quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Cine Troppo - Semana de 22 a 28/12/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


 ACCPA ESCOLHE OS MELHORES DO ANO

A ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) escolherá os melhores do cinema exibidos em Belém no próximo dia 26/12. A associação mantém sua tradicional escolha dos melhores do ano cinematográfico há décadas e como toda lista, sempre causa aceitação e polêmicas. Este ano, muitos filmes bons foram exibidos em Belém. Entre os possíveis filmes da lista final, “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho (um dos filmes mais comentados do ano que foi exibido no Festival de Cannes), “Cemitério do Esplendor” de Apichatpong Weerasethakul (mais um belo trabalho deste diretor tailândes que merece muita atenção do cinéfilo), “Paulina” de Santiago Mitre (excelente filme argentino) e “Francofonia” de Alexander Sokurov (mesmo diretor de “Fausto” e “Arca Russa”). Entre as atrizes, Sonia Braga por “Aquarius” (atuação histórica), Charlote Rampling por “45 anos” e Dolores Fonzi por “Paulina” têm destaque. Leonardo Di Caprio é um dos favoritos por “O Regresso” de Alejandro Iñarritu num papel muito completo que exigiu todos os seus recursos dramáticos. Di Caprio finalmente ganhou o “Oscar” por essa atuação. Na próxima semana, publicarei aqui a relação dos melhores do ano da ACCPA e na semana seguinte, a minha relação individual. A publicação destas listas é uma forma de estimular o debate sobre o ano de cinema em Belém na expectativa de um ano novo melhor ainda.

*”Blade Runner 2” finalmente será lançado em 2017. Depois de muitos anos de planejamento e muitos projetos não realizados, a ideia da continuação de um dos grandes filmes do cinema dos anos 80 chegará às telas sob a direção do bom diretor Denis Villeneuve (Incêndios/Sicario/A Chegada). O trailer já está sendo veiculado na internet e promete um bom filme.

*"Lo and Behold:Reveries of the Connected World" é o novo documentário do genial Werner Herzog (O Enigma de Kaspar Hauser/Fitzcarraldo/Nosferatu). O filme traz uma análise detalhada e minuciosa sobre os impactos exercidos pela internet na sociedade contemporânea - que passa grande parte do seu tempo conectada no mundo virtual por causa das necessidades e demandas da vida moderna - bem como uma exploração aprofundada, filosófica e provocativa sobre os limites e as fronteiras da internet.


*Um grande presente para os fãs de música: o lançamento em fevereiro do ano que vem da caixa "Delectus" com 13 CDs originais do grande compositor grego Vangelis. Música da melhor qualidade que merece ser conhecida.A caixa inclui trabalhos fantásticos de Vangelis como Earth, L’Apocalypse Des Animaux, China, See You Later, Antarctica, Mask, Opera Sauvage, Chariots of Fire, Soil Festivities, Invisible Connections e ainda sua colaboração com Jon Anderson (Yes) – Short Stories, The Friends of Mister Cairo e Private Collection. Já é um dos melhores lançamentos de 2017. Vangelis é autor de excelentes trilhas sonoras como “Carruagens de Fogo”, “Desaparecido”, “Antártica” e “Blade Runner” entre muitos outros títulos.

INDICAÇÕES

CONTINUAÇÃO


“Rogue One”
Filme de Gareth Edwards
Com Felicity Jones

DVD


Coleção Kirk Douglas
Caixa com os filmes “3 Dias de Maio”, “A Um Passo da Morte” e “A Fúria”

FILMES NOVOS


"Lo and Behold: Reveries of the Connected World"
Documentário de Werner Herzog

BLU-RAY

“Aquarius”
Filme de Kleber Mendonça Filho
Com Sonia Braga

MEMÓRIA

“A Felicidade não se Compra”(1946)
Filme de Frank Capra
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 40

 AGENDA

*Cine Olympia:
Até dia 30/12 – “A Vida dos Outros” de Florian Henckel von Donnersmarck. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca. Nos anos 80, o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental se interessa por Christa, uma atriz que namora um famoso dramaturgo. Suspeitos de infidelidade ao comunismo, eles são vigiados por um capitão do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas. “Oscar” e “César” de melhor filme estrangeiro.
De 03 a 11/01/17 – Mostra dos melhores filmes exibidos no Cinema Olympia - 2016.
*Cine Líbero Luxardo:
Dia 05 a 16/01/17 – “As Confissões” de Roberto Andó. Grande destaque no Festival do Rio 2016.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23