terça-feira, 25 de agosto de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 23/08/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Vitus”, “O Contador de Histórias”, “Se Beber Não Case” e “Wesh Wesh : O Que Foi”.
“Vitus” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Vitus é um garoto superdotado que tem uma grande sensibilidade musical desde os cinco anos de idade. Seus pais antecipam um futuro brilhante para ele mas o pequeno Vitus prefere brincar com seu excêntrico avô na oficina dele, construindo planadores. No elenco, Bruno Ganz (A Queda/Nosferatu).
“O Contador de Histórias” é dirigido por Luiz Villaça e tem no elenco a atriz portuguesa Maria de Medeiros.O filme é baseado em fatos reais e mostra a vida de Roberto Carlos Ramos, pedagogo mineiro e um dos melhores contadores de história da atualidade. Criado na Febem desde os seis anos de idade, aos 13 anos ele conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas que irá mudar sua vida radicalmente.
“Se Beber não Case” é uma das comédias de maior sucesso nas bilheterias americanas. Em Las Vegas para realizar uma despedida de solteiro, três amigos e padrinhos de casamento acabam se perdendo do noivo, após uma noitada de bebedeiras. Agora, eles precisam reconstituir todos os passos que deram para encontrá-lo.
Em “Wesh Wesh : O Que Foi ?”, após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, um jvem volta para seu bairro e com a ajuda de sua família tenta se reinserir na sociedade e no trabalho.O filme mostra a revolta dos jovens com a decomposição da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem que se sente impotente diante de tal situação.

TOP 10 BRASIL
1. Força G 2. G. I. Joe - A Origem de Cobra 3. Arrasta-me Para o Inferno 4. Bruno 5. A Era do Gelo 3 6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 7. A Proposta8. Marido por Acaso 9. Tempos de Paz 10. Inimigos Públicos

TOP 10 EUA
1. Distrito 9 2. G. I. Joe - A Origem de Cobra 3. The Time Traveler's Wife 4. Julie e Julia 5. Força G 6. The Goods: Live Hard, Sell Hard7. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 8. A Verdade Nua e Crua 9. Ponyo 10. 500 Dias com Ela

SUPERNOVAS
*O grupo inglês “Monty Phyton” que alcançou fama internacional com seu trabalho de humor inteligente e críticol, receberá um “Bafta” especial, o equivalente britânico do “Oscar”, em 15 de outubro.Este prêmio reconhecerá sua contribuição à comédia e os cinco integrantes do grupo - John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin - se reunirão para recebê-lo. A festa, organizada pelo canal de tv independente Independent Film Channel, celebrará os 40 anos transcorridos desde a primeira transmissão da série "Monty Python's Flying Circus", em 5 de outubro de 1969.
*Com direitos adquiridos pela Paris Filmes , o filme “La Teta Assustada”(foto) de Claudia Llosa ficou com o prêmio de Melhor Longa Estrangeiro no Festival de Cinema de Gramado (RS) deste ano.O longa conta a história de uma garota que tem a doença que dá título ao filme, transmitida pelo leite materno das mulheres que foram maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru.A produção já tinha ganho “Urso de Ouro” no Festival de Berlim.
*O último filme do ator Heath Ledger, “The Imaginarium of Dr. Parnassus” finalmente ganhou uma distribuidora. A Sony Pictures Classics está fechando negociações para lançar o longa mundialmente. O longa não estava conseguindo distribuição pelo seu conteúdo pouco comercial. A direção é de Terry Gilliam (Os 12 Macaos/O Pescador de Ilusões).
*A refilmagem do clássico de terror “Poltergeist” será lançada nos cinemas americano no dia 24 de Novembro de 2010, feriado de ação de graças norte-americano. A direção é de Vadim Perelman (A Casa de Areia e Névoa/'Sem Medo de Morrer).
*A distribuidora PlayArte informou a imprensa esta semana que a estreia do filme “Amantes”, indicado a Palma de Ouro em Cannes 2008, foi adiada para o dia 28 de agosto. O filme de James Gray (Os Donos da Noite) tem Gwyneth Paltrow, Joaquin Phoenix e Vinessa Shaw (Os Indomáveis) no elenco.
*A Universal Pictures contratou Bryan Singer para dirigir “Battlestar Galactica”, versão cinematográfica da série de TV exibida nos anos 70. A produção do longa será de Glen Larson, criador da série e que também escreveu para outros títulos famosos como "O Homem de Seis Milhões de Dólares", "Buck Rogers" e "Trovão Azul".
* “A Era do Gelo 3” se tornou o filme com a maior renda nas bilheterias brasileiras acumulando mais de R$ 80 milhões, superando “Titanic” de James Cameron. Mas se o filme de Cameron perde nas bilheterias, ganha nos números de espectadores. “Titanic” vendeu mais de 16 milhões de ingressos em 1998 enquanto que “A Era do Gêlo 3” vendeu até agora 8,5 milhões de ingressos.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985. Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/Crítica
“VALSA COM BASHIR” de Ari Folman. Um sonho constante no qual um homem é perseguido por cães violentos é o ponto de partida do diretor Ari Folman para contar uma história sobre a guerra onde o realismo e a ficção se misturam entre a animação e o documentário. A partir deste sonho, lembranças da primeira guerra do Líbano no início dos anos 80 começam a atormentar um personagem que procura seus velhos companheiros para buscar a sua história pessoal dentro de um conflito cruel e desumano que marcou a sua vida e que de alguma forma ainda lhe persegue. Na medida em que este personagem vai lembrando do que viveu no conflito, vamos testemunhando os horrores da guerra com cenas fortes que ganham um sentido quase poético pela forma como o diretor optou em contar a trama : usando a animação. Esta opção artística do diretor dá um sentido estranho as imagens da guerra porque a animação raramente é usada para temas violentos, especificamente da forma como o diretor resolveu mostras as lembranças do personagens. Por isso mesmo, as imagens chocam mais já que não estamos vendo um sonho, não estamos vendo algo inventado. Estamos vendo a realidade através da animação e isso mexe com nosso consciente tão condicionado a ver no cinema de animação outro tipo de filme. Misturando esta animação e colocando um tom de documentário ao desenvolvimento da história, o diretor Ari Foldman consegue fazer de “Valsa com Bashir” uma experiência cinematográfica diferente e marcante. Afinal, de acordo com as palavras do próprio diretor, ele queria fazer muito mais do que um filme sobre a guerra do Líbano ou qualquer guerra e para isso, ele inteligentemente soube usar todo o potencial de uma história até certo ponto simples mais que é contada de forma original. No final, o filme abandona de vez qualquer tipo fantasia e o que vemos são cenas reais de guerra, sofrimento, dor, sangue e desumanidade. É a melhor forma que o diretor pode escolher para mostrar que seu filme não seria apenas mais um filme sobre a guerra, mas sim, sobre o homem que constrói e se destrói com o conflito. Como conseqüência, não há como ver “Valsa com Bashir” e não se lembrar dos melhores filmes sobre o tema, seja documentário ou ficção. Afinal, com toda a força de sua história e a forma brilhante como esta história é construída para o testemunho do espectador, não é pouco dizer que este é um dos melhores filmes sobre este tema que vi nos cinemas nas últimas décadas e por isso merecer ser visto e revisto, sempre.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. X-Men Origens : Wolverine
2. Presságio
3. Divã
4. Eu Odeio o Dia dos Namorados
5. A Montanha Enfeitiçada
6. Velozes e Furiosos 4
7. Uma Noite no Museu 2
8. Coraline e o Mundo Secreto
9. Recém-Chegada
10. Anjos da Noite – A Rebelião
Fonte : 100% Vídeo

MOSTRA JACQUES DEMY
O Cine Líbero Luxardo está exibindo uma mostra com cinco das principais obras do cineasta francês Jacques Demy (1931-1990). Demy estreou como diretor de longas com “Lola” (1961). Seus filmes mais conhecidos são Os Guarda-chuvas do amor (1964), pelo qual ganhou a “Palma de Ouro” em Cannes e “Duas Garotas Românticas” (1967), títulos incluídos nesta mostra que apresenta ainda “A Baía dos Anjos” (1962) e a cinebiografia “Jacquot de Nantes”,(1991) filme sobre Demy, realizada por Agnés Varda, sua esposa. A Mostra de filmes do diretor Jacques Demy está sendo exibida com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França em comemoração ao Ano da França no Brasil. Todos os filmes serão exibidos às 19:30 h. Veja a programação completa :
19 e 27/08 – “Lola” (FRA, 1961)
20 e 29/08 –“A Baía dos Anjos” (FRA, 1962)
21 e 30/08 –“Os Guarda-chuvas do Amor” (FRA/ALE, 1964)
22 e 28/08 –“Duas Garotas Românticas” (FRA, 1967)
23 e 26/08 – “Jacquot de Nantes” (França, 1991)

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 24/08, em parceria com a ACCPA, o filme “a Morte num Beijo” de Robert Aldrich. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição,o já tradicional debate entre o público e os críticos da ACCPA.Veja maiores informações no blog http://accpara.blogspot.com
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do elogiado filme francês “O Último dos Loucos”. O filme será exibido às 18:30 h. Na Sessão Cinemateca promovida pela ACCPA, será exibido no domingo dia 30/08 o clássico do cinema “A Paixão de Joana DÁrc” de Carl Dreyer. Confira a programação do Cine Olympia no site www.cinemaolympia.com.br.
- Cine Líbero Luxardo: Continua no Cine Líbero Luxardo a mostra de filmes do Jacques Demy. Confira mais informações desta mostra em outro espaço da coluna..
- Cine CCBEU: Está sendo exibida uma mostra de filmes do diretor Paul Thomas Anderson. Esta semana será exibido o filme “Sangue Negro” no dia 27/08 às 18:30 h com entrada franca.
- Cineclube Aliança Francesa: Está sendo exibido um ciclo de filmes em homenagem ao diretor François Truffaut. Esta semana será exibido “Stromboli” no dia 26/08 na Aliança Francesa (Trav Rui Barbosa) às 19 h com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23