quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Cine Troppo - Semana de 15 a 21/12/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


“Cinema Novo” em Sessão Especial

*”Cinema Novo”(foto) de Eryk Rocha será exibido no cinema Olympia no próximo dia 28/12 às 18h30min na abertura da parceria deste cinema com a ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). O filme foi exibido recentemente no cine Líbero Luxardo e agora no Olympia terá sessão com entrada franca. A sessão ABRACCINE promoverá a exibição mensal de filmes brasileiros que foram relevantes na história do cinema e inicia com o belo trabalho do filho de Glauber Rocha. Eryk Rocha é um cineasta que busca outras imagens. Ele vai além das imagens. Além do clichê. Sua busca pode ser a nossa busca se percebemos o que move essa busca: a valorização da imagem. Em tempos de banalização da arte, da imagem, Eryk é um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro contemporâneo. Essa sua intenção já foi revelada em filmes de sua autoria como o documentário “Rocha que Voa” (2002) sobre seu pai, Glauber Rocha, e “Transeunte” (2013), seu primeiro filme de ficção onde ele penetra no mundo solitário da velhice. Em ambos, percebo um conceito que definitivamente revela-se neste seu novo trabalho: uma câmera na mão, uma ideia na cabeça. Sim. O conceito do cinema novo tão defendido por Glauber Rocha. Entendo que a busca de Eryk por outras imagens pode ser uma inspiração de um conceito que tem sido eliminado pela indústria cinematográfica que não valoriza a ideia, a camera na mão, a liberdade artística. “Cinema Novo” não quer apenas registrar a importância deste movimento cinematográfico brasileiro, mas quer fazer parte deste movimento. E consegue nos inspirando através de montagens e fusões de cenas de filmes marcantes como “Vidas Secas” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. As imagens do Cinema novo estão “abertas” e à disposição de outras leituras. Confira “Cinema Novo”. É um dos melhores filmes do ano.

* ”A Felicidade não se Compra” de Frank Capra é um dos grandes clássicos do cinema. O filme completou 70 anos de seu lançamento em 2016 e para homenagear o filme e o público que gosta de assisti-lo nesta época do ano, o cinema Olympia fará uma sessão especial no dia 23/12 às 18h30min com entrada franca. É sempre bom rever James Stewart, Donna Reed e grande elenco numa tela de cinema. “A Felicidade não se Compra” é o filme preferido do mestre Pedro Veriano e por isso, merece ainda mais nossa atenção. Este clássico foi exibido durante muitos anos no período de final de ano nos cinemas de Belém (Cinemas 1 e 2) e o Olympia resgatou esta tradição em sua programação. Vale à pena conferir!

*A ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) encerra suas atividades cineclubistas em 2016 com a exibição de “Underworld USA” (1961) de Samuell Fuller. O filme é um clássico do diretor americano e conta a história de  um jovem delinquente de quatorze anos que acaba assistindo a morte de seu pai sem poder fazer nada contra os assassinos. Duas décadas depois, ele fica sabendo que os sujeitos que mataram seu pai são gângsters de prestígio na região. Para se vingar, ele se infiltra na máfia para realizar sua tão desejada vingança. “Underworld USA” será exibido no dia 19/12 no cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes) às 19h com entrada franca e debate após a exibição. Aguarde novas sessões cineclubistas em 2017.


INDICAÇÕES
ESTREIAS
“Rogue One”
Filme de Gareth Edwards
Com Felicity Jones

 “Sully: O Herói do Rio Hudson”
Filme de Clint Eastwood
Com Tom Hanks

DVD

Coleção Kirk Douglas
Caixa com os filmes “3 Dias de Maio”, “A Um Passo da Morte” e “A Fúria”

BLU-RAY

“Aquarius”
Filme de Kleber Mendonça Filho
Com Sonia Braga

MEMÓRIA
“A Felicidade não se Compra”(1946)
Filme de Frank Capra
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 40

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 19/12 – O Cinema de Samuel Fuller: “Underworld USA” (1961).  Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
Até dia 21/12 – Mostra de Filmes Israelenses. Sessão às 18h30min (exceto domingo às 17h30min). Entrada franca.
Dia 23/12 – “A Felicidade não se Compra” (1946). Sessão comerativa dos 70 anos de seu lançamento. Horário: 18h30min. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 18/12 – “Depois da Tempestade”.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23