domingo, 30 de agosto de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 30/08/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana


Caso não haja nenhuma modificação de última hora, a única estréia da semana é “Os Normais 2 : A Noite mais Maluca de Todas”.
“Os Normais 2 : A Noite mais Maluca de Todas” é dirigido por José Alvarenga Jr. e vem na sequência do sucesso do primeiro filme que teve uma excelente bilheteria nos cinemas brasileiros. Baseado na séria de TV que ficou durante anos em exibição, os personagens Vani e Rui voltam a criar muita confusão dentro de um relacionamento de casal pouco comum. Desta vez, o casal se vê diante da crise dos 13 anos e resolve tomar uma atitude para apimentar a relação: realizar uma de suas fantasias mais loucas - um ménage à trois. Em sua busca na noite carioca por alguém que tope embarcar na aventura eles encontram as mais diferentes figuras e lugares onde tudo pode acontecer. No elenco, Fernanda Torres, Luís Fernando Guimarães, Danielle Winits, Drica Moraes, Cláudia Raia, Daniele Suzuki e Alinne Moraes. O filme está sendo lançado num grande número de cinemas esperando bater o recorde de público e bilheteria do primeiro filme.
Continuam em exibição “Arrasta-me para o Inferno” de Sam Raimi, a animação “Força G”, “”Harry Potter e o Enigma do Principe” em últimas semanas de exibição, “O Contador de Histórias” com Maria Medeiro, “A Era do Gêlo 3” também em últimas semanas de exibição, “G.I. Joe : A Origem do Cobra” e a comédia “Se Beber Não Case”.

TOP 10 BRASIL
1. Se Beber, Não Case 2. Força G 3. G.I. Joe: A Origem de Cobra 4. Arrasta-me Para o Inferno 5. A Era do Gelo 3 6. Brüno 7. A Proposta8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 9. Marido Por Acaso 10. Veronika Decide Morrer

TOP 10 EUA
1. Bastardos Inglórios 2. Distrito 9 3. G.I. Joe – A Origem de Cobra 4. Te Amarei Para Sempre 5. Julie & Julia 6. A Pedra Mágica 7. Força-G (US$ 4,2 milhões)8. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 9. A Verdade Nua e Crua 10. Post Grad

SUPERNOVAS
* Foi emocionante a exibição do clássico “Do mundo Nada se Leva” de Frank Capra na recente Sessão Cult programada pela ACCPA em parceria com o Cine Líbero Luxardo. Ao final do filme, o público presente aplaudiu o filme e logo em seguida ocorreu um grande debate entre a crítica e o público sobre os temas do filme. Parabéns ao público que vem prestigiando estas sessões. Na programação da Sessão Cult de setembro, a ACCPA irá exibir “Os Companheiros” de Mário Monicelli (Dia 05/09) e “Tempos modernos” de Charles Chaplin (Dia 19/09). Tudo com entrada franca.
*”Ilha do Medo” (foto) é o novo título nacional do novo filme de Martin Scorsese(Os Infiltrados), estrelado por Leonardo DiCaprio. O lançamento do filme nos EUA foi adiado. Inicialmente o filme seria lançado dia 02 de outubro próximo mais agora os fãs de Scorsese só poderão ver o filme em 19 de fevereiro de 2010.
* Um dos próximos filmes do projeto Moviecom Arte é “Moscou”, novo documentário do excelente diretor Eduardo Coutinho (Cabra Marcado para Morrer/Jogo de Cena).O filme deverá ser exibido no mês de setembro.
* O diretor Robert Zemeckis (Forrest Gump) está negociando os direitos da refilmagem do clássico do desenho animado “Submarino Amarelo” que foi produzido em 1968 e que foi baseado nas canções dos Beatles. A idéia inicial de Zemeckis é fazer uma refilmagem em 3 D em parceria com os estúdios Disney.
*A atriz Dakota Fanning (Guerra dos Mundos) está em negociações para estrelar a nova versão de “O Mágico de Oz”. A produtora Warner Bros. quer recriar a primeira versão do grande clássico do cinema com mais ação e mostrando o mundo de Oz com mais perigos ainda.
*O novo documentário do diretor Michael Moore ('Sicko - $.O.$ Saúde') chama-se “Capitalism : A Love Story” e aborda as possíveis causas da recente crise financeira que o mundo passou. O filme será lançado nos EUA em 2 de outubro.
*Bryan Singer(X-Men/Operação Valquíria) acaba de assinar contrato com a Warner Bros. para produzir e dirigir a refilmagem de “Excalibur”, produção de 1981 dirigida por John Boorman. O filme é baseado na lenda inglesa do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
*“O Passo Suspenso da Cegonha”, produção do grande cineasta grego Theo Angelopoulos(Paisagem na Neblina/Um Olha em Cada Dia) realizada em 1991 Marcelo Mastroianni e Jeanne Moreau no elenco, será finalmente lançado no Brasil em dvd. Inédito nos cinemas, o filme merece toda a atenção do cinemaníaco mais exigente.
* Outro lançamento importante em DVD que acontecer no próximo mês é “Zabriskie Point” do grande cineastas italiano. Produzido em 1970, o filme chegou a ser proibido nos cinemas brasileiros sendo lançado somente no final dos anos setenta.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/Crítica
“O MILAGRE EM SANTA ANNA” de Spike Lee. Com Derek Luke, Michael Ealy, Laz Alonso e Omar Benson Miller. Na Região da Toscana, Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, quatro soldados negros se perdem até que um deles resolve arriscar sua própria vida para salvar um garoto italiano com traumas de guerra. Baseado no livro de James McBride, este filme está longe de ser apenas mais um filme sobre a segunda guerra. Nas mãos do bom diretor Spike Lee (que tem em sua filmografia bons trabalhos como “Faça a coisa Certa”, “Malcom X”, “Irmãos de Sangue” e “O Plano Perfeito”), “Milagre em Santa Anna” é um trabalho complexo sobre fatos que transitaram durante a segunda guerra mundial e que levaram homens, mulheres e crianças ao extremo. Com uma história central, o relacionamento de soldado americano com um menino italiano perdido, o filme tem várias vertentes de reflexão através de inúmeros personagens que vão surgindo. Aqui, temas como o preconceito racial, a importância da solidariedade, a morte de inocentes, a traição, a união, a sobrevivência e a religiosidade vão se misturando através dos personagens, criando um grande painel sobre o ser humano e suas angústias que vão se revelando na medida que enfrentam a vida e a morte. O clímax de todas as situações se revela no fato real do massacre de Sant'Anna di Stazzema, em agosto de 1944, articulado por soldados nazistas, quando homens, mulheres e crianças de uma vila foram sacrificados em retaliação a atividade política italiana da região. Numa cena dramática mais não apelativa, Spike Lee revela os horrores da guerra e mais do que isso, questiona o que aprendemos com tantas mortes. A figura do menino salvo pelo soldado, ganha em vários momentos um tom de misticismo, equilibrando os sentimentos dos soldados negros que em muitos momentos, se sentem melhor ali em outro país do que no seu próprio país de origem, devido ao preconceito. Nesse momento, Spike Lee toca mais uma vez, no assunto do racismo na América. Rascismo este ainda vivo em guerras do passado e do presente quando soldados negros vão em grande número para os conflitos. Alguns podem opinar que “O Milagre de Santa Ana” é um filme longo e muitas vezes melodramático demais, mas acredito que o diretor e o roteirista souberam escolher na versão cinematográfica destes fatos, o que era realmente impactante ao público para que no final, não ficasse a sensação de ter visto apenas mais um filme de guerra. Reflexivo, com cenas muito bem dirigidas e um roteiro que provoca questionamentos, este filme nos faz olhar para o passado da guerra com pesar, nos deixando um olhar crítico sobre nosso presente e nosso futuro, buscando respostas as perguntas que seus personagens nos fazem no decorrer da trama. Num período em que o cinema está precisando de ser mais critico sobre as histórias da humanidade, este filme de Spike Lee veio em muito boa hora. Resta ao público descobrir a sua proposta de reflexão.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Velozes e Furiosos 4
2. X-Men Origens: Wolverine
3. Presságio
4. A Montanha Enfeitiçada
5. Gran Torino
6. Heróis
7. Anjos da Noite: A Rebelião
8. Eu te Amo, Cara
9. Um Ato de Liberdade
10. Diva
Fonte : 100% Vídeo

+ VENDIDOS DA SEMANA
1)Os Amantes do Círculo Polar
2)Melodia Imortal
3) Imitação da Vida
4)Maurice
5) O Sol da Meia-Noite
6)Vicky Cristinha Barcelona
7) O Gato de 9 Caudas
8)Pandora
9) Naked
10 Gran Torino
Fonte : 2001 Vídeo

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 31/08, em parceria com a ACCPA, o filme “Consciências Mortas” de William Wellman com Henry Fonda no elenco.h. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, o já tradicional debate entre o público e os críticos da ACCPA(Associação dos Críticos de Cinema do Pará).Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está em exibição o filme “Wesh Wesh O Que Foi ?, ganhador do "Prêmio Louis Delluc". Após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, um jovem volta para seu bairro e com a ajuda de sua família tenta se reinserir na sociedade e no trabalho.O filme mostra a revolta dos jovens com a decomposição da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem que se sente impotente diante de tal situação. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido no domingo dia 13/09 o clássico do cinema “A Paixão de Joana DÁrc” de Carl Dreyer. Confira a programação do Cine Olympia no site www.cinemaolympia.com.br.
- Cine Líbero Luxardo: Últimos dias da mostra em homenagem ao diretor Jaques Demy com sessões às 19:30 h. Em sessões vesperais às 17 h, será exibido o filme “W” de Oliver Stone, polêmica versão sobre a vida do ex-presidente dos EUA, George W. Bush. No elenco, Josh Brolin, , Thandie Newton, Scott Glenn e Richard Dreyfuss

3 comentários:

Mateus Moura disse...

QUANDO VAI ESTREAR MOSCOU? QUE BOA NOTICIA!

MARCO, TEM QUE ESTREAR "AMANTES" DO JAMES GRAY E "ERVA DO RATO" DO JÚLIO BRESSANE... PO, SÓ ESTRELAS! FILME COM JOAQUIM PHOENIX E GWYNETH PATROL! E NACIONAL COM ALESSANDRA NEGRINI E SELTON MELLO! não dá pra convencer?? temos que vê-los na telona!

Marco Antonio Moreira disse...

Mateus, "Moscou" deve entrar em cartaz na sexxa-feira, dia 04/09, no Moviecom Arte. Realmente estamos precisando de mais e melhores filmes brasileiros nos cinemas...Enquanto isso, vamos ver "Moscou"...

Anônimo disse...

QUANDO VAI ESTREAR "A ÓRFÃ"? ESTOU AGUARDANDO ESSA ESTRÉIA DESDE O DIA 04/09...

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23