domingo, 14 de janeiro de 2018

Cine Troppo - De 11 a 17/01/18

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Ingmar Bergman – 100 anos”
Em 2018 serão comemorados os 100 anos de nascimento do cineasta sueco Ingmar Bergman. A Associação Paraense de Críticos de Cinema (ACCPA) dedica toda sua programação de Janeiro de 2018 para celebrar a obra deste gênio do cinema. Desde o dia 06 até 27 de janeiro serão apresentados filmes de Bergman no Cineclube Alexandrino Moreira e Cine Líbero Luxardo. Todos tem entrada franca com debate após a exibição. Confira a programação: Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes) – 19h:Dia 08/01 – “O Rosto” (1958) e Dia 22/01 – “Sonata de Outono” (1978). Cine Líbero Luxardo – Sessão Cult – 15h. Dia 06/01 – “A Hora do Lobo” (1967) e Dia 27/01 – “Vergonha” (1968). Ingmar Bergman é um dos maiores artistas do cinema. Realizou diversas obras primas em sua filmografia com temas intimistas que procuravam discutir questões humanas como os relacionamentos, o amor, a fé, a sociedade entre diversas preocupações que ele tinha com o ser humano. Bergman declarou que fazia filmes para perguntar e não para responder sobre os temas abordados. E dessa forma ele contribuiu profundamente com o cinema em todos os aspectos, seja como roteirista ou diretor que idealizou expressões artísticas como poucos artistas. Sua obra é necessária e merece ser estudada e conhecida por quem gosta da sétima arte. Esta será a primeira homenagem à Bergman entre muitas que serão realizadas em Belém este ano. No final deste mês, pela Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realizarei uma palestra sobre sua obra e a ACCPA programará outros filmes de sua autoria durante este ano.
*” Três Anúncios de um Crime” foi o grande destaque da premiação do Globo de Ouro deste ano. “A Forma de Água” e “Lady Bird” também ganharam prêmios e estão com candidatura forte para as indicações ao “Oscar” deste ano. O Globo de Ouro é uma prévia do que acontecerá no “Oscar”, maior prêmio do cinema americano.
*“O Menino e o Mundo” de Alê Abreu é a melhor animação brasileira segundo a votação dos membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Indicado ao Oscar em 2016, o filme foi o único citado por todos os votantes que elegeram as cem melhores animações do cinema nacional. O ranking será a base para um livro no mesmo formato de “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016) e “Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais” (2017). “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” será lançado em 2018 como parte das comemorações do centenário da animação brasileira. Como membro da associação, fico feliz que esse belo trabalho tenha sido escolhido como a melhor animação brasileira.
* ”Eles não usam Black-Tie”(1981) de Leon Hirzman foi exibido esta semana na Universidade Federal do Pará (UFPA) numa programação especial promovida pela reitoria da UFPA. A ideia é que a partir de março sejam programadas sessões de cinema no auditório Benedito Nunes numa ação cineclubista que promoverá debates após a exibição. Estou muito feliz em poder colaborar com este projeto.

INDICAÇÕES
ESTREIA


“O Destino de uma Nação”
Filme de Joe Wright
Com Gary Oldman

“Com Amor, Van Gogh”
Filme de Dorota Kobiela e Hugh Welchman
Cine Líbero Luxardo

CINECLUBE
“Sonata de Outono” (1978)
Filme de Ingmar Bergman
Cineclube Alexandrino Moreira - Dia 2201

DVD
“Cosmos”
Série de TV baseada na obra de Carl Sagan

MEMÓRIA
“Fargo” (1997)
Filme de Joel Cohen
Cartaz exibido nos cinemas

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 22/01 – Ingmar Bergman – 100 anos: “Sonata de Outono” (1978). Com Liv Ullman e Ingrid Bergman. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 18/01 – “Phoenix”. Sessão às 18h30min (de terça a sexta-feira) e 17h30min (sábado e domingo e feriado às 17h30min). Entrada franca. Apoio: Instituto Goethe.
*Cine Líbero Luxardo:
Até 24/01 – “Com Amor, Van Gogh”. Animação baseada na obra do pinto Vincent Van Gogh.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23