenta imagens inéditas no Brasil, como a encenação de “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966. Merecem destaque também imagens raras, que foram restauradas pela produção do filme.
Em “Te Amarei para Sempre”, Henry DeTamble sofre de uma rara modificação genética, que o faz viajar pelo tempo involuntariamente. Numa de suas viagens, ele conhece a pequena Clare que se apaixona por ele imediatamente. Ano após ano, ela espera sempre no mesmo lugar que este estranho viajante retorne. Até que os dois, finalmente, se encontram e a paixão começa. No elenco, Eric Bana (Hulk/Munique).
“Distrito 9” é produzido por Peter Jackson (O Senhor dos Anéis/Kin Kong).Em um mundo fictício, extraterrestes chegam ao planeta Terra como uma ameaça mas acabam se tornam refugiados na África do Sul, onde ficam segregados dos humanos em uma área chamada Distrito 9. Após quase 30 anos de controle da área, as autoridades decidem mudá-los de local, o que gera o início de um conflito generalizado.

TOP 10 BRASIL
1. Tá Chovendo Hambúrguer 2. Bastardos Inglórios 3. A Verdade Nua e Crua 4. Se Beber, Não Case 5. Up - Altas Aventuras 6. Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas 7. Salve Geral 8. 9 - A Salvação 9. O Sequestro do Metrô 1 2 3 10. Gamer

TOP 10 EUA
1. Encontro de Casais 2. Zumbilândia3. Tá Chovendo Hambúrguer 4. Atividade Paranormal 5 . Toy Story / Toy Story 2 6. Substitutos7. The Invention of Lying8. Whip It 9. Capitalism: A Love Story 10. Fama

SUPERNOVAS
*Uma polêmica biografia do diretor Roman Polanski (O Pianista) será lançada em DVD, no dia 20 de outubro, nos Estados Unidos. Segundo o diretor Damian Chapa, que escreveu, dirigiu e atuou em “Polanski Unauthorized”, o filme havia sido inicialmente distribuido apenas em lojas da rede Wal-Mart e em sites, mas, recentemente, decidiu expandir a distribuição para outros varejistas, coincidentemente pouco antes da prisão de Polanski na Suiça. ”Polanski Unauthorized” explora em a vida do cineasta, sua infância na Polônia, o assassinato de sua mulher, Sharon Tate, em 1969 e o exílio dos Estados Unidos em 1977 após ser considerado culpado de fazer sexo com uma menina de 13 anos.
*”O Homem do Futuro” será o próximo longa-metragem protagonizado por Wagner Moura (Tropa de Elite ). O filme será dirigido por Cláudio Torres (A Mulher Invisível ) Moura vai interpretar Zero, um cientista frustrado que, acidentalmente, volta no tempo e se vê diante da possibilidade de deixar de conquistar Helena, a mulher que perdeu há 20 anos. O longa será co-produzido e distribuído pela Conspiração Filmes, Globo Filmes e Paramount Pictures.
*O diretor dinamarquês Lars von Trier (Anticristo) prepara-se para seu novo filme, “Melancholia” , um drama psicológico catástrofe que deve ser centrado em um enorme planeta que paira ameaçadoramente perto da Terra. O orçamento do longa-metragem está em torno de US$ 7 milhões e as filmagens devem começar já em 2010.
*Para a produtora Warner Bros,, 2010 será um ano recheado de lançamentos de peso. Alguns de seus principais lançamentos para o próximo ano incluem o remake de “A Hora do Pesadelo”, “Sherlock Holmes” com Robert Downey Jr; a sequência “Sex and the City 2” e a comédia “Se Beber, Não Case 2”.
*O próximo filme do projeto Moviecom Arte será “Anticristo” (foto), polêmico filme do diretor Lars Von Trier (Dogville/Manderlay) com Willem Dafoe no elenco. O filme dividiu a critica mundial e causou várias discussões no último Festival de Cannes. Vale a pena conferir.
*O diretor Michael Mann (Inimigos Públicos) assinou contrato para dirigir uma cinebiografia do fotógrafo de guerra Robert Capa. O filme é baseado no livro “Waiting for Robert Capa”. A história começa em Paris, em 1935, onde Capa, refugiado depois de escapar de uma Hungria fascista, conheceu Gerda Taro, também refugiada, mas da Alemanha nazista. Ambos queriam ser fotógrafos e começaram a trabalhar cobrindo conflitos bélicos na Guerra Civil Espanhola, no ano seguinte.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

VI MOSTRA CURTA PARÁ CINE BRASIL
A partir da próxima quarta-feira (21), o Cinema Olympia receberá a 6ª Mostra Curta Pará Cine Brasil. Idealizada pela produtora cultural Márcia Macêdo, a mostra é uma realização da Central de Produção, com patrocínio do Banco da Amazônia (por meio da Lei Rouanet), apoio cultural do Hilton Hotel (via Lei Tó Teixeira) e apoio da Prefeitura de Belém e Fumbel. Esta é a primeira vez que a mostra é realizada no Cine Olympia, que teve seu espaço cedido pela Fundação Cultural do Município de Belém. Durante cinco dias, até 25 de outubro, o mais antigo cinema em atividade do Brasil exibirá 15 dos melhores curtas-metragens do Brasil, além dos longas-metragens inéditos “O Sol do Meio-Dia”(foto), de Eliane Caffé, e “KFZ- 1348” , de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, e lançamentos do curta paraense “O Rapto do Peixe Boi” (Cássio Tavernard) e dos vídeos “Toque de Mestre” e “Bereiros”, resultantes de oficinas do projeto Caravana da Imagem.Além das sessões de cinema, a Curta Pará também terá uma programação paralela, com debates com realizadores e artistas que atuaram nos filmes participantes da mostra. Confira toda a programação:
PROGRAMAÇÃO
21/10 (quarta-feira)
19h30 - Abertura, com homenagem à crítica de cinema Luzia Miranda Álvares
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens:
* “A Mulher Biônica” (Ficção, 19’ , cor, 35mm, CE, 2008). Direção e roteiro: Armando Praça
* “Reverso” (Ficção, 5’38”, cor, 35mm, MA, 2009). Direção, roteiro e produção executiva: Francisco Colombo
* “O Menino Japonês” (Ficção, 18’ , cor, 35mm, SP, 2009). Direção e roteiro: Caetano Gotardo
20h30 - Longa-metragem “O Sol do Meio-Dia” (Ficção, 106’ , cor, 35mm, PA, 2006). Direção: Eliane Caffé
22/10 (quinta-feira)
17h00 - Debate com os realizadores
- Joaquim Haickel (diretor do curta “Pelo Ouvido”)
- Van Fresnot, Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos, produtora e atores do longa “O Sol do Meio-Dia”. Local: Hilton Hotel. Entrada franca.
19h30 - Lançamento Paraense: “Toque de Mestre” (Doc, 15’ , cor, digital, PA, 2009). Direção: Rodrigo Cardozo
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
* “Pelo Ouvido” (Ficção, 18’ , cor, 35mm, MA, 2008). Direção: Joaquim Haickel
* “Cães (Ficção, 15’ , P/B, 35mm, BA, 2008). Direção: Adler Paz e Moacyr Gramacho
* “Blackout” (Ficção, 10’ , cor, 35mm, SP, 2008). Direção: Daniel Rezende
* “Nós Somos um Poema” (Doc, 17’ , cor, 35mm, RJ, 2009). Direção: Sergio Sbragia e Beth Formaggini
23/10 (sexta-feira)
19h30 - Lançamento Paraense: “O Rapto do Peixe Boi” (Animação, 15', cor, digital, PA, 2009). Direção: Cássio Tavernard
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens:
* “Superbarroco” (Ficção, 17’ , cor, 35mm, PE, 2008). Direção: Renata Pinheiro
* “Minami em Close-up” (Doc, 18’ , cor, 35mm, SP, 2008). Direção e roteiro: Thiago Mendonça
* “Homens” (Doc, 21’ , cor, 35mm, ES, 2008). Direção: Lucia Caus e Bertrand Lira
* “Ana Beatriz” (Ficção, 9’13’’, cor, 35mm, DF, 2008). Direção e roteiro: Clarissa Cardoso
24/10 (sábado)
17h00 - Debate “Da ideia para o papel”
- Armando Praça (diretor e roteirista do curta “A Mulher Biônica”)
- Van Fresnot (produtora executiva curta “Minami em Close-up”). Local: Hilton Hotel. Entrada franca
19h30 - Lançamento Paraense: “Bereiros” (Doc, 15’ , cor, digital, PA, 2009). Realizado pelos alunos das oficinas de direção, produção e roteiro do projeto Caravana da Imagem, no município de Salinópolis
19h45 - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens:
* “Olhos de Ressaca” (Doc, 20’ , cor, 35mm, RJ, 2009). Direção, roteiro e produção: Petra Costa
* “O Divino, De Repente” (Doc-Animação, 7’ , cor, 35mm, SP, 2009). Direção e roteiro: Fábio Yamaji
* “Muro” (Ficção, 18’ , cor&pb, 35mm, PE, 2008). Direção e roteiro: Tião
* “Teresa” (Ficção, 18’ , cor, 35mm, SP, 2009). Direção e roteiro: Paula Szutan, Renata Terra Cunha
25/10 (domingo)
Premiação e Encerramento
Longa-metragem “KFZ- 1348” (Doc, 81’ , cor, 35mm, PE, 2008). Direção e roteiro: Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso

+ INDICADOS
1) “O Passo Suspenso da Cegonha” de Theo Angelopoulos
2) “Zabriskie Point” de Michelangelo Antonioni
3) “Desejo e Traição” de Ang Lee
4) “O Equilibrista”
5) You Must Remenber This – A História da Warner Bros.
6) “Infâmia” com Audrey Hepburn
7) “Germinal” com Gerard Depardieu
8) “O Lobo da Estepe” com Max Von Sydow
9) “A Pele” de Lilliana Cavani
10) “Pocilga” de Pier Paolo Pasolini

+ LOCADOS
1. Era do Gelo 3
2. Intrigas de Estado
3. Anjos e Demônios
4. Duplicidade
5. Tinha Que Ser Você
6. 17 Outra Vez
7. 13º Distrito - Ultimato
8. Uma Noite no Museu 2
9. Watchmen - O Filme
10. X-Men Origens: Wolverine
Fonte : 100 % Vídeo

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dia 19/10 (amanhã) em parceria com a ACCPA, o filme “Punhos de Campeão” (foto) de Robert Wise, produção de 1949. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, acontecerá um debate entre o público e os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Veja maiores informações no blog http://cineclubealexandrinomoreira.blogspot.com/
- Cineclube Pedro Veriano: É com muita satisfação que informo a inauguração do Cineclube Pedro Veriano esta semana. O nome do cineclube é uma justa homenagem a um dos críticos de cinema mais importantes da cidade que está na atividade cineclubista há muitos anos. A inauguração do Cineclube Pedro Veriano é uma iniciativa da ABDeC-Pa e Fundação Curro Velho e acontecerá na Casa da Linguaguem, dia 20/10, terça-feira, às 18:30 h com a exibição de curtas-metragens realizados pelo Dr. Pedro durante vários anos. A programação do cineclube terá filmes nacionais da lista de filmes da Programadora Brasil e uma seleção de clássicos do cinema feita pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). As exibições do Cineclube Pesro Veriano acontecerão toda terça-feira às 18:30 com entrada franca.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Do dia 21 à 25/10/09, o Cine Olympia exibirá a “VI Mostra Curta Pará Cine Brasil”. Confira a programação completa no site http://www.cinemaolympia.com.br/
- Moviecom Arte: “Palavra Encantada” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte. Um documentário premiado que procura fazer um estudo da palavra na música brasileira. O filme será exibido de 16 à 22/10 às 17:20 h em cópia digital. Não perca!

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23